Powered By Blogger

domingo, 2 de novembro de 2014

'QUERO MELHORAR DE VIDA', DIZ FAXINEIRO DE 30 ANOS QUE FARÁ ENEM PELA 1ª- VEZ.


João Firmino concilia os estudos com o trabalho em uma escola da Natal.
Seu objetivo é tentar uma vaga em medicina, farmácia ou enfermagem.

Do G1 RN
João Firmino trabalho como faxineiro e sonha em se tornar médico (Foto: Fernanda Zauli/G1)João Firmino trabalho como faxineiro e sonha em se tornar médico (Foto: Fernanda Zauli/G1)
"Quero melhorar de vida." Com esse pensamento o faxineiro João Firmino da Silva Filho, de 30 anos, vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela primeira vez para tentar uma vaga em uma universidade. Ele trabalha como faxineiro em uma escola particular de Natal e nos últimos meses tem dividido o tempo entre o ofício e os estudos.

A GLOBO ME TROUXE EXPOSIÇÃO',DISPARA SOPHIA ABRAHÃO

AMANHÃ, SOPHIA ABRAHÃO estreia sua segunda novela na Globo. Em ‘Alto Astral’, a ex-Rebelde dará vida a uma jovem romântica chamada Gaby, que vai viver um triângulo amoroso. Na última quinta-feira, em entrevista à coluna, Sophia falou de tudo um pouco. Ela comentou sobre as expectativas para a estreia, falou da sua relação com os ex-companheiros de ‘Rebelde’ e também sobre a grande mudança que sentiu ao deixar o casting da Record e integrar o elenco da emissora carioca. “Meu projeto na Record era destinado a um público específico. É engraçado porque lotávamos um estádio, mas as pessoas no shopping não me paravam”, contou a atriz. Confira o que ela tem a dizer!
Foto: André Schliró / Divulgação
Foto: André Schliró / Divulgação
Como surgiu o convite para integrar o elenco de ‘Alto Astral’?
Surgiu através do autor Daniel Ortiz, que me contou que estava assistindo a ‘Amor à Vida’ quando me viu pela primeira vez e me achou com o perfil da personagem!
Gaby é uma menina romântica, delicada… Você é romântica?
Sou, mas não sou do tipo que fala manso, não sou aquela que faz ‘tipinho’ fofa (risos). Acho que meu romantismo está em gostar de surpreender, gostar de presentear, gostar de dar e receber carinho.
Está namorando?
Não, estou solteira.
Qual foi a o gesto mais romântico que um namorado já fez para você?
Música. Sem dúvida, uma música foi o gesto mais romântico que já recebi.

'FANTÁSTICO' ESTREIA NOVA APRESENTADORA NESTE DOMINGO DIA 02 DE NOVEMBRO DE 2014.

Poliana Abritta assume a vaga de Renata Vasconcellos, que apresentará o 'Jornal Nacional'

IG/cbm
Rio - Aos 39 anos - sendo 17 anos de TV Globo - Poliana Abritta assume como apresentadora titular do “Fantástico” neste domingo. "Não estou com medo, porque é mais um trabalho que eu vou fazer na Globo. Eu não apareci ontem para apresentar o “Fantástico”. Esta é mais uma etapa da minha carreira, com um tamanho compatível com o meu histórico profissional. É uma senhora responsabilidade, mas eu sou uma moça muito responsável desde novinha", brincou ela, em entrevista ao site do programa.
Aos 39 anos, Poliana Abritta estreia neste domingo como apresentadora do 'Fantástico' ao lado de Tadeu Schmidt
Foto:  Divulgação
Convite antigo
De acordo com Poliana, Ali Kamel, diretor-geral de jornalismo e esportes da Globo, a convidou para apresentar o "Fantástico" há alguns meses, entre março e abril deste ano. "Como haveria um intervalo entre o convite e a estreia, planejada para depois das eleições, ele me propôs que eu passasse um período como correspondente em Nova York. Fiquei dois meses lá com os meus filhos, mas pedi para voltar, por eles, e para eu me preparar".
Lula
Poliana se destacou como repórter em coberturas como a ida do então presidente Luis Inácio Lula da Silva ao Irã, em 2009, para tentar fazer um acordo nuclear. A jornalista também teve experiências como apresentadora em edições de sábado do “Jornal hoje”, cobrindo férias de Christiane Pelajo no “Jornal da Globo” e ancorando duas temporadas do “Globo mar”.
Faculdade com Tadeu Schimidt
Poliana foi colega de faculdade de Tadeu Schmidt, em Brasília. Mãe de trigêmeos, Guido,

DÉBORA NASCIMENTO SABE QUE SUA PRIMEIRA VILÃ TEM PODER PARA SER SENSUAL.

