Powered By Blogger

domingo, 19 de outubro de 2014

19 DE OUTUBRO COMEMORA-SE INDEPENDÊNCIA DO PIAUÍ.

19 de Outubro, dia da Independência do Piauí


Monumento do Centenário da Independência do Piauí:
Fica em frente à câmara municipal de Parnaíba na
Praça de Nossa Senhora Mãe da Divina Graça 
(Praça da Graça), local exato onde os independentes,
fizeram o pronunciamento da Independência,
em 19 de outubro de 1822, o Dia do Piauí
Hoje é o "Dia do Piauí" (Lei nº 176/1935) porque nesta data os ilustres parnaibanos: Simplício Dias da Silva, Leonardo de N. Sra. das Dores Castelo Branco, o juiz-de-fora João Cândido de Deus e Silva, dentre outros, na atual Praça da Graça, aderiram ao processo de Independência do Brasil iniciado em 7 de setembro de 1822 com Dom Pedro I, em São Paulo. Por isto, 19 de outubro comemora-se o Dia do Piauí, marcado no calendário estadual por força de lei acima mencionada aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Piauí.

O dia 19 de Outubro 1822 marca, oficialmente, o início do movimento libertário no Piauí. Foi quando parnaibanos, liderados por Simplício Dias da Silva, declararam a província independente de Portugal, mas leal ao príncipe Dom Pedro, filho de Dom João VI, que ao partir de volta para Lisboa deixou-o responsável pelos negócios do reino em terras brasileiras.

Monumento do Sesquicentenário da Independência do Piauí,
inaugurado pelo enão governador Alberto Tavares Silva no
dia 19 de outubro de 1972 - Fica em frente ao Diocesano, antigo
Colégio São 
Luis Gonzaga, em Parnaíba
Comemora-se nesta data o Dia do Piauí, marcado no calendário estadual por força de lei aprovada pela Assembleia Legislativa, de autoria do deputado José Auto de Abreu. A criação de um dia para o Piauí àquela época, como ainda hoje, provoca discussões sobre qual realmente é o dia mais importante na história da antiga província.

O 19 de Outubro, segundo os historiadores que defendem ser Parnaíba o centro irradiador das ideias de liberdade, coloca sobre as cabeças de Simplício Dias da Silva e do juiz  João de Deus e Silva os louros da independência e deixam em plano inferior os passos seguintes do movimento, registrados, principalmente em Oeiras e Campo Maior.
Placa do monumento da Independência na Praça da Graça
Rico fazendeiro, dono de navios e de centenas de escravos, Simplício Dias da Silva, cujo corpo foi sepultado na no altar do Santíssimo  da Igreja de Nossa Senhora da Graça, no Centro de Parnaíba, proclamou a independência, mas não teve como sustentá-la. Diante da ameaça de invasão da  cidade pelas tropas do comandante português João José da Cunha Fidié, governador das armas do Piauí, Simplício Dias refugiou-se com seus seguidores na cidade cearense de Granja, deixando Parnaíba livre para a entrada das tropas inimigas.

LAVRADOR É MORTO COM VÁRIAS FACADAS NA ZONA RURAL DE CARAÚBAS DO PIAUÍ.(LEMBRANDO AS IMAGENS SÃO MUITO FORTE POR FAVOR SE PODER NÃO OLHE ).

O IML de Parnaíba removeu na noite desse sábado-18, o corpo do lavrador identificado pelo nome de José de Ribamar, conhecido Riba, de 32 anos, que levou 5 facadas, sendo que 4 atingiram a região do tórax, e uma outra na cabeça, ocasionando a morte imediata da vítima na cena do crime.
O fato aconteceu por volta das 16hs 30 na localidade Angico Branco, na zona rural de Caraúbas do Piauí.
Até o momento ninguém foi preso pelo assassinato do lavrador. De acordo com Robinson Castilho, o crime foi motivado por uma rixa antiga.

SEGURO-DESEMPREGO PODERÁ SER REQUERIDO PELA INTERNET A PARTIR DO ANO QUE VEM DE 2015.

A partir de abril do ano que vem, os empregadores só poderão preencher o requerimento do seguro-desemprego e de comunicação de dispensa de trabalhadores por meio do aplicativo Empregado Web. O aplicativo está disponível no Portal Mais Emprego, do Ministério do Trabalho. A determinação está em resolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador, publicada na edição de hoje (10) do Diário Oficial da União.

Até 31 de março, os formulários de requerimento de seguro-desemprego e comunicação de dispensa impressos em gráficas ainda serão aceitos na rede de atendimento do Ministério do Trabalho. O aplicativo permite o preenchimento do requerimento de seguro-desemprego e comunicação de dispensa de forma individual ou coletiva, mediante arquivo de dados.

Fonte: Agência Brasil

DEGRADAÇÃO DE VEREDAS CAUSA PERDA DE FONTE DE ÁGUA DE FAMÍLIAS DE MG.

Veredas são fontes de água de vários municípios do sertão de Minas Gerais.

Esses oásis são áreas alagadas do cerrado, cercadas de vegetação nativa.


