Powered By Blogger

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

VOLUME DE CHUVAS ELEVA RISCO DE RACIONAMENTO.


Usina Hidrelétrica de Mauá/Divulgação
Para evitar corte de energia, até abril nível dos reservatórios precisa chegar a mais de 40% da capacidade de armazenamento















São Paulo - O risco de o Brasil ser obrigado a enfrentar um racionamento de energia em 2015 cresceu diante do fraco volume de chuvas registradas entre o final de janeiro e o início de fevereiro. Para que a restrição de energia não venha a se confirmar, o volume de chuvas precisará crescer consideravelmente até o final de abril, segundo projeções da consultoria PSR. De acordo com o diretor Marco Antonio Siqueira, o racionamento se tornará inevitável se a chuva acumulada entre fevereiro e abril ficar em até 70% da média histórica para o período. Os dados de fevereiro, contudo, indicam chuvas equivalentes a apenas 51% da média, de acordo com a previsão mais recente do Operador Nacional do Sistema (ONS) elétrico. 

EM CAMOCIM-CE, ÔNIBUS DO TRANSPORTE ESCOLAR É FLAGRADO NA PRAÇA DE EVENTOS DURANTE CARNAVAL


Um internauta, que por sinal é blogueiro, Mário Luiz, flagrou um ônibus do transporte escolar, do programa federal Caminhos da Escola, na Praça de Eventos (odus) na madrugada desta terça-feira por volta das 03h, durante festa de carnaval.

O Revista Camocim, através de seus leitores, já flagrou outros momentos em que os ônibus do transporte escolar foram utilizados em outros fins. 

De acordo com resolução federal 45, o ônibus deve ser utilizado exclusivamente no"transporte dos estudantes e para garantir o acesso nas atividades pedagógicas, esportivas, culturais ou de lazer previstas no plano pedagógico e realizadas fora do estabelecimento de ensino", o que não é o caso de uma festa de carnaval, que não consta como atividade desenvolvida por uma escola. Resumindo, o veiculo deveria estar na garagem e não transitando pelas ruas de Camocim em pleno carnaval.

POLÍCIA MINEIRA BUSCA BEBÊS GÊMEOS QUE DESAPARECERAM APÓS ASSASSINATO DA MÃE.

Izabella Gianvechio, que é de Uberaba, foi achada morta com tiro na nuca 

Izabella foi achada morta com tiro na nucaReprodução/Facebook
A Polícia Civil de Uberaba, no Triângulo Mineiro, procura pistas sobre o paradeiro de um casal de bebês gêmeos que estão desaparecidos. Eles têm cerca de dois meses e são filhos de Izabella Gianvechio, de 22 anos, encontrada morta no último domingo (15), na cidade de Aramina (SP), na divisa com Minas Gerais. A jovem sumiu na quinta-feira (12), depois de sair de casa com as crianças e foi executada com um tiro na nuca. Desde então, os recém-nascidos não foram mais vistos.
Pelas redes sociais, familiares e amigos acusam o suposto pai dos bebês, identificado como M.F.J. O homem, que seria empresário, casado e da cidade de Sacramento, teria tido um relacionamento extraconjugal com a vítima, que acabou ficando grávida dos gêmeos.

TRINTA AÇUDES DO CEARÁ ESTÃO COM MENOS DE 1% DE ÁGUA.

Dos 149 açudes monitorados no Ceará, 30 estão com volume abaixo de 1% da capacidade e outros 94 têm volume inferior a 30%. O dados são do Portal Hidrológico do Ceará e dos boletins da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Em setembro de 2014, eram 15 os reservatórios com volume menor que um 1%. As bacias hidrográficas em pior situação são Curu, Sertões de Crateús, Banabuiú e Baixo Jaguaribe.
Considerando a situação geral dos reservatórios, houve queda de 10 pontos percentuais no volume - passando de 29,64% em fevereiro do ano passado para os atuais 19,33%. Os dados foram coletados na última quinta-feira, 12. Para Hypérides Macêdo, especialista em Recursos Hídricos e ex-secretário Nacional do Ministério da Integração, a queda na reserva de água dos açudes cearenses corresponde ao “normal que acontece no período seco do ano de junho a janeiro. O problema maior é que a reposição em 2014 foi reduzida por conta da pouca chuva”, destaca.

