Powered By Blogger

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

A SANTA MISSA DESTA SÁBADO DIA 29/09/2012.


— Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e RafaelFAÇA UMA DOAÇÃO AO NPDBRASIL...

Com alegria, comemoramos a festa de três Arcanjos neste dia: Miguel, Gabriel e Rafael. A Igreja Católica, guiada pelo Espírito Santo, herdou do Antigo Testamento a devoção a estes amigos, protetores e intercessores que do Céu vêm em nosso socorro pois, como São Paulo, vivemos num constante bom combate. A palavra "Arcanjo" significa "Anjo principal". E a palavra "Anjo", por sua vez, significa "mensageiro".

São Miguel
O nome do Arcanjo Miguel possui um revelador significado em hebraico: "Quem como Deus". Segundo a Bíblia, ele é um dos sete espíritos assistentes ao Trono do Altíssimo, portanto, um dos grandes príncipes do Céu e ministro de Deus. No Antigo Testamento o profeta Daniel chama São Miguel de príncipe protetor dos judeus, enquanto que, no Novo Testamento ele é o protetor dos filhos de Deus e de sua Igreja, já que até a segunda vinda do Senhor estaremos em luta espiritual contra os vencidos, que querem nos fazer perdedores também. "Houve então um combate no Céu: Miguel e seus anjos combateram contra o dragão. Também o dragão combateu, junto com seus anjos, mas não conseguiu vencer e não se encontrou mais lugar para eles no Céu". (Apocalipse 12,7-8)

São Gabriel
O nome deste Arcanjo, citado duas vezes nas profecias de Daniel, significa "Força de Deus" ou "Deus é a minha proteção". É muito conhecido devido a sua singular missão de mensageiro, uma vez que foi ele quem anunciou o nascimento de João Batista e, principalmente, anunciou o maior fato histórico: "No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré... O anjo veio à presença de Maria e disse-lhe: 'Alegra-te, ó tu que tens o favor de Deus'..." a partir daí, São Lucas narra no primeiro capítulo do seu Evangelho como se deu a Encarnação.

São Rafael
Um dos sete espíritos que assistem ao Trono de Deus. Rafael aparece no Antigo Testamento no livro de Tobit. Este arcanjo de nome "Deus curou" ou "Medicina de Deus", restituiu à vista do piedoso Tobit e nos demonstra que a sua presença, bem como a de Miguel e Gabriel, é discreta, porém, amiga e importante. "Tobias foi à procura de alguém que o pudesse acompanhar e conhecesse bem o caminho. Ao sair, encontrou o anjo Rafael, em pé diante dele, mas não suspeitou que fosse um anjo de Deus" (Tob 5,4).

São Miguel, São Gabriel e São Rafael, rogai por nós!

SANTOS MIGUEL, GABRIEL E RAFAEL
(BRANCO, GLÓRIA PREFÁCIO DOS ANJOS – OFÍCIO DA FESTA)
Antífona da entrada: Bendizei ao Senhor, mensageiros de Deus, heróis poderosos que cumpris suas ordens sempre atentos á sua palavra (Sl 102,20).
Oração do dia
Ó Deus, que organizais de modo admirável o serviço dos anjos e dos homens, fazei sejamos protegidos na terra por aqueles que vos servem no céu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura (Daniel 7,9-10.13-14)
Leitura da profecia de Daniel.
7 9 Continuei a olhar, até o momento em que foram colocados os tronos e um ancião chegou e se sentou. Brancas como a neve eram suas vestes, e tal como a pura lã era sua cabeleira; seu trono era feito de chamas, com rodas de fogo ardente.
10 Saído de diante dele, corria um rio de fogo. Milhares e milhares o serviam, dezenas de milhares o assistiam! O tribunal deu audiência e os livros foram abertos.
13 Olhando sempre a visão noturna, vi um ser, semelhante ao filho do homem, vir sobre as nuvens do céu: dirigiu-se para o lado do ancião, diante de quem foi conduzido.
14 A ele foram dados império, glória e realeza, e todos os povos, todas as nações e os povos de todas as línguas serviram-no. Seu domínio será eterno; nunca cessará e o seu reino jamais será destruído.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmo responsorial 137/138
Perante os vossos anjos, vou cantar-vos, ó Senhor!
Ó Senhor, de coração eu vos dou graças,
porque ouvistes as palavras dos meus lábios!
Perante os vossos anjos vou cantar-vos
e ante o vosso templo vou prostrar-me.
Eu agradeço vosso amor, vossa verdade,
porque fizestes muito mais que prometestes;
naquele dia em que gritei, vós me escutastes
e aumentastes o vigor da minha alma.
Os reis de toda a terra hão de louvar-vos
quando ouvirem, ó Senhor, vossa promessa.
Hão de cantar vossos caminhos e dirão:
"Como a glória do Senhor é grandiosa!"
Aclamação do Evangelho
Aleluia, aleluia, aleluia.
Bendizei ao Senhor Deus, os seus poderes, seus ministros que fazeis sua vontade! (Sl 102,21)

