Powered By Blogger

sábado, 12 de janeiro de 2013

MÃE E FILHA SÃO BALEADAS NO RIO DE JANEIRO.



Vítimas estavam paradas no sinal na Barra da Tijuca.
Bala atravessou o ombro da mãe e foi parar na perna da filha

Mãe e filha foram baleadas ontem (11) à noite na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, quando pararam o carro no sinal. Hoje de manhã, um carro da PM fazia o patrulhamento na avenida onde o crime aconteceu.
Elas pararam o carro no sinal e um bandido anunciou o assalto. Ele encostou a arma no vidro do veículo e atirou. A bala atravessou o ombro de Terezinha Souto Guimarães, de 55 anos, e foi parar na perna de Moara, de 24. Mesmo ferida, a mãe conseguiu dirigir até uma maternidade que fica na mesma avenida. Depois, as duas foram transferidas para um hospital. A filha já teve alta.

ORIGEM DO NOME BRASIL.


O nome do Brasil foi simbolicamente relacionado à natureza e à paisagem brasileira pelos portugueses que colonizaram o país.


A paisagem diversificada das terras tupiniquins motivou a procura pelo nome ideal para representar a região encontrada 

A paisagem diversificada das terras tupiniquins motivou a procura pelo nome ideal para representar a região encontrada
Assim que chegaram ao território brasileiro em 1500, os viajantes portugueses estiveram diante de uma terra que inicialmente para eles era uma ilha. Após outras expedições e do reconhecimento territorial, os lusitanos perceberam que estavam diante de uma área de proporção continental. Iniciava-se, então, uma discussão simbólica e importante acerca do nome a ser dado para a terra recém-descoberta.
Essa incerteza em relação ao tamanho do território gerou o primeiro nome da região que foi “Ilha de Vera Cruz”. Esse primeiro nome foi dado por Pedro Álvares Cabral quando chegou à terra recém-encontrada, porém, a discussão em torno da escolha de um nome para essa região da América estava apenas começando. Foi na expedição de Gonçalo Coelho – a mando do rei D. Emanuel – que os portugueses, tendo melhor conhecimento do tamanho do território, criaram outros nomes para a região, como “Terra dos papagaios” e “Terra de Santa Cruz”, sendo esta última nomenclatura criada pelo rei português D. Emanuel.    
A procura pelo nome ideal que representasse a terra gerou certa confusão, tanto que Pedro Vaz de Caminha em sua carta enviada ao rei de Portugal utilizou dois termos diferentes sobre o mesmo território, Terra de Vera Cruz e Ilha de Vera Cruz. Essa confusão realçava a problemática em torno da criação de um nome para uma terra até então desconhecida pelos europeus, mas que chamava a atenção pelo sua paisagem diversificada e diferente do cenário das cidades europeias.

Tropicalismo e ruptura cultural no Brasil

O Tropicalismo como ruptura artística na década de 1960 pode proporcionar uma interessante aula sobre cultura nacional e inovação estética no Brasil.


Tropicalismo e o disco inaugural Tropicália, ou Panis et Circenses,representam o mais emblemático trabalho coletivo da música popular brasileira - marco do experimentalismo musical no Brasil da época e, até hoje, no mundo todo. As músicas desse disco podem ser úteis ao professor para trabalhar em sala de aula um movimento musical brasileiro que ainda repercute no meio cultural nacional.
Caetano Veloso foi um dos principais protagonistas do Tropicalismo
Caetano Veloso foi um dos principais protagonistas do Tropicalismo
A proposta aqui apresentada possibilita que o professor faça um trabalho interdisciplinar envolvendo história, língua portuguesa e artes, utilizando o inovador processo de criação artística protagonizado por Gilberto Gil, Caetano Veloso, Tom Zé, os Mutantes, Rogério Duprat e outros.
A importância do movimento está ligada ao fato de que os tropicalistas deram um histórico passo à frente no meio musical brasileiro. No período pós-Bossa Nova, a “qualidade musical” no país tinha como parâmetro posições tradicionais ou nacionalistas, próximas aos movimentos ligados à esquerda, que consideravam a influência estrangeira, principalmente norte-americana, como uma ação imperialista. Os participantes do movimento romperam com essa situação e procuraram universalizar a linguagem da MPB, incorporando elementos da cultura jovem mundial, como o rock, a psicodelia e a guitarra elétrica.
Simultaneamente, eles aproximaram-se da vanguarda erudita por meio dos inovadores arranjos de maestros como Rogério Duprat, Júlio Medaglia e Damiano Cozzella. Ao unir o popular, o pop e o experimentalismo estético, as ideias tropicalistas acabaram impulsionando a modernização não só da música, mas da própria cultura nacional.