Apesar disso, atriz aposta na maldade e na ambição para fazer o papel crescer

PAULO RICARDO MOREIRA/cbm
'Se não tiver ambição, a pessoa não vai para frente. Mas ela tem seu lado negativo'
Foto:  Maíra Coelho / Agência O Dia
Rio - Chega de mocinhas românticas, ingênuas e sofredoras. O momento é de Débora Nascimento mostrar que pode botar as garras de fora e ser venenosa. Aos 29 anos, a atriz paulistana está ansiosa para encarnar, pela primeira vez, uma vilã, a Sueli, em ‘Alto Astral’, nova novela das 19h, que estreia amanhã na Globo. Como a secretária ardilosa, Débora vai ser amante e cúmplice das armações do personagem de Thiago Lacerda, Marcos, médico inescrupuloso e herdeiro de um grande hospital. 
“Ela tem um caráter duvidoso. Faz de tudo para se tornar a primeira-dama do hospital. Renega totalmente a família, por ser de origem humilde. Tem vergonha da mãe, Aurélia (Ana Carbatti), que é empregada doméstica. Ela é bem ardilosa, adora fazer picuinhas com os outros. Eu estou adorando, me divertindo à beça!”, vibra a atriz, que não vê a hora de estar na tela. “Estou curiosa para saber como as pessoas vão reagir. Sou o oposto da Sueli.”
A ambição de Sueli é melhorar de vida. Nem que, para isso, ela tenha que passar por cima de todos para ficar com o médico. Para Débora, o desejo de alcançar determinado objetivo é sempre válido, mas na dose certa. “Se não tiver ambição, a pessoa não vai para frente. Mas ela tem seu lado negativo. Você pode fazer coisas amorais. Acho uma pena se isso acontece. Pra mim, a questão não é o que você quer, é o caminho que você faz para chegar lá”, teoriza. 
Diferentemente dos últimos personagens da atriz, Sueli não tem um grande apelo sensual — inclusive, aparece quase sempre de cabelos presos e vestindo uniforme. Mas Débora diz que a secretária sabe “o tamanho que tem” e usa seus atributos como lhe convém. “Ela se sente poderosa. Mas no fundo não é. Sabe que não é aquilo tudo.” 
A trama de Daniel Ortiz, com supervisão de Silvio de Abreu, tem um toque sobrenatural. Personagens como o médico Caíque (Sérgio Guizé), irmão de Marcos, e a trambiqueira Samantha (Claudia Raia) possuem o poder de falar com os espíritos. Se Sueli também vai ter algum contato com o além, Débora ainda não sabe, mas garante que o tema está sendo abordado com respeito: “Acho que a novela não peca pelo excesso, é mais leve. O assunto não é tratado como doutrina.” 

SECA NA BACIA DO RIO PARAÍBA DO SUL PODE CAUSAR APAGÕES NO ESTADO.

Riscos para a população com a pior estiagem em 80 anos vão além da falta d’água

FRANCISCO EDSON ALVES/CBM
Rio - Especialistas alertam que a pior seca em 80 anos deve causar transtornos além da falta d’água no Estado do Rio: apagões de energia e aumento do número de doenças gastrointestinais também são fantasmas que assombram as próximas estações.
A estiagem que castiga a Bacia do Rio Paraíba do Sul, responsável pelo abastecimento de 14 milhões de pessoas, tende a se agravar. Mas já deixou a Represa do Funil, em Itatiaia, no Sul Fluminense, operando com 10% de sua capacidade de geração de energia — o segundo pior índice desde que entrou em atividade, em 1969.
A bela paisagem não anima: reservatório do Funil, em Itatiaia, funciona com a capacidade quase comprometida
Foto:  Ernesto Carriço / Agência O Dia
Além do desabastecimento na maioria das 37 cidades que captam água diretamente do manancial nos estados do Rio, de São Paulo e Minas Gerais, o colapso do sistema afeta em cheio a geração de energia elétrica e pode causar surtos de doenças provocadas pelo consumo de água de poços artesianos contaminados, alternativa que virou febre, como na Baixada Fluminense e na Zona Oeste. 
Em abril, relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico já havia adiantado que a bacia corre o risco de praticamente secar até o final do ano, caso não chova o suficiente, alcançando o negativo recorde de 1,8% de sua capacidade. Hoje, está na casa de 5%. David Zylbersztajn, do conselho de administração da Light e sócio-diretor da DZ Negócios com Energia, já garantiu que o sistema elétrico brasileiro não terá energia suficiente em 2015. 

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ DEVERÁ CONVOCAR TODO O CADASTRO DE RESERVAS DE AGENTES PENITENCIÁRIOS.


A Sejus está elaborando o projeto de lei, que será enviado à Assembleia Legislativa, para a criação de novos 466 cargos para agentes penitenciários. As vagas serão distribuídas pelo Interior do Estado e pela a Região Metropolitana de Fortaleza
A titular da Secretaria de Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus), Mariana Lobo, informou que está elaborando um projeto de lei para a criação de novas 466 vagas para agentes penitenciários para serem distribuídas pelas cinco macrorregiões do Estado. Os agentes já foram aprovados em um concurso público realizado em 2013, para 800 vagas. Até setembro, foram convocados 1.179 pessoas.

PIAUÍ RECEBE QUALIFICAÇÃO MÁXIMA EM BANCOS DE LEITE.

Banco de Leite(Foto: Márcio Sales/Sesapi)
Banco de Leite (Foto: Márcio Sales/Sesapi)
O Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) recebeu qualificação máxima do Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no que diz respeito ao controle de qualidade de seus serviços prestados à população. Bancos de Leite humano de todo o país são avaliados e, dependendo de seu desempenho, recebem qualificação bronze, prata ou ouro. O Piauí ficou com a categoria ouro.
“Esse reconhecimento é resultado do compromisso da Maternidade Evangelina Rosa com a qualidade do leite que disponibilizamos e que vem salvando muitas vidas. A MDER tem convênio firmado com a Coordenação de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde e a Fiocruz dentro da Comissão Nacional de Redes de Bancos de Leite Humano, estando, assim, em conformidade  com o Sistema de Informação da Rede Brasileira de Banco de Leite Humano, o que permitiu o acesso à Certificação do Controle de Qualidade da Rede Íbero Americana de Bancos de Leite Humano a partir dos critérios estabelecidos e que foram contemplados pela Maternaidade”, explicou Vanessa Paz, coordenadora do Banco de Leite da MDER.

ÁLCOOL-BEM OU MAL?


O consumo de álcool

Tratar sobre características do álcool é muito importante para incentivar crianças e jovens a não iniciar um vício que muitas vezes veem em casa com os pais e outros familiares, além de alguns colegas. Mas pesquisas comprovam que também há benefícios quando não há exagero. 

Esses benefícios são para pessoas que não estão grávidas e que não possuem diabetes nem doenças relacionadas ao coração. Por exemplo, uma taça de vinho auxilia o fígado a não depositar gorduras. Além disso, há minimização do risco de artrite reumatoide, protege contra inflamações, tem ação vasodilatadora e há estudos que investigam a proteção cardiovascular. Discutir sobre os benefícios é muito importante para que os estudantes entendam como ocorrem as pesquisas científicas e possam entender melhor os processos biológicos. 

Mas é muito importante salientar também os malefícios do álcool, pois além de ser um problema social, é uma droga facilmente aceita e vendida que é capaz de alterar a saúde física e psíquica de uma pessoa. Pesquisas efetuadas afirmam que nos casos de homicídio, agressão, estupro, atentado ao pudor e violência doméstica o agressor e/ou vítima beberam. E também é importante salientar aos estudantes os inúmeros casos de acidentes fatais no trânsito, originando vítimas, inclusive inocentes. 

COESÃO TEXTUAL NA REDAÇÃO DO ENEM DE 2014.

Privilegiar a coesão textual na redação do Enem significa usar adequadamente os mecanismos que contemplam uma boa estruturação sintática e semântica do texto.


O uso adequado dos conectivos, aliado aos mecanismos de coesão textual, garante a escrita de um texto com ideias devidamente encadeadas.

