Powered By Blogger

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

GESTORES ACUSADOS DE FRAUDE EM QUIXADÁ-CE CONTINUAM FORAGIDOS.


Promotoria pediu revogação da prisão temporária de duas das três pessoas já detidas

Cerca de 24 horas, após a deflagração daOperação Miragem II, que apurou fraudes na gestão pública de Quixadá, nenhum dos doze foragidos se apresentou à Justiça.
Ministério Público concedeu coletiva para explicar operação e exibiu vídeos da investigação Foto: Kiko Silva

Entre os acusados de envolvimento em adulteração de documentos para encobrirfraudes em licitações, estão a primeira-dama do município, o vice-prefeito, cinco secretários municipais, quatro empresários e quatro profissionais da área jurídica.
Na quarta-feira (31/07), a Polícia Civil prendeu os empresários Gilberto Henrique Lopes de Oliveira e Marleide Quinto de Sousa, além do secretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, Raimundo Damasceno. De acordo com o Ministério Público (MP), um vazamento de informações teria facilitado a fuga dos demais acusados,

Nesta quinta-feira (01/08), o promotor André Clark pediu a revogação da prisão temporária do secretário e da empresária, por colaboração nas investigações. Todos os detidos já foram ouvidos pelo delegado George Monteiro.

Por outro lado, o MP pediu prisão preventiva para os foragidos, o que permitiria cárcere por tempo indeterminado, mas até o momento o pedido não foi apreciado pela Justiça.

Relembre as Operações Miragem I e II
No total, 15 mandados de prisão temporária e 19 de busca e apreensão foram expedidos pela 2ª Vara da Comarca de Quixadá e executados no próprio município, além de Fortaleza, Maracanaú, Russas e Morada Nova.
Os gestores públicos e empresários de Quixadá  acusados tiveram a prisão temporária (prazo de cinco dias) decretada por suposta participação na adulteração de documentos durante a investigação criminal que vinha acontecendo na Operação Miragem I.


A primeira operação ocorreu em junho e investigou supostas licitações fraudulentas, feitas de janeiro a fevereiro,que  levaram à celebração de contratos com o município, no valor total de R$ 15.660.397,60

Já a segunda operação contou com 150 policiais militares, 15 delegados e 35 viaturas da Polícia Civil. O centro administrativo da prefeitura de Quixadá foi um dos alvos dos mandados de busca e apreeensão.
De acordo com o promotor André Clark, o prefeito da cidade, João da Sapataria (PRB), não é alvo das operações, pois a investigação criminal é de competência da Procuradoria Geral da Justiça (PGJ).

Quem são os foragidos
Antônio Wellington Xavier Queiroz, vice-prefeito de Quixadá;
Jovenina Bezerra, primeira-dama e secretária municipal de Desenvolvimento Social;
Francisco Roberval Lima de Almeida, procurador do município; 
Antônio de Pádua da Silva, secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente;
Lívia Mara Bezerra Pinto, secretária de Saúde;
Valentim Francisco de Freitas Neto, secretario de Educação;
Maria Albeniza de Matos Lima, presidente da Comissão de Licitação do Município;
Michel Teixeira de Araújo, pregoeiro Oficial do Município;
Francisco Estênio Saraiva Maia, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo;
Luiz Fernando Moreira de Lima, assessor jurídico 
Raimundo Vicente Sá Oliveira Arruda , empresário; 
Rômulo Cézar Rodrigues Martins, empresário
fonte:Reprodução web/camocim belo mar blog
.

Nenhum comentário: