Powered By Blogger

terça-feira, 29 de abril de 2014

NOVA ' FARTURA ENERGÉTICA' É ARMA DA DIPLOMACIA DOS EUA.



Produção de petróleo nos EUA (Getty Images)
A nova arma diplomática dos Estados Unidos se encontra escondida entre as rochas a mais de um quilômetro da superfície da terra.
Trata-se do gás e do petróleo de xisto, que se obtêm por meio de uma polêmica técnica chamada de fracionamento hidráulico (ou fracking, em inglês) e que tem o potencial de levar o país à tão sonhada independência energética.

O que tem sido menos comentado, porém, é o que vem junto com este novo panorama: ao recorrer menos a fontes externas para suprir suas necessidades energéticas, Washington pode encarar de uma forma diferente os conflitos internacionais em que existe um claro componente energético.As mudanças econômicas na origem desta nova abundância de recursos – assim como seus consideráveis riscos ambientais – já foram longamente descritas. De acordo com a Casa Branca, a produção nacional de petróleo alcançou em 2012 o seu maior nível em 15 anos, e a de gás natural chegou a seu recorde histórico. E a dependência de petróleo estrangeiro atingiu seu nível mais baixo em duas décadas.
É o que o diário The New York Times definiu como "uma nova era de diplomacia energética americana" e que se manifestou na atual crise envolvendo a Rússia e a Ucrânia e, segundo alguns analistas, também em relação à Venezuela.

A diplomacia do gás

À frente dessa mudança está Carlos Pascual, cubano-americano que foi embaixador no México e na Ucrânia e hoje dirige o Escritório de Recursos Energéticos do Departamento de Estado.
O Escritório foi criado pela ex-secretária de Estado Hillary Clinton em 2011 para coordenar a questão energética na política externa, um tema que tem tido relevância na crise na Europa por causa da dependência dos europeus em relação ao gás e ao petróleo da Rússia.
Reduzir essa ligação e diversificar as fontes energéticas é um dos objetivos declarados de Washington e foi um dos motivos que levaram o presidente Barack Obama a Bruxelas no mês passado. Obama falou da "bênção" dos novos recursos energéticos em seu país e recebeu uma petição da União Europeia para que permita mais exportações de gás natural americano.
Entretanto, mesmo que os EUA tenham recentemente ultrapassado a Rússia como o principal produtor de gás do mundo, ainda não exporta grandes quantidades do produto. O Departamento de Energia começou a conceder licenças para que as companhias americanas possam exportar a partir de 2015 e aprovou ao menos seis pedidos.
O tema gerou controvérsia e gerou críticas do presidente da Câmara dos Representantes, o republicano John Boehner, que disse que o "processo de aprovação (das licenças) terrivelmente lento equivale na prática a uma proibição das exportações de gás natural, algo que Vladimir Putin tem explorado com gosto para financiar suas metas geopolíticas".
Mas o governo acredita que seu boom energético já está tendo um impacto na Europa devido à maior disponibilidade de gás no mercado. Amos Hochstein, subsecretário adjunto para diplomacia energética do Departamento de Estado, disse à BBC Mundo que o fato de os Estados Unidos estarem importando muito menos permite que o gás que antes se dirigia ao mercado americano seja encaminhado a outros destinos.
Esta situação "levou mais gás alternativo, não russo, à Europa", explicou.

Abastecimento e infraestrutura

Em março, Carlos Pascual calculou que os esforços de sua equipe haviam ajudado a Ucrânia a reduzir de 90% a 60% a sua dependência de gás russo.
Outro aspecto da diplomacia energética consiste em ajudar países como a Ucrânia em temas como abastecimento e infraestrutura.
É um papel mais "indireto", explica Christian Gómez, analista do Conselho das Américas. Falando à BBC Mundo, Gómez argumentou que uma forma como Washington pode influenciar mais a Europa é cuidando para que a Ucrânia "tenha um setor energético mais transparente e orientado para o mercado".
Nesse sentido, o vice-presidente americano, Joe Biden, anunciou nesta semana em Kiev que uma comissão técnica está na região para assegurar o abastecimento de energia ao país. A visita da comissão não foi bem vista em Moscou, que a rejeitou como um sinal da "arrasadora influência" dos Estados Unidos na Ucrânia.
Washington quer também que o país importe gás natural de países como a Polônia e a Hungria e desenvolva uma nova rota de abastecimento através da Eslováquia.

HOMEM DESCOBRE TRAIÇÃO E CORTA O PRÓPRIO PÊNIS NA GRANDE NATAL,DIZ PM.


Fato aconteceu na manhã desta terça-feira (29) na cidade de Parnamirim.
Segundo hospital, ele passou por cirurgia e o estado de saúde é estável.

Do G1 RN/CBM

Um homem de 45 anos cortou o próprio pênis e os testículos na manhã desta terça-feira (29) no bairro Bela Vista, em Parnamirim, na Grande Natal. De acordo com informações do 3º Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo policiamento na região, o fato foi motivado por uma traição. Ainda segundo a PM, o homem, que trabalha com conserto de veículos, estava sob efeito de álcool. Ele passou por uma cirurgia no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, e o estado de saúde é estável.