Quando escrevemos uma redação, instintivamente ou não, utilizamos elementos da língua cuja principal função é estabelecer relações textuais. A esses elementos damos o nome de recursos de coesão textual, elemento muito importante para a interpretação. Para que você fique bem perto da nota 1.000, o Vestibular Brasil Escola preparou algumas dicas sobre a coesão textual na redação do Enem.
coesão textual está relacionada com os componentes da superfície textual, ou seja, as palavras e frases que compõem um texto. Esses componentes devem estar conectados entre si em uma sequência linear por meio de dependências de ordem gramatical. Através do uso adequado dos conectivos e dos mecanismos de coesão, podemos evitar erros que prejudiquem a sintaxe e a semântica na redação do Enem. Acompanhe as dicas, bons estudos e boa prova!
► Existem cinco mecanismos de coesão. São eles:
        ● Referência: Pode ser exofórica, ou seja, quando o referente está fora do texto, ou endofórica, quando o elemento está expresso no texto (processos de anáfora e         catáfora);
        ● Substituição: Consiste na colocação de um item no lugar de outro elemento do texto, evitando assim a repetição de palavras e até mesmo de orações inteiras;

POLICIA APREENDE ESTUFA COM PÉ DE MACONHA; E 3 PESSOAS VÃO EM CANA.


Uma patrulha da policia militar comandada pelo cabo Arnóbio Farias, fazia uma ronda de rotina pelo bairro Nova Parnaíba por volta das 16hs de hoje(1º), e ao chegar na rua das Flores, encontrou um sujeito com atitude suspeita, foi onde resolveu fazer uma vistoria pessoal no mesmo, sendo encontrado 4 trouxas de maconha.

Os policiais questionaram a procedência da droga ao acusado já identificado pelo nome de Francisco Daniel Silva Moreira, de 19 anos, que este acabou confessando que teria adquirido a erva ao preço de R$ 15 reais, comprado de um sujeito conhecido como 'Dudu', residente na Travessa Prudente de Moraes, bairro Pindorama.

Os militares se deslocaram para o endereço e encontraram em frente a casa investigada, Eduardo Augusto Rodrigues de Sousa, de 20 anos, (Dudu), em cia de uma outra pessoa, identificada pelo nome de Anderson Moraes Oliveira, de 22 anos, que depois de passarem pela revista pessoal, os policiais encontraram mais uma trouxa de maconha, que estava em poder de Anderson.

Como para fatos não há argumentos, a policia resolveu fazer uma vistoria na casa, quando adentraram no quarto de Dudu, encontraram uma estufa com um grande pé de maconha, além de duas raízes do mesmo produto e a quantia de R$ 10 reais em espécie.

CIDADES FICARÃO SEM 13º- NO NORDESTE E LUZ FICARÁ 54% MAIS CARA NO NORTE DO BRASIL.


Sem 13º salário por falta de repasse do govenro federal.
A notícia da redução dos repasses federais deixou muita gente preocupada nos municípios. Em Nazária, a 30 km ao Sul de Teresina, capital do Piauí, a maioria dos mercadinhos ainda não aderiu ao cartão de crédito, tudo vai para o caderno de fiado e se o dinheiro parar de circular a situação piora. “Cai muito as vendas, porque o pessoal da cidade sobrevive praticamente da prefeitura e se os repasses não vierem terá gente passando fome mesmo”, disse o comerciante Antônio Fernandes. A preocupação dos prefeitos é com o pagamento do 13º salário dos servidores. A Associação Piauiense de Prefeitos calcula que atualmente 70% das prefeituras não tem dinheiro para arcar com as despesas. Em 164 cidades piauienses a queda no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é de 36,4.  Em Mosenhor Gil, a 50 km da capital, em agosto a prefeitura da cidade recebeu R$ 459 mil, em setembro foi R$ 403 mil e agora em outubro a projeção é de R$ 297 mil.

MEGA-SENA ACUMULA,E PRÊMIO PODE CHEGAR A R$ 37 MILHÕES.


Veja as dezenas do concurso 1.649: 24 - 33 - 38 - 42 - 44 - 54.
Quina teve 99 acertadores que receberão R$ 23.864,71 cada.

Do G1, em São Paulo
GNews - Mega Sena (Foto: Reprodução/GloboNews)Mega-Sena acumula e poderá pagar R$ 7 milhões
(Foto: Reprodução/GloboNews)
Nenhuma aposta acertou as seis dezenas sorteadas no concurso 1.649 da Mega-Sena realizado neste sábado (1º), em Jundiaí (SP). Para o próximo sorteio, que vai acontecer na quarta-feira (5), a previsão é que o prêmio chegue a R$ 377 milhões.
Veja as dezenas: 24 - 33 - 38 - 42 - 44 - 54.
A quina teve 99 acertadores e cada um vai levar R$ 23.864,71. Já a quadra pagará R$ 448,70 para cada um de seus 7.522 ganhadores.
Para apostar
A Caixa Econômica Federal faz os sorteios da Mega-Sena duas vezes por semana, às quartas-feiras e aos sábados. As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 2,50.