Evangelho (João 1,47-51)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, 1 47 Jesus vê Natanael, que lhe vem ao encontro, e diz: "Eis um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade".
48 Natanael pergunta-lhe: "Donde me conheces?" Respondeu Jesus: "Antes que Filipe te chamasse, eu te vi quando estavas debaixo da figueira".
49 Falou-lhe Natanael: "Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel".
50 Jesus replicou-lhe: "Porque eu te disse que te vi debaixo da figueira, crês! Verás coisas maiores do que esta".
51 E ajuntou: "Em verdade, em verdade vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem".
- Palavra da Salvação.
- Glória a Vós, Senhor!
Sobre as oferendas
Nós vos apresentamos, ó Deus, com nossas humildes preces, estas oferendas de louvor; fazei que, levadas pelos anjos à vossa presença, sejam recebidas com agrado e obtenham para nós a salvação. Por Cristo, nosso Senhor.
Prefácio próprio: A glória de Deus manifestada nos Anjos
Na verdade, justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em toda parte, e não cessar de engrandecer-vos, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso. É a vós que glorificamos ao louvarmos os anjos, que criastes e que foram dignos do vosso amor. A admiração que eles merecem nos mostra como sois grande e como deveis ser amado acima de todas as criatura. Pelo Cristo, vosso filho e Senhor nosso, louvam os anjos a vossa glória, as dominações vos adoram e, reverentes, vos servem potestades e virtudes. Concedei-nos também a nós associar-nos à multidão dos querubins e serafins, cantando (dizendo) a uma só voz...
SANTO...
Antífona da comunhão: Graças vos dou, Senhor, de todo o coração, na presença dos anjos eu vos louvo (Sl 137,1).
Depois da comunhão
Alimentados na força do pão do céu, dai-nos, ó Deus, sob a proteção dos vossos anjos, progredir no caminho da salvação. Por Cristo, nosso Senhor.
Santo do Dia / Comemoração (SANTOS MIGUEL, GABRIEL E RAFAEL)
O mês de setembro tornou-se o mais festivo para os cristãos, pois a Igreja unificou a celebração dos três arcanjos mais famosos da história do catolicismo e das religiões - Miguel, Gabriel e Rafael - para o dia 29 de setembro, data em que se comemorava apenas o primeiro.
Esses três arcanjos representam a alta hierarquia dos anjos-chefes, o seleto grupo dos sete espíritos puros que atendem ao trono de Deus e são seus "mensageiros dos decretos divinos" aqui na terra.
Miguel, que significa "ninguém é como Deus", ou "semelhança de Deus", é considerado o príncipe guardião e guerreiro, defensor do trono celeste e do Povo de Deus. Fiel escudeiro do Pai Eterno, chefe supremo do exército celeste e dos anjos fiéis a Deus, Miguel é o arcanjo da justiça e do arrependimento, padroeiro da Igreja Católica. Costuma ser de grande ajuda no combate contra as forças maléficas. É citado três vezes na Sagrada Escritura, que narramos na sua página. O seu culto é um dos mais antigos da Igreja.
Gabriel significa "Deus é meu protetor" ou "homem de Deus". É o arcanjo anunciador, por excelência, das revelações de Deus e é, talvez, aquele que esteve perto de Jesus na agonia entre as oliveiras. Padroeiro da diplomacia, dos trabalhadores dos correios e dos operadores dos telefones, comumente está associado a uma trombeta, indicando que é aquele que transmite a Voz de Deus, o portador das notícias. Na sua página, descrevemos com detalhes as suas aparições citadas na Bíblia . Além da missão mais importante e jamais dada a uma criatura, que o Senhor confiou a ele: o anúncio da encarnação do Filho de Deus. Motivo que o fez ser venerado, até mesmo no islamismo.
Rafael, cujo significado é "Deus te cura" ou "cura de Deus", teve a função de acompanhar o jovem Tobias, personagem central do livro Tobit, no Antigo Testamento, em sua viagem, como seu segurança e guia. Foi o único que habitou entre nós, passagem que pode ser lida na página dedicada a ele. Guardião da saúde e da cura física e espiritual, é considerado, também, o chefe da ordem das virtudes. É o padroeiro dos cegos, médicos, sacerdotes e, também, dos viajantes, soldados e escoteiros.
A Igreja Católica considera esses três arcanjos poderosos intercessores dos eleitos ao trono do Altíssimo. Durante as atribulações do cotidiano, eles costumam aconselhar-nos e auxiliar, além, é claro, de levar as nossas orações ao Senhor, trazendo as mensagens da Providência Divina. Preste atenção, ouça e não deixe de rezar para eles.

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO
1. A Superação de barreiras
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)
Essa experiência profunda com Jesus Cristo, o Filho de Deus, não acontece em um passe de mágica, Jesus não é como uma Jiboia, cobra que costuma hipnotizar o roedor, atraindo-o ao seu alcance para abocanhá-lo. Ao contrário, ele nos propõe, nos chama, mas sempre respeita as nossas decisões, afinal quer nos fazer livres e não escravos...
Na nossa Vida somos marcados por muitos preconceitos, de cor, de etnias, de raça, e até de religião, não podemos permitir que esses preconceitos nos impeçam de conhecer Jesus e de fazer com ele essa experiência tão necessária para descobrir quem somos, e encontrarmos a nossa realização como pessoa humana, Filhos e Filhas do Pai Eterno.
Natanael era um bom cristão, porém muito fechado em seu grupo, sua comunidade, sua igreja, costumava meditar a Palavra de Deus em baixo de uma Figueira, então isso significa que ele buscava a Deus de coração sincero e quando isso acontece, Jesus nos encontra primeiro, a iniciativa é sempre dele.
Filipe anunciou Jesus a Natanael, mas quando este soube da sua origem, Nazaré, colocou objeção para fazer a experiência. A Vila de Nazaré tinha de tudo e sua fama, nos meios religiosos, não era lá muito boa, era quase que impossível que de Nazaré viesse um Profeta poderoso.
Mas Natanael não se deixou prender a esse preconceito, aceitou o convite de Filipe "Vem e vê" e na comunidade Natanael conheceu Jesus e ali deu o seu testemunho, tornando pública a sua Fé "Tu és o Filho de Deus, Tu és o Rei de Israel...".
O texto mais uma vez evidencia a importância da Comunidade, como lugar teológico para se fazer a experiência de Deus manifestado em Jesus. Para tanto é necessário superar dificuldades, desafios e preconceitos, para se viver a comunhão em Cristo e com os irmãos e irmãs.
Quem não participa de uma comunidade cristã, porque não consegue superar os desafios e preconceitos para se viver a comunhão, nunca verá o Céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem. Só vê o Céu aberto quem aceita viver a comunhão com a Igreja Santa e Pecadora, vivendo o amor fraterno junto aos irmãos e irmãs.
O egoísmo fecha-NOS as portas do céu, e anula qualquer possibilidade de experimentar Deus em nossa vida.
2. O homem sem falsidade
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)
Este diálogo entre Jesus e Natanael se dá na ocasião em que Jesus convida seus primeiros discípulos, junto a João Batista.
Natanael é um israelita fiel à tradição da Lei. A fala de Jesus, "quando estavas debaixo da figueira, eu te vi", parece remeter ao profeta Zacarias: "Naqueles dias convidar-vos-ei uns aos outros debaixo da figueira..." (Zc 3,10). Natanael vê Jesus na perspectiva do poder. "Filho de Deus" era um título que faraós, imperadores e reis costumavam atribuir a si mesmos.
"Rei de Israel" é uma alusão a Davi, origem da expectativa messiânica. Jesus descarta estes títulos e proclama-se o Filho do Homem, que exprime simples condição humana. Este Filho do Homem não vem sobre as nuvens, como na visão de Daniel (Dn 7,13), mas encontra-se na terra, e sobre ele sobem e descem os anjos de Deus, como no sonho de Jacó, no qual a terra lhe é dada como herança (Gn 28,10-17).
Jesus, Filho do Deus de amor, é a presença e comunicação de Deus aos homens e mulheres, na terra e em todos os tempos.
Oração
Pai, leva-me a conhecer, cada vez mais profundamente, a identidade de teu Filho Jesus, e a fazer-me discípulo dele, de modo a compartilhar sua missão.
3. SUPERANDO OS PRECONCEITOS
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).
Os primeiros discípulos foram obrigados a superar a barreira dos preconceitos para poder acolher Jesus como Messias e se tornar seus seguidores. Natanael não podia aceitar que de Nazaré, cidade mal-afamada, pudesse sair algo de bom, muito menos um Messias. A pecha de nazaretano desdobrava-se num rosário de outras evocações tomadas como negativas. Ele era pobre, de família sem prestígio, um indivíduo sem expressão moral ou cultural. Enfim, um desclassificado.
Pela insistência de Filipe, Natanael se predispôs a ir ver Jesus. Seu preconceito contrastou com a idéia altamente positiva que Jesus tinha a respeito dele. Jesus considerava-o um israelita íntegro, sem dolo nem fingimento. Em outras palavras, um indivíduo em cuja palavra se podia inteiramente confiar. O próprio Jesus confiou nele e lhe fez uma solene revelação.
A atitude de Jesus deixou Natanael desarmado, levando-o a abrir mão de seus preconceitos. Numa atitude própria de discípulo, Natanael reconheceu Jesus como um Rabi, ou seja, mestre, digno de veneração e respeito. Reconheceu-o, também, como Filho de Deus, cuja origem superava as possibilidades humanas, fazendo dele mais do que um simples filho de José da Galiléia. Reconheceu-o, ainda, como Rei de Israel, o Messias que reavivaria a esperança no coração do povo. Logo, de Nazaré também podia sair coisa boa.
Oração
Senhor Jesus, eu me ponho diante de ti, sem preconceitos, desejando conhecer-te como o Messias de Deus.fonte:NPD Brasil/camocim belo mar blog

