Organização do concurso anunciou eliminação de prova para 2015.
Julia Gama participou do Miss Mundo neste ano e ficou no top 10.
A extinção do desfile de trajes de banho do Miss Mundo, anunciada pela organização da competição, é encarada como positiva pela representante brasileira deste ano. A gaúcha Julia Gama, 21 anos, afirma que o concurso valoriza a mulher além da beleza e por isso apoia a decisão. A medida valerá a partir de 2015.
“Eu coloco o Miss Mundo em uma categoria diferente. Não é um concurso de beleza só. A maneira como eles nos tratam é diferente. O concurso não busca eleger um símbolo sexual. É uma embaixadora para servir o mundo como cidadã, e nesse sentido não vejo por que explorar tanto essa imagem, esse estigma do corpo perfeito. Acho super positivo e apoio”, diz Julia, que retornou ao Brasil na última terça-feira (16).
A gaúcha ficou entre as 10 melhores colocadas do concurso, que terminou no último dia 14, em Londres, na Inglaterra. A vencedora foi a representante da África do Sul, Rolene Strauss. Um ano antes, a também gaúcha Sancler Frantz venceu a prova de trajes de banho, a única brasileira a vencer essa disputa na história do concurso.
A atual representante do Brasil afirma que orgulha-se de ter sido muito elogiada pelo projeto social apresentado por ela, “Todos contra a Hanseníase”, que luta pela erradicação da doença no país. Quanto à prova de biquíni, que não figurou entre as primeiras, ela ficou surpreendida com o resultado das 10 melhores colocadas.
“Nesse ano, eu até comentava com as meninas lá, não foram escolhidos os 10 corpos mais bonitos. Acho que contou muito a desenvoltura, o look que você montaria para ir para praia, a atitude. Eu já senti que era mais saudável que outros concursos que vi. Mas apoio e fico bem feliz com a extinção”, completou.
Segundo os organizadores, o concurso no Brasil vai adotar uma nova prova para substituir a competição do traje de banho e deve anunciar, em breve, data e local do Miss Mundo Brasil em 2015.
Concurso internacional
O Miss Mundo foi criado em 1951 como um festival de biquíni, em Londres, por Eric Morley, marido da atual responsável pelo concurso Julia Morley, morto em 2000. Até 1975 a vencedora do Miss Mundo era coroada em traje de banho. Em 1976, a jamaicana Cindy Breakspeare foi a primeira Miss Mundo a ser coroada em traje de gala.
O Miss Mundo foi criado em 1951 como um festival de biquíni, em Londres, por Eric Morley, marido da atual responsável pelo concurso Julia Morley, morto em 2000. Até 1975 a vencedora do Miss Mundo era coroada em traje de banho. Em 1976, a jamaicana Cindy Breakspeare foi a primeira Miss Mundo a ser coroada em traje de gala.
Após polêmica decorrente do desfile de maiô no Miss Mundo 1996, na Índia, o concurso deixou de apresentar essa prova no dia da final. Depois de 1997, as candidatas eram pontuadas desfilando de maiô a portas fechadas e somente apareciam em filmagens realizadas em praias e pontos turísticos dos países sedes.
Em 2003 foi criada a prova preliminar 'Beach Beauty', que dava vaga entre as semifinalistas para a vencedora. Em 2011, a competição passou a apenas valer pontos e dois anos depois, em Bali, passou a se chamar 'Beach Fashion', já que as candidatas tiveram que desfilar com 'sarongues' (pedaços de tecidos tradicionalmente usados em torno da cintura, originários da Indonésia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário