Powered By Blogger

quinta-feira, 12 de junho de 2014

POLICIAIS E MANIFESTANTES CONTRÁRIOS À COPA ENTRAM EM CONFRONTO NA LAPA NO RIO DE JANEIRO.


Segundo a PM, quatro pessoas foram detidas e levadas para delegacias diferentes da capital

FELIPE FREIRE/cbm
Rio - Policiais e manifestantes que protestavam contra a Copa do Mundo entraram em confronto na tarde desta quinta-feira, na Lapa, Região Central do Rio, após um rapaz ser preso. Objetos foram jogados nos agentes, que revidaram com bombas de efeito moral e spray de pimenta. Segundo a assessoria da Polícia Militar, quatro pessoas foram detidas e levadas para a 17ª DP (São Cristóvão), 19ª DP (Tijuca) e 21ª DP (Bonsucesso). Ainda de acordo com a corporação,  dois PMs ficaram feridos .
Logo depois, cerca de 200 pessoas foram para a estação do metrô da Carioca e, de acordo com informações da assessoria do MetrôRio, os manifestantes pretendiam seguir até Copacabana, desembarcando na estação Cardeal Arcoverde. A Polícia Militar acompanhou o grupo e, até o momento desta publicação, não há registros de confrontos entre militares e manifestantes.
A manifestação começou de forma pacífica. Cerca de 700 manifestantes iniciaram o protesto por volta das 10h30 contra a Copa do Mundo sem confrontos. Representantes de sindicatos e ativistas de diversos movimentos, inclusive black blocs e do Anonymous , seguiram pela Avenida Rio Branco em direção à Lapa, onde estavam reunidos em clima de descontração.
Protesto contra a Copa do Mundo fecha a Avenida Rio Branco
Foto:  Alessandro Costa / Agência O Dia
A Tropa de Choque acompanhava a manifestação, que até então acontecia de forma pacífica. Os acessos do metrô em frente ao Theatro Municipal e na Avenida Rio Branco com Rua Pedro Lessa foram fechados devido ao protesto.
As portas do comércio da Av. Rio Branco foram sendo fechadas a medida que os manifestantes passavam. Muitos clientes ficaram presos dentro das lojas com medo de um possível tumulto. A previsão era de que o comércio fechasse às 15h desta quinta-feira, mas por conta das passeatas, isso acabou acontecendo mais cedo. Se misturaram aos manifestantes centenas de trabalhadores que foram liberados mais cedo das empresas por conta da estreia do Brasil na Copa do Mundo . O trânsito ficou complicado na região.

VOLKSWAGEN REEDITA FUSCA DOS ANOS 70 NA VERSÃO GSR;CONFIRA AS FOTOS.

Já se vão 16 anos desde que a Volkswagen mostrou ao mundo sua interpretação moderna do velho Fusca, com o lançamento do New Beetle, em 1998. Em 2012, a segunda geração do modelo passou a ser chamada apenas de Beetle – e, no Brasil, resgatou o nome Fusca.
Mas o famoso “carrinho”, criado em 1938 e com mais de 20 milhões de unidades vendidas ao redor do globo, sempre é lembrado. Agora, a marca alemã não foi tão longe assim para buscar inspiração.
Recorreu aos anos 70 e ao tradicional 1303 S – um exemplar esportivo feito no México do clássico modelo – para criar uma versão especial e limitada do “besouro”. Batizada de GSR – Gelb Schwarzer Renner ou corredor preto e amarelo –, a configuração teve apenas 3.500 unidades produzidas. E deixa o Fusca dos tempos atuais ainda mais cheio de personalidade.
O principal chamariz do GSR é o visual. O hatch traz como cor predominante o amarelo, mas com inserções de preto no capô, teto e traseira. O carro ainda vem equipado com o pacote R-Line, que dá um toque mais esportivo ao Beetle. O kit traz novos para-choques e inclui rodas de 19 polegadas – o modelo original trazia de 15 polegadas – envoltas em pneus de perfil 235/40.
O tema bicolor também invade o habitáculo. O interior preto vem com costuras amarelas para efeitos de contraste nos bancos esportivos, volante e nas alavancas do freio de mão e câmbio. O GSR ainda pode vir com teto solar panorâmico, sistema de áudio Fender, faróis de xenon e assentos térmicos. Cada unidade é devidamente numerada e identificada por meio de uma plaquinha no volante. Se o 1303 S já inspirava esportividade em 1970 com seu modesto motor de 50 cv, a atual versão é muito mais instigante.

ÔNIBUS 174:TRAGÉDIA NO RIO DE JANEIRO COMPLETA 14 ANOS E FAMÍLIA AINDA AGUARDA INDENIZAÇÃO

O caso teve transmissão ao vivo de vários países. A morte foi mostrada ao vivo (FOTO: REPRODUÇÃO)
O caso teve transmissão ao vivo de vários países. A morte foi mostrada ao vivo (FOTO: REPRODUÇÃO)
14h, 12 de junho do ano 2000, Rio de Janeiro. Era segunda-feira, a semana começa para uns e acabava para a professora cearense Geísa Firmo Gonçalves, de 20 anos. Após cerca de cinco horas em um sequestro junto a outros reféns na linha de ônibus 174 Gávea – Central do Brasil, a cearense perdeu a vida em uma ação errada da Polícia. Na ocasião, Geísa estava sob a mira do revólver do sequestrador Sandro do Nascimento.
O caso teve transmissão ao vivo de vários países. A morte foi mostrada ao vivo. A tragédia virou filme. Geísa foi atingida por quatro tiros. O primeiro foi letal.  Já Sandro do Nascimento morreu asfixiado dentro do camburão da polícia a caminho do hospital.
Na época o advogado criminalista Delano Cruz, defendeu a família da jovem cearense e relembra os fatos que marcaram sua carreira. Ele conta que quem o chamou para defender do caso foi a irmã de Geísa, Maria Elisângela Firmou. “Ela era minha cliente e me convidou para assumir o caso, aceitei”, relembra. Segundo o advogado todo o caso envolveu grande comoção e também confusão processual. “As pessoas não estavam acostumadas a ver um sequestro sendo transmitido todo ao vivo, isso gerou emoção. Mas teve muito sofrimento por parte da família, cada um queria uma coisa. O namorado também queria receber indenização.”

JORNALISTAS DA CNN FICAM FERIDOS EM ATO CONTRA A COPA DO MUNDO.

Jornalista argentino e auxiliar técnico do SBT também ficaram machucados com estilhaços

EFE
Com R7/CBM
Jornalista da CNN fica ferida em protestoReprodução/Twitter
A rede CNN confirmou que duas jornalistas da emissora ficaram levemente feridas durante um protesto realizado nesta quinta-feira (12) contra a realização da Copa do Mundo, que começa hoje com o jogo entre Brasil e Croácia. Um jornalista argentino e um auxiliar do SBT também ficaram feridos com estilhaços de bomba. Já passa de dez o número de feridos na manifestação.
Uma das feridas foi identificada como Barbara Arvanitidis, de nacionalidade canadense e produtora da rede americana em São Paulo. A profissional cobria o protesto quando os policiais começaram a dispersar os manifestantes lançando gás lacrimogêneo e bombas de efeito moral. Arvanitidis foi atendida por voluntários presentes na manifestação e apresentava um ferimento causada por um objeto cortante no braço.
O outra ferida foi a correspondente da CNN em São Paulo, Shasta Darlington, que sofreu arranhões em consequência de uma queda durante a confusão. O protesto começou com cerca de 50 pessoas, que tentavam marchar em direção à avenida Radial Leste, principal via de acesso para a Arena Corinthians, onde será disputada a partida entre Brasil e Croácia.
Protestos
Dois confrontos entre manifestantes e PM (Polícia Mllitar) aconteceram entre o fim da manhã e o início da tarde desta quinta-feira (12), na zona leste de São Paulo. Mais de dez pessoas ficaram feridas e, ao menos, um homem foi preso.