VÍDEO MOSTRA VIGIA BALEADO DURANTE TIROTEIO EM ESCOLA DE MOSSORÓ-RN.


A coordenadora da instituição e a irmã de aluno também foram atingidos.
Caso aconteceu na tarde desta terça (29) na Escola Maristela Pinheiro.

Do G1 RN/CBM

Vídeo gravado por um estudante universitário mostra o momento em que o vigia da Escola Estadual Maristela Pinheiro, em Mossoró, foi socorrido após ser baleado no peito. A vítima tem 61 anos e é um cabo aposentado da Polícia Militar. Além dele, a coordenadora da escola, de 52 anos, e a irmã de um aluno, que tem 13 anos, também foram baleadas. Segundo a PM, os tiros foram disparados por três homens que invadiram a escola procurando por um desafeto. O caso aconteceu na tarde esta terça-feira (29). Ninguém foi preso ainda.

POLÍCIA DIVULGA FOTOS DOS SUSPEITOS DE MATAREM GERENTE DURANTE ASSALTO.

"Galeguinho" e Antônio Neto, procurados"Galeguinho" e Antônio Neto, procuradosO delegado Sandro Regys, titular da Delegacia Regional de Polícia Civil da cidade de Patu, juntamente com o comando da Polícia Militar, divulgou no último domingo as fotos de dois suspeitos de integrarem uma quadrilha que na última quinta-feira matou o gerente dos Correios, Arni Praxedes, 55, durante assalto. O policial militar O. Filho foi baleado, mas escapou.
Os acusados Livaci Muniz da Silva, 30, o"Galeguinho", e Antônio Neto, são paraibanos de Paulista e Bom Sucesso, respectivamente, e estão sendo caçados desde o dia do crime.O filho de um vereador do município de Paulista, no sertão paraibano, também está sendo procurado como suspeito de ser o quarto elemento que participou do assalto aos Correios.
Segundo o delegado Sandro Regys, as imagens dos suspeitos vão ajudar a reconhecer os elementos que poderão ainda estar na região de Patu de Fora, uma área de difícil acesso.
"Temos informações que os dois são paraibanos. 'Galeguinho' é natural da cidade de Paulista. Já o Antônio Neto é de Bom Sucesso e tem um mandado de prisão em aberto contra ele, por assalto", explicou o delegado.

LAGOSTA:EMBARCAÇÕES SERÃO RASTREADAS.

DISPOSITIVO EXIGIDO

Os pescadores devem se dirigir o quanto antes à Superintendência da Pesca até 15 de maio para agendamento


PESCA DA LAGOSTA
A medida do governo busca aumentar a segurança das embarcações de 10 a 15 metros de comprimento, dedicadas à captura da lagosta
FOTO: TUNO VIEIRA
A partir de junho, terminado o período de defeso da lagosta, embarcações dedicadas à captura do crustáceo precisarão de dispositivo específico para realizar suas atividades pesqueiras de forma regular. Para aumentar a segurança das embarcações lagosteiras, o governo federal, por meio do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), oferece e instala gratuitamente o equipamento de rastreamento. Uma fatia de 66% do total de barcos do segmento incluídos na ação e cadastrados no Ministério estão localizados no Ceará.
Segundo o MPA, a medida tem como objetivo ampliar a segurança nas embarcações entre 10 a 15 metros de comprimento, dedicadas à pesca da lagosta. O dispositivo possui uma antena que permite que a embarcação seja localizada por satélite, facilitando assim a determinação da posição geográfica caso existam problemas em alto mar. Na eventualidade de alguma situação grave ou de urgência, como alguém em risco de morte, o equipamento permitirá um socorro mais rápido e efetivo. A iniciativa do MPA está sendo realizada como parte do Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélite (Preps). O programa, além da segurança das embarcações, é voltado para o monitoramento e o controle da atividade pesqueira. Atualmente, existem cerca de 480 embarcações entre 10 e 15 metros de comprimento registradas no MPA destinadas à captura da lagosta. Aproximadamente 315 delas estão em atividade no Estado do Ceará.

CEARÁ REÚNE DIFERENTES ESTILOS DE HUMOR,DO TRAVESTIDO AO STAND UP.

TERRA DO HUMOR
Redação Diário Plus | CBM
Berço de grandes talentos humorísticos, o Ceará prova que fazer humor exige dedicação e empenho, independente do estilo adotado

