Powered By Blogger

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

HISTÓRIA DE BARROQUINHA COM SUA PADROEIRA NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES.




        A história de Barroquinha com Nossa Padroeira começa, em meados do século XIX (19), quando um barco naufragou, devido a uma forte ventania, a poucas milhas da praia dos Remédios. Sua tripulação, composta por um pequeno grupo de pescadores, que sobrevivendo ao naufrágio, atribuíram a graça de estarem vivos, ao se valerem de Nossa Senhora dos Navegantes.
          Estes pescadores, na aflição antes de naufragar, fizeram uma promessa à Santa e chegando salvos a terra firme, embrenharam-se pelas veredas a procura de abrigo, correndo todos os perigos que uma mata possa oferecer. Depois de uma longa e cansativa caminhada, encontraram uma pobre e pequena vila, onde residiam agricultores e caçadores em casebres de taipas, cobertos de palhas de carnaúbas. Essa Vila viria a se chamar Passo Imperial, pois foi esse o primeiro nome de nossa cidade.
         Os três pescadores, posteriormente fixando suas residências no vilarejo, resolveram em retribuição as suas vidas salvas do naufrágio, cumprir a promessa, construindo com a ajuda dos demais moradores, a primeira capela em honra a Nossa Senhora dos Navegantes.  

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO LANÇA EDITAL COM 150 VAGAS DE ESTÁGIO EM FORTALEZA-CE

SME lança edital com 150 vagas

oportunidade é para estudantes das universidades públicas dos cursos de Letras, Matemática, Química, Física, Biologia, História e Geografia

Os estudantes interessados em participar da seleção devem estar regularmente matriculados, comprovar que cumpriram, no mínimo, 60 créditos e apresentar um índice de rendimento nas disciplinas já cursadas igual ou superior a 6,0 (seis), ou conceito equivalente. As inscrições estarão abertas no período de 01 a 08 de agosto de 2013.
Dentro desse prazo, os candidatos deverão preencher o formulário de inscrição disponível no site www.sme.fortaleza.ce.gov.br/educacao e, em seguida, entregar a documentação, no horário de 8h30 às 16h30, no polo do Pró-Técnico, localizado na Av. Luciano Carneiro, nº 2123 – Vila União.

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ CONVOCA CEM ESCRIVÃES DE POLÍCIA DO CONCURSO DE 2006.


Em reunião na manhã desta quarta-feira (31.07) com o Secretário da Segurança Pública, Francisco Bezerra, o Governador Cid Gomes autorizou a convocação de 100 escrivães de Polícia Civil. O Edital de Convocação deverá ser publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) até a próxima sexta-feira. Os escrivães são remanescentes do concurso público realizado em 2006.
Os novos escrivães vão reforçar a estrutura da Polícia Civil no Estado, que somente neste ano, já recebeu 623  novos inspetores, outros 22 escrivães e 25 delegados. Outros 637 candidatos a Inspetores de 1ª Classe deverão ingressar em breve na Academia de Estadual de Segurança Pública para compor a segunda turma do Curso de Formação Profissional.

SAD SUSPENDE CONTRATO COM EMPRESA DE LATICÍNIO.


Itatira. A Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) suspendeu o contrato com a empresa Laticínios Bezerra Ltda ME responsável pelo transporte de leite do Programa Fome Zero destinado a crianças dos municípios de Boa Viagem, Madalena e Itatira cadastradas.

Centro de Saúde do Distrito de Lagoa do Mato, em Itatira, é um dos pontos de distribuição, na Região do Sertão Central, do lei te fornecido para as populações de baixa renda dentro do Programa Fome Zero FOTO: DÁRIO GOMES

O fato aconteceu em 18 de julho passado. A Polícia Rodoviária Federal do Ceará apreendeu na BR-020 uma carga de leite que estava sendo transportado em um caminhão da empresa e que seria destinado aos municípios do Sertão Central cearense.

A carga estava em nome da Bezerra Laticínios LTDA - ME, contratada pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) através de licitação para atender ao Leite Fome Zero. Segundo Márcio Peixoto, coordenador do programa no Ceará, a empresa apresentou toda a documentação necessária para participar do programa, o que inclui o uso de caminhões isotérmicos e refrigerados para acondicionar e distribuir o leite.

Entretanto, após a apreensão, a SDA descobriu que o caminhão que atendia a área de Boa Viagem "quebrou e foi trocado por outro irregular sem o nosso conhecimento", disse Peixoto.

Ainda segundo ele, a Secretaria tomou as medidas cabíveis, que foram multar a empresa e suspender as entregas até que ela apresente a regularização dos caminhões. Se houver reincidência, o contrato será encerrado", completou o coordenador.

Em 2013, a Bezerra Laticínios foi vencedora de oito lotes para distribuição de leite do tipo "C", que compreendem 20 cidade do Estado. Um dos lotes, o de número 33, compreende os municípios de Boa Viagem, Madalena e Itatira. A reportagem tentou falar com a empresa, mas não obteve sucesso.

