Sobral. Começa nesta semana a campanha de mobilização contra a violência em Sobral. O movimento, que iniciou com os comerciantes, teve ampla repercussão, atraindo também o resto da população. De acordo com dados da Secretaria de Cidadania e Segurança, o mês de Julho teve grande aumento de ocorrências policiais.
Policiamento foi reforçado nas últimas semanas, mas população continua preocupada, porque os crimes não deixaram de ocorrer FOTO: EMANUEL MELLO
A proposta dos participantes é estender faixas pretas nas fachadas de casa e comércios e deixá-las expostas durante uma semana, a fim de atrair a atenção dos poderes públicos para a situação da cidade.
A mobilização começou pelas redes sociais. Encabeçada pelo veterinário e empresário Ildefonso Cavalcante, a adesão foi rápida. Ildefonso é proprietário do Pet Shop e Clínica Veterinária Bichinhos de Estimação, estabelecimento que foi arrombada dia 22 de julho. O comerciante conta que esse foi o primeiro arrombamento, mas o local já havia sido assaltado outras três vezes. Na mesma noite da última ocorrência, a loja Skyler, que fica ao lado, também foi alvo da ação dos bandidos. O empresário afirma que a sensação é de completa insegurança. "Na noite de segunda, um ´elemento´ rondou a clínica cinco vezes. Devido às experiências anteriores, fechei às pressas e corri para casa. Não dá mais. Você não pode sair, não pode trabalhar com medo do que vai acontecer", desabafa.
Demora
Para completar a sensação, Ildefonso acrescenta que o policiamento pelas ruas do centro é escasso e o tempo de atendimento quando o serviço é acionado ultrapassa meia hora. "Depois das 19h, falta policiamento tanto no centro empresarial como mercado central. Quando ocorre uma situação que exige a polícia, eles demoram entre 30 a 40min para responder".