Powered By Blogger

domingo, 21 de dezembro de 2014

SIAMESAS SEGUEM INTERNADAS EM ESTADO GRAVE EM HOSPITAL DE GOIÂNIA-GO.


Elas respiram com a ajuda de aparelhos devido a uma pneumonia.
Unidas pelo tórax e abdômen, recém-nascidas compartilham o fígado.

Do G1 GO
Gêmeas siamesas nasceram unidas pelo tórax e abdomen em Goiânia, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Gêmeas siamesas nasceram unidas pelo tórax e
abdômen (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
As gêmeas siamesas Anny Beattriz e Anny Gabrielly, que nasceram unidas pelo tórax e abdômen, continuam internadas em estado grave no Hospital Materno Infantil (HMI) em Goiânia. A unidade de saúde informou, neste domingo (21), que elas não tiveram melhora e ainda respiram com a ajuda de aparelhos devido a uma pneumonia.
As gêmeas nasceram em 10 de dezembro e, desde então, seguem internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. Na última quarta-feira (17) elas apresentaram piora, quadro que, segundo o médico Zacharias Calil,“foi o pior desde que nasceram”.
De acordo com o pediatra, as recém-nascidas compartilham o fígado e uma delas tem má formação renal.  Um exame feito no dia 12 identificou que, ao contrário do que foi avaliado antes do nascimento, as gêmeas não dividem o coração.“Os dois corações estão muito próximos. Por isso, deu essa impressão no primeiro exame. Agora, vendo em detalhe o fluxo de sangue nas artérias do coração, foi possível ver que elas possuem os corações separados”, explicou na ocasião o médico.
A mãe das siamesas, a agricultora Iara Pereira Dourado, de 24 anos, recebeu alta do hospital no dia 12. Ela e o marido, o também agricultor Jeiel dos Santos Guedes, 25, são de Ibipeba (BA) e, atualmente, moram na casa da cunhada dela.

BEBÊ SAI ILESO DE ACIDENTE QUE DEIXOU OS PAIS GRAVEMENTE FERIDOS NA BAHIA.


Segundo polícia, colisão ocorreu após uma tentativa de ultrapassagem.
Outras duas pessoas também ficaram feridas; situação ocorreu na BR-101.

Do G1 BA
Bebê saiun ileso 2 (Foto: Danuse Cunha /Site: Itamaraju Notícias)Bebê de 11 meses é atendido após escapar de acidente que deixou oais feridos (Foto: Danuse Cunha /Site: Itamaraju Notícias)
Um casal ficou gravemente ferido após o carro em que estavam colidir com uma caminhonete, na BR-101, município de Itamaraju, localizado no sul da Bahia, por volta das 22h30 do último sábado (20). Um bebê de 11 meses, filho do casal, que também estava no carro, saiu ileso do acidente.
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), duas pessoas que estavam na caminhonete, um homem e uma mulher, também ficaram feridas. Ainda de acordo com a PRF, a caminhonete tentou ultrapassar o carro onde o casal estava, mas acabaram batendo.
Os feridos e o bebê foram encaminhados para o Hospital Municipal de Itamaraju, entretanto unidade de saúde não divulgou o estado de saúde deles.

ESTRAGOS EM LIVRAMENTO-RS PODEM TER SIDO PROVOCADOS POR MICROXPLOSÃO.


Foto feita antes de temporal mostra nuvem característica do fenômeno. 
Rajadas de vento causaram destruição e derrubaram até aerogeradores.

Do G1 RS
Temporal Santana do Livramento RS (Foto: Fabian Ribeiro/A Plateia)Foto mostra nuvem característica do fenômeno chamado de microexplosão  (Foto: Fabian Ribeiro/A Plateia)
O temporal que causou estragos no sábado (20) em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, pode ter sido um fenômeno conhecido como microexplosão e não um tornado, como relataram moradores da cidade.  

Segundo meteorologista do Climatempo, esse fenômeno provoca uma nuvem em formato de cogumelo muito parecida com a registrada na foto feita pelo jornal "A Plateia" no início do temporal. Na imagem não é possível identificar uma coluna de ar giratória, que caracterizam os tornados.

EX-GERENTE DA PETROBRAS DIZ TER ALERTADO GRAÇA FOSTER PESSOALMENTE.


Venina afirma ter denunciado irregularidades em contratos desde 2008.
Em entrevista ao Fantástico, ela fez apelo para funcionários denunciarem.

Do G1, com informações do Fantástico/CBM
Glória Maria entrevista a ex-gerente da Petrobras Venina Velosa da Fonseca; entrevista foi ao ar neste domingo (21) (Foto: Reprodução/ TV Globo)Ex-gerente da Petrobras Venina Velosa da Fonseca
falou ao Fantástico (Foto: Reprodução/ TV Globo)
A ex-gerente da Petrobras Venina Velosa da Fonseca diz que informou pessoalmente à presidente da empresa, Graça Foster, sobre irregularidades em contratos de diversos setores da companhia. Em entrevista exclusiva ao Fantástico, exibida na noite desde domingo (21), Venina contou que “percebeu que havia irregularidades” em 2008 e que, desde então, reportou problemas aos superiores, entre eles o gerente-executivo, diretores e a atual presidente. (volte a este texto daqui a pouco para ver o vídeo com a íntegra da entrevista)
A documentação com as denúncias da gerente, que está afastada, foi entregue ao Ministério Público, que investiga o escândalo de corrupção na Petrobras e que resultou na Operação Lava a Jato.
A ex-gerente diz que "vai até o fim" nas denúncias e que outros funcionários da empresa têm conhecimento das irregularidades. Ela fez ainda um apelo para que outros colegas sigam seu exemplo e também denunciem o que sabem sobre o esquema de corrupção na estatal..

Venina relata que as irregularidades na área de comunicação eram de conhecimento da então diretoria e que pagamentos por serviços não-prestados, contratos aparentemente superfaturados e negociações em que eram solicitadas comissões para as pessoas envolvidas eram formas de realizar o desvio. Segundo Venina, havia o "esquartejamento" de projetos para dificultar a fiscalização.
'Estive com Graça Foster'
"Num primeiro momento, em 2008, como gerente-executiva, eu informei ao então diretor Paulo Roberto Costa, informei a outros diretores como a Graça Foster, e em outro momento, como gerente-geral, eu informei aos meus gerentes-executivos, José Raimundo Brandão Pereira e o Abílio [Paulo Pinheiro Ramos], que era meu atual gerente-executivo. Informei ao diretor [José Carlos] Cosenza (...) Informei ao presidente [José Sérgio] Gabrielli. Informei a todas a pessoas que eu achava que podiam fazer alguma coisa para combater aquele processo que estava se instalando dentro da empresa", afirmou.

Na época, Graça Foster, atual presidente da companhia, era diretora de gás e energia. Ela assumiu o atual cargo em fevereiro de 2012.

ALIMENTOS REGIONAIS QUE CAUSAM ALERGIA.


PESQUISA
fonte:dn/cbm

Grupo de Estudos investiga a alergia aos pólens do caju, da flor de jambo, dos crustáceos e da mandioca

Image-0-Artigo-1761231-1
O Brasil possui uma das maiores biodiversidades do mundo. A mandioca, por exemplo, é usada na culinária, na produção de remédios e na indústria
FOTO: AGÊNCIA DN
Image-0-Artigo-1761764-1
As ecochefs Ciça Roxo, Teresa Corção e Flávia Quaresma integram o Instituto Maniva e o circuito de feiras orgânicas do Rio de Janeiro
FOTO: DIVULGAÇÃO
A prevalência de alergias tem crescido juntamente com a identificação de novos alérgenos, afirma a diretora da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai - regional Ceará), Dra. Fabiane Pomiecinski. Para tanto, o Grupo de Estudos de Novos Alérgenos Regionais (Genar) tem intensificado as investigações em torno de novos alérgenos no Estado, a exemplo da alergia ao pólen do caju e da flor de jambo, assim como da tropomiosina, principal alérgeno dos crustáceos.
O Genar reúne pesquisadores da Asbai, do Hospital das Clínicas de São Paulo (HC/FMUSP) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Caju e jambo
No caso do pólen do caju, explica, a escolha partiu de uma queixa comum dos pacientes com rinite, asma e conjuntivite alérgica que percebem uma piora nos sintomas nos meses de floração do cajueiro (de setembro a outubro o cajueiro se prepara para a safra que acontece nos três meses seguintes).
"Sabemos que o pólen do caju é pesado e que não é capaz de viajar longas distâncias, uma vez que sua polinização ocorre mais por meio dos insetos do que pelo vento. Porém, em Fortaleza, estamos em contato frequente e próximo com cajueiros", destaca a especialista em alergia e imunologia. Os estudos ainda estão em fase inicial, sendo uma das dificuldades encontradas o fato de os pacientes também serem alérgicos a ácaros da poeira.
Durante a Conferência Científica Internacional da WAO (World Allergy Organization), realizada no início deste mês, foi apresentado um estudo realizado pelos alunos do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza (Unifor), no qual, por meio de um questionário eletrônico, 33% dos entrevistados perceberam piora dos sintomas de rinite ou asma no segundo semestre do ano. Dra. Fabiane Pomiecinski cita o pólen da flor de jambo como sendo outro alérgeno suspeito (mas ainda sem confirmação).
Crustáceos
No caso da alergia alimentar, a médica cita um projeto desenvolvido pela Unifor em parceria com o Genar, que busca identificar a reatividade clínica com os crustáceos. "Quando um paciente é alérgico a um crustáceo, nós alergologistas orientamos que sejam excluídos todos da dieta. Porém, muitos fortalezenses referem que podem comer um e têm reação alérgica a outro. Vários pacientes têm alergia a caranguejo, mas comem camarão sem sentir nenhuma reação".

EM CAMOCIM-CE, FTA PRENDE DUPLA ARMADA A FACÃO APÓS ASSALTAR E HUMILHAR JOVENS DURANTE MADRUGADA NA PRAIA DAS BARREIRAS.

Acusados: Gato (blusa azul) e Troço
Quatro pessoas, dois homens e duas adolescentes, foram vítimas de assalto a mão armada durante a madrugada na Praia das Barreiras, em Camocim. Há tempos temos divulgado neste blog o perigo claro em transitar durante a madrugada naquela trecho que compreende a Praia das Barreiras até o Pontal do Farol, e pelo jeito as pesoas não têm se importado. Há exatamente 10 dias atrás quatro jovens também passaram uma madrugada de terror quando estavam em uma luarada durante a madrugada próximo à Praia do Farol, ocasião em que foram assaltados e seus veículos danificados. (Relembre o caso AQUI). Já na quinta-feira passada, 18, um subtenente da PM foi vítima de lesão corporal a bala quando passava em seu veículo pela Praia das Barreiras, ocasião em que foi abordado por uma dupla em uma moto que anunciou o assalto, sendo que o policial reagiu, foi baleado e também alvejou um dos bandidos. (Reveja a matéria AQUI).

MALALA 'É GUERREIRA', DIZ BRASILEIRA QUE DUBLOU DISCURSO DA PAQUISTANESA.


Yolanda, de 15 anos, vive no Capão Redondo, em SP, com a família.
Ela é a única brasileira de vídeo em homenagem a Malala que virou hit.