FESTA DE SÃO FRANCISCO EM CAMOCIM-CE 2012.VENHA VOCÊ TAMBÉM FAZER PARTE DESTA FASTA.


FESTA DE SÃO FRANCISCO EM CAMOCIM-CE 

Senhor,fazei de mim instrumento de vossa paz!

Tema: “São Francisco chamado pela fé a acolher os enfermos na caridade"!

DE 24 DE SETEMBRO À 04 DE OUTUBRO DE 2012.
 
DIA 27/09 (quinta)3ª NOVENA
09:00 - Adoração ao Santíssimo Sacramento.
18:00 - Terço Mariano - Terço dos Homens - Polo Nossa Senhora de Fátima.
18:45h – 3ª Novena
19:00h – Celebração Eucarística
Convidados: pólo do Cruzeiro, Vicentinos e catequese.
Leituras: Catequese e Vicentinos.
Liturgia Diária.
DIA 28/09 (sexta): 4ª NOVENA
18:00h - Terço Mariano - Terço dos Homens -Polo São Francisco
18:45h – 4ª Novena
19:00h – Celebração Eucarística
Convidados: Pólo São Pedro, Coral Raio de Luz,Pastoral da Criança  e Pastoral Vocacional.
Cânticos e Salmos: Coral Raio de Luz
Leituras: Polo São Pedro
Liturgia Diária.
DIA 29/09 (sábado): 5ª NOVENA
06:00h - Ofício de Nossa Senhora.
18:00h - Terço Mariano - terço dos Homens - polo São José
18:45h – 5ª Novena
19:00h – Celebração Eucarística
Convidados: RCC,JUCA,ECC,Irmandade do Santíssimo Sacramento.
Cânticos e Salmos: RCC
Liturgia Diária.
 
DIA 30/09 (domingo): 6ª NOVENA
10:00h - Batizados
18:00h - Terço Mariano - Terço dos Homens -Polo Nossa Senhora de Fátima.
18:45h – 6ª Novena
19:00h – Celebração Eucarística
Convidados: Pastoral Bíblica (Círculos Bíblicos) e Área Missionária.
Leituras: Pastoral Bíblica
Jornal Dominical.

DIA 01/10 (segunda): 7ª NOVENA
18:00h - terço mariano -Todos os  Terços dos homens.
18:45h – 7ª Novena
19:00h – Celebração Eucarística
Convidados: Polo Matriz,Mensageiros de Lourdes e Terço dos Homens.
Cânticos e Salmo: Polo Matriz
Leituras: Mensageiros de Lourdes e Terço dos Homens.
Liturgia Diária.
DIA 02/10 (terça): 8ª NOVENA
18:00 h – Terço Mariano - Terço dos Homens -Polo São Francisco
18:45h – 8ª Novena
19:00h – Celebração Eucarística
Convidados : Pólo São José, Pólo Área Missionária Nossa Senhora de Fátima, Tapete Verde,Brisa do Lago e Flamengas.
Cânticos e Salmos : Polo São José
Leituras: Polo Nossa Senhora de Fátima
Liturgia Diária.
 