EUNÍCIO OLIVEIRA PRESSIONA; DANILO FORTE PREGA CISÃO.


Segundo deputado, ala do PMDB pode vir a apoiar Aécio Neves ou Eduardo Campos. Enquanto isso, pré-candidato ao governo espera retribuição de Dilma por apoio em convenção
Depois de garantir a maioria dos votos do PMDB do Ceará para a manutenção da aliança com a presidente Dilma Rousseff, o senador Eunício Oliveira aumenta a pressão para que o Planalto retribua apoiando sua candidatura ao governo estadual. Se dependesse do deputado Danilo Forte (PMDB-CE), contudo, o partido seguiria com Eunício, mas contra Dilma.
“Não podemos ter uma candidata que não pode andar na rua porque é vaiada”, afirmou ontem o deputado, que na convenção nacional do PMDB, na última terça, deu um dos 275 votos contrários à continuação da parceria, oficializada por 398 votos.

“Muita gente do Ceará disse que tinha votado com a gente, que esse ciclo com o PT tinha se encerrado”, disse Danilo. Ele não quis nomear nem quantificar esses votantes. “Muita gente tem medo de perseguição política”.

Apesar do resultado da convenção, Danilo afirma que as queixas de peemedebistas em todo o Brasil com Dilma continuarão a ter consequências na formação dos palanques estaduais.

Ele, inclusive, não descarta que a ala insatisfeita do PMDB cearense, ou mesmo a totalidade do partido, venha a apoiar Aécio Neves (PSDB) ou Eduardo Campos (PSB) para presidente. “Vai depender muito da reciprocidade (do governo federal)”.

Petista
Em busca do apoio de Dilma na disputa pela sucessão do governador Cid Gomes (Pros), Eunício salientou, após a convenção, o papel do Ceará no resultado favorável à presidente e acrescentou: “Parceria, para mim, é via de mão dupla, é reciprocidade”. 

BAIXA RESERVA HÍDRICA APONTA PARA RISCO DE RACIONAMENTO DE ÁGUA NO ESTADO DO CEARÁ.

AÇUDES DO CEARÁ

Segundo a Cogerh, Ceará vive situação de alerta, pois, das 12 bacias hidrográficas, 3 são em situação muito crítica