'PROFETAS DA CHUVA' APOSTAM EM BOAS CHUVAS NO NORDESTE A PARTIR DE MARÇO.



Encontro anual reúne 'profetas da chuva' em Quixadá, no interior do Ceará.
Eles dizem fazer previsão da chuva com base em elementos da natureza.


Quixadá sedia anualmente o encontro dos chamados profetas da chuva. (Foto: Alex Pimentel/Agência Diário)Quixadá sedia anualmente o encontro dos chamados profetas da chuva (Foto: Alex Pimentel/Agência Diário)

Um grupo de 38 "profetas" que se reúne anualmente no Ceará prevê que o ano será de fortes chuvas na região Nordeste, principalmente a partir de março.

“Tudo indica que teremos boas chuvas, mas um pouco tarde, a partir de março. Já tivemos algumas chuvas nesse início de ano, mas pequenas. Chuva boa mesmo ainda vamos ter que esperar”, disse um dos integrantes do grupo, o “profeta” Erasmo Barreira.
A 17ª edição do Encontro dos Profetas da Chuva será realiazada neste sábado (12) emQuixadá, no interior do Ceará, reunindo 38 pessoas que dizem que, com base em elementos da natureza, conseguem fazer a previsão de chuva para o ano.

RESSACA DO MAR ATINGE O MAIOR PICO DESTE ANO.


O fenômeno acontece devido às luas cheia e nova que deixam as marés mais altas do que em outras épocas do ano


Quando o relógio marcou, ontem, 16h24, o avanço da água do mar na areia da praia atingiu 3,2m. Esse foi o maior pico deste ano e causou a ressaca do mar. Na Avenida Beira-Mar, as águas que batiam nas pedras de contenção e respingavam no calçadão da orla chamaram a atenção de todos que passavam pelo local, tanto que muitos paravam para observar e tirar fotos.

O avanço das águas atraiu tanto turistas quanto moradores, que tiravam fotos. Os ventos fortes contribuem para o fenômeno Foto: Lucas de Menezes
Esse fenômeno teve início na última quinta-feira (10), quando às 15h38 a maré atingiu 3,2m, e deve seguir até hoje, dia em que o avanço da água do mar na areia da praia deverá atingir 3,2m exatamente às 17h09.

Na Beira-Mar, as ondas eram grandes, porém quebravam muito antes de chegar próximo ao calçadão e, por isso, a água nem sempre respingava no local e ninguém levou um “banho” do mar. Mesmo assim, o passeio ficou bastante molhado.

O professor de História Dennis Gouveia veio do Mato Grosso do Sul passar férias em Fortaleza e se espantou com a ressaca do mar. “Não conhecia esse fenômeno. Achei muito interessante. Por isso, tirei muitas fotos para mostrar aos familiares e amigos”, comentou.

Gouveia acrescentou que, ao andar pelo calçadão, as pessoas devem ter cuidado para não se molhar ou cair no chão escorregadio. “As pessoas ficam mais preocupadas em não tomar um banho e se esquecem da calçada, que é muito próxima do mar, e acaba ficando toda molhada. Espero que nada de ruim aconteça”, disse.

BNB VAI CONVOCAR NESTE ANO 850 CONCURSADOS.


Os novos funcionários deverão trabalhar nas 80 unidades que o banco irá inaugurar ao longo de 2013

 
Dando continuidade ao plano de expansão da sua rede de atendimento, iniciado em outubro do ano passado, o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) abrirá mais 80 agências ao longo de 2013, para as quais devem ser convocados mais 850 aprovados no último concurso realizado para a instituição, em 2010.
 Lanzarin mantém o firme propósito de agilizar a liberação de crédito pela instituição FOTO: JOSÉ LEOMAR

A informação é do atual presidente do BNB, Ary Joel Lanzarin, que, desde que assumiu a função, em setembro de 2012, deu início a uma série de mudanças na instituição, incluindo a substituição de trabalhadores terceirizados por funcionários.

"À medida em que formos abrindo novas agências, vamos chamar essas pessoas. Os terceirizados que prestam serviços que constam em edital serão substituídos pela mão de obra do banco", destaca o presidente da instituição.