NENHUM CLUBE CEARENSE APARECE ENTRE OS 200 COM MAIOR MÉDIA DE PÚBLICO NO MUNDO.


Apenas oito clubes brasileiros, sendo quatro nordestinos, integram lista

A reabertura do estádio Castelão, ainda não conseguiu alavancar a média de público dos dois maiores clubes cearenses. 

Castelão ainda não melhorou médias de público de Ceará e Fortaleza Foto: Kiko Silva

É o que revela o estudo da Pluri Consultoria, que divulgou a lista das 200 equipes de futebol com maior número de torcedorespor partida, na temporada 2012-2013.

Nem Ceará e nem Fortaleza aparecem no levantamento, que traz apenas quatro clubes nordestinos, entre oito brasileiros. A região Nordeste é, aliás, a com mais times incluídos na lista dos 200 que levam mais público aos estádios. Entre os nordestinos, quem teve a melhor média de torcedores foi o Santa Cruz. Com 24.374 torcedores por jogo, o time pernambucano ocupa a 95ª posição no ranking mundial.

Já a melhor média no Brasil, foi do Corinthians. Impulsionado pelo título da Libertadores e do Mundial, conquistados em 2012, e pelo título paulista em 2013, o "Timão" foi o 91º com mais torcida presente nas arquibancadas na temporada passada. Em média, foram 25.222 corintianos por partida. Também integram a lista, o São Paulo (98º), o Grêmio (105º), o Sampaio Côrrea (150º), o Bahia (158º), o Atlético Mineiro (187º) e o Sport (194º).

No mundo, o clube com maior número de torcedores por jogo, no período analisado, foi oBorussia Dortmund. O clube, que foi semifinalista da Copa dos Campeões 2012-2013, levou em média 80.558 torcedores por partida.

GESTORES ACUSADOS DE FRAUDE EM QUIXADÁ-CE CONTINUAM FORAGIDOS.


Promotoria pediu revogação da prisão temporária de duas das três pessoas já detidas

Cerca de 24 horas, após a deflagração daOperação Miragem II, que apurou fraudes na gestão pública de Quixadá, nenhum dos doze foragidos se apresentou à Justiça.
Ministério Público concedeu coletiva para explicar operação e exibiu vídeos da investigação Foto: Kiko Silva

Entre os acusados de envolvimento em adulteração de documentos para encobrirfraudes em licitações, estão a primeira-dama do município, o vice-prefeito, cinco secretários municipais, quatro empresários e quatro profissionais da área jurídica.
Na quarta-feira (31/07), a Polícia Civil prendeu os empresários Gilberto Henrique Lopes de Oliveira e Marleide Quinto de Sousa, além do secretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, Raimundo Damasceno. De acordo com o Ministério Público (MP), um vazamento de informações teria facilitado a fuga dos demais acusados,

Nesta quinta-feira (01/08), o promotor André Clark pediu a revogação da prisão temporária do secretário e da empresária, por colaboração nas investigações. Todos os detidos já foram ouvidos pelo delegado George Monteiro.

Por outro lado, o MP pediu prisão preventiva para os foragidos, o que permitiria cárcere por tempo indeterminado, mas até o momento o pedido não foi apreciado pela Justiça.

Relembre as Operações Miragem I e II
No total, 15 mandados de prisão temporária e 19 de busca e apreensão foram expedidos pela 2ª Vara da Comarca de Quixadá e executados no próprio município, além de Fortaleza, Maracanaú, Russas e Morada Nova.
Os gestores públicos e empresários de Quixadá  acusados tiveram a prisão temporária (prazo de cinco dias) decretada por suposta participação na adulteração de documentos durante a investigação criminal que vinha acontecendo na Operação Miragem I.

FECHADA DO AFROREGGAE É ATINGIDA POR TIROS NA VILA CRUZEIRO, NO RIO DE JANEIRO.


Tiroteio acontece um dia após ONG reabrir atividades no Alemão.
Coordenador do projeto, José Júnior, disse que fachada foi destruída.

Do G1 Rio

A sede do AfroReggae da Vila Cruzeiro, no Conjunto de Favelas da Penha, Subúrbio do Rio, foi alvejada por tiros por volta das 18h desta quinta-feira (1º). A fachada do imóvel foi destruída, mas ninguém ficou ferido. O tiroteio acontece um dia após o AfroReggae voltar com suas atividades no Conjunto de favelas do Alemão. A sede havia sido fechada porque o grupo recebeu ameaças.

Segundo a UPP da Vila Cruzeiro, duas motos com dois homens cada passaram pela sede da ONG e efetuaram os disparos. Os policiais perseguiram os criminosos, que fugiram em direção à favela da Chatuba, também no Conjunto de Favelas da Penha. Houve troca de tiros.

