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quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

FUSCA COMPLETA 65 ANOS NO BRASIL.

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O Fusca chegou ao Brasil em 1950 e começou a ser produzido em 1959
Ontem (20) foram prestadas homenagens ao ícone Fusca. Assim como também no sábado (17) foi comemorado também o dia nacional dele no primeiro encontro do Eusébio Classic Car. No entanto, mundialmente, o Dia do Fusca é comemorado em 22 de junho, data em que Ferdinand Porsche assinou o contrato que deu início ao desenvolvimento e fabricação do Sedan, em 1934.
No Brasil, os primeiros Volkswagens Sedan (como é oficialmente chamada), fabricados na Alemanha, chegaram somente em 1950. Pequeno, com motor traseiro refrigerado a ar e um design totalmente diferente do tradicional à época, quando as ruas eram dominadas por grandes sedãs, o carro chamava a atenção por onde passava. Mas, sua capacidade de transportar até cinco pessoas, baixo consumo de combustível e resistência mecânica logo começaram a conquistar compradores. O Volkswagen começou a ser montado no país, com componentes importados, já em 1953.
Fusca 1995
Fusca 1995
Já a produção, ele começou a ser fabricado no País apenas em 1959, na primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha, em São Bernardo do Campo, onde seriam feitas mais de 3 milhões de unidades. A história do Fusca no Brasil tem uma particularidade: o retorno da fabricação em 1993, sete anos após sua paralisação, em 1986. A pedido do então presidente da República, Itamar Franco, o carro voltou a ser produzido, em uma versão movida exclusivamente a etanol, e parou de ser fabricado em 1996. Internacionalmente, o Fusca continuou a ser fabricado no México – onde é conhecido como “Vocho” – até 2003.
Apesar de ser conhecido nacionalmente como Fusca,  o carro também ganhou outras denominações de âmbito regional, como Fuca, no Rio Grande do Sul, e Fuqui, no Paraná. Ao redor do mundo, a semelhança do carro com um besouro levou à consagrada designação como Beetle.

A tradição renovada: o New Beetle
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New Beetle: produzido em 1998
A imagem do Fusca foi revivida pela Volkswagen em 1998, com o lançamento do New Beetle. Com linhas inspiradas pela versão original e construído sobre uma plataforma moderna, com tração dianteira e motor com refrigeração líquida, o New Beetle alcançou mais de 1 milhão de unidades vendidas até 2010.
Novo Fusca chega com novas proporções 
Capturas de telaNessa nova era do Fusca, a Volkswagen inovou e deixou livre a escolha do nome do modelo, de acordo com o nome (ou apelido) que o modelo recebeu em cada mercado ao longo da sua história. Na França, o Beetle é chamado de “Coccinelle”, nome já utilizado no passado naquele país. Na Itália, o modelo também resgatou o nome Maggiolino. No Brasil não poderia ser diferente, foi chamado de Fusca.
Com design ainda mais próximo do Fusca, chegou ao Brasil em 2012: a primeira versão do Fusca concebida inteiramente no século 21. A sua aparência final foi criada em Wolfsburg com o seguinte objetivo: ser um carro do presente e ao mesmo tempo um tributo de design à semente automotiva de todo um grupo corporativo. E se alguém colocar o primeiro e o novo Fusca juntos num mesmo local e iluminar suas linhas de teto, observando suas silhuetas, verá linhas quase idênticas na parte traseira. Claramente, o novo Fusca traz referências de estilo fundamentais do carro original.
Já quanto ao New Beetle de 1998, nada ficou igual: Ele era definido por três semicírculos – dianteiro, traseiro e um teto arredondado sobre o centro. O novo modelo libertou-se desta geometria. O perfil do teto é claramente mais baixo e pode ser considerado uma continuação do conceito Ragster mostrado em Detroit em 2005 – uma espécie de hot rod baseado no New Beetle.
Captura de tela inteira 2112015 092752No modelo atual, os faróis redondos continuam. Os faróis bi-xenônio opcionais estão disponíveis pela primeira vez. Lâmpadas de descarga sem mercúrio com 25 Watts foram usadas no módulo projetor. A opção por faróis bi-xenônio inclui luzes diurnas, cada uma com 15 LEDs posicionados ao longo da borda externa do farol.
Na lista de mudanças, onde no Fusca original tinha o motor, agora fica a tampa do porta-malas, que se ergue juntamente com o vidro traseiro quando aberta, dando acesso para bagagem (310 a 905 litros). À direita e à esquerda da tampa traseira ficam as lanternas. Além disso, claro que há mais equipamentos de segurança: o controle eletrônico de estabilidade (ESC) é de série, assim como um eficiente conjunto de airbags frontais e laterais que protegem os passageiros.
Captura de tela inteira 2112015 093042No Fusca “Sport”, as rodas de liga-leve “Spin” têm 17 polegadas e cinco raios diferenciados. Essa roda é exclusiva do Fusca, que ainda pode ser equipado com as rodas “Twister” – também com cinco raios, mas com a parte interna de alumínio claro e a externa em preto fosco, em 18 polegadas.
Já o motor, a Volks adota o 2.0 TSI de 211 cv no Fusca no mundo inteiro. Conhecido do Jetta Highline, este motor desfruta de status de cult, pois oferece um desempenho extremamente esportivo e é altamente eficiente. O TSI oferece sua potência máxima a partir de 5.100 rpm. O torque máximo, 280 Nm, é atingido já a partir de 1.700 rpm. Com câmbio DSG de dupla embreagem, o Fusca 2.0 TSI tem velocidade máxima de 224 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos.
Captura de tela inteira 2112015 093056

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