Após a transferência para um presídio da cidade de Sobral de quatro detentos apontados como os principais a promoverem desordens e motins dentro da cadeia pública de Camocim, policiais militares e agentes penitenciários fizeram uma nova vistoria na cadeia e para a surpresa descobriram que os detentos estavam iniciando a escavação de um túnel que com certeza serviria como instrumento de fuga em massa.
A inteligência da unidade havia recebido uma informação dando conta de um suposto túnel que estava sendo escavado naquela unidade.
Reuniram-se os agentes e os militares e juntos traçaram a estratégia que seria executada durante a vistoria. Após revistar cela por cela, em uma delas foi descoberto o início de uma escavação que seria um túnel. Acredita-se que a escavação levaria os detentos para a parte externa do presídio e graça a destreza de agentes e policiais mais um plano de fuga foi desbancado. Além do túnel, foi encontrado ainda 04 facas tipos peixeiras, 02 cossocos, o2 carregadores de celular, 01 bateria de celular, etc.