Somente em 2012, 3 mil e 158 celulares foram apreendidos no Ceará. Com base nos números da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) contabilizados até o fim de novembro do ano passado, a população carcerária cearense é formada por 17 mil 731 presos. Os dados revelam uma média assustadora. Para cada cinco detentos, pelo menos um possui um celular dentro da unidade prisional.
- Primeiro do Nordeste
No ranking do Nordeste, Ceará ocupa a primeira colocação. O estado fica atrás apenas do Paraná, com 3.814, e de São Paulo, com 9.924 celulares apreendidos. Os estados do Amapá, Rio de Janeiro e Rondônia não repassaram as informações.
A Sejus acredita que essa posição no ranking é justificada pelaintensificação no número de vistorias e revistas feitas nos detentos e nos visitantes, além da aquisição de novos equipamentos que facilitam o encontro desses aparelhos de telefonia móvel, como câmeras de vídeo, raquetes, raio-X ebodyscanner.
O órgão também revela que nenhuma unidade apresenta um bloqueio do sinal de celular, mas promete que três unidades prisionais receberão neste ano esse tipo de tecnologia desenvolvida em parceria com pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (Uece).
Fonte: JANGADEIRO/camocim belo mar blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário