Powered By Blogger

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012


O RÁDIO COMUNITÁRIO EM CAMOCIM

Falar sobre o rádio em Camocim precisaria uma pesquisa muito profunda, se fôssemos realmente buscar a origem deste meio de comunicação que ainda hoje possui uma agilidade impressionante, principalmente o Rádio AM. Precisaríamos recuperar as histórias dos sonoros - tema já focalizado no blog, assim como das experiências trazidas pela igreja na educação com os rádios cativos, onde apenas uma emissora era sintonizada. Sabemos que as rádios Pinto Martins e União da década de 1980, surgiram pelas motivações políticas que os grupos Fundo Mole e Cara Preta travavam. Ter uma rádio era e ainda é uma ferramenta de grande utilidade no jogo político, no sentido de se comunicar os ideais eleitoreiros destes grupos. Infelizmente o rádio AM em Camocim está em fase terminal. A Rádio Pinto Martins fechou , agora tendo uma versão FM, e a União funcionando com visível defasagem técnica na aparelhagem ultrapassada. No entanto, um fato novo nessa disputa entre as rádios locais foi o advento da RÁDIO COMUNITÁRIA PROMOÇÃO FM - 98.5, que no ano de 1997 se a memória não me trai, trouxe uma nova opção e um novo jeito de fazer rádio em Camocim. Lembro bem que, dispensado por um diretor da então Rádio União de um programa esportivo, cujo horário era comprado por mim e o Marco Ximenes, ficamos sem prefixo e matutando um jeito de voltar às ondas hertzianas. Tendo acesso à uma legislação que permitia a fundação de rádios comunitárias no país, formamos um grupo que deu forma e vida à Promoção FM. O Serviço de Promoção Humana - SPH, foi a associação que nos acolheu. Eu cuidei da papelada e da programação. Toinho Lima na parte técnica cuidou da torre e do transmissor, cedido naquele momento pelo empresário Eugênio Pacelli. Carlos Aquino trouxe consigo uma aparelhagem de estúdio e, numa bela tarde, jogamos o som límpido de FM para toda Camocim. Depois chegou mais gente e formamos conselhos para administrar a rádio. A novidade logo se espalhou e a rádio passou a exercer seu papel de porta-voz dos cidadãos camocinenses. Outras pessoas e grupos acharam também ser possível ter um canal dessa natureza e fundaram suas rádios, transformando-as para os mais diversos interesses. Infelizmente, aquele projeto inicial da PROMOÇÂO FM,começou a ter também outros interesses e, aliado aos problemas advindos com a legislação cada vez mais a favor das rádios ditas "oficiais", fizeram com que a "febre" passasse e a grande maioria delas fechassem. Hoje, o termo "comunitária" é apenas uma fachada legal e a maioria deste tipo de emissora estão servindo aos interesses de seus donos - os políticos. Um dia contarei mais detalhes dessa parte da história de Camocim, por enquanto, foi apenas um laivo de saudade que a foto acima me despertou.

Fonte: SPH - Núcleo de Estudos e Documentação Histórica - NEDHIS. Curso de História da UVA. Sobral-CE.FICA NOSSA SAUDADE DA RÁDIO PROMOÇÃO FM 98.5 APIONEIRA DE CAMOCIM APOIADO PELAS AS ASSOCIÇÕES,COMO AS SIGALA,DISEM,JOCID,ASCOMOTA,SPH,ASCRUK,E MUITAS MAIS,FONTE.CAMOCIM POTE DE HISTÓRIA:POSTADO POR CAMOCIM BELO MAR BLOG 

CORPO ENCONTRADO NO DELTA DO PARNAÍBA PODE SER DE UM DOS PESCADORES CAMOCINENSES DESAPARECIDOS.

 PESCAODORES CAMOCINENSES DESAPARECIDOS.
Um corpo foi encontrado boiando na Ilha dos Poldros, no Delta do rio Parnaíba. Os moradores da região comunicaram ao Corpo de Bombeiros por volta das 8h30 da manhã desta terça-feira (7). O corpo ainda não tem identificação.
Segundo o major Rivelino de Moura, subcomandante do 2º batalhão do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, a principal suspeita é de que o corpo seja de uma das vítimas de um barco de pescadores que desapareceu em Camocim, Ceará, na última sexta-feira (3).
"O barco desapareceu na sexta, e ainda não temos muitas confirmações a respeito, por enquanto o número de desaparecidos é de 3, mas isso pode mudar.", afirmou o major.
As equipes de resgate do Corpo de Bombeiros já estão no local. O corpo será levado para o IML, onde as famílias poderão fazer a identificação.
Fonte: CIDADE VERDE/CAMOCIM POLICIA24 HS:POSTADO POR CAMOCIM BELO MAR BLOG

canoa camocinense que estava desaparecida é encontrada sem os três pescadores.



Pescadores camocinenses encontraram a Canoa Rosa Branca II a qual estava desaparecida desde sexta (3).
Os pescadores saíram para o mar na última quinta-feira (02) e retornariam na sexta (03). Eles costomavam pescar até 40 km da costa camocinense.
Os pescadores encontraram a canoa à deriva e rebocaram até o rio Camocim. Familiares estão na angústia quanto a um corpo que foi encontrado no Delta do Parnaíba que pode ser um dos homens desaparecidos.










QUASE COFIRMADO :CORPO ENCONTRADO NO PIAUÍ TEM GRANDE POSIBILIDADE DE SER PESCADOR CAMOCINENSE.



Bombeiros e marinheiros da cidade de Parnaíba foram ao local onde um corpo foi encontrado. O lugar onde está o corpo é uma ilha localizada no Delta do Parnaíba e de difícil acesso, que além da viagem de barco, tem mais quase uma hora de caminhada a pé para chegar até o local.
Segundo um irmão do pescador desaparecido Francisco Diassis Cruz, os bombeiros que foram ao local deram as características das vestimentas que o corpo se encontrava, uma calça marrom e uma blusa amarela com desenhos de coqueiros, roupa idêntica a que seu irmão (Francisco) saiu para a pescaria.

O corpo estava bastante inchado, pesando cerca de 100 kg e foi coberto com lona e deixado no local e somente amanhã (08) pela manhã uma outra equipe irá até a ilha, resgatará o corpo e conduzirá para o IML de Parnaíba. Os familiares também viajam para a cidade de Parnaíba para fazer o reconhecimento.
fomte,CAMOCIM POLÍCIA 24hs:camocim belo mar blog

ENCONTRADA EM CAMOCIM GAROTA DE 13 ANOS DESAPARECIDA DA CIDADE DE GRANJA.


A garota Ediclene de Alcântara da Silva, 13 anos,  residente na cidade de Granja-Ce, na Rua Planalto do Sol, nº 143, estava desaparecida desde o dia 31 de Janeiro. A mãe da menina soube através de vizinhos que a mesma havia saído de casa com uma mochila depois de ter atendido uma ligação de uma amiga.
Depois de seis dias de angústia e procura, felizmente a boa notícia. A mãe da garota, a Sra. Elinete, repassou ao blog que sua filha havia sido vista no dia de ontem (domingo/05) na casa de uma tia, na Rua Bandeirantes, bairro Boa Esperança, Camocim-Ce.
Já hoje (06), a menina ligou para sua mãe dizendo que estava tudo bem com ela, que estava na casa de uma amiga na Rua Humaitá, em Camocim, e que amanhã ela iria voltar pra casa.
A Sra. Elinete agradece a todos que de alguma forma contribuiu para que sua filha fosse encontrada.
Fonte: Camocim Polícia 24/GRANJA NOTICIA:POSTADO POR CAMOCIM BELO MAR BLOG

GLOOGLE HOMENAGEIA CHARLES DICKENS


O escritor é considerado por muitos o melhor inventor de personagens da literatura inglesa depois de Shakespeare
As obras de Dickens foram influenciadas por suas primeiras experiências / Reprodução As obras de Dickens foram influenciadas por suas primeiras experiências Reprodução O Google homenageia nesta terça-feira o bicentenário do nascimento do escritor Charles Dickens, um dos grandes clássicos da literatura universal, que teve seus romances adaptados para o cinema e o teatro.

Para conferir todos os doodles, clique aqui 
No doodle, o desenho retrata o cotidiano da Inglaterra e os personagens do escritor, considerado por muitos uma estrela e o melhor inventor de personagens da literatura inglesa depois de Shakespeare. Os romances de Dickens eram, geralmente, obras de crítica social. Ele dava aos leitores exatamente o que queriam.

As obras de Dickens foram influenciadas por suas primeiras experiências, desde a infância feliz no sudeste da Inglaterra, antes da prisão de seu pai, por não pagamento de dívidas, até a pobreza posterior.

Aos 12 anos, Dickens foi obrigado a trabalhar numa fábrica, onde passava o dia colando etiquetas nos potes de graxa, o que inspirou outro de seus mais famosos livros, "David Copperfield", publicado em 1850. Aos 15 anos, apesar de ter ido à escola de forma intermitente, ele foi contratado como mensageiro, em um escritório de advogados.

O escritor ajudou a financiar uma casa para ajudar as garotas de programa, oferecendo a possibilidade de começar uma nova vida. Esta 'vocação' ocupou muitos anos de sua vida, mas ele ainda encontrou tempo para ter dez filhos e manter a produção de livros e artigos.

Dickens morreu a 8 de Junho de 1820 de ataque cardíaco e deixou um extenso legado de extraordinárias histórias.

Livros

Os livros de Dickens ainda hoje possuem uma grande popularidade e a última de uma longa lista de adaptações, "Great Expectations" (Grandes Esperanças), protagonizada por Fiennes e Helena Bonham Carter, deve estrear ainda este ano no cinema.

Entre seus romances mais famosos estão também "Os Cadernos Póstumos do Clube Pickwick", "A Christmas Carol" ("Canção de Natal"), e "Nicholas Nickleby", alguns deles publicadas inicialmente como folhetos publicados uma vez por mês em jornais da época. Anos mais tarde, foram apadtados inúmeras vezes para o teatro e o cinema.

Comemoração

Hoje, estão programados vários eventos para marcar o aniversário. Entre eles uma festa popular na cidade litorânea de Portsmouth, sul da Inglaterra, onde o escritor nasceu, em 1812. E o príncipe Charles, herdeiro da Coroa britânica, e o conhecido ator Ralph Fiennes participam de uma cerimônia no túmulo de Dickens, na abadia de Westminster.

Na sua sepultura está gravada a inscrição: "Apoiante dos pobres, dos que sofrem e dos oprimidos; e com a sua morte, um dos maiores escritores de Inglaterra desaparecia para o mundo."

Doodles
Os doodles consistem em mudanças no visual do logotipo do Google, e são geralmente utilizados para celebrar feriados, aniversários e grandes acontecimentos da história. Até agora, mais de mil intervenções foram criadas.

O Google já utilizou os doodles para homenagear grandes cientistas, artistas e políticos, além de celebrar datas de âmbito nacional e internacional. Muitas das intervenções extrapolam a ideia inicial de homenagem e se tornam logos interativos, como o pequeno jogo de Pac Man, criado em maio do ano passado, em homenagem aos 30 anos do clássico game.

Outro doodle que fez sucesso foi a guitarra interativa em comemoração ao guitarrista americano Les Paul. O logo se transformou em uma guitarra interativa, que podia ser tocada ao passar o cursor em cima das cordas. O sucesso foi tão grande que o Google criou uma página permanente para o instrumento virtual..da redação band:postado por camocim belo mar blog

BA:MULHERES E CRIANÇAS DEIXAM ASSEMBLEIA .


Prédio do legislativo continua cercado por agentes do Exército e da Força Nacional. Clima pela manhã é de tranquilidade
Mesmo com cerco, clima é tranquilo na manhã de hoje em frente à Assembleia Legislativa / Luciano da Mata/ Agência A Tarde/ AE Mesmo com cerco, clima é tranquilo na manhã de hoje em frente à Assembleia Legislativa Luciano da Mata/ Agência A Tarde/ AE
As mulheres e filhos dos policiais militares que ocuparam a Assembleia Legislativa, em Salvador, deixaram o prédio na manhã desta terça-feira. A ocupação faz parte dos protestos dos PMs, que estão em greve desde a semana passada.

Ainda na manhã de hoje, um dos grevistas pediu para sair do local e foi liberado, ao ser constatado que não possuía ficha criminal.

Confira galeria de fotos da greve da PM na Bahia

A Assembleia Legislativa está cercada por 850 homens do Exercito e agentes da Força Nacional. No entanto, o clima está tranquilo na manhã de hoje, ao contrário de ontem.

Serviços suspensos

A greve da Polícia Militar levou à suspensão do funcionamento de vários órgãos da Justiça nesta segunda-feira. A necessidade de preservar a integridade física dos funcionários e dos cidadãos foi a explicação dada para a medida. Também foi alegada a dificuldade de acionar o Centro Administrativo da Bahia caso necessário. O centro está localizado na mesma área da Assembleia Legislativa baiana, que foi ocupada pelos grevistas.

Os três níveis de Justiça na Bahia (Estadual, Federal e Trabalhista) não funcionaram ou encerraram o expediente mais cedo. Os prazos processuais também foram suspensos e os tribunais passaram para regime de plantão apenas para os casos urgentes. O mesmo ocorreu com as três vertentes do Ministério Público.

Na Defensoria Pública do estado, o expediente terminou às 17h, e na Defensoria Pública da União, foram atendidos apenas os cidadãos que já estavam na sede do órgão até as 14h, assim como os casos urgentes envolvendo questões criminais, de saúde e questões decorrentes do movimento grevista.fonte da redação band:postado por camocim belo mar blog

ATAQUE DE ONÇAS A OVELHAS PREOCUPA PESQUISADORES DA EMBRAPA EM MS.

Nos últimos 18 meses, 47 ovelhas foram mortas por felinos, diz pesquisador.
Ibama diz que aguarda laudo da Embrapa para tomar providências.

Do G1 MS
Ataque de onça na Embrapa MS (Foto: Reprodução/TV Morena)Pesquisadores acreditam que onça estaria ensinando filhote a caçar (Foto: Reprodução/TV Morena)
Pesquisadores da Embrapa Gado de Corte estão preocupados com o aumento de ataques de onças pardas a ovelhas na fazenda modelo da empresa, localizada em Terenos, a 27 km de Campo Grande. De acordo com o zootecnista e pesquisador de ovinos, Fernando Alvarenga Reis, 47 animais foram mortos por esses felinos nos últimos 18 meses. O último ataque ocorreu há duas semanas.
A Embrapa enviou ofício para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), já que nenhum tipo de ação pode ser tomada sem o aval do órgão. No Ibama, a informação é que são necessários mais dados para alguma providência.
Reis disse ao G1 que esse último registro de onças no local foi perto da casa de 11 funcionários que vivem e trabalham na fazenda como caseiros. “É assustador do ponto de vista experimental e emocional também”, conta o zootecnista da Embrapa. “Existem famílias com crianças aqui, todos estão bastante assustadas”
Reis explica que pesquisadores identificaram os animais responsáveis pelas mortes dos ovinos por meio das pegadas deixadas próximo às carcaças. De acordo com o médico veterinário e pesquisador da empresa, João Batista Catto, o que chama a atenção é que os animais não são comidos pelos felinos. Isso, segundo ele, levantou a suspeita de que a onça esteja ensinando um filhote a caçar.
De acordo com o veterinário, a quantidade de ataques aumentou a partir de setembro de 2011, quando quatro ovelhas foram encontradas mortas. Entre o período do Natal e Ano Novo, segundo ele, foram 14 animais mortos.
Segundo Catto, os ovinos da fazenda modelo são usados para fins científicos em duas linhas de pesquisa, uma desenvolvida pelo veterinário e a outra por Reis. Atualmente, fazenda tem 250 ovelhas.
Impasse
Segundo a Embrapa, um ofício com um pedido de providências foi enviado para o  Ibama, em setembro de 2011. O órgão confirma o recebimento do documento mas, de acordo com a coordenadora do núcleo de Fauna do Ibama, Paula Mochel, ainda falta um laudo da empresa para que algum procedimento seja feito.
Ataque de onça na Embrapa MS (Foto: Reprodução/TV Morena)Animal encontrado em fazenda
(Foto: Reprodução/TV Morena)
Paula explica que foi enviado um outro ofício para a Embrapa, em dezembro do ano passado, pedindo informações sobre a situação e as possíveis causas dos ataques. Somente depois de receber os dados é que alguma providência pode ser tomada.
A coordenadora do Ibama afirma ainda que a Embrapa tem técnicos especializados em predadores felinos e o laudo tem condições de ser feito pelo órgão. A ação que poderia resolver o problema, segundo a coordenadora, seria a captura das onças pardas.
O chefe geral da Embrapa em Mato Grosso do Sul, Cleber Oliveira Soares, disse ao G1 que esse relatório já foi entregue ao instituto. Segundo ele, o documento aponta alternativas para o fim dos ataques. Ele e os pesquisadores afirmam que a empresa não pode tomar qualquer atitude sem o aval do Ibama.
Nesse laudo, de acordo com Soares, as alternativas propostas foram instalação de cercas elétricas em volta da propriedade e a utilização de fogos para espantar os animais. "Achamos isso inviável e estamos esperando uma posição do Ibama”, disse.
Depois dos ataques a fazenda possui 250 ovinos (Foto: Aliny Mary Dias / G1 MS)Fazenda tem 250 ovinos que fazem parte de duas linhas de pesquisa da Embrapa
(Foto: Aliny Mary Dias / G1 MS)fonte:postado por camocim belo mar blog

BOBEIROS RETIRAM ESCOMBROS DE PRÉDIO QUE DESABOU NO ABC,PAULISTA.

Uma criança morreu, uma jovem está desaparecida e seis ficaram feridos.
Acidente aconteceu na noite de segunda em São Bernardo do Campo.

Do G1 SP
6 comentários
O Corpo de Bombeiros trabalha desde a noite desta segunda-feira (6) na retirada dos escombros do prédio que desabou parcialmente no Centro de São Bernardo do Campo, no ABC. Uma criança morreu e uma jovem está desaparecida. Outras seis pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas a hospitais da região, segundo os bombeiros. Por volta das 5h50 desta terça-feira (7), 40 homens permaneciam no local, e 20 caminhões cheios de entulho já haviam sido retirados.
O acidente ocorreu por volta de 19h30. Após o estrondo, lajes do prédio de 13 andares, que fica no Centro da cidade, em frente à sede da Prefeitura, desabaram. Por dentro, o edifício ficou parcialmente destruído. Ainda há risco de desabamento.
Lajes de prédio em São Bernardo desabaram. Por dentro, o edifício ficou parcialmente destruído. Bombeiros ainda procuram nos escombros possíveis vítimas. (Foto: Carlos Oliveira / G1)Lajes de prédio em São Bernardo desabaram. Por dentro, o edifício ficou parcialmente destruído. Bombeiros ainda procuram nos escombros possíveis vítimas. (Foto: Carlos Oliveira / G1)
No momento do acidente, um carro da PM estava nas proximidades quando ouviu um barulho muito forte, parecido com o de uma explosão – eram as lajes caindo.
O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, esteve no local e, de acordo com as primeiras informações, disse que não havia nenhuma irregularidade no prédio. Havia uma reforma em um dos andares, mas isso não teria relação com o acidente.
Tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Roberto Rensi, diz que trabalho de retirada de escombros deve durar dias. (Foto: Carlos Oliveira / G1)Tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Roberto
Rensi, diz que trabalho de retirada de escombros
deve durar dias. (Foto: Carlos Oliveira / G1)
Desde as 22h30, 40 homens de 25 equipes dos bombeiros tentam localizar outras possíveis vítimas entre os escombros. "Provavelmente o serviço (de retirada de escombros) vai perdurar durante dias. A grande quantidade de escombros leva a equipe a fazer trabalho manual", afirmou Rensi. "Se isso tivesse acontecido na hora do almoço, poderíamos ter aí uma grande tragédia", acrescentou.
Explosão (Foto: Arte/G1)
O prédio fica no número 30 da Avenida Índico, próximo ao Paço Municipal. Vias no entorno tiveram de ser interditadas para os trabalhos da corporação.
Segundo o tenente-coronel Rensi, o edifício tem 13 andares mais o subsolo. Ele acrescentou que houve um desabamento parcial em todos os andares e não descartou a hipótese de que o prédio possa desabar.
As causas dos desabamentos ainda não são conhecidas. "A causa será investigada após a conclusão do trabalho dos bombeiros", disse Rensi.
Segundo o administrador do prédio, Wilson Antônio Marchiori, o edifício não tem gás encanado nem botijão de gás. Todos os alvarás do prédio estão em dia, inclusive os laudos de estabilidade. “O único lugar onde tinha gás era na lanchonete, embaixo. Entreguei os alvarás aos bombeiros.”
Segundo os bombeiros, não havia fogo no local. Também não havia informações sobre o que provocou a explosão, que destruiu parte da fachada do prédio e espalhou destroços pela via.
“Havia uma equipe da Polícia Militar fazendo o patrulhamento na área. De repente, um dos policiais ouviu uma grande explosão e eles viram uma nuvem de poeira saindo do prédio. Um dos policiais esperou e entrou no prédio. Ele encontrou um homem que estava ferido na cabeça. Não sabemos a gravidade ”, disse o coronel José Belantoni, sobre uma das vítimas, que foi levada para o Pronto-Socorro de São Bernardo do Campo.
Por dentro, prédio ficou parcialmente destruído após desabamento de lajes.  (Foto: Carlos Oliveira / G1)Por dentro, prédio ficou parcialmente destruído após desabamento de lajes. (Foto: Carlos Oliveira / G1)
Lajes de prédio em São Bernardo desabaram. (Foto: Carlos Oliveira / G1)Trabalho de remoção de entulho deve durar dias, informou o Corpo de Bombeiros. (Foto: Carlos Oliveira / G1)fonte g1,sp:postado por camocim belo mar blog

MARINHA DO BRASIL PROSSEGUE NAS BUSCAS AOS PESCADORES DESAPARECIDOS EM CAMOCIM-CEARÁ


Nota enviada ao blog através do Comandante da Agência da Capitania dos Portos de Camocim, Capitão Tenente Fábio Ferrett. 
O Comando do 3º Distrito Naval informa que permanecem as buscas aos pescadores desaparecidos em Camocim, no Estado do Ceará.
Ao tomar conhecimento de que a embarcação "ROSA BRANCA II", com três tripulantes, não regressara de uma pescaria no prazo previsto, a Marinha determinou que o Navio-Patrulha “Graúna”, que se encontrava atracado no porto de Fortaleza, suspendesse e iniciasse as buscas ao barco e seus tripulantes. 

Desde o dia 3 de fevereiro, a Marinha vem envidando esforços para encontrar a embarcação e os pescadores, empregando o “NPa Graúna” e meios da Capitania dos Portos do Ceará (CPCE)  e da Agência da Capitania dos Portos em Camocim (AgCamocim). Além disso, solicitou ao Centro  de Hidrografia da Marinha (CHM), situado no Rio de Janeiro, a divulgação de “Aviso aos Navegantes” para os Navios Mercantes em trânsito na região, e o apoio à Força Aérea Brasileira, que tem realizado buscas aéreas desde o dia 5 de fevereiro, em conjunto com o Navio-Patrulha.

Após a divulgação do incidente na área de Camocim, os Barcos Pesqueiros PABLO WILLAMYS e PEDRO FILIPE suspenderam do Terminal Pesqueiro Público (TPP), com o intuito de também auxiliar nas buscas da embarcação ROSA BRANCA II, tendo permanecido na área de buscas nos dias 4 e 5 de fevereiro.

Além das medidas citadas, a Marinha realizou contatos com os Presidentes das Colônias de Pesca Z-1 - Camocim, Z-23 - Barroquinha (Bitupitá) e Z-24 – Chaval; repassou as informações à Capitania dos Portos do Piauí (CPPI); disseminou o desaparecimento aos navios em trânsito na área do incidente pela Fortaleza-Rádio; e solicitou, também, o apoio da 3ª Cia de Polícia do 3º BPM, com o propósito de reforçar as buscas por parte das viaturas que realizam patrulhas nas praias limítrofes com o Estado do Piauí, na esperança de obter alguma informação sobre a embarcação e seus tripulantes.

CLEBER RIBEIRO DA SILVA - Capitão-de-Fragata (T) - Assessor de Imprensa do 3º DN/CAMOCIM POLÍCIA 24HS:POSTADO POR CAMOCIM BELO MAR BLOG