Do G1, em São Paulo
Yolanda Barbosa, de 15 anos, participou de vídeo feito em 12 países em homenagem a Malala (Foto: Reprodução/Plan International)Yolanda Barbosa, de 15 anos, participou de vídeo feito em 12 países em homenagem a Malala
(Foto: Reprodução/Plan International)
A estudante Yolanda Barbosa, de 15 anos, já tinha ouvido falar de Malala Yousafzai em novembro, quando foi convidada a participar de uma homenagem mundial à jovem paquistanesa que, neste mês, recebeu o Prêmio Nobel da Paz por sua defesa da educação para todas as meninas do mundo. "Mas eu não conhecia a história dela", disse ao G1 a adolescente do Capão Redondo, na periferia de São Paulo, única brasileira entre as 40 estudantes de 12 países que participaram do vídeo. Desde que ele foi publicado, as versões em inglês e com tradução para o português já foram vistas por mais de 100 mil vezes no YouTube.
Segundo Yolanda, o vídeo serve para ajudar a espalhar a história de Malala, para "poder mostrar a outras pessoas também quem ela é e o que ela fez".
Desde que sobreviveu a um atentado do Talibã, Malala Yousafzai se tornou uma das principais vozes em favor da educação de meninas em todo o mundo. No discurso, que teve trechos repetidos em inglês por Yolanda e as outras 39 garotas, Malala diz que fala "para que as [meninas] que não têm voz possam ser ouvidas" e em nome das pessoas que lutam por seu direito de ter oportunidades iguais, de viver em paz e de receber educação.

CAMPEÃO DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA É APROVADO EM PRINCETON.


Murilo Zanarella, de 17 anos, levou a medalha de 'ouro especial' na OBM.
Jovem foi para a 2ª fase da USP e Unicamp, mas mira faculdade no exterior.

Do G1, em São Paulo
Murilo Zanarella levou medalhas em 50 olimpíadas nacionais e internacionais na área de exatas (Foto: Arquivo pessoal)Murilo Zanarella levou medalhas em 50 olimpíadas nacionais e internacionais na área de exatas (Foto: Arquivo pessoal)
Desconcertado, Murilo Corato Zanarella, de 17 anos, solta uma risada tímida quando perguntado se é um viciado em olimpíadas de exatas. O jovem, que nasceu em Campinas e mora em São Paulo, já participou de 50 edições de diferentes provas de exatas, nacionais e internacionais, conquistando mais de 30 medalhas em olimpíadas do conhecimento, e acaba de ser aceito na Universidade de Princeton, em Nova Jérsei (EUA), após ter um desempenho notável em uma das provas.

EUSÉBIO VOLTA AO ALVINEGRO CEARENSE.

APÓS EMPRÉSTIMO
fonte:jogada
Image-0-Artigo-1764863-1
Eusébio, que joga de volante e de lateral-esquerdo, retorna ao Ceará após um empréstimo ao Atlético Goianiense este ano
FOTO: LUCAS DE MENEZES
Um velho conhecido da torcida alvinegra foi confirmado como integrante do elenco do Ceará para 2015. Eusébio, que estava emprestado ao Atlético/GO, foi confirmado pelo presidente do clube, Evandro Leitão, para atuar na lateral-esquerda.
"Fechamos, sim, a negociação e ele será nosso lateral-esquerdo", disse ele.
O mandatário elogiou o atleta, que está no clube desde 2011, mas que já foi emprestado duas vezes, uma para o Guarani (SP) e outra para o Atlético/GO.
"Ele está desde 2011 conosco e foi tri-campeão estadual aqui e também com o Atlético/GO este ano. Ele é sempre útil para o elenco", ressaltou.

ATAQUES A CAIXA ELETRÔNICOS DEIXAM POPULAÇÃO SEM DINHEIRO NOS MUNICÍPIOS DO CEARÁ.

EFEITO DA VIOLÊNCIA
fonte:dr/cbm

Além de ficar momentaneamente sem o equipamento, os usuários queixam-se das limitações de saque

Image-0-Artigo-1764759-1
No dia 15 passado, grupo armado explodiu caixas do Banco do Brasil de Jaguaribara e fugiu pela BR-116
FOTO: RICHARD LOPES
Image-1-Artigo-1765131-1
Image-0-Artigo-1765131-1
Image-2-Artigo-1765131-1
FOTOS: ALEX PIMENTEL
Juazeiro do Norte. Usuários do sistema bancário em diversos municípios do Ceará estão enfrentando dificuldades para realizar saques neste fim de ano. Em alguns casos, correntistas, assalariados, aposentados e pensionistas estão precisando percorrer distâncias de até 50 km para terem acesso ao dinheiro. A situação é decorrente dos assaltos e explosões a agências bancárias registrados nos últimos meses.
Somente nos primeiros quinze dias de dezembro, cerca de nove agências foram alvo de ações de bandidos. Os delitos praticados pelos criminosos vão desde tentativas de roubo com uso de explosivos a realização de assaltos com reféns. Os casos mais graves aconteceram nos municípios São Gonçalo do Amarante, Jardim e Jaguaribara, onde não há previsão para retorno do funcionamento das agências.
Levantamento
Um Relatório de Ataques a Bancos elaborado pelo Sindicato dos Bancários do Ceará revela que, até agora, 82 ações delituosas foram praticadas contra instituições bancarias no Estado. Deste total, 67 casos ocorreram em municípios do Interior, enquanto que os outros 15 casos foram praticados em Fortaleza. Além dos problemas nas agências bancárias, usuários do sistema também estão tendo problemas com a falta de dinheiro em Postos de Atendimento (PA) e com o fechamento de correspondentes bancários, que afirmam também estarem temerosos com a crescente onda de violência.
Em Jardim, na região do Cariri, a falta de operações financeiras pela agência do Banco do Brasil tem trazido transtornos à população. No início do mês, um grupo armado explodiu, durante a madrugada, a agência do município. Na ocasião, os ladrões levaram dois caixas eletrônicos usando uma caminhonete. Durante a ação, uma parte da quadrilha se dirigiu ao destacamento policial da cidade na tentativa de render os agentes de plantão. Não houve trocas de tiros, e os bandidos conseguiram fugir sem serem identificados.
Conforme o administrador Odailton Carlos, cliente da instituição, a falta de locais para saques acaba ocasionando prejuízos inúmeros às pessoas. "O maior número de correntistas da cidade de Jardim possui contas na agência do Banco do Brasil do município. Não justifica que não haja um caixa funcionando na Cidade para que operações possam ser realizadas. Isso acaba ocasionando muitos prejuízos à população", afirmou.

TÍTULO FICA NA SERRA DA IBIAPABA.

COPA TV VERDES MARES
FONTE:JOGADA

Jogando em seus domínios, equipe do Tianguá se sagra campeã ao bater o Horizonte nos pênaltis

Futsal
Além de se juntar ao selecionado de Maranguape – vencedor no ano passado –no rol dos campeões da competição, o Tianguá receberá uma premiação de R$ 10 mil pela conquista obtida no Ginásio Carlos Jereissati
FOTO: ZÉ ROSA FILHO
Jogando em casa e contando com o apoio da torcida inflamada que lotou o Ginásio Carlos Jereissati, o Tianguá fez história e superou o selecionado de Horizonte na final da II Copa TV Verdes Mares de Futsal na manhã deste sábado. O título só veio nas cobranças de pênaltis, após jogo equilibrado que terminou em 3 a 3 no tempo regulamentar. A finalíssima foi transmitida ao vivo pela TV Verdes Mares.

Com a conquista, o Tianguá se junta ao Maranguape na lista de campeões da competição, que tradicionalmente encerra o calendário da temporada de futsal. Pelo título, além do troféu, o selecionado ainda embolsou a quantia de R$ 10 mil.

O jogo

Mesmo jogando fora de casa, foi o Horizonte que tomou a iniciativa do jogo. Após a pressão inicial, porém, a seleção de Tianguá passou a arriscar chutes de longe, explorando as habilidades de linha do goleiro Lambão.

Mas o primeiro gol tardou a sair. Aos 12, Paulo Victor recebeu pela esquerda e mandou, de primeira, para o fundo da rede horizontina. Na sequência, o Galo respondeu com Hugo, que carimbou o poste adversário em mais uma tentativa sem êxito.