Cientistas analisaram pedaços da embarcação e concluíram que a madeira utilizada era de uma floresta de carvalho próximo a Filadélfia
Arquivo: trabalhadores inspecionam o casco de um navio encontrado em meio aos escombros das torres gêmeas, derrubadas no ataque de 11 de setembro de 2001. |
Um navio de madeira encontrado nas ruínas do World Trade Center é datado de 1773, anunciaram cientistas. A descoberta silencia um mistério que durou quatro anos.
Em 2010, operários limpavam o local das antigas Torres Gêmeas para a construção de um memorial em homenagem às vítimas do ataque de 11 de setembro. Surpresos, os profissionais encontraram um navio no meio dos escombros.
Cientistas da Universidade de Columbia, em Nova York, analisaram pedaços da embarcação e concluíram que a madeira utilizada era de uma floresta de carvalho próximo a Filadélfia. A madeira teria sido cortada em 1773 e usada na construção do barco.
"A Filadélfia era a cidade americana com maior produção de barcos naquela época. Faz todo o sentido a madeira ter vindo de lá", disseram os cientistas para o jornal americano Live Science. "Esta embarcação representa uma peça rara e importante na história da construção de navios nos Estados Unidos", concluíram.
O navio foi completamente aterrado no local no fim do século 18. Historiadores ainda não sabem se o navio afundou por acidente ou se foi enterrado durante a expansão da costa de Manhattan até o Rio Hudson.
Arqueologistas encontraram dezenas de outros objetos do século 18 durante a escavação dos escombros após o ataque de 2001, incluindo pratos de cerâmica, garrafas e sapatos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário