ARTILHARIA PESADA
Redação Web | CBM
Seguido por Magno Alves e Lima, com 20 gols, cada, camisa 9 do Fortaleza balança as redes pela 24ª vez na temporada no empate por 1 a 1 com o Treze-PB
Há um Clássico-Rei à parte em 2014: apenas três nomes monopolizam 64 gols do futebol brasileiro em 2014. E eles estão no futebol cearense. Os experientes Robert, do Fortaleza, e Magno Alves e Lima, do Ceará, são os principais artilheiros do país na temporada e lideram a disputa de maior goleador do ano. Com a concorrência próxima, o atacante tricolor encerrou o jejum de três jogos sem marcar, chegou ao 24º gol e se manteve isolado no topo da lista.
Após passagem apagada pelo Ceará, em 2012, Robert voltou ao futebol cearense durante a Série C do ano passado para reforçar o ataque do Fortaleza. Conseguiu se firmar como titular, mas só marcou dois gols. Neste ano, a maré virou: o camisa 9 se destacou no Campeonato Cearense, anotou 21 gols e conquistou a artilharia isolada - quase dez gols a mais que o segundo maior goleador. Já na Série C, balançou as redes três vezes. Depois de passar três jogos em branco, antes do recesso para a Copa do Mundo, desencantou no empate por 1 a 1 com o Treze-PB, no último sábado (19), em Campina Grande.
A concorrência, porém, é pesada. Magno Alves não ameaçou Robert na disputa pela artilharia do Estadual, mas marcou gols em todas as quatro competições disputadas pelo Vovô: sete gols no Cearense, oito gols na Copa do Nordeste (foi o artilheiro), um gol na Copa do Brasil e quatro na Série B - no total, 20. A última vez que o Magnata balançou as redes foi na vitória por 2 a 1 sobre o Bragantino, fora de casa, antes da pausa para o Mundial.