Powered By Blogger

sábado, 21 de janeiro de 2012

AGRICUTOR CONSTRÓI CARRO APELIDADO DE CAVEIRÃO NO SERTÃO DO CEARÁ.


21/01/2012 08h55 - Atualizado em 21/01/2012 09h54


Para moradores, veículo parece com o 'caveirão' usado pela C polícia do Rio.
O veículo tem até aparelho de DVD com duas caixas de som.

Elias Bruno Do G1 CE
43 comentários
Agricultor constroi carro de madeira no Ceará (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)'Caveirão' é feito de madeira e ferro e tem até aparelho de DVD.  (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)
A criação do agricultor Areudo Rodrigues, um carro com motor de motocicleta e feito de madeira, atrai olhares nas ruas do vilarejo de Santa Isabel, em Quixeramobim, no sertão central do Ceará. Os moradores batizaram o veículo de “caveirão” devido às semelhanças com o veículo do batalhão de operações especiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro. "O apelido ficou. Todo mundo chama ele assim", diz Rodrigues.
Areudo Rodrigues  (Foto: TV Verdes Mares/ Reprodução)'Não fiz desenho', diz Rodrigues sobre a construção
do carro (Foto: TV Verdes Mares/ Reprodução)
"Fiquei muito feliz em ter na comunidade um conterrâneo com essa capacidade de criar", afirma o técnico em agropecuária Samuel Pinheiro, morador de Santa Isabel. O veículo tem até aparelho de DVD com duas caixas de som. A estrutura é de madeira, com revestimento de ferro na parte inferior. Os pneus e o motor são de motocicleta e o tanque comporta cinco litros de gasolina.
“Não fiz nenhum desenho ou rascunho, nem me baseei em outro modelo”, afirma Rodrigues que também é artesão. Por dois anos, ele dedicou as noites e as horas livres dos fins de semana, quando fechava sua oficina de conserto de móveis, para executar o antigo projeto de construir o veículo.
Rodrigues não contabilizou o custo da construção do “caveirão”, mas diz já ter recebido oferta de R$ 10 mil pela criação. “É um sonho que eu não vendo”, afirma. “Desde pequeno, tenho esse sonho de construir o meu próprio carro para brincar com ele”, diz o agricultor de 31 anos que já havia feito três tentativas antes de reiniciar o projeto de construir o veículo em 2009.
O criador pretende guardar o carro junto com outras invenções, bem-sucedidas ou não. A moto com motor de carro, por exemplo, não funcionou. “Vou guardá-lo de lembrança, mas quero mesmo é realizar meu outro sonho de possuir um carro de verdade”, afirma Rodrigues, que usa o veículo para se locomover dentro do município. “As pessoas ficam 'mangando' (rindo) quando eu passo, mas eu não me importo porque meu carro tem tudo que os outros têm”, diz apontando para o freio e os faróis.
Força da família
A mulher de Areudo Rodrigues, Jane Saldanha, conta que a família tinha vontade de possuir um automóvel. "A gente tinha vontade de possuir um carro, o dinheiro não dava e ele construiu o dele", disse.
caveirao (Foto: TV Verdes Mares/ Reprodução)Carro virou motivo de orgulho para família
(Foto: TV Verdes Mares/ Reprodução)
O pai de Areudo, Wilson da Silva, diz ter orgulho do filho. "Eu acho que é muita coisa, né? Pra mim é, e para ele também. O que eu desejo para ele é que ele continue desse jeito e vá crescendo cada vez mais", disse. A filha, Williane, 10 anos, já faz planos com o "caveirão". "Queria dar um passeio por Fortaleza, São Paulo, que eu nunca fui", diz.
Os vizinhos se admiram com a invenção. "Sabia que ele era inteligente, mas nesse tanto não. Está de parabéns", diz o comerciante Danilo Rocha.  O técnico em agropecuária, Samuel Pinheiro, diz ter ficado feliz pelo vizinho. "Fiquei muito feliz em ter na comunidade um conterrâneo com essa capacidade de criar, de fazer um carro desse e botar para rodar. Um cara da roça, agricultor e conseguir desenvolver um carro sozinho", afirmou.fonte G1,CE:postado por camocim belo mar blog