Powered By Blogger

sexta-feira, 27 de junho de 2014

A SANTA MISSA DESTE DOMINGO DIA 29 DE JUNHO DE 2014.

 São Pedro e São Paulo Apóstolos, principais líderes da Igreja Cristã Primitiva
Hoje a Igreja do mundo inteiro celebra a santidade de vida de São Pedro e São Paulo apóstolos. Estes santos são considerados “os cabeças dos apóstolos” por terem sido os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva, tanto por sua fé e pregação, como pelo ardor e zelo missionários.
Pedro, que tinha como primeiro nome Simão, era natural de Betsaida, irmão do Apóstolo André. Pescador, foi chamado pelo próprio Jesus e, deixando tudo, seguiu ao Mestre, estando presente nos momentos mais importantes da vida do Senhor, que lhe deu o nome de Pedro.
Em princípio, fraco na fé, chegou a negar Jesus durante o processo que culminaria em Sua morte por crucifixão. O próprio Senhor o confirmou na fé após Sua ressurreição (da qual o apóstolo foi testemunha), tornando-o intrépido pregador do Evangelho através da descida do Espírito Santo de Deus, no Dia de Pentecostes, o que o tornou líder da primeira comunidade. Pregou no Dia de Pentecostes e selou seu apostolado com o próprio sangue, pois foi martirizado em uma das perseguições aos cristãos, sendo crucificado de cabeça para baixo a seu próprio pedido, por não se julgar digno de morrer como seu Senhor, Jesus Cristo. Escreveu duas Epístolas e, provavelmente, foi a fonte de informações para que São Marcos escrevesse seu Evangelho.
Paulo, cujo nome antes da conversão era Saulo ou Saul, era natural de Tarso. Recebeu educação esmerada “aos pés de Gamaliel”, um dos grandes mestres da Lei na época. Tornou-se fariseu zeloso, a ponto de perseguir e aprisionar os cristãos, sendo responsável pela morte de muitos deles.
Converteu-se à fé cristã no caminho de Damasco, quando o próprio Senhor Ressuscitado lhe apareceu e o chamou para o apostolado. Recebeu o batismo do Espírito Santo e preparou-se para o ministério.
Tornou-se um grande missionário e doutrinador, fundando muitas comunidades. De perseguidor passou a perseguido, sofreu muito pela fé e foi coroado com o martírio, sofrendo morte por decapitação. Escreveu treze Epístolas e ficou conhecido como o “Apóstolo dos gentios”.
São Pedro e São Paulo, rogai por nós!

PRESIDENTE DO TSE RECEBE LISTA DO TCU SOBRE GESTORES PÚBLICOS QUE TIVERAM CONTAS REJEITADAS.

 
Presidente do TSE ministro Dias Toffoli e presidente do TCU Augustos Nardes


Na tarde desta terça-feira (24), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, recebeu do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes, a relação dos cerca de 6,5 mil gestores públicos que tiveram suas prestações de contas de recursos públicos julgadas irregulares. Essa lista, que contém nomes de ocupantes de cargos eletivos, servidores públicos e ocupantes de cargos de confiança, servirá de subsídio para a aplicação da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/2010), que incluiu dispositivos na chamada Lei de Inelegibilidades (LC nº 64/1990).
A lista foi elaborada por meio de cooperação entre os órgãos de controle externo das esferas federal, estadual e municipal, e inclui os nomes, em ordem alfabética e por unidade federativa, dos administradores públicos que tiveram suas contas rejeitadas tanto pelo TCU quanto pelos Tribunais de Contas Estaduais (TCEs). A relação já está disponível para consulta noPortal do TSE e será encaminhada aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de todo o país, sendo atualizada periodicamente até as eleições de 2014.
A partir dessa listagem, partidos políticos, o Ministério Público Eleitoral (MPE), coligações e os próprios candidatos poderão submeter à Justiça Eleitoral impugnações ao registro de candidaturas de possíveis concorrentes a cargos públicos nas eleições de outubro deste ano. Segundo a Lei de Inelegibilidades, são considerados inelegíveis aqueles que tiverem suas prestações de contas rejeitadas por irregularidade insanável ou que configure ato doloso de improbidade administrativa, se assim julgados em decisão irrecorrível do órgão competente corroborada por sentença da Justiça Eleitoral. Uma vez condenado, o gestor público permanece inelegível por oito anos.

