Em 2017, este tipo de serviço representará 9% da base de usuários que contratarão televisão paga no país
Após a descoberta da internet, o acesso à informação e entretenimento se tornou cada vez mais dinâmico, graças a uma variedade de conteúdo disponibilizado em diferentes locais. Com isso, o perfil dos clientes mudou, fazendo com que eles ficassem mais exigentes quanto à qualidade tanto do conteúdo, quanto do serviço prestado por empresas que atuam neste setor. Tais fatores, somados a popularização da internet em banda larga, intensificaram a criação da IPTV (televisão por protocolo de internet).
A tecnologia dos canais de TV via internet traz inovações e pode revolucionar o mercado
Basicamente, a IPTV trata-se de uma tecnologia de transmissão de sinais de TV através da internet, para aparelhos de televisão digital e outros meios, que funciona do mesmo modo que o sistema VOIP (Voz sobre IP) utilizado na telefonia via internet. Este serviço é focado no transporte de conteúdo via protocolo de internet, conhecido também como IP (Internet Protocol). Ou seja, você não receberá mais o sinal de televisão pela antena ou cabo de uma operadora, e sim via internet.
Para Marcio Cavalini, presidente da Unotel, empresa que disponibiliza soluções de IP trânsito, transporte de dados, vídeo, telefonia IP e serviços para o segmento de provedores de serviços de internet (ISPs), a expansão acelerada da IPTV no Brasil deve-se a uma mudança da realidade brasileira como um todo. Dessa forma, há a necessidade de segmentar determinadas estratégias, e adaptá-las de acordo com o mercado de atuação. Há alguns anos, apenas grandes entidades possuíam este tipo de tecnologia. Hoje, há empresas que investem em projetos nesta área, visando atender basicamente pequenos e médios provedores de internet, como é o caso da Unotel.
Para se ter ideia da dimensão e aceitabilidade deste tipo de serviço, a consultoria Dataxis prevê que no ano de 2017, o Brasil terá 3,9 milhões de usuários de TV paga com tecnologia IPTV. Os dados desta mesma pesquisa ainda apontam que surgirão, em média, 200 novas empresas de televisão por assinatura, com atuação voltada principalmente no interior do país, levando em consideração as novas regras da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), aprovadas no ano passado.
Operadoras no segmento
Baseada em um estudo de mercado que aponta para uma demanda pelo serviço de IPTV em 20 cidades de todas as regiões do país, a operadora de telefonia Oi planeja lançar-se nesse mercado em 2013. Rio de Janeiro e Belo Horizonte estão entre os primeiros municípios a contar com o IPTV da companhia. Os nomes das demais cidades que contarão com a novidade não foram divulgados pela operadora de telefonia.
Para levar a tecnologia até as residências dos clientes, a Oi prevê investimentos para implantar uma nova rede de fibra ótica nas cidades onde oferecerá o serviço. A rede de fibra ótica vai conectar as residências, levando até elas também acesso à internet em altíssima velocidade - com conexões de até 200 megabits por segundo (Mbps) -, além da telefonia fixa.
Diferenciais
O serviço de TV via internet que a Oi pretende lançar oferecerá canais como uma TV por assinatura convencional, com o diferencial de que, com a transmissão via internet, será possível rever programas já assistidos, efetuar pausa ao vivo, retroceder até 90 minutos, postar nas redes sociais e acompanhar dois canais simultaneamente. A nova tecnologia apresenta vantagens para o usuário até na hora de mudar de canal. Essa mudança é feita de forma dez vezes mais rápida do que na modalidade convencional. E, para isso, o usuário poderá utilizar o seu smartphone ou tablet como um controle remoto. Outro diferencial da tecnologia trazida pela IPTV é que os assinantes poderão acessar a programação ao vivo da TV por meio de seus dispositivos móveis, como smartphones e tablets, através do aplicativo "Oi Go".
"O lançamento do serviço de IPTV da Oi antecipa as tendências do mercado de TV por assinatura e beneficia os consumidores ao proporcionar uma experiência muito mais interativa e completa. O serviço, que tem funcionalidades inéditas no país, depende da instalação de uma rede de fibra ótica que vai até a residência do cliente e a Oi está investindo fortemente nessa iniciativa", afirmou o presidente da Oi, Francisco Valim, em comunicado à imprensa.
No Rio de Janeiro, a primeira cidade onde o serviço já está sendo implementado, o pacote básico, sem serviço de internet ou telefonia, conta com 100 canais e custará R$ 159,90. Já o pacote completo, com 131 canais de TV, conexão de internet de 100 Mbps e telefone fixo, sairá por R$ 239,80 mensais.
Para fazer frente ao avanço das companhias telefônicas nesse segmento, a operadora de TV por assinatura Net também pretende lançar seu serviço de TV via internet. A companhia planeja oferecer o novo serviço com foco nos usuários de internet equipados com dispositivos móveis (tablets e smartphones), também a partir de 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário