Powered By Blogger

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

MUNICIPALIZAÇÃO AINDA NÃO VINGOU.

ILUMINAÇÃO PÚBLICA
fonte:dr

A partir de fevereiro, a Coelce não realiza mais qualquer serviço de manutenção no sistema dos municípios

Image-1-Artigo-1734355-1
O problema existe em todo o Estado, como na Praia de Maceió, em Camocim
FOTO: KID JR
Image-2-Artigo-1734355-1
No município de Quixadá, há mais de seis meses, a via de acesso ao Açude Cedro, um dos principais pontos de visitação da Cidade, está com a maior parte das suas lâmpadas queimadas
FOTO: ALEX PIMENTEL
Image-0-Artigo-1734355-1
Operários trabalham na manutenção do serviço de iluminação pública da cidade de Iguatu, para garantir o seu bom funcionamento
FOTO: HONÓRIO BARBOSA
Sobral Com o prazo final para que as distribuidoras nos Estados façam a transferência de todo o acervo e serviço de manutenção de iluminação pública para os municípios se aproximando, poucas cidades do Estado já assumiram essa nova responsabilidade. A maioria dos gestores discorda da resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que obriga as distribuidoras a transferir, até 31 de dezembro, todo o sistema de iluminação pública às prefeituras municipais, como já acontece na capital cearense. Segundo eles, a verba é insuficiente.
Com essa mudança, caberá às prefeituras instituir um canal de atendimento à população para atender reclamações e solicitações, bem como equipes técnicas especializadas em manutenção de iluminação pública.
A Companhia Energética do Ceará (Coelce) informou que vai cumprir a resolução da Aneel e que, a partir de 1º de fevereiro de 2015, não está mais previsto realizar qualquer serviço de manutenção no sistema de iluminação pública.
Na Região Centro-Sul do Ceará, muitos gestores municipais ainda não decidiram o que fazer e como assumir a responsabilidade sobre a manutenção de iluminação pública (braço luminário e lâmpada) a partir de janeiro de 2015. Alguns pensam em contratar empresa especializada e outros defendem a ideia de formação de consórcio.
A preocupação da maioria, entretanto, é com o estado em que se encontram os equipamentos. "A maior parte está sucateada, com lâmpadas queimadas ou com reduzida luminosidade em decorrência do tempo de uso", disse o prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara. "A Coelce prometeu entregar o acervo em perfeitas condições, mas caso contrário, vamos ingressar na Justiça e pedir a reparação".
Alcântara disse que assinou, na semana passada, contrato de adesão com a Coelce. "Vejo que para as pequenas cidades a saída é a formação de consórcio, mas para Iguatu, um município de médio porte, inicialmente vamos contratar uma empresa especializada, que ofereça serviço de qualidade e segurança".
A Coelce vai continuar como empresa arrecadadora da Taxa de Iluminação Pública e vai cobrar da prefeitura a execução do serviço, cujos recursos serão repassados para os municípios. Algumas cidades tinham assinado contrato com a Coelce em 2013 e depois desistiram. Outras ingressaram na Justiça e obtiveram liminar evitando a responsabilidade com a manutenção da iluminação pública, casos de Acopiara e Piquet Carneiro.
Outros dois municípios também já assumiram a responsabilidade da iluminação pública: Crateús e Limoeiro do Norte. Em Crateús, o secretário de Infraestrutura, João Luiz Leitão, ressaltou que a Prefeitura está realizando licitação para a contratação de empresa a ser encarregada dos serviços.

PEIXES GIGANTES SÃO PESCADOS NO RIO PARNAÍBA E VIRAM ATRAÇÃO.

Dois peixes gigantes foram capturados em uma pescaria no rio Parnaíba, na cidade de Uruçuí, a 453 km de Teresina. Da espécie pirarucu, os animais juntos somaram quase 200 quilos e mediam aproximadamente 2 metros cada. 
"Essa não é a primeira vez que um peixe desse tamanho é pescado na região devido às lagoas formadas pela represa. Ainda existem vários e eles estão se multiplicando no rio Parnaíba", disse o pescador Ismael Vieira.

OAB ABRE REPRESENTAÇÃO CONTRA DOIS INTERNAUTAS POR OFENSAS AO NORDESTE DO BRASIL.

        Representação criminal utiliza dois casos para encaminhar à Justiça
As manifestações de racismo e preconceito contra os nordestinos fizeram o presidente da OAB Nacional, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, abrir uma representação criminal contra duas internautas, uma do Facebook e outra do Twitter, que realizaram ataques de cunho discriminatório.
O presidente da OAB solicitou, também, à Polícia Federal que abra um inquérito para investigar os fatos apontados. “Sendo constatada a prática de ilícito penal, providencie a remessa dos autos ao Ministério Público para avaliação do ajuizamento da competente ação penal”, exige Coêlho ao diretor-geral do Departamento de Polícia Federal.
As manifestações a que Marcus Vinicius Furtado Coêlho fez referência são de Regina Zouki Pimenta, em sua página do Facebook, e de Amanda Regis, pelo Twitter, em que ambas realizam os ataques de ódio, praticam racismo e incitam o ódio e a discriminação, como demonstra a linguagem utilizada pelas duas, pela simples “razão de procedência nacional” dos agredidos.

VIÇOSA DO CEARÁ ATRAI MAIS DE 10 MIL VISITANTES NO FERIADO DE FINADOS.

ROMARIA DA LUZ
fonte:diário regional/cbm

A
Na Capela de São Francisco os romeiros acedem velas e expõem ex-votos pelas graças alcançadas em nome de Cesário
FOTO: DIVULGAÇÃO
Conhecida por suas belezas naturais, arquitetônicas e culturais, Viçosa do Ceará está despertando também para o turismo religioso. Todos os anos, no feriado de Finados, milhares de devotos se reúnem na zona rural do município, mais precisamente no distrito de Padre Vieira, para homenagear e rezar pelo finado Cesário, considerado mártir na região pela maneira como morreu. Em 2014, pela primeira vez, houve uma preparação ao longo do ano para este momento, com a realização de capacitações de informantes turísticos, criação de um roteiro chamado "A Força da Fé" e o desenvolvimento de produtos e serviços específicos para os romeiros.
Todas as ações culminaram com a realização da primeira Romaria de Luz, que ocorreu no último fim de semana (nos dias 1 e 2 de novembro) reunindo mais de dez mil pessoas oriundas de outras cidades da região da Ibiapaba e também do Piauí, Maranhão, Pará e até Amazonas. O evento contou com a tradicional procissão de oito quilômetros entre as localidades de Padre Vieira e Lagoa do Carnaubal, onde está localizado o túmulo de finado Cesário, além de missas, cortejo, encenações teatrais mostrando vida e morte do homenageado e apresentação de vídeo sobre a sua história.