Powered By Blogger

domingo, 3 de fevereiro de 2013

O MAGISTÉRIO ESTÁ DE LUTO.FALECEU EM FORTALEZA-CE A PROFESSORA ZILMA CARVALHO.



Faleceu neste domingo, por volta das 5:00 da manhã em Fortaleza, a Professora Zilma Carvalho de Araújo Ferreira.
A Professora Zilma, como era conhecida, dedicou sua vida à educação e aos projetos sociais. Casada com o também Professor, Benedito Genésio Ferreira(O conhecido Padre Benedito), em Camocim, coordenaram juntos muitos projetos sociais e educacionais, um dos mais importantes foi o SPH - Serviço de Promoção Humana, entidade filantrópica, que se mantinha com recursos próprios da família e com pequenas contribuições da comunidade.
No SPH - Serviço de Promoção Humana, ao longo de sua história, atuou fortemente na educação e nos movimentos sociais, fundou a Escola de Promoção Humana, instituição que foi responsável pela alfabetização de milhares e milhares de Camocinenses. Na comunicação fundaram a primeira Rádio Fm comunitária de Camocim, emissora que dava voz as comunidades e que foi responsável pelo descobrimento de vários talentos que hoje atuam no rádio profissional do Ceará. No social, Dona Zilma e o esposo, ajudaram a desenvolver o sentimento crítico das pessoas do campo, com a criação da FENECOM - Federação das entidades comunitárias de Camocim, entidade que reuniu e organizou o movimento comunitário na região do Vale do Coreaú. Em fim, foram muitas as ações realizadas pelo casal Benedito e Zilma.

FAMILIARES DE POLÍTICO DESAPARECIDO NO PIAUÍ FAZEM MANIFESTAÇÃO.



Já se passaram quase 72 horas desde o desaparecimento de Emídio Reis.
Amigos e parentes mobilizam a cidade de São Julião atrás de informações.

Familiares e amigos do ex-vereador Emídio Reis da Rocha (PMDB), fizeram uma manifestação por volta das 17h deste domingo (3) nas principais ruas da cidade de São Julião, localizada ao Sul do Piauí. Emídio foi candidato a prefeito do município na última eleição e está desaparecido desde quinta-feira (31), quando teve o último contato com sua família por volta das 19h30.
Com cartazes e fotos, amigos e familiares de Emídio Reis pedem justiça (Foto: Hamilton Rocha)Com cartazes e fotos, amigos e familiares de Emídio Reis pedem justiça (Foto: Hamilton Rocha)
Vestidos de branco e percorrendo a cidade de São Julião, os parentes e amigos de Emídio pediam justiça e informações sobre o paradeiro do ex-vereador. Há aproximadamente 30 anos, o seu pai, que foi prefeito do município, foi encontrado morto após passar alguns dias desaparecido.
Andreza e Raul, filhos do ex-vereador, abriam a caminhada com a faixa que pedia paz. Nas mãos dos manifestantes, fotos de Emídio Reis, da última campanha eleitoral. O movimento reuniu mais de 800 pessoas.

ATACANTES DESENCANTAM E CEARÁ VENCE POR 3 A 0 O ITABAIANA.


Magno Alves marcou dois gols contra o Itabaiana Foto? Divulgação/cearasc.com
Ceará voltou a jogar bem e goleou o Itabaiana por 3 a 0 em partida realizada neste domingo (3) no Estádio Presidente Vargas. Com o resultado, o Alvinegro assumiu a liderança isolada do Grupo A da Copa do Nordeste com 10 pontos ganhos. O público pagante foi de 10.391 torcedores, que gerou uma renda de R$ 136.841,00.

O técnico Ricardinho ganhou dois problemas de última hora. Lesionados, o lateral-esquerdo Vicente e o meia Válber foram cortados da partida. Em seus lugares entraram Gerley e Giovani.
O Ceará só precisou de sete minutos para abrir o marcador. Depois de boa trama pela direita, Ricardinho cruzou na medida para Magno Alves, de cabeça, fazer 1 a 0 para o Vovô. O Itabaiana assustou aos 16 minutos do primeiro tempo. O atacante Diego Silva entrou na área alvinegra e chutou forte, forçando Fernando Henrique a fazer grande defesa.
Aos 30 minutos da etapa inicial, após cobrança de escanteio, Régis cabeceou na trave. No rebote, Pingo, esperto, marcou o segundo gol do Ceará na partida fazendo a festa da torcida que compareceu em excelente número no PV.

FORTALEZA VENCE O SOUSA-PB COM 1 GOL NO FINAL E RESPIRA NA COPA DO NORDESTE DE 2013.


Fortaleza garantiu uma sofrida vitória por 1 a 0 sobre o Sousa
Depois de ser goleado por 3 a 0 para o Sport na rodada anterior, o Fortaleza voltou a passar por aperto, perdeu muitas chances, mas venceu o Sousa por 1 a 0 neste domingo (3), no estádio Marizão-PB, com gol assinalado já nos acréscimos do segundo tempo. Ainda em terceiro do Grupo B da Copa do Nordeste, o Leão precisa de uma vitória simples sobre o Confiança na quarta-feira (6) para se classificar para a próxima fase.
O jogo começou com o Sousa tentando fazer pressão, mas o Fortaleza se aproveitava dos contra ataques. Logo aos cinco minutos, o Leão quase abriu o placar em forte cobrança de falta de Alex Maranhão, que o goleiro Marcelo Silva espalmou, a bola bateu na trave e saiu. Na cobrança de escanteio em seguida, Gabriel cabeceou e mandou mais uma vez na trave. O time paraibano seguiu criando boas jogadas, mas a defesa do time cearense mostrava segurança, principalmente através do goleiro João Carlos.

BRASILIENSES PEDEM JUSTIÇA PARA VÍTIMAS DO RS.


A tragédia na boate Kiss completou uma semana hoje e deixou um saldo de 237 mortos

De mãos dadas, todos rezaram e pediram paz e justiça para que novas tragédias sejam evitadas / Fabrício Rodrigues Pozzebom/ABrDe mãos dadas, todos rezaram e pediram paz e justiça para que novas tragédias sejam evitadasFabrício Rodrigues Pozzebom/ABr

Uma semana após a tragédia que deixou 237 mortos, em função do incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, um grupo de brasilienses se reuniu em solidariedade às vítimas. Com roupas brancas, cartazes e faixas, os participantes se concentraram em frente à Rodoviária do Plano Piloto, localizada no centro da capital federal. De mãos dadas, todos rezaram e pediram paz e justiça para que novas tragédias sejam evitadas.

Segundo a aposentada Carmem Gamacho, o objetivo da homenagem é se solidarizar com os familiares e demonstrar indignação com as autoridades. “Queremos que essa barbaridade não se repita no país. Temos que exigir das nossas autoridades que liminares deixem de ser concedidas de forma irregular. Essa cultura do jeitinho tem que acabar. Essa cultura que faz com que as pessoas façam coisas erradas e pensem que ficarão impunes.”

O servidor público Ronaldo Seggiaro também pediu um basta à impunidade. “O Brasil não aguenta mais. Queremos justiça pelas vidas arrancadas. Nos movimentamos para que essa tragédia não caia no esquecimento.”

RESPONSÁVEL POR 160 MORTES NO CAMPO DE BATALHA, MAIOR ATIRADOR DE ELITE DOS EUA É MORTO NO TEXAS.


Chris Kyle escreveu um livro sobre sua atuação na marinha entre 1999 a 2009

Reuters
REUTERS/Harper Collins/HandoutChris Kyle era uma autoridade na prática de tiro
Chris Kyle, ex-atirador da Marinha norte-americana responsável por 160 mortes durante a sua carreira, foi morto a tiros junto com um outro homem no sábado (2), disse o co-autor do livro de Kyle.
De acordo com jornais, um suspeito identificado como Eddie Ray Routh foi preso.
Kyle escreveu "American Sniper" (atirador americano, em português) sobre sua atuação militar de 1999 a 2009. Ele e um outro homem foram encontrados mortos no local para prática de tiro do resort Rough Creek Lodge, no sábado, segundo o jornal Star-Telegram, que citou Tommy Bryant, xerife do condado de Erath. A segunda vítima não havia sido identificada.
"É um choque, é incrível pensar que, depois de tudo que Chris passou, é assim que ele encontra o seu fim, porque houve tantas maneiras pela qual ele poderia ter sido morto no Iraque", afirmou Scott McEwen, que escreveu o livro com Kyle.
Rough Creek Lodge fica em Glen Rose, no Texas, 80 km a sudoeste de Fort Worth.
Kyle participou da invasão norte-americana ao Iraque e ganhou diversas medalhas por bravura em combate, de acordo com o livro. Depois de deixar a vida militar, ele fundou a Craft International, uma empresa que oferece treinamento para militares, policiais e civis.

MORRE O CANDIDATO A PRESIDENTE DO PARAGUAI LINO OVIEDO EM ACIDENTE.


Governo paraguaio decretou luto de três dias

AP Photo/Jorge Saen
O candidato à presidência do Paraguai Lino César Oviedo faleceu em um acidente de helicóptero, que pegou fogo, depois de participar em um comício na noite de sábado (2) na cidade de Concepción, 500 km ao norte de Assunção.
O corpo de Oviedo, o de seu segurança e o do piloto do helicóptero foram encontrados neste domingo carbonizados nas proximidades da aeronave, que caiu no departamento de Presidente Hayes, norte do país, durante a viagem de volta a Assunção.
As causas do acidente não são conhecidas no momento.
"Nos custa muito aceitar. Não posso acreditar", disse à AFP, entre lágrimas, o senador Herminio Chena, amigo da família.
Chena considerou prematuro especular se a morte foi consequência de um acidente ou de um ato de sabotagem.
"Falaram que pode ter sido uma tempestade, mas não temos mais informações do que isto", disse.
Um parente de uma das pessoas que acompanhava Oviedo disse que suspeita que o helicóptero tenha sido alvo de tiros.
Diego Galeano, irmão do segurança falecido Denis Galeano, declarou à AFP que "há fortes suspeitas de que o helicóptero tenha atingido por tiros".
Fabiola Oviedo, deputada da Unace (União Nacional de Cidadãos Éticos) e filha do líder político, afirmou que, segundo as primeiras informações após o desaparecimento da aeronave, o aparelho desviou de sua rota por causa de uma tempestade.
O helicóptero foi encontrado no terreno de uma fazenda de gado conhecida como Las Mochas, quase 500 km ao noroeste da capital, a 80 km do rio Paraguai na região oeste do país.

MATEMÁTICA NA MEDICINA.




imagens cedida pelo google

A Matemática está presente em diversos ramos da sociedade, profissionais de várias áreas utilizam cálculos matemáticos para aprofundarem seus estudos a fim de comprovar e relacionar situações teóricas através de números.
Uma situação Matemática muito usual na Medicina é o cálculo o IMC – Índice de massa corpórea, que é calculado dividindo o “peso” da pessoa pela medida da altura elevada ao quadrado. O IMC serve para verificar se uma pessoa está abaixo, acima ou no “peso” ideal. Veja a tabela a seguir: 

LÍNGUA PORTUGUESA.



Saiba de maneira rápida o que é Morfologia, Sintaxe e Semântica!
Saiba de maneira rápida o que é Morfologia, Sintaxe e Semântica!
A nossa língua portuguesa é um sistema de diferentes formas e significados e de seus entrelaçamentos. Por esse motivo é sistematizada em três modos de análise de elementos que a compõe:
 • Morfologia: é parte da língua que estuda os morfemas, ou seja, tudo que nos diz sobre gênero e número dos substantivos; tempo, modo, número e pessoa de um verbo e classe gramatical.
• Sintaxe: é a parte da língua que estuda o modo como o falante transmite a informação, a maneira com que organiza e relaciona as palavras em uma oração.
• Semântica: é a parte da língua que estuda o significado das palavras, os sentidos que elas podem tomar de acordo com o contexto.

