Powered By Blogger

sábado, 10 de outubro de 2015

PRODUTORES E GESTORES BUSCAM CONSENSO EM RELAÇÃO À ÁGUA.

Feac, Seapa, Cogerh e entidades representativas dos trabalhadores rurais tentam entendimento

  por Ellen Freitas - Colaboradora
A parte do Rio Jaguaribe que é perenizada depende do Castanhão, que hoje está com apenas 14,49% da sua capacidade ( Foto: Ellen Freitas )
Russas. A crise hídrica que assola o Ceará em decorrência da seca, que chega a seu quarto ano, evidencia um momento crítico em que os agricultores e criadores veem o Estado "fechar" as torneiras para a produção em detrimento do consumo humano. Com objetivo de ampliar o diálogo, a Federação da Agricultura do Ceará (Faec), a Secretaria de Agricultura Pesca e Aquicultura (Seapa) e a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) buscam um entendimento no Interior.
Muitos produtores estão sendo pegos de surpresa com a determinação do governo, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), em limitar o uso de água para aqueles que possuem outorga. Estes, também, entram na restrição de uso, com o objetivo de manter água suficiente para abastecer a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), onde vivem atualmente mais de 3,5 milhões de pessoas.

EXPLOSÃO DEIXA UM HOMEM MORTO IGUATU-CE.

De acordo com os filhos da vítima, ele costumava fumar enquanto fabricava os fogos de artifício; a mulher dele ficou ferida e foi socorrida ( Foto: Honório Barbosa )


A explosão de uma fábrica caseira de fogos de artifício, no sítio Baixiozinho, zona rural do Município de Iguatu, distante 10 km do centro urbano, resultou na morte do fabricante de artefatos, Francilúcio Alves de Oliveira, 61 anos, por volta das 10 horas da manhã de ontem. A mulher dele, Luzinete Gonçalves de Freitas, 55 anos, ficou ferida e foi levada ao Hospital Regional de Iguatu.
No momento da explosão estavam também na casa os dois filhos do casal, Lúcio de Freitas Oliveira, 27 anos, e Lucas de Freitas Oliveira, 18 anos, que sofreram apenas escoriações leves e ficaram muito abalados com a tragédia.
Fumante
De acordo com relato de Lúcio Oliveira, o pai fabricava os fogos de artifício e havia muito estoque em casa. "Ele era teimoso, fumava, a gente pedia para parar, mas ele dizia que era a arte que ele sabia fazer e gostava", contou. "Era aposentados e não precisava mais fazer isso", disse.

NOVOS CANAIS TECNOLÓGICOS FORTALECEM O CONSUMIDOR.

Redes sociais, aplicativos e sites deram mais poder ao cidadão, que antes se via limitado aos meios convencionais para formalizar suas reclamações

 por Armando de Oliveira Lima - Repórter
Assim como a proteção à vida, o direito à informação é uma das premissas básicas da cidadania. Garantido na Constituição de 1988 e também destacado no Código de Defesa do Consumidor (CDC), criado em 1990, fez-se maior nesta última perspectiva ao conceder poder para os cidadãos nas suas relações de consumo, a partir da criação de novos e mais modernos canais de reclamação.
Munidos de PCs, notebooks, tablets e smartphones, os consumidores transferem os comentários da roda de amigos na rua, do trabalho ou da escola para a internet quando recorrem a canais até poucos anos não propícios à prática da reclamação e, de igual para igual, enfrentam gigantes do varejo e grandes prestadores de serviços.
"O fato é que as pessoas estão mais empoderadas e as mudanças nas redes sociais contribuíram para isso", constata a diretora substituta do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, Lorena Tavares.

FORTALEZA PERDE PARA O BRASIL DE PELOTAS E FICA EM DESVANTAGEM NO MATA-MATA DA SÉRIE C,NO RS.

FOTO: PAULO ROSSI/DIÁRIO POPULAR-RS (VIA O POVO)
Xavante fez o dever de casa e agora joga por um empate
O destino do Fortaleza vai ser decidido em desvantagem. Com uma atuação insuficiente para segurar o Brasil de Pelotas, fora de casa, o Leão sofreu com as bolas aéreas e perdeu por 1 a 0 na primeira partida do mata-mata da Série C. 

No próximo sábado, dia 17, o Leão e vai decidir a vaga para a Segunda Divisão no Castelão precisando de uma postura mais eficiente que a do primeiro jogo. Aqui, vai precisar vencer por pelo menos dois gols de diferença para se classificar direto. Resultado igual leva o jogo para os pênaltis.
O Brasil de Pelotas manteve a maior posse de bola nos primeiros 15 minutos da partida. Contando com cruzamentos especialmente pela esquerda ou lançamentos pelo meio, o time da casa insistia, e a bola parava sempre em Ricardo Berna. O Tricolor tentava segurar a pressão de jogar fora de casa, e não deixava que o Xavante criasse lances de grande perigo.

COSIPE NORTE: AGENTES PENITENCIÁRIOS REALIZAM VISTORIA NA CADEIA PÚBLICA DE TIANGUÁ-CE.


Agentes penitenciários da Cosipe Norte realizaram na sexta-feira, dia 09, uma vistoria na Cadeia Pública de Tianguá. A ação teve o apoio da Policia Militar, sendo apreendidos aproximadamente 35 celulares.
A ação visa dar apoio aos agentes de plantão, visando minimizar os efeitos das falhas nas más estruturas encontradas em muitas unidades carcerárias.
Nos últimos anos, o sistema tem sofrido mudanças em seu aperfeiçoamento. Mas ainda há muito a ser feito, principalmente no Interior. Essas ações são os exemplos que tem mostrado a nova cara de Agentes Penitenciários do Ceará. 
Ressalta-se que os agentes buscam a todo custo eliminar a entrada de ilícitos nas unidades penitenciárias. No entanto, as falhas de estrutura, a superlotação carcerária e o pouco efetivo dificulta o trabalho dos Agentes Penitenciários.