Algumas regiões do Brasil passam por uma crise de água por causa da seca. Mas uma região de Minas Gerais está enfrentando a falta de água no campo tanto em tempo de chuva como na seca.  As veredas estão secando no norte e no noroeste mineiro. Ano após ano, elas vem perdendo a capacidade de ser a caixa d'água do grande sertão de Minas.

As veredas são as fontes de água dos municípios de Januária, Bonito de Minas, Urucuia, Riachinho e Arinos, no sertão de Minas Gerais, uma região de clima semiárido. Veredas são áreas alagadas do cerrado, cercadas de vegetação nativa, principalmente o buriti. A presença da palmeira indica a existência de água, formando um oásis no meio do sertão. Mas a paisagem está desaparecendo.
Em busca de água, o agricultor Valdenísio Almeida cavou um poço no pé do buriti. Com menos de dois metros de profundidade, o poço dava água em abundância. Agora, tem apenas um restinho no fundo e as raízes da árvore. Mas a vereda secou e a barragem construída não enche há pelo menos sete anos. Hoje, a água que abastece a casa de 15 famílias sai da única vereda que ainda tem água nas proximidades. A bomba só é ligada de dois em dias.
Outra comunidade rural da região foi abandonada. Muitas pessoas deixaram a região. Os poucos moradores que ficaram se sacrificam para conseguir água. Evelin Guimarães, de nove anos, busca água na casa da agricultora Marlene Silva, uma das poucas moradoras que ainda têm água no bairro. A menina pegou emprestado um carrinho de mão para conseguir levar o galão.

BOM FIM DE ANO.

pROGRAMAÇÃo
fonte:g1

A Globo prepara uma programação com muitas novidades para este fim de ano. Tem estreia de novela, séries, especiais de Natal e Ano Novo, além de muita informação e esporte. Confira!

Image-1-Artigo-1722244-1
A música sertaneja ganha espaço de destaque na programação
Image-0-Artigo-1722244-1
Renato Aragão está de volta com filme inédito: "Didi e o segredo dos anjos"
FOTO: GLOBO
Image-2-Artigo-1722244-1
Fernanda Paes Leme comandará o "Sintonize", atração que reunirá grandes nomes da música sertaneja, em Goiânia
As novidades já começam a tomar conta da telinha no próximo dia 25 de outubro, quando José Aldo defende, pela sétima vez, seu cinturão mundial dos pesos pena do UFC contra Chad Mendes, no Maracanãzinho.
Virando o mês, no dia 3 de novembro, a novela "Alto Astral" estreia trazendo romance, humor e uma boa dose de mistério para a faixa das 19h. Na trama, Laura (Nathalia Dill) e Caíque (Sérgio Guizé) protagonizam história de amor marcada pelo destino.
De volta ao esporte! Os fãs do automobilismo também poderão acompanhar a reta final da Fórmula 1, com mais três Grandes Prêmios que vão definir o campeão mundial desta temporada: Estados Unidos, Brasil e Abu Dhabi.
Novembro também reserva grandes emoções no futebol, nacional e internacional. Além das decisões da Copa do Brasil e do Brasileirão, a Seleção Brasileira volta a campo para mais dois amistosos. No dia 12, o Brasil enfrenta a Turquia em Istambul e, no dia 18, o adversário é a Áustria.
Novo telejornal
O jornalismo da Globo vai chegar mais cedo à casa dos telespectadores com a estreia de um novo telejornal, que irá ao ar, de segunda a sexta, às 5h. Ao vivo, terá exibição nacional, atendendo a um público que acorda cada vez mais cedo para trabalhar.
O 'Fantástico' também prepara surpresas para este fim de ano, com destaque para a série de quatro episódios "Eu que amo tanto", protagonizada por Carolina Dieckmann, Marjorie Estiano, Suzana Vieira e Mariana Ximenes. O texto é uma adaptação de Euclydes Marinho do livro homônimo de Marília Gabriela.
Dezembro animado
O último mês do ano será marcado por muita música, premiações e especiais. O sertanejo toma conta da telinha com o "Sintonize", atração que reúne grandes nomes do estilo em Goiânia para um show repleto de animação.
Também está confirmada a segunda temporada de "Sai do Chão", programa apresentado por diversas estrelas da música pop protagonizando encontros inéditos e apresentando novas parcerias.
Já no 'Domingão do Faustão', a emoção vai bater forte com a entrega do 'Troféu Mario Lago', sem falar da esperada entrega do troféu "Melhores do Ano".

PAPA FRANCISCO BEATIFICA PAULO VI DURANTE MISSA NO VATICANO.

Paulo IV encerrou o Concílio do Vaticano e assinou a 'Humanae Vitae'.

O papa emérito Bento XVI assistiu à beatificação neste domingo (19).

Do G1, com informações da EFE e AFP/CB M 
Papa Francisco durante a beatificaçãod e Paulo VI neste domingo (19), no Vaticano (Foto: Tony Gentile/Reuters)Papa Francisco durante a beatificação de Paulo VI neste domingo (19), no Vaticano (Foto: Tony Gentile/Reuters)
O papa Francisco beatificou neste domingo (19) Paulo VI durante missa na Praça de São Pedro no Vaticano, assistida por dezenas de milhares de pessoas.
Depois do ritual pedido de beatificação apresentado ao papa pelo bispo de Brescia, Luciano Monari, Francisco pronunciou a fórmula em latim que declarava beato o pontífice que encerrou o Concílio Vaticano II, conferências que buscaram modernizar a Igreja e atrair os cristãos realizadas entre 1962 e 1965, e que assinou importantes encíclicas como a "Humanae Vitae".
Francisco disse que "a partir de agora o papa Paulo VI será chamado beato e sua festa se realizará, nos lugares e segundo as regras estabelecidas, em 26 de setembro de cada ano".
A cerimônia eucarística começou com a leitura da biografia do papa Paulo VI pelo postulador da causa de beatificação, Antonio Marrazzo.

SÓ UM AEROPORTO EM OPERAÇÃO NO CEARÁ EM OPERAÇÕES COMERCIAIS.

VOOS COMERCIAIS
fonte:DN

O Ceará possui 15 aeroportos no Interior, sendo o de Juazeiro do Norte o único a operar voos comerciais

aeroporto
Estão previstas, em programa do governo federal, reformas, ampliações e construções nos aeroportos de Juazeiro do Norte, Itapipoca, Canindé, Aracati, Quixadá, Jericoacoara, Iguatu (foto), Crateús e Sobral
FOTO: HONÓRIO BARBOSA
Russas. Enquanto o Aeroporto Dragão do Mar, em Aracati, aguarda o desfecho das negociações com empresas aéreas para operar voos comerciais, o de Juazeiro do Norte, Orlando Bezerra de Menezes, já supera em 20% o fluxo de passageiros no primeiros semestre deste ano em comparação com o ano passado. Atualmente, somente o aeroporto do Cariri, um dos 15 existentes no Estado, atende à demanda de voos do Interior. O Governo Federal destinou R$ 363 milhões para serem investidos em nove aeroportos do interior.
O Ceará possui 15 aeroportos no Interior do Estado, sendo o Orlando Bezerra de Menezes administrado pela Infraero e o único do Interior a operar voos comerciais. Os demais, localizados nos municípios de Aracati, Camocim, Campos Sales, Canindé, Crateús, Iguatu, Itapipoca, Jericoacoara, Limoeiro do Norte, Quixadá, Russas, São Benedito, Sobral e Tauá, são de responsabilidade do Departamento Estadual de Rodovias (DER). A atual estrutura só atende a voos particulares e fretados, de pequeno e médio porte.
Investimentos
Nove deles - Juazeiro do Norte, Itapipoca, Canindé, Aracati, Quixadá, Jericoacoara, Iguatu, Crateús e Sobral - estão previstos dentro do Programa de Investimento Logístico (PIL) - Aeroportos, do Governo Federal, que prevê reforma, ampliação e construção, conforme o caso, para atender à demanda para voos comerciais regionais. Serão investidos R$ 363 milhões no aeródromos do Estado. O processo se encontra em fase de estudos, para depois seguir para licitação.
Pronto
O Aeroporto Dragão do Mar está pronto. Inaugurado em 2012 e homologado em maio deste ano pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), já está autorizado a receber voos comerciais. Ainda não há uma previsão de quando poderá iniciar essas operações, já que isso depende do resultado das negociações com empresas aéreas. A informação foi passada pelo titular da Secretaria de Turismo do Ceará, Bismarck Maia, no fim de agosto, durante a solenidade de inauguração da unidade Senai, em Aracati, que capacitará mão de obra especializada para mecânica de aeronaves. Porém, ele deixou claro que as negociações deverão avançar até o fim desde ano.
Durante a Copa, o aeroporto também conseguiu liberação da Agência para dar suporte ao aeroporto Internacional Pinto Martins, caso houvesse necessidade de mudar a rota de algum voo, bem como ser utilizado para o estacionamento de aeronaves. Recentemente, o Dragão do Mar recebeu o hangar e o centro técnico da TAM Linhas Aéreas. Para Bismarck, "será um marco econômico e vai gerar grande impacto cultural, social e econômico para a região, a partir do grande número de pessoas que irão conviver na cidade, sejam técnicos, proprietários de aviões, comandantes, pilotos etc.".
O Aeroporto de Jericoacoara também possui estrutura para operar com voos comerciais. A pista tem 2,2 mil metros de comprimento por 45 de largura, o que permite o pouso e decolagem de aeronaves de grande porte, como o Boeing 767-300. Somadas a isso, estão previstas áreas para alfândega, Polícia Federal e um hangar, o que significa que o aeroporto vai receber voos internacionais diretos, sem a necessidade de conexão no Pinto Martins. Atualmente, ele encontra-se em processo de homologação pela Anac, com previsão até dezembro deste ano. O Terminal de Passageiros e a Seção Contra Incêndio encontram-se em fase de construção.
Em Sobral, será construído um novo sítio aeroportuário, segundo informou o DER, com pista de pouso e decolagem de 2.200m x 45m, para aeronaves de grande porte. Esses três aeroportos comportarão voos comerciais, fortalecendo o turismo e a economia do Estado.