Mas, o que vem a ser língua? A língua, primeiramente, nos remete a um órgão do corpo que é usado na comunicação, e é a partir daí que começamos a entender que o idioma escrito hoje foi, um dia, apenas falado. A partir desse princípio de fala, nós definimos língua como o conjunto de letras que formam palavras com sentidos diversos. E a relação dessas palavras e suas significações nós chamamos de sistema. Logo, a língua é um sistema, ou seja, um conjunto de elementos que relacionam entre si e formam um significado.

CARNAVAIS DO BRASIL.


carnaval chegou ao Brasil em meados do século XVII, sob influência das festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em alguns países, como a França, o carnaval acontecia em forma de desfiles urbanos, ou seja, os carnavalescos usavam máscaras e fantasias e saíam pelas ruas comemorando.
Certos personagens têm origem europeia, mas mesmo assim foram incorporados ao carnaval brasileiro como, por exemplo, rei momo, pierrô, colombina.
A partir desse período, os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos cortejos de automóveis (corsos) foram criados, mas só se popularizaram no começo do século XX.
As pessoas decoravam seus carros, fantasiavam-se e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades, dando origem assim aos carros alegóricos. O carnaval tornou-se mais popular no decorrer do século XX e teve um crescimento considerável que ocorreu devido às marchinhas carnavalescas (músicas que faziam o carnaval ficar mais animado).
A primeira escola de samba foi criada no dia 12 de agosto de 1928, no Rio de Janeiro, e chamava-se “Deixa Falar”, anos depois seu nome foi modificado para Estácio de Sá. Com isso, nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo foram surgindo novas escolas de samba. Organizaram-se em Ligas de Escolas de Samba e iniciaram os primeiros campeonatos para escolher qual escola era a mais bonita e a mais animada. A região nordeste permaneceu com as tradições originais do carnaval de rua, como Recife e Olinda. Já na Bahia o carnaval fugiu da tradição, conta com trios elétricos, embalados por músicas dançantes, em especial o axé.

EX-DIRIGENTE DO ATLÉTICO-GO É PRESO PELA MORTE DE CRONISTA ESPORTIVO.



Empresário Maurício Sampaio é apontado como mandante do crime. 
Valério Luiz foi morto em julho, ao sair da rádio onde trabalhava, em Goiânia.

Depoimento de Maurício Sampaio durou mais de três horas  (Foto: Lailson Duarte/O Popular)
Maurício Sampaio foi detido no apartamento onde
mora coma família (Foto: Lailson Duarte/O Popular)
A Polícia Civil prendeu na tarde deste sábado (2) o empresário e ex-vice-presidente do Atlético-GO Maurício Sampaio, suspeito de ser o principal mandante do assassinato do cronista esportivo Valério Luiz. A prisão aconteceu no apartamento onde o suspeito mora, no Setor Oeste, bairro nobre de Goiânia. A vítima foi morta a tiros na porta da rádio onde trabalhava, no Setor Serrinha, na capital, em julho do ano passado.
G1 tenta contato com a defesa de Maurício Sampaio. Procurado pela reportagem do G1, o irmão do empresário não quis comentar o assunto.
O ex-vice-presidente do Atlético foi alvo de duras críticas de Valério Luiz. Nos programas de rádio e de televisão dos quais participava, o cronista criticou várias vezes a atuação da diretoria atleticana. As emissoras onde ele trabalhava, inclusive, estavam proibidas de entrar na sede do clube.
De acordo com o delegado da Delegacia de Investigação de Homicídios (DIH) Hellyton Carvalho, um dos responsáveis pela investigação, a prisão de Maurício Sampaio foi motivada pelo depoimento de um dos três suspeitos de executarem o crime. Um açougueiro, um policial militar e um suposto funcionário de Maurício Sampaio foram presos na manhã de sexta-feira (1º). De acordo com a polícia, o açogueiro confessou ter atirado no cronista. 