CADEIA PÚBLICA DE SOBRAL: ATENÇÃO SECRETÁRIO DE JUSTIÇA DO CEARÁ!

Atenção Secretário de Justiça do Estado do Ceará: CADEIA PÚBLICA DE SOBRAL é problema para o sistema de segurança pública da maior cidade da Zona Norte. Policiais Civis relatam que constantemente são atendidos sem a devida atenção pelos serviços prestados na entrega de presos. Segundo os policiais, há uma resistência desnecessária por parte dos agentes prisionais no recebimento de presos autuados em flagrantes delito no município de Sobral. 

Com a falta de estrutura da Delegacia Regional de Policia Civil de Sobral, não existe condições dos presos permanecerem além do tempo necessário para a formalização do procedimento, visto que, após da lavratura do flagrante os autuados ficam à disposição da justiça e o local adequado é a cadeia pública de Sobral. 

DETRAN-CE APREENDE MOTO E FAZ SERTANEJO CHORAR!.

Detran-Ce e Polícia Rodoviária Estadual realizaram uma operação na cidade de Uruoca e aprenderam várias motocicletas na manhã desta segunda-feira (16/02). Um cidadão teve sua motocicleta apreendida quando transportava água para sua residência. A população fala em prioridade! O que é prioridade? Educar ou multar? 
“TENHA PIEDADE DOS URUOQUENSES GOVERNADOR ''ALÉM DE NÃO TER ÁGUA" O SENHOR MANDA TOMAR O ÚNICO MEIO DE BUSCA-LA. HOJE ESTE É O PRINCIPAL MEIO DE TRANSPORTE PARA LOCOMOÇÃO DE ÁGUA EM NOSSO MUNICÍPIO, ONDE A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DIZ QUE O CONSUMO PER CAPITA POR PESSOA É DE 180 LITROS, E QUANDO ESTE VEÍCULO É TOMADO O CIDADÃO FICA SEM TRANSPORTE E ÁGUA.VI SER TOMADO UMA MOTO COM DOIS TAMBORES DE ÁGUA NA GARUPA, ONDE O CIDADÃO JÁ CALEJADO PELA DUREZA DA VIDA DESCEU LÁGRIMAS DOS OLHOS E DISSE " AGORA QUE FAÇO PARA SUSTENTAR MINHA FAMÍLIA, JÁ QUE O ÚNICO MEIO DE TRANSPORTE QUE TINHA ERA ESTE?" 
FICA A DICA.... GOVERNADOR CAMILO SANTANA
Fonte:Uruoca Urgente

INDONÉSIA ADIA A EXECUÇÃO DO BRASILEIRO.


Paranaense Rodrigo Gularte está na fila da morte e deveria ser executado em fevereiro; família quer transferência dele para hospital psiquiátrico.

Hugo BachegaDa BBC Brasil em Londres
 Segundo imprensa local, execução de Gularte deveria ocorrer ainda neste mês  (Foto: AFP)Segundo imprensa local, execução de Gularte deveria ocorrer ainda neste mês (Foto: AFP)
A Indonésia adiou a execução de prisioneiros, inclusive do paranaense Rodrigo Muxfeldt Gularte, prevista para este mês, alegando que a prisão onde as sentenças de morte seriam cumpridas não está pronta.
Rodrigo, de 42 anos, está preso desde julho de 2004, após tentar entrar na Indonésia com 6kg de cocaína escondidos em pranchas de surfe. Ele foi condenado à morte no ano seguinte.
O porta-voz do procurador-geral da Indonésia, Tony Spontana, disse à BBC que "está quase certo" que as execuções não serão realizadas neste mês, mas não anunciou quando elas irão ocorrer. As penas de morte por fuzilamento são realizadas na ilha de Nusakambangan e, segundo ele, os preparativos se atrasaram.

NOVA IGUAÇU, RIO DE JANEIRO DESFILES DE CARNAVAL APÓS MORTES NA VILA LIGHT.


Três pessoas morreram eletrocutadas em carro alegórico.
Apresentações de segunda e terça-feira foram canceladas na cidade.

Do G1 Rio
Carro em que vítimas estavam encostou em cabo de alta tensão; parte da alegoria se quebrou (Foto: Fernanda Rouvenat / G1)Carro em que vítimas estavam encostou em cabo de alta tensão; parte da alegoria se quebrou (Foto: Fernanda Rouvenat / G1)
Os desfiles de carnaval em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, foram cancelados após acidente com um carro alegórico de uma das agremiações que deixou três mortos na Via Light na madrugada desta terça-feira (17). A alegoria encostou na rede elétrica e três homens que a conduziam morreram eletrocutados em decorrência da descarga elétrica. A Polícia Civil abriu inquérito para apurar o ocorrido.
De acordo com a prefeitura de Nova Iguaçu, o acidente ocorreu com o carro abre-alas da Escola de Samba Palmeirinha, ainda na área de armação dos desfiles. Uma das alegorias encostou em um fio de alta tensão e os três homens que conduziam o veículo para a área da concentração foram atingidos por "um choque de alta proporção".

Segundo a prefeitura, os três foram prontamentes socorridos pelas equipes do Samu, que mantinham duas ambulâncias na avenida. As vítimas foram levadas ao Hospital Geral de Nova Iguaçu, mas não resistiram e morreram pouco depois de darem entrada na unidade médica.

TECNOLOGIAS SOCIAIS SÃO AMPLIADAS NO INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ.

CONVIVÊNCIA COM A SECA
fonte:dr/cbm

Embora reconheça que a situação no Semiárido mudou, Fetraece cobra ações para universalizar os programas no Ceará

Image-0-Artigo-1798882-1
A Fetraece estima que existam cerca de 340 mil propriedades rurais no Estado, das quais 60% têm algum tipo de tecnologia social
FOTO: WILSON GOMES
Image-1-Artigo-1798882-1
O secretário de Políticas Públicas da Fetraece, José Francisco Carneiro, diz que as parcerias são fundamentais
A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece) estima que existam aproximadamente 340 mil propriedades rurais em solo cearense, somando 750 mil agricultores familiares. Cerca de 60% dos quintais produtivos têm algum tipo de tecnologia social de convivência com o Semiárido, com foco na coleta, no armazenamento e no uso sustentável da água.
A construção por parte do poder público de equipamentos como cisternas, poços, adutoras e barragens, notadamente nos últimos três anos, ajudou a amenizar os efeitos da estiagem sobre a produção, mas a realidade está longe de ser a ideal.
"Muita coisa ainda deve ser feita nesse sentido. Precisamos universalizar esses programas no Ceará, que tem 90% de seu território no Semiárido. Os investimentos na área podem ser mais sólidos, embora a situação tenha melhorado ao longo dos anos. Vale lembrar que 70% dos alimentos básicos produzidos e consumidos no mercado interno brasileiro vêm da agricultura familiar. O agronegócio, por sua vez, vende 80% do que produz no Brasil para o mercado externo. Aí está a diferença", afirma o secretário de Políticas Agrícolas da Fetraece, José Francisco de Almeida Carneiro.
Ele lembra que, desde 2012, ano em que começou a seca vivida atualmente no Ceará e na região Nordeste, ações voltadas à convivência com a estiagem começaram a ser ampliadas no Estado. Além do apoio do governo estadual, José Francisco destaca a atenção dada por organizações não governamentais aos trabalhadores rurais, que atuam em conjunto com a Fetraece.

SEPULTAMENTO DA MÃE DO EX-GOVERNADOR CID GOMES ACONTECE EM SOBRAL-CE.

Diversos políticos do Estado estão presentes

Fonte:DN
missamãecidgomes
Emocionados, familiares e amigos se despedem de Dona Mazé
WELLINGTON MACEDO
O sepultamento de Maria José Santos Ferreira Gomes, a Dona Mazé, mãe do ex-governador e ministro da Educação, Cid Gomes ocorre neste momento na cidade de Sobral. Em torno de mil pessoas, participiram da missa de corpo presente de Dona Mazé na Igreja de São Francisco. O cortejo fúnebre se desloca a pé para o cemitério São José no Centro da cidade, a 3km do Igreja. 
Além dos filhos políticos Cid, Ciro e Ivo Gomes e Lúcio e Lia Ferreira Gomes, familiares e amigos, diversos políticos do Estado participaram da missa. Na ocasião, Ciro Gomes fez um discurso agradecendo a presença de todos e o carinho da mãe por Sobral que ressaltou a vontade de ser enterrada no mesmo cemitério do marido José Euclides Ferreira Gomes.
Todos os filhos de Dona Mazé conduziram o caixão até o carro da funerária que foi fechado por Cid e Ciro Gomes. No momento, Ciro Gomes ficou bastante emocionado. 
Estiveram presentes na Igreja de São Francisco o governador Camilo Santana; o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; Zezinho Albuquerque, presidente da Assembleia Legislativa; Odorico Monteiro, deputado federal, entre outros. Muitos ex-alunos de Dona Mazé também compareceram à missa. 

IMPRENSA CEARENSE DESTACA CARNAVAL DE GRANJA-CE.


Desde que se inciou o carnaval no Ceará vários meios de comunicação vem destacando a animação realizada na Cidade de Granja.  Logo no primeiro dia de festa, sábado dia 14, o Regional do Diário do Nordeste destacou a seguinte manchete.

"Com um dos carnavais mais concorridos da zona norte do Estado, o município de Granja traz animação para as margens do rio granjeiro com mais de 10 horas de música ao vivo no "Granja Folia".

Hoje, dia 17, o  portal Ceará News destaca a quantidade de foliões:

Carnaval em Granja reúne mais de 100 mil pessoas

"O carnaval em Granja, na região Norte do Ceará, já reuniu mais de 100 mil pessoas na avenida Beiro Rio. Uma multidão lotou o corredor da folia para acompanhar o tão aguardado show das Coleguinhas Simone e Simaria e que ainda teve os shows de Karine Mitre, Banda Patrulha e encerrando a noite o Swing do Paredão.

TIROTEIO: TRÊS PESSOAS SÃO MORTAS E DUAS BALEADAS DURANTE CARNAVAL EM QUIXERÉ-CE.

Três pessoas foram mortas e duas ficaram feridas a bala durante o Carnaval do município de Quixeré, nesta segunda-feira (16). Um tiroteio na Barragem de Quixeré, onde ocorria um evento carnavalesco deixou dois mortos e dois feridos. E outra ocorrência em um bar localizado no Sítio Ilha deixou uma mulher morta e o namorado ferido.
Igor Chagas dos Santos, 21 e Rogerson de Oliveira Sales, 19. morreram durante os disparos efetuados na barragem. Igor  foi atingido com um três disparos, sendo um no pescoço, outro no peito e o último no braço esquerdo. O jovem foi encaminhado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. De acordo com a Polícia, ele respondia na Justiça a dois crimes de homicídio consumados e uma tentativa, sendo os dois primeiros em Limoeiro do Norte e a tentativa em Russas. Além de dois crimes de assalto. Já a outra vítima, Gerson, trabalhava como banconista e foi lesionado no pescoço. Ele também foi encaminhado ao hospital, mas não resistiu ao ferimento.