Iguatu. Terminada a quadra invernosa (fevereiro a maio) de 2014, o Ceará enfrenta uma situação grave de reserva hídrica nos principais açudes. É o pior período de estiagem dos últimos 50 anos. O nível atual médio de acúmulo de água em 149 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) é de apenas 32,1%. Diante desse quadro, aumentou o risco de desabastecimento e de racionamento de água para as cidades mais afetadas com o baixo nível dos açudes. O Estado vive uma situação de alerta e o quadro é crítico.
A partir deste mês ocorre a redução drástica das chuvas, elevação do consumo e da evaporação no período mais quente (setembro a dezembro). Resultado: a situação tende a se agravar com aumento considerável do risco de desabastecimento de água. As chuvas no período de fevereiro a maio ficaram 23,7% abaixo da média histórica. A Funceme divulgará o balanço da quadra chuvosa de 2014 amanhã, dia 13, às 9h.
No início deste ano, o nível médio dos reservatórios era de 31,25%. O nível atual é de 32,1%, ou seja, a recarga de água que ocorreu foi consumida durante o período. No final da quadra invernosa de 2013, o acúmulo médio das bacias era 42,47%, quadro menos grave que o atual. Dos 149 açudes monitorados, 99 estão com nível abaixo de 30% e apenas três estão com volume acima de 90% (Curral Velho, em Morada Nova; Gavião, em Pacatuba; e Batalhão, em Crateús), que são reservatórios de pequeno porte.
Conforme relatório técnico da Cogerh considera que o Ceará enfrenta uma situação de alerta. De um total de 12 bacias hidrográficas, três estão em situação muito crítica (Sertões de Crateús, Curu e Baixo Jaguaribe). Outras três estão em situação crítica (Acaraú, Banabuiú e Litoral). Em alerta estão Salgado, Médio Jaguaribe, Serra da Ibiapaba, Coreaú e Metropolitanas. Apenas a Bacia do Alto Jaguaribe permanece em situação confortável. O fim da quadra invernosa deste ano apresenta uma situação mais grave do que o mesmo período de 2013. Onze bacias apresentam volume inferior e em apenas uma bacia (Salgado) o nível está mais elevado em 6%. A bacia de menor acúmulo de água é a dos Sertões de Crateús (3,35%), seguida de Curu (5,3%), e do Baixio Jaguaribe (9%). A situação mais confortável ocorre no Alto Jaguaribe (53,20%). Mesmo assim, está 4,5% inferior ao nível verificado em junho do ano passado. Os dois maiores açudes do Ceará, o Castanhão e o Orós, acumulam respectivamente 38,7% e 62%. Por meio do Eixão das Águas e do Canal do Trabalhador, há fornecimento de água para atender a demanda diária da Região Metropolitana da Capital. Na Bacia dos Sertões de Crateús os açudes estão secando: Flor do Campo em Novo Oriente acumula 2,86%; Carnaubal em Crateús, 1,87%; Jaburu II e Cupim em Independência, 1,49% e 5,39%; Colina em Quiterianópolis, 2,71. Sucesso em Tamboril, está com volume morto.
Os açudes Várzea do Boi e Trici em Tauá acumulam 0,48% e 0,66%, respectivamente. Esses índices revelam preocupação.
A barragem de Fogareiro, no município de Quixeramobim, está apenas com 10%; Serafim Dias, em Mombaça, 12%; e Banabuiú na cidade homônima, 17%. São José I em Boa Viagem registra somente 7%.
Na Bacia do Curu o quadro é muito crítico. Em Caridade, o Açude Desterro secou; em Canindé, os reservatórios Salão, São Mateus, Souza e Escuridão têm volume mínimo entre 0,35% a 3,7%. O General Sampaio acumula 8% e Pentecoste, 3,5%. Os municípios de Canindé, Quiterianópolis, Tauá e Crateús já enfrentaram no ano passado e neste ano racionamento de água. Em Quiterianópolis, houve desabastecimento total em 2013 e a população foi socorrida com fornecimento de água por meio de carros-pipas.

NOVO PROBLEMA COM TRANSPORTE ESCOLAR DOS UNIVERSITÁRIOS DE ACARAÚ-CE QUE ESTUDAM EM SOBRAL.

Um ônibus "amarelinho" da Prefeitura Municipal de Acaraú, do Programa Caminhos da Escola, que estava levando estudantes de Acaraú até Sobral para as instituições de ensino superior onde estudam, acabou quebrando nesta terça-feira, deixando os alunos ilhados temporariamente. Essa não é a primeira vez que os alunos ficam na mão.
Conforme o responsável pelo setor de Transportes da Prefeitura Municipal de Acaraú, a quem compete o transporte dos alunos no período da manhã, Dênis Oliveira, o problema foi mecânico. A correia da direção hidráulica acabou quebrando, mas o motorista levou o veículo até oficina em Sobral e poucas horas depois, os alunos acabaram retornando para Acaraú.

HOMEM É PRESO DEPOIS DE PASSAR VÁRIOS TROTES PARA A PM.


A Polícia Militar realizou a prisão de um indivíduo que realizou vários trotes para o CIOPS. A prisão aconteceu ontem (11), por volta das 23h. Informações iniciais dão conta que o suspeito realizou inúmeras ligações para o CIOPS, atrapalhando o andamento de outras ocorrências policiais. O suspeito foi conduzido à Delegacia Regional de Polícia Civil para os procedimentos legais.