Stand up
Inspirado nos comediantes norte-americanos, o stand up ganhou força em Fortaleza
DIVULGAÇÃO
Maquiagem
Apesar de o humor travestido ser o mais famoso no Ceará, outros estilos estão ganhando espaço
TUNO VIEIRA
Lailtinho
Lailtinho afirma que não há disputa entre os diferentes formatos
DIVULGAÇÃO
Berço de grandes talentos artísticos, o Estado do Ceará se destaca nacionalmente como a Terra do Humor. Chico Anysio, Renato Aragão, Tom Cavalcante, Tiririca, entre outros, são alguns dos humoristas que disseminaram a “cultura da molecagem cearense” no Brasil e no mundo. O uso de personagens caricatos faz do humor travestido um dos mais tradicionais aqui no nosso estado. Porém, outros formatos, como o humor de cara limpa e o stand up (comédia em pé), vêm ganhando a atenção dos espectadores cearenses.
Inspirado nos comediantes norte-americanos, ostand up (formato onde o comediante se apresenta em pé, geralmente só e sem caracterizações) ganhou força em Fortaleza recentemente, por volta de 2008, com Glayco Sales e LC Galetto. “Nós vimos apresentações em outras Capitais do País. Nós pensamos: por que não fazer aqui? A gente queria quebrar um pouco dos padrões do humor local, daquele humor caracterizado. Foi aí que decidimos promover o estilo aqui em Fortaleza”, afirma Glayco Sales, um dos precussores do formato na Capital.

FESTA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA 2014 EM CAMOCIM-CEARÁ VENHA E PARTICIPE.





PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA DE 03 A 13 DE MAIO.
ESTAMOS RECEBENDO DOAÇÕES PARA A CAMPANHA MÃE LEGAL.

PROGRAMAÇÃO DA FESTA 


DIA 03/05/2014 – SÁBADO 
Abertura da Festa
5h30 – Alvorada Festiva (Responsáveis terço das mulheres Café da Manhã).
6h00 – Terço Mariano
17h30 – Procissão de Abertura Saída de frente do Liceu ás 17:30hs.
19h00 – Hasteamento da Bandeira e Celebração Eucarística.
CONVIDADOS: Toda Área Pastoral Nossa Senhora de Fátima, comunidades e setores com suas respectivas bandeiras de Padroeiros.
LITURGIA E CANTOS: Polo Nossa Senhora de Fátima.


DIA 04/05/2014 – DOMINGO
18H00 – Terço dos Homens São Francisco
18h30 – 1º Novena Terço das Mulheres
19h00 – Celebração
CONVIDADOS: Legião de Maria, Mãe Rainha, Congregação Mariana, Terço dos Homens.
LITURGIA: Legião de Maria.
CANTO e SALMO: RCC


DIA 05/05/2014 – SEGUNDA-FEIRA
18h00 – Terço dos Homens de São José
18h30 – 2º Novena Terço das Mulheres
19h00 Celebração
CONVIDADOS: Ordem Franciscana Secular e Irmãs Capuchinhas.
LITURGIA E CANTO: Polo Matriz

DIA 06/05/2014 – TERÇA-FEIRA
18h00 – Terço dos Homens da Olinda
18h30 – 3º Novena Terço das Mulheres
19h00 – Celebração
CONVIDADOS: Vicentinos, Pastoral Bíblica e a Catequese e Olinda.
LITURGIA: Vicentinos
CANTOS e SALMO: Polo Olinda


DIA 07/05/2014 – QUARTA-FEIRA
18h00 – Terço dos Homens Nossa Senhora de Fátima.
18h30 – 4º Novena Terço das Mulheres
19h00 – Celebração
CONVIDADOS: Comunidades São José, Brisa do Lago e Tapete Verde, Nossa Senhora de Nazaré.
LITURGIA: Nossa Senhora de Nazaré
CANTOS e SALMO: São José.


DIA 08/05/2014 – QUINTA-FEIRA
9h00 – Adoração ao Santíssimo na capela
18h00 – Terço dos Homens de São Francisco
18h30 – 5º Novena Terço das Mulheres
19h00 – Celebração
CONVIDADOS: Apostolado da Oração e irmandade do Santíssimo.
LITURGIA E CANTO: Polo São Francisco

EM CAMOCIM-CE,FORÇA TÁTICA PRENDE ESTELIONATÁRIO DENTRO DA AGÊNCIA DO BANCO DO BRASIL.



Por volta das 10h15 da manhã de segunda-feira, 28, o gerente do Banco do Brasil de Camocim ligou para o 190 de Camocim informando que havia um homem em atitudes suspeitas dentro da agência bancária da cidade. Rapidamente uma equipe da Força Tática sob o comando do Cabo Dos Santos se deslocou até o banco e localizou o indivíduo identificado como Evaldo Costa Lima, 25 anos, natural de Parnaíba e residente na cidade de Itaiçaba. Em seu poder os policiais encontraram 11 cartões com bandeira Visa pertencentes a diversos  titulares, 05 cartões Bradesco e 03 cartões chaves.

EM MAURITI-CE:APOSENTADO MORRE APÓS SER PICADO POR CENTENAS DE ABELHAS.


Uma tragédia foi registrada nesta segunda-feira com o aposentado Francisco Gomes Feitosa, de 77 anos, que residia no Sítio Curtume na zona rural de Mauriti. Segundo familiares, ele apanhou uma foice e saiu de casa no final da tarde para cortar varas com o objetivo de fazer reparos em algumas cercas em sua propriedade. A demora incomodou os parentes que saíram à procura.
Eles chamavam por Seu Francisco e não obtinham resposta, mas não andaram muito. Ainda perto de casa e por volta das 19 horas se depararam com o corpo envolto das chamadas abelhas italianas e outras sobrevoando dentro de um matagal.