Powered By Blogger

domingo, 13 de julho de 2014

A IGREJA CATÓLICA NO BRASIL.


A Igreja Católica está presente na história brasileira desde a chegada dos portugueses, contribuindo para a formação cultural, artística, social e administrativa do país.

Você já se perguntou por que a maioria das cidades brasileiras foi construída em volta de uma igreja? Ou por que grande parte dos feriados é dedicada a santos? Para tentar responder a estas questões, é necessário entender a influência religiosa católica no Brasil. Ainda no começo do século XXI, dentre as religiões professadas pela população brasileira, oCatolicismo continua a ter o maior número de seguidores entre os habitantes do país. Tal predominância é decorrente da presença da Igreja Católica em toda a formação histórica brasileira.
A chegada de membros do clero católico ao território brasileiro foi simultânea ao processo de conquista das terras do Brasil, já que o reino português tinha estreitas relações com a Igreja Católica Apostólica Romana. A missa celebrada na chegada de Pedro Álvares Cabral, em 1500, foi imortalizada por Victor Meirelles no quadro Primeira Missa no Brasil. A presença da Igreja Católica começou a se intensificar a partir de 1549 com a chegada dos jesuítas da Companhia de Jesus, que formaram vilas e cidades, cujo caso mais célebre é a cidade de São Paulo.
O quadro de Victor Meirelles retrata a influência da Igreja Católica desde o início da conquista dos territórios brasileiros
O quadro de Victor Meirelles retrata a influência da Igreja Católica desde o início da conquista dos territórios brasileiros
Vários outros grupos de clérigos católicos vieram também à colônia portuguesa com a missão principal de evangelizar os indígenas, como as ordens dos franciscanos e dos carmelitas, levando a eles a doutrina cristã. Esse processo se interligou às próprias necessidades dos interesses mercantis e políticos europeus no Brasil, como base ideológica da conquista e colonização das novas terras. As consequências foram o aculturamento das populações indígenas e os esforços no sentido de disciplinar, de acordo com os preceitos cristãos europeus, a população que aqui habitava, principalmente através de ações educacionais.
Nas artes, a mais notória contribuição da Igreja Católica na história do Brasil foram as produções artísticas barrocas, que tiveram como principal expoente o artista plástico Aleijadinho. Essas obras podem ser encontradas nas cidades de Salvador, Diamantina, Ouro Preto, Recife e Olinda. Por outro lado, o contato do catolicismo com as religiões africanas produziu sincretismos religiosos, uma mescla das religiões que originou o candomblé, por exemplo.

O PROGRAMA SILVIO SANTOS TERÁ NO PALCO LUIZ RICARDO,MARCELO AUGUSTO,E OUTROS MAIS.

No Programa Silvio Santos deste domingo, 13 de julho, Luis RicardoMara Maravilha,Marcelo AugustoSimonyRafael Ilha e Jackeline Petkovic irão participar do "Não Erre a Letra". Famosos por terem feito sucesso na década de 90, os artistas terão que mostrar que entendem tudo de música no game musical comandado por Silvio.


Foto: Roberto Nemanis/SBT

No quadro "Jogo dos Pontinhos", os participantes Helen GanzarolliLívia AndradeCabrito TevezFlor e Carlinhos Aguiar terão a participação especial de Alexandre Frota para responder as perguntas feitas pelo patrão.

E ainda: Câmeras Escondidas, Os Velhinhos se Divertem e Nada Além de Um Minuto.

Confira as melhores frases do “Não Erre a Letra”:
• Luís Ricardo, o que você tá fazendo aqui? (Silvio brinca com Luís)
• Mudei. Meu nome agora é “Pinguim” porque eu não saio da geladeira. (Luís brinca com Silvio)
• Fechou o “Baú” e você perdeu o emprego? (Silvio brinca com Luís)
• Perdi, mas ainda estou com você. São 35 anos ao seu lado. (Luís brinca com Silvio)
• Mas precisa colocar uma roupa cobrindo tudo? (Silvio brinca com Mara)
• Mas eu estou “Mara”, eu me sinto bem assim. (Mara brinca com Silvio)
• Ela vai ser pastora... Sabe pregar? (Silvio brinca com Mara)
• Olha, eu prego... (Mara brinca com Silvio)
• Dá um martelo para ela então! (Silvio brinca com Mara)
• Ele ainda existe? O SBT contratou ele? Então agora é assim, igual o Luís Ricardo que é contratado, não faz nada e ganha. O que que ele faz? (Silvio brinca com Marcelo Augusto)
• Vou fazer, vou fazer em breve. (Marcelo Augusto para Silvio)

PANTANAL MATO-GROSSENSE.

O ecossistema do Pantanal Mato-Grossense
O ecossistema do Pantanal Mato-Grossense

O território que compreende o Pantanal Mato-Grossense é considerado a maior planície de inundação do planeta, englobando o sudoeste do Mato Grosso, o oeste do Mato Grosso do Sul, e parte do Paraguai e Bolívia.

É uma região com alto índice pluviométrico (quantidade de chuvas), e periódicos alagamentos ocasionados pelo transbordamento de inúmeros córregos e lagos, cujas águas fertilizam o solo com uma camada de lama humífera (húmus), constituída por restos de animais e vegetais misturados à areia.

A flora, com predominância típica de plantas de brejo, tem em sua constituição espécies como: buriti, manduvi e carandá. Nesse ecossistema também é possível observar a caracterização entremeada da vegetação de cerrado, campos e florestas.

Considerado um dos mais extraordinários patrimônios naturais do Brasil, possui uma biodiversidade faunística apenas superada pela existente na Amazônia, porém apresentando maior número de indivíduos por espécies.

PSICÓLOGA DA SELEÇÃO BRASILEIRA É ENTREVISTADA NO RODA VIVA DA TV CULTURA-SP.


Regina Brandão fala sobre a preparação psicológica do time de Luiz Felipe Scolari, a pressão sentida pelos jogadores e a frustração por não chegarem à final da Copa do Mundo. O programa vai ao ar nesta segunda (14/7) às 22h, ao vivo, na TV Cultura
Entrevistas
regina_brandao
Durante a campanha do Brasil na Copa do Mundo, que terminou com a derrota para a Alemanha por 7 a 1 na semifinal, muito se comentou sobre a fragilidade emocional dos jogadores e o porquê do choro coletivo antes e depois da disputa dos pênaltis contra o Chile, nas oitavas de final.
Para repercutir o comportamento do time frente aos desafios que surgiram durante a competição, oRoda Viva entrevista nesta segunda-feira (14/7) a psicóloga da própria seleção, Regina Brandão. O programa, apresentado pelo jornalista Augusto Nunes, vai ao ar às 22h, ao vivo, na TV Cultura. A preparação psicológica dos jogadores, a pressão por jogarem em seu país de origem e a frustração por não chegarem à final são alguns dos assuntos da sabatina.

CANSADOS DE AMEÇAS,PAIS PEDEM A PRISÃO DO PRÓPRIO FILHO QUE É USUÁRIO DE DROGAS EM COCAL-PI.

A preocupação de uma família em relação ao uso de drogas fez com que os pais, desesperados, acionasse a polícia na tarde desta sexta-feira (12/07), para prender seu filho, o jovem Romário Gomes Machado, de 18 anos. 
Segundo o genitor, o filho que é usuário de drogas, costuma ser violento e faz ameaças de morte a família quando o mesmo quer dinheiro para comprar entorpecentes. Romário também passou a vender objetos da residência e até pertences pessoais como roupas e calçados para sustentar o vicio.
"Faz tempo que agente vem sofrendo com ele e só vamos ter sossego se ele ficar preso, pois ele está destruindo nossa família, não aguentamos mais as ameaças", relata os pais.

VEXAME NA COPA DO MUNDO AFETA ATÉ PATROCINADORES DA SELEÇÃO BRASILEIRA.

A maior humilhação da história do futebol brasileiro não passou despercebida por quem aposta pesado no sucesso do time. Patrocinadores da seleção brasileira estão preocupados com os efeitos junto ao público da derrota de 7 a 1 para a Alemanha e estão preparados para "esfriar" a relação com a equipe nos próximos meses. O UOL Esporte apurou que pelo menos uma das 14 empresas patrocinadoras da CBF e uma das que há mais tempo tem parceria com e entidade, pretende reduzir substancialmente ações ligadas à seleção como forma de se "proteger" de uma associação negativa.

LEI DA FICHA LIMPA COMPLETA QUATRO ANOS E SERÁ APLICADA PELA PRIMEIRA VEZ EM ELEIÇÕES GERAIS NO BRASIL.

No seu aniversário de quatro anos de vigência, a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/2010) será aplicada pela primeira vez em eleições gerais. Sancionada em 4 de junho de 2010, a regra contou com o apoio de 1,3 milhão de assinaturas para sua aprovação pelo Congresso Nacional. A legislação prevê 14 hipóteses de inelegibilidade que impedem a candidatura de políticos que tiveram o mandato cassado, de condenados em processos criminais por um órgão colegiado ou dos que renunciaram aos seus mandatos para evitar um possível processo de cassação. A punição prevista na Lei é de oito anos de afastamento das urnas como candidato.
Histórico
A Lei da Ficha Limpa entrou em vigor no dia 7 de junho de 2010, data de sua publicação no Diário Oficial da União, mas somente passou a ser aplicada nas eleições municipais de 2012. Em agosto de 2010,

ONU PEDE CESSAR-FOGO NA FAIXA DE GAZA.

Foto: AP

Colunas de fumaça são vistas na Faixa de Gaza depois de um ataque israelense
O Conselho de Segurança da ONU pediu neste sábado um cessar-fogo entre israelenses e palestinos na Faixa de Gaza.
Todos os 15 membros do conselho aprovaram a declaração pedindo por calma dos dois lados e o início de negociações de paz.

O correspondente da BBC na ONU Nick Bryant afirmou que o problema entre os membros era encontrar as palavras certas e mais significativas para os países árabes, representados no conselho pela Jordânia, concordarem com texto final.Esta é a primeira vez desde o início da ofensiva israelense que o Conselho de Segurança divulgou uma declaração. Até este sábado os membros do conselho estavam divididos a respeito de qual seria a resposta.
"Os membros do Conselho de Segurança expressaram preocupação profunda em relação à crise na Faixa de Gaza e à proteção e bem-estar dos civis de ambos os lados", afirmou o conselho no documento divulgado neste sábado.
"Os membros do Conselho de Segurança também pedem respeito à lei humanitária internacional, incluindo a proteção de civis", prosseguiu a declaração.
"Os membros do Conselho de Segurança também expressam o apoio à retomada das negociações diretas entre israelenses e palestinos com o objetivo de chegar a um acordo de paz amplo baseado na solução de dois Estados."
Enquanto a ONU divulgava a última declaração do Conselho de Segurança, os confrontos continuaram neste sábado.
Segundo fontes palestinas, pelo menos 156 pessoas já morreram na região desde que Israel começou os ataques há cinco dias.
Um ataque aéreo neste sábado na Cidade de Gaza matou 15 pessoas, de acordo com autoridades locais, atingindo uma casa e uma mesquita.
Outras 35 pessoas ficaram feridas, incluindo chefe de polícia de Gaza, Tayseer al-Batsh, que era o dono da casa atingida no bombardeio.
Israel, por sua vez, afirmou cerca de 90 foguetes foram disparados de Gaza contra o seu território apenas no sábado.

Morre o último integrante da formação original dos Ramones, Tommy Ramone.


  • Reprodução/Twitter/RamonesOfficial e Stephen Lovekin/Getty Images
Tommy Ramone, ex-baterista e produtor de uma das bandas mais influentes da história do punk, Ramones, morreu nesta sexta-feira (11) de colangiocarcinoma (câncer no ducto biliar), em sua casa, em Nova York. De acordo com o site da revista Variety, o último integrante sobrevivente original tinha 62 anos e estava em cuidados paliativos da doença após um tratamento. 
Nascido na Hungria como Erdelyi Tamas, ele participou dos três primeiros álbuns da banda – "Ramones" (1976), "Leave Home" (1977) e "Rocket to Russia" (1977) – e co-produziu os dois últimos álbuns com Tony Bongiovi e Ed Stasium, respectivamente. Também compôs dois grandes sucessos como "I Wanna Be Your Boyfriend" e "Blitzkrieg Bop". Logo em seguida, ele deixou o grupo para focar na carreira de produtor e deu seu lugar a Marc Bell (Marky Ramone), um ex-membro da Dust and Richard Hell's Voidoids.
A última formação dos Ramones se desfez em 1996 em Hollywood. Joey Ramone morreu de linfoma em 2001; Dee Dee sucumbiu a uma overdose de drogas em 2002; e Johnny faleceu após enfrentar um câncer de próstata em 2004. O grupo entrou para o Hall da Fama do Rock and Roll em 2002.

POLÍCIA DE SP FAZ OPERAÇÃO E PRENDE 21 DE FACÇÃO CRIMINOSA.


Uma operação da Polícia Civil de São Paulo em andamento neste sábado (12) prendeu, até o momento, 21 pessoas suspeitas de envolvimento com o crime organizado no Estado, principalmente aquele relacionado ao tráfico de drogas comandado por uma facção criminosa que atua dentro de presídios paulistas. O nome da facção não foi divulgado.
De acordo com a assessoria de imprensa do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais), 200 policiais da Divisão de Investigações sobre Crimes contra o Patrimônio participam da operação, iniciada na segunda-feira, resultado de uma investigação de pelo menos cinco meses. Até as 16h de hoje, 39 pessoas já haviam sido detidas (sendo 18 no decorrer da semana). 
Os policiais apreenderam cem quilos de cocaína e crack, 43 quilos de maconha, 200 frascos de lança-perfume, armas e documentos ligados à estrutura operacional para a produção, distribuição e comercialização de narcóticos. Segundo a assessoria do Deic, várias das pessoas detidas hoje têm funções "importantes" na estrutura criminosa. O "diretor operacional" e um integrante do alto escalão da facção teriam sido presos.
Estão sendo cumpridos 43 mandados de prisão e 47 de busca e apreensão nas zonas leste e sul da capital paulista e também nos municípios de Guarulhos e Suzano.