DIA 03/10 (quarta ): 9º NOVENA
18:00h - Terço Mariano - Terço dos Homens - Polo São José e Polo Nossa Senhora de Fátima.
18:45h – 9ª Novena
19:00h – Celebração Eucarística
Convidados:, Irmãs Capuchinhas,Ordem Terceira Franciscana e JUFRA.
Leituras: Irmãs Missionárias Capuchinhas e JUFRA.
Cânticos e Salmo: Apóstolos de Cristo.
 
DIA 04/10 (quinta): FESTA DE SÃO FRANCISCO
09:00h – Missa Solene da festa
17:00h – Procissão saindo de frente da Igreja Matriz
18:00h – Missa de encerramento da Festa, bênção, Arreamento da Bandeira.
Fonte:Igraja de são francisco/camocim belo mar blog. PARÓQUIA BOM JESUS DOS NAVEGANTES-DIOCESE DE TIANGUÁ-CE.

A MISS CEARÁ PARTICIPA AMANHÃ DO MISS BRASIL 2012.


Hoje é o dia do nervosismo maior para as candidatas. É a véspera do 'vamos ver'! Representantes dos diversos Estados brasileiros estão reunidas em Fortaleza (Ceará) onde vai ser realizado o maior concurso de beleza do país: "Miss Brasil 2012". Palpites e apostas correm aos montes pelas redes sociais.
A Miss Paraná 2012, Alessandra Bernardi, de Palotina, também estará na disputa. Alessandra tem 20 anos, 1,73 metros de altura, 58 quilos e é acadêmica do curso de medicina. Para a miss, a palavra "simplicidade" é a que a resume. Mas este ano uma candidata está conseguindo concentrar um pouco a preferência geral: Kelly Fonseca, Miss Rio Grande Do Norte 2012.
Desta vez foi driblada totalmente a costumeira supremacia das misses da região sudeste e sul - o Rio Grande do Sul é um dos Estados que lideram o concurso nacional: por volta de 13 gaúchas já foram eleitas Miss Brasil. Estudante de jornalismo, 23 anos, 1,80 metros de altura, Kelly se diz preparada para enfrentar o dia D, sem carregar nenhum peso de favoritismo sobre os seus ombros.
"O fato de eu já ter participado de concursos de beleza pode me ajudar por eu já saber como é, mas não quer dizer que eu vá ganhar", afirma com tranquilidade aparente a moça da cidade de Guamaré (RN). Não tão festejada quanto a sua colega, nem por isso menos forte candidata, aparece do outro lado do país a bela Gabriela Markus, Miss Rio Grande do Sul 2012, graduada em Engenharia de Alimentos pela UFRGS - também 23 anos, também 1,80 metro de altura. Ela vem da cidade de Teutônia, interior do RS.
"A responsabilidade é muito grande, pelo histórico das misses do sul... Eu vou dar o meu melhor para trazer o bi-campeonato, já que a atual Miss Brasil é a nossa gaúcha Priscila Machado", declarou a moça que se confessa 'gremista' roxa! Do sudeste destaca-se a polêmica que envolve a Miss Rio de Janeiro 2012, Rayanne Morais, 24 anos, então noiva do cantor Latino.
Representando Armação dos Búzios (RJ), a moça foi eleita Miss Rio de Janeiro sob protestos de suas colegas e vaias do público presente ao concurso. Tudo porque ela na verdade é mineira e já fora eleita Miss Minas Gerais 2009, tendo ficado em segundo lugar no Miss Brasil daquele ano.
A coordenadora do concurso fluminense afirmou não haver nenhuma rixa entre as candidatas e que Rayanne tem todo direito de representar o Rio de Janeiro porque já mora lá há três meses. Vai que a moça já tem a alma carioca?! O concurso Miss Brasil 2012 será realizado no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza - depois de mais de dez anos feito apenas no eixo Rio-São Paulo.
E a prata da casa? É Milena Ferrer, 20 anos, eleita Miss Ceará 2012 representando Guaraciaba do Norte. A moça sofreu um 'sequestro-relâmpago' recentemente, no qual, ameaçada por dois homens armados, foi obrigada a sacar R$ 6 mil da sua conta bancária, além de ser forçada a fazer algumas compras para os marginais. Por sorte, depois do terrível susto, Miss Ceará foi solta duas horas depois sem nenhum ferimento. Tá pensando que vida de miss é fácil?!
Pois amanhã (29) à noite, às 22h15, com transmissão ao vivo pela Band, direto do Centro de Eventos do Ceará, elas terão que necessariamente deixar todas essas questões pessoais de lado e caminhar rumo ao objetivo maior: ser eleita a mulher mais bela do Brasil. Pois que vença a mais bela!