Segundo o coordenador do AfroReggae, José Junior, não havia funcionários no prédio no momento do tiroteio. Ele já entrou em contato com o secretário de segurança do estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame. "É uma insatisfação dos traficantes com a reabertura e presença dos moradores dentro das atividades do AfroReggae", disse ele.

Na noite de terça-feira (30), uma pousada mantida pelo grupo no Conjunto de Favelas do Alemão, Subúrbio do Rio, já havia sido alvejada por oito tiros de fuzil, José Junior. O mesmo imóvel pegou fogo no dia 16. A polícia apura se o incêndio foi criminoso.

Em nota à imprensa, o secretário de segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, classificou como "covarde" o ataque contra a sede do AfroReggae na Vila Cruzeiro. Segundo ele, o policiamento no local será redimensionado. Ainda segundo o comunicado, Beltrame vai acompanhar de perto as investigações do ataque com a 22ª DP (Penha).

CEARÁ VAI RECEBER R$ 6,6 MILHÕES PARA REALIZAR CIRURGIAS ELETIVAS PELO SUS.


Recursos serão repassados pelo Ministério da Saúde.
Em 2012, o Ceará realizou 79.620 cirurgias eletivas pelo SUS.

imagens cedidas pelo google
O Ministério da Saúde vai destinar R$ 6,6 milhões ao Estado do Ceará para a realização de procedimentos imediatos com objetivo de ampliar o acesso da população às cirurgias eletivas e reduzir o tempo de espera nestes procedimentos pelo Sistema único de Saúde (SUS). Segundo o Ministério da Saúde, o estado poderá ainda receber recursos adicionais em 2014 após análise da produção efetuada com o montante da primeira parcela. Os recursos serão aplicados nas especialidades de maior demanda e naquelas escolhidas pelos gestores locais, conforme a realidade de sua região.

Do total para repassado ao Ceará, R$ 4,5 milhões serão destinados à realização de cirurgia de catarata e R$ 29,3 mil para tratamento de varizes, cirurgias ortopédicas e nas áreas de urologia, oftalmologia e otorrinolaringologia, incluindo retirada de amígdalas. Outros R$ 2 milhões atenderão as demandas apresentadas pelos gestores estaduais.

MORADOR ALERTOU PROBLEMAS EM ADUTORA NO RIO; OBRA EM FÁBRICA PODE TER SIDO A CAUSA,DIZ A POLÍCIA.

Pouco mais de um ano antes do rompimento de uma adutora da Cedae (Companhia de Abastecimento e Esgoto) que deixou uma criança morta e 16 pessoas feridas em Campo Grande, zona oeste do Rio de Janeiro, na terça-feira (30), um morador da região havia denunciado um vazamento na tubulação. A Polícia Civil informou que uma obra em uma fábrica de guaraná ao lado do local onde a adutora quebrou pode ter provocado o acidente.
"A Guaracamp passou máquinas no terreno e colocou entulho sobre a sinalização da Cedae. E passou a usar a área para trajeto de caminhões", disse a delegada Tatiene Damaris. A empresa não se pronunciou.
Ampliar


Rio de Janeiro registra casos de rompimento de adutoras70 fotos

15 / 70
30.jul.2013 - Criança de três anos é resgatada após sua casa ter sido atingida pela água que vazou da tubulação subterrânea da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgoto) no bairro de Campo Grande, zona oeste do Rio de Janeiro, nas imediações da estrada do Mendanha. A menina chegou a ser levada para ao hospital da região, mas morreu após uma parada cardiorrespiratória Leia mais Jadson Marques/Estadão Conteúdo

No dia 25 de maio de 2012, o consumidor Wagner Castilho endereçou uma solicitação ao presidente da companhia, Wagner Victer, no site "Reclame Aqui". Desde então, ele fez cinco reclamações no portal, pedindo que a Cedae trocasse tubulações de ferro na estrada do Mendanha, número 4.501, onde morava.
A última reclamação foi feita no dia 25 de julho de 2013, cinco dias antes de a adutora se romper na altura do número 4.500 da mesma estrada.

VEJA O LOCAL DO ACIDENTE

No site, Castilho dizia que as tubulações poderiam se romper a qualquer momento devido à corrosão causada pela água barrenta que passava por dentro delas.
"Peço, gentilmente, para que a Cedae do Rio de Janeiro, na pessoa do presidente Wagner Victer, tome as devidas providências para que sejam trocadas as tubulações de ferro que apresentam este problema de oxidação aqui em Campo Grande, altura da estrada do Mendanha, 4.501. As antigas tubulações deverão ser trocadas por outras novas que resistam à corrosão", diz um trecho da reclamação.

"As tubulações que existem aqui na região devem ter quase um século de uso e podem se romper a qualquer momento, inundando residências, matando pessoas, destruindo veículos e fazendo com que milhares de moradores fiquem sem água. Os moradores que forem atingidos por esta futura inundação poderão entrar com processos para ressarcimento moral e material", afirmou o morador.