Michèlle Cannes - Repórter da Agência Brasil
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, anunciou hoje (20) o reconhecimento da situação de emergência, por procedimento sumário, em 28 municípios do Paraná. A informação foi publicada no site do ministério e a portaria, noDiário Oficial da União desta segunda-feira.
O ministério informou que um técnico está na região para levantar os prejuízos e o número de pessoas afetadas pelas chuvas. De posse dessas informações, o governo federal definirá como vai apoiar os estados do Sulafetados pelas chuvas.
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado do Paraná informou que 64 municípios foram atingidos pelas chuvas dos últimos dias. Ao todo, pelo menos 51.400 pessoas foram afetadas, 429 estão desalojadas, ou seja, precisaram recorrer a abrigos públicos, e 114 pessoas ficaram desabrigadas, o que significa que estão fora de suas casas, mas não precisaram de abrigos públicos. Pelo menos 4,6 mil casas estão danificadas e 18 foram destruídas. Desde sábado (18) não há alertas de chuvas fortes, informou a Defesa Civil do estado.