Ayrton Senna morreu em 1994
Ayrton Senna morreu em 1994, mas o aniversário do piloto brasileiro ainda é motivo de celebração. Na manhã desta sexta-feira, dia em que o tricampeão mundial da Fórmula 1 completaria 54 anos, Viviane Senna inaugurou uma exposição com itens que pertenceram ao irmão, dentre eles o carro da primeira das 41 vitórias conquistadas na principal categoria do automobilismo mundial.
Promovida pelo Shopping Villa-Lobos, na zona oeste da cidade de São Paulo, a exposição "Ayrton Senna Sempre 20 anos" é gratuita. Assim que Viviane desfez o laço dourado que delimitava o espaço, a Lotus com a qual o piloto venceu o Grande Prêmio de Portugal de 1985 foi exibida ao som do Tema da Vitória, emocionando alguns dos presentes.
"O Ayrton faria aniversário hoje, e escolhemos esse dia para inaugurar a mostra. Todos os itens expostos trazem à nossa memória as coisas mais importantes que ele deixou: os valores por trás das vitórias, como garra, determinação, coragem e disciplina", disse Viviane.
O visitante poderá ver os três troféus de campeão mundial conquistados pelo brasileiro (1988, 1990 e 1991), além de alguns capacetes e prêmios por vitórias na Fórmula 1. O destaque, no entanto, é realmente o icônico carro preto com inscrições em dourado da Lotus.
"A primeira vitória do Ayrton na Fórmula 1 é inesquecível, e esse carro foi exposto pouquíssimas vezes. Ver uma peça tão importante na história será um privilégio para os visitantes dessa exposição. É um dos itens que nos levam a sentir a emoção que ele nos proporcionava nas manhãs de domingo", disse Viviane.
O ano de 2014 é especial para os fãs e familiares de Ayrton Senna, já que a morte do piloto completa 20 anos. Em 1º de maio de 1994, a bordo da Williams, ele sofreu um acidente fatal no Grande Prêmio de San Marino.
O aniversário de 20 anos do "legado de Ayrton Senna", como Viviane prefere dizer, será marcado por uma série de ações dentro e fora do Brasil. Homenageado recentemente na Austrália, o ídolo ganhará tributos em Ímola, sede do Grande Prêmio de San Marino, e Mônaco, onde ele ganhou seis corridas pela Fórmula 1.
A pedido do piloto, a família fundou o Instituto Ayrton Senna, que também completa 20 anos em 2014. Dedicada a pesquisar e produzir conhecimentos para melhorar a qualidade da educação no Brasil, a organização sem fins lucrativos presidida por Viviane capacita anualmente 75 mil educadores, beneficiando 2 milhões de alunos em 1,3 mil municípios de diferentes regiões do País.
a/cbm
Nenhum comentário:
Postar um comentário