JOVEM DO PIAUÍ PASSA FOME E DORME NA RUA,PARA TENTAR A CARREIRA SERTANEJA.

Piauiense de 23 anos encontrou amigo 'anjo de guarda' após dificuldades
O sonho de se tornar um cantor sertanejo de sucesso fez Wesley Jairo dos Santos Silva, de 23 anos, deixar a casa da família em Teresina, no Piauí, e desembarcar em Goiânia. Sem dinheiro e com poucas oportunidades desde que chegou à capital goiana, há cerca de dois meses, ele já dormiu algumas noites na rua e até passou fome por não ter como comprar comida. Desolado, o rapaz só voltou a ter esperança após conhecer um amigo, um estudante de arquitetura que ele considera um verdadeiro "anjo da guarda" em sua vida.
Depois de tentar a sorte em Brasília e na terra natal, Wesley resolveu morar em Goiás, onde, como ele próprio diz, o "estilo sertanejo é mais forte". Com uma mala de roupas, um violão nas costas e R$ 320 no bolso, viajou quase 2 mil km em um ônibus clandestino do Piauí a Goiânia.
A primeira noite ele até consegui passar em um hotel, mas com pouco dinheiro e nenhum contato para trabalhar ou poder se apresentar, a situação foi se agravando. Para tentar economizar, ele passou as quatro noites seguintes dormindo na Rodoviária de Goiânia, no Setor Central, mas teve de sair. "Um guarda lá percebeu que ficava lá toda a noite e disse que não podia que tinha que sair", disse.

EM PERNAMBUCO,AERONAVE COM PARAQUEDISTAS FAZ POUSO FORÇADO E COM 6 FICAM FERIDOS.


Duas mulheres e quatro homens estavam no avião - todos sobreviveram.
Três feridos foram socorridos de helicóptero e levados para hospitais.

Do G1 PE/Cbm
Aeronave ficou partida após pouso forçado (Foto: Anna Tiago/G1)Aeronave ficou partida após pouso forçado (Foto: Anna Tiago/G1)
Seis pessoas - cinco paraquedistas e um piloto - ficaram feridos depois que uma aeronave de pequeno porte fez um pouso de emergência neste sábado (1º). O acidente ocorreu por volta das 11h, em Cruz de Rebouças, no entorno do aeródromo da Coroa do Avião, em Igarassu, Região Metropolitana do Recife.

O Corpo de Bombeiros e o helicóptero da Secretaria de Defesa Social (SDS) ajudaram no socorro das vítimas. Uma equipe do 17º Batalhão de Polícia Militar chegou ao local quando todos os feridos já tinham sido socorridos, segundo o cabo Carlos Alberto. O avião tinha capacidade para transportar sete pessoas.

Um instrutor de paraquedismo sofreu ferimentos na cabeça e foi levado para o Hospital Esperança, na Madalena, Zona Norte do Recife, de onde foi transferido para o Hospital Unimed III, na Ilha do Leite, na área central. Ele passou por exames e o estado de saúde dele é estável. Dois homens também foram levados para o Hospital Esperança e já receberam alta. Três pessoas foram encaminhadas para o Hospital da Restauração (HR), também no Recife: o piloto, de 60 anos, e duas enfermeiras - e paraquedistas - de 32 e 35 anos. As duas mulheres receberam alta no meio da tarde.

FNDE PRORROGA PRAZO PARA RENOVAÇÃO SEMESTRAL DOS CONTRATOS DO FIES.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) prorrogou para o dia 30 de novembro o prazo para renovação semestral dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) firmados no segundo semestre de 2013 e no primeiro e segundo semestres de 2014. Os estudantes devem fazer o aditamento de contrato online pelo Sistema Informatizado do Fies (SisFies). A medida está em portaria divulgada hoje (31) no Diário Oficial da União.

O Fies é destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores privados, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. O programa oferece cobertura de 50% a 100% do valor da mensalidade e juros de 3,4% ao ano. O contratante só começa a quitar o financiamento 18 meses depois de formado. O número de contratos formalizados desde 2010 já passa de 1,1 milhão.”

Fonte: Agência Brasil