DINHEIRO TRAZIDO PARA SELEÇÃO DE GANA FOI DECLARADO À RECEITA FEDERAL DIZ EDUARDO CARDOZ

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse hoje (26), em Brasília, que o dinheiro trazido ao Brasil, ontem (25), por uma comitiva de Gana foi declarado à Receita Federal. Segundo informações da imprensa internacional, o governo ganense enviou US$ 3 milhões (cerca de R$ 6,7 milhões) para serem divididos entre jogadores e comissão técnica, que ameaçavam uma greve durante o Campeonato Mundial, caso não recebessem o pagamento.
De acordo com Cardozo, o forte aparato formado pela Polícia Militar do Distrito Federal para escoltar o dinheiro entre o Aeroporto Internacional de Brasília - Presidente Juscelino Kubitschek e o hotel onde a seleção africana está hospedada era necessário “devido à situação de risco que estava posta”.
“A informação que tivemos é que nenhum procedimento legal foi ferido. A quantia foi declarada. E, na medida em que foi declarada, nós demos proteção aos recursos para que não tivéssemos nenhum contratempo”, disse Cardozo ao participar da apresentação de um novo software que a permitirá à PF identificar criminosos estrangeiros procurados pela Interpol, assim que eles comprarem passagens aéreas ou embarcarem em um voo com destino ao Brasil.

COMEÇA HOJE PRAZO PARA MATRÍCULA DA SEGUNDA CHAMADA DO SISU.

Sisu - banner
Começa hoje (27) o prazo de matrícula para a segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que vai até 2 de julho. O resultado da segunda chamada está disponível no site do Sisu. Os candidatos que não foram selecionados podem participar da lista de espera.
O candidato selecionado deverá verificar, na instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e os procedimentos necessários. As instituições não receberão matrículas no fim de semana. Caso não cumpra o prazo, o candidato perde a vaga.  
Aqueles que não foram selecionados em nenhuma das chamadas poderão acessar o boletim pessoal no site do Sisu e clicar no botão que confirma o interesse em participar da lista de espera. Também podem integrar a lista os candidatos que foram selecionados na segunda opção de curso, mesmo os que já fizeram a matrícula.

PM É EXECUTADO NA PORTA DE CASA EM SÃO GONÇALO NO RIO DE JANEIRO.


Ele chegava em sua residência quando foi surpreendido por traficantes do local

ROBERTA TRINDADE
Rio - Lotado no Grupamento Tático Móvel (GTM) do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), o soldado Dayvid Lopes Athanázio, 23 anos, morreu após sofrer emboscada na porta de sua casa, no bairro Jardim Catarina, em São Gonçalo, na noite desta quinta-feira, dia 26 de junho. O PM chegava em casa, na Avenida Padre Vieira - entre as ruas 29 e 80 -, no Catarina Novo, quando foi surpreendido pelos traficantes do local.
Soldado Dayvid Lopes Athanázio
Foto:  Reprodução

Há pouco mais de dois anos na corporação, o soldado sequer teve tempo de reagir. Os bandidos fugiram levando a arma dele. O policial ainda foi socorrido por um tio e levado para o Hospital Estadual Alberto Torres - mais conhecido como Hospital Geral de São Gonçalo -, no Colubandê, mas não resistiu. Ele estava há dois meses no GTM, após trabalhar na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Rocinha, e completaria três anos na corporação.
Apontado pela Polícia como integrante da facção criminosa Comando Vermelho (CV) e chefe do tráfico na região, Schumaker Antonácio do Rosário, o Schumacher, 30 anos, tem ameaçado matar todos os policiais que moram no local. Horas antes da execução do soldado Athanázio, um grupo de criminosos chegou a cercar a residência de um subtenente lotado no 7º BPM (São Gonçalo) que mora na localidade conhecida como Ipuca.
O PM conseguiu ligar para o batalhão e pedir auxílio. Várias viaturas foram deslocadas com brevidade para o endereço e conseguiram chegar a tempo de resgatar o policial. Os traficantes fugiram.

REGISTROS DE VIOLAÇÕES DE DIREITOS CRESCEM 150% EM MENOS DE 10 DIAS.

CRIANÇA E ADOLESCENTE

Desde o início da Copa do Mundo, exploração do trabalho infantil e negligência ganham força na Capital

violacao dos direitos humanos
As violações incluem casos de negligência ou abandono pelos pais, trabalho infantil e abuso sexual. Os números são da Agenda de Convergência do Estado, rede formada por 41 instituições de defesa da infância e da juventude
FOTO: JOSÉ LEOMAR
Encobertos pela euforia em torno dos jogos da Copa do Mundo, as situações de violação dos direitos da criança e do adolescente em Fortaleza, que tendem a crescer durante os grandes eventos, vêm se alastrando desde o início do campeonato. No último dia 18, a Agenda de Convergência do Estado, rede formada por 41 instituições de defesa da infância e da juventude no Ceará, revelou que, em dois dias de plantão ao longo do Mundial, foram registrados 79 atendimentos a meninos e meninas da Capital vítimas de exploração, descaso, abuso e outros crimes. Agora, menos de dez dias depois, o número de casos já chega a 199, um aumento drástico de mais de 150%.
Dos 79 relatos recebidos pelos órgãos e entidades de proteção nos dias 12 e 16 de junho, 42 estavam relacionados ao trabalho infantil, nove à negligência/abandono, cinco a crianças desacompanhadas, quatro a suspeitas de abuso sexual, e um ao consumo de álcool e droga. Até esta quarta-feira (25), no entanto, a quantidade de denúncias sobre exploração do trabalho haviam subido para 91. Os casos de negligência ou abandono pelos pais totalizaram 24. Já as ocorrências de crianças desacompanhadas e de suspeitas de violência sexual foram a oito e a sete, respectivamente. O uso de álcool e outras substâncias saltou para três.
Recorrente
Segundo Antônia Lima de Sousa, promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude do Ministério Público do Ceará (MP/CE), o trabalho da Agenda de Convergência durante o mundial apenas deu maior visibilidade a situações de violação de direitos já recorrentes entre crianças e adolescentes de Fortaleza, independentemente da Copa do Mundo.
"O uso de drogas e álcool e o trabalho infantil sempre foram de conhecimento geral nos momentos em que a cidade estava voltada para algum evento recreativo. Mas agora está havendo um registro e um esforço maior para resolver essa problemática", afirma.
Pelas estatísticas, é possível perceber que a quantidade de homens e mulheres utilizando mão-de-obra dos filhos menores de idade disparou nos últimos dias e se destaca como principal forma de omissão. E, muitas vezes, conforme a promotora, o delito acontece sem que os a pais saibam que se trata de uma irregularidade. "As pessoas acham que a criança que está ajudando no serviço dos pais nas ruas ou em casa não está trabalhando, mas isso é, sim, classificado como trabalho infantil", ressalta Antônia.
Ações de busca
Tânia Gurgel, presidente da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), explica que o conjunto de instituições promoveu ações buscativas para identificar os casos de desrespeito a meninos e meninas em alguns pontos estratégicos da cidade, como a orla (Beira-Mar e Praia do Futuro), os seis terminais de ônibus, a Rodoviária Engenheiro João Thomé e o Aeroporto Pinto Martins.
Para ela, não é possível comparar o número de ocorrências registradas na Copa Mundo com aquelas do dia a dia na Capital, devido ao grande porte do evento e às mudanças na dinâmica da cidade causadas por ele. Entretanto, Tânia afirma que o montante de denúncias, até agora, se encontra dentro do esperado e que as atividades realizadas pela Agenda está sendo o diferencial. "O que temos como positivo é esse trabalho articulado. Precisamos manter essa intersetorialidade e integrar essas ações às políticas públicas", pontua.
286 denúncias em 2013
De acordo com dados da Agenda de Convergência, os 199 casos recebidos entre os dias 12 e 25 de junho, desde o início da Copa do Mundo, já estão quase superando a quantidade total de ocorrências registradas durante a Copa das Confederações do ano passado. Em todo o evento, as instituições que integram a rede também promoveram plantões de atendimento, nos quais somaram 286 relatos de desrespeito às garantias de crianças adolescentes. Faltando ainda duas semanas para o fim do mundial, os números deste ano e de 2013 estão próximos de se igualar.

PROTESTOS TERMINAM EM CONFRONTO COM A POLÍCIA EM FORTALEZA-CE.

GREVES

Manifestação no Papicu teve dois trabalhadores feridos. Já no Pecém, foi contabilizado prejuízo de R$ 25 milhões


protestos
No Papicu, a manifestação dos trabalhadores da construção civil acabou em confronto com policiais nas proximidades de um shopping
FOTO: ÉRIKA FONSECA
Grevistas e policiais militares entraram em confronto, na manhã de ontem, na Capital e Região Metropolitana (RMF). O protesto, no Porto do Pecém, dos trabalhadores que atuam na construção da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) gerou prejuízos, e 65 manifestantes acabaram detidos. No Papicu, a manifestação dos trabalhadores da construção civil acabou em confronto com policiais nas proximidades do Shopping RioMar.
Na manifestação do Pecém, que começou por volta de 8h e se encerrou somente às 11h, segundo a Polícia Militar (PM), três carros da CSP foram queimados e mais de dez veículos foram depredados, inclusive um carro autobomba-tanque (de maior porte) do Corpo de Bombeiros, causando um prejuízo de R$ 25 milhões. Dois militares do Corpo de Bombeiros e um policial do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) ficaram feridos.
Segundo a PM, os manifestantes tentaram invadir a Companhia Siderúrgica do Pecém, e a Polícia precisou intervir, agindo na "legalidade, na razoabilidade e na proporcionalidade", para restabelecer a ordem e manter a segurança.
No Papicu, um manifestante quebrou o braço e outro a perna. Ambos foram encaminhados para o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), segundo a Polícia. Um dos manifestantes foi detido durante o protesto, mas, após negociação, foi liberado no local.
Travadas
De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem do Estado do Ceará (Sintepav-CE), Raimundo Nonato Gomes, as negociações travaram há 20 dias. "Estamos tentando de tudo. Abrimos um oficio no Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE). Mas, ainda ão tivemos resultados", explicou.

BÉLGICA VENCE CORÉIA DO SUL E GARANTE LIDERANÇA DO GRUPO H EM MUNDIAL.



 um impressionante desempenho defensivo e gol de Vertonghen no final da partida, a Bélgica venceu a Coréia do Sul e garantiu, na tarde desta quinta-feira, a liderança do Grupo H da Copa do Mundo. Na Arena Corinthians, em São Paulo, o time europeu colocou time com seis reservas e jogou mais da metade do tempo com um homem a menos, mas suportou a pressão sul-coreana para triunfar por 1 a 0.om o resultado, os belgas fecham a primeira fase com nove pontos e 100% de aproveitamento. Agora, terão pela frente nas oitavas de final da Copa do Mundo os Estados Unidos, segundo colocados do Grupo G. O confronto está marcado para terça-feira, às 17h (de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador.Já a Coreia do Sul está eliminada. A equipe asiática precisava de combinação de resultados na outra partida do Grupo H, em que a Argélia empatou por 1 a 1 com a Rússia e ficou com a segunda vaga. Para os coreanos, era preciso que os argelinos não triunfassem e que a vitória sobre Bélgica tirasse três gols de diferença no saldo. Da forma como a rodada terminou, a Coréia do Sul teria de ter vencido por 4 a 1.
Jogo aberto e equilibrado
Já classificada para a segunda fase, embora não garantida na liderança do Grupo H, a Bélgica mandou a campo equipe com seis reservas, já de olho nas oitavas de final. Contra a desesperada Coréia do Sul, a partida foi aberta desde o início, embora tenha falta aos times poderio ofensivo. Aos 19min, por exemplo, Mirallas foi ao campo de ataque pela direita, invadiu a área e cruzou fechando, mas nenhum jogador belga apareceu para completar para o gol.Aos 22min, o jogador recebeu mais uma vez dentro da área e acabou travado na hora da finalização; na sobra, Mortens, livre, errou o chute e mandou por cima do gol. A resposta sul-coreana surgiu aos 28min, com chute forte de Sung-Yong da intermediária e boa defesa de Courtois.No lance seguinte, Jeong-Ho escorou para o meio da área em cobrança de escanteio, Vertonghen desviou contra a própria meta e Defour, em cima da linha, evitou o gol contra belga.Aos 42min, a Bélgica ficou com um homem a menos em campo. Defour errou o tempo ao dividir bola com Shin-Wook e, atrasado, enterrou a chuteira na caneca do sul-coreano, que havia dado carrinho. Por essa jogada, recebeu o cartão vermelho direito. Apesar disso, a Coréia do Sul não viu sua missão ficar mais fácil no final do primeiro tempo ou depois do intervalo. O sistema defensivo belga mostrou grande eficiência.
Eficiência defensiva e golpe final belga
A etapa final começou com boa jogada de Keun-Ho Lee, que recebeu passe na lateral da área, limpou a marcação e bateu para defesa de Courtois aos 7min. Aos 13min, a Bélgica chegou com forte chute de Mertens na intermediária e boa intervenção do goleiro Kim Seung-Gyu. Os coreanos chegaram até a acertar o travessão aos 14min, quando Heung-Min Son puxou contra-ataque pela direita e quase surpreendeu a todos ao tentar fazer cruzamento.Aos 23min, Mirallas cobrou escanteio da direita, Fellaini se adiantou ao marcador, mas cabeceou para fora. Conforme o tempo foi passando na Arena Corinthians, os belgas passaram a focar o contra-ataque na tentativa de garantir o empate. Assim, marcou aos 32min para definir a vitória e a liderança. Os coreanos perderam chance aos 35min, quando Keun-Ho Lee recebeu passe na área e tocou na saída de Courtois, mas errou o alvo.Hazard, destaque belga que entrou apenas no final do jogo, criou boa oportunidade aos 44min, com chute cruzado que assustou os coreanos e fez o goleiro Seung-Gyu se esticar para fazer a defesa. Já o time asiático, que nos acrésimos já tinha pouca esperança, emendou sequência de escanteios perigosos: Yong Lee quase empatou aos 46min, e, de novo, aos 48min, completando cruzamento de letra, mas Courtois fez boas defesas e garantiu a vitória.