Powered By Blogger

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

PARNAÍBA-PI NA BALAIADA.

Estátua de Manuel Francisco dos Anjos, o "Balaio"
na cidade de Caxias - MA

Os anos que se sucederam à Independência do Brasil foram coroados de tumultos e revoltas pela insatisfação da população com relação aos governantes. O governo exercia forte pressão e vigilância na população, provocando insurreições que logo eclodiam em lutas sangrentas.

A Balaiada recebeu esse nome porque o artesão, confeccionador de balaios, Manoel Francisco dos Anjos Ferreira, mais conhecido como "Balaio", iniciou o movimento, liderando os seus conterrâneos maranhenses. O movimento revoltoso cresceu e avançou através das províncias, recebendo no Piauí a adesão do líder vaqueiro Raimundo Gomes, vulgo“Cara-Preta”, que ajudou a difundir o movimento pelas províncias do Ceara e Bahia.

PRF PRENDE 148 PESSOAS NA BAHIA E NO PIAUÍ E ADULTERAÇÃO DE VEÍCULOS.

Operação Hircus II: ao todo foram apreendidos 163 veículos em situação irregular.
A Polícia Rodoviária Federal do Piauí, num trabalho conjunto com a Polinter/PI e o Ministério Público Estadual da Bahia, deflagrou a Operação Hircus II realizada entre os dias 12 e 20 de dezembro para combater crimes de roubo, adulteração e receptação de veículos irregulares. Ao todo, 148 pessoas foram detidas e 163 veículos foram apreendidos na ação que englobou pelo menos 50 municípios entre a Bahia e o Piauí e teve como bases as cidades de São Raimundo Nonato e Barreiras.
A Operação Hircus II teve como foco de ação a região Centro-Sul do Piauí e a Região Oeste do Estado da Bahia, onde esses veículos eram comercializados. “Eles vinham principalmente de São Paulo e do Distrito Federal com destino às cidades do Interior do Piauí e Bahia e eram vendidos em feiras livres por um valor que variava cerca de 10% a 20% do seu valor de mercado”, explica o inspetor Fabrício Loiola, da Polícia Rodoviária Federal.

SETORES DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO DA AL/CE TÊM NOVOS HORÁRIOS NO FIM DO ANO

O funcionamento de setores de atendimento ao público da Assembleia Legislativa será alterado durante o período de Natal e fim de ano.    
O Procon, que encerrou as atividades na última sexta-feira (19/12), retoma o atendimento a partir do dia 5 de janeiro de 2015, no horário comercial. A Casa do Cidadão vai funcionar na segunda, terça e sexta-feira da semana natalina e do ano novo.
Já a agência dos Correios abre amanhã (24/12), das 08 às 12h, e fecha nos dias 25 e 31 de dezembro e em 1º de janeiro de 2015. O atendimento retorna a partir do dia 2 de janeiro de 2015, das 8 às 13 h.
A agência do Banco do Brasil da Assembleia, segundo informou o gerente Silvio Carlos Carneiro Gondim, funcionará nesta quarta-feira, dia 24, das 8h às 10h da manhã, e fecha nos dias 25 e 31 de dezembro de 2014 e 01 de janeiro de 2015. A agência abre no dia 26 de dezembro em horário normal, das 10h às 16h, e retoma no mesmo horário a partir do dia 2 de janeiro de 2015. 
O Espaço do Povo, conforme a diretora Marlene Ribeiro, realiza atendimento ao público nesta quarta-feira (24) até o meio dia e suspende suas atividades nos dias 25 e 31 de dezembro de 2014 e em 1º de janeiro de 2015.