QUARTA NOITE DE ATAQUES EM SC TEM INCÊNDIOS E DISPAROS.


Atentados foram registrados em cidades do Norte, Sul e Oeste do estado.

Criminosos atiraram coquetel molotov contra casa de policiais civis.

Quatro homens armados atearam fogo em ônibus em Criciúma no sábado (2) (Foto: Fernando José da Silva/RBS TV)
Quatro homens armados atearam fogo em ônibus
em Criciúma(Foto: Fernando José da Silva/RBS TV)
Três ônibus e duas carretas foram incendiados, um coquetel molotov foi atirado contra a casa de um casal de policiais civis, uma base da Polícia Militar (PM) foi alvo de disparos, uma sala foi incendiada e um ônibus teve os vidros quebrados na quarta noite de ataques em Santa Catarina. Um jovem de 22 anos foi morto em confrontro com policiais, por volta das 3h15, em Joinville, no Norte de Santa Catarina. De acordo com a Polícia Militar, ele é suspeito de participar de ataques no município. O caroneiro da moto foi preso e encaminhado para a Central de Polícia.
Desde a noite de quarta-feira (30), Santa Catarina registra ataques a ônibus, bases da Polícia Militar e Polícia Civil e veículos particulares, em pelo menos oito cidades. O secretário de Segurança do estado, César Grubba, acredita que os atentados partiram de ordens da mesma facção criminosa que promoveu os ataques em novembro de 2012. O motivo estaria relacionado à transferência de presos e o combate ao tráfico de drogas. O Serviço de Inteligência já havia feito um alerta à Secretaria de Segurança Pública sobre a possibilidade de novos ataques.

APRENDA A FAZER ESCONDIDINHO DE CARNE DE SOL COM MACAXEIRA. (PARA SUL,E OUTROS LUGARES ,E MANDIOCA,MACAXEIRA É SÓ NO CEARÁ.).



Receita tem 100 anos e é chamada de 'gororoba' de carne de sol.
Requeijão e queijo são alguns dos ingredientes.

A culinarista cearense Jaqueline Fernandes ensina a receita de escondidinho batizada pelas avós dela de ''gororoba'' de macaxeira. A receita tem mais de 100 anos e combina dois ingredientes da culinária sertaneja, a macaxeira (também conhecida como aipim) e a carne de sol. 

Ingredientes
Um quilo e meio de macaxeira
700 ml leite
1 copo de requeijão
100 gramas queijo coalho
Meio quilo de carne de sol
1 cebola
1 pimentão
2 colheres de manteiga da terra
Sal a gosto

INICIADA A RESTRUTURAÇÃO DA TROPA DA POLÍCIA MILITAR DO CEARÁ.


Após 35 anos, a PM do Ceará ganha nova formatação, com mais unidades que farão o efetivo aumentar.

A Polícia Militar do Ceará começa a colocar em prática, neste começo de ano, sua mudança estrutural. Novos comandos, batalhões e companhias estão sendo criados de acordo com o que determina a Lei de Organização Básica (L.B.O.) da Corporação, aprovada no ano passado pela Assembleia Legislativa do Estado e sancionada pelo governador Cid Gomes.

MAIS INFORMAÇÕES DA MORTE DO CHEFE DO BANDO QUE MATOU POLICIAL MILITAR NO CEARÁ.


Um dos assaltantes mais procurados do Ceará tombou em um confronto com a Polícia, no fim da noite de ontem, no Município de Icó (375Km de Fortaleza). O assaltante José Roberto Duarte da Silva, o ´Zé Roberto´, 37, natural daquele Município, reagiu no momento em que foi cercado por uma patrulha do Comando Tático Rural (Cotar), do Batalhão de Polícia de Choque, sob o comando do capitão Mesquita.