Somente nos últimos três meses do ano passado, o Banco do Nordeste do Brasil convocou aproximadamente 275 concursados, lotados em 27 agências inauguradas em toda a área de atuação do BNB, incluindo a agência de Cascavel, batizada com o nome do empresário Edson Queiroz, a primeira inaugurada no Ceará em 20 anos.

R$ 30 mi em tecnologia
Outra meta do BNB para 2013 é agilizar ainda mais a liberação do crédito. Conforme Lanzarin, algumas mudanças foram implementadas para melhorar a concessão do crédito, possibilitando o cumprimento da meta de investimentos em 2012. "Quando eu assumi, não tínhamos cumprido nem a metade da meta. Tivemos que dar algumas mexidas no processo de liberação de crédito para torná-lo mais ágil. Antes, as análises tinham um período muito longo. Nós conseguimos reduzir esse tempo com algumas alterações, como a realização de outras etapas da operação em paralelo à análise. O envolvimento dos funcionários também foi muito importante", afirma.

CINCO VÍTIMAS DE ACIDENTE EM CRATEÚS ESTÃO EM OBSERVAÇÃO NO HOSPITAL SÃO LUCAS.


As cinco pessoas feridas em acidente que deixou dois mortos na CE-187, em Crateús, estão em observação no Hospital São Lucas. O acidente ocorreu por volta das 20h20 da última sexta-feira (11), quando um ônibus da empresa Princesinha dos Inhamuns tentou ultrapassar uma motocicleta e colidiu com um caminhão.
As vítimas com ferimentos leves se evadiram do local e não foi possível identificá-las, segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Foto: Silvania Claudino/Blog Diário dos Inhamuns
Morreram no acidente o condutor do caminhão, Paulo Freitas, de 44 anos e o cobrador do ônibus, Max Dorival Leite Neto, de 33 anos. As cinco pessoas que ficaram gravemente feridas foram encaminhadas ao hospital do município, sendo Raimundo Nonato de Carvalho, Francisca Antônia Martins Ribeiro, José Vieira Brandão e o motocilista Francisco Reginaldo da Silva.
Nenhum dos feridos foi transferido e todos estão em estado de observação, segundo o boletim médico de atendimento do hospital.
Ambulâncias de cidades vizinhas à Crateús, como de Novo Oriente e Independência, foram mobilizadas para prestar o socorro aos feridos. Uma força tarefa de profissionais de saúde foi deslocada para o hospital da cidade, alguns de outras unidades ou que estavam de folga e voluntários para atender os feridos.

PRESO BANDO QUE AGIA NO INTERIOR DO CEARÁ.



Assaltos e homicídios são atribuídos ao grupo que atacava nas regiões do Vale do Jaguaribe e Centro-Sul do Estado
Um cerco policial realizado na madrugada de ontem na zona rural de Jaguaribe (300Km de Fortaleza) resultou na prisão de uma quadrilha composta por cinco homens. O bando, conforme as autoridades, vinha promovendo uma sequência de assaltos e crimes de morte em diversos Municípios das regiões do Vale do Jaguaribe e Centro-Sul.

Os cinco homens estavam fortemente armados e trafegavam em motocicletas. A PM montou uma operação e conseguiu evitar que a quadrilha sitiasse o distrito de Feiticeiro, na zona rural de Jaguaribe, na madrugada de ontem FOTO: DIVULGAÇÃO

O grupo foi cercado por volta de 4h30 no Sítio Catolé, distante cerca de 45 quilômetros da sede municipal. A operação foi comandada pelos capitães Rodrigues e Rafael Sidrim, da 3ª Companhia do 1º BPM (Jaguaribe) e do Comando Tático Rural (Cotar), do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), respectivamente, com o apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Pistoleiro
O homem apontado como chefe da quadrilha foi identificado como João Miguel Laurindo Ferreira, 34, conhecido por ´João Bala´, tido como assaltante e pistoleiro e que havia fugido, no ano passado, da Cadeia Pública de Jaguaribe. Ele é acusado de vários assassinatos naquela região.

SENADOR SÁ-CE:QUADRILHA FORTEMENTE ARMADA EXPLODE CAIXA ELETRÔNICO DO BANCO DO BRASIL.


Segundo informações policiais, cerca de 08 homens chegaram fortemente armados em dois carros, um Siena cinza e um Gol de cor preta e começaram a atirar para todos os lados, pondo pânico nas pessoas que estavam presentes.



Logo na chegada, os bandidos invadiram o posto bancário, instalaram as dinamites e explodiram o caixa eletrônico, num total de três explosões.

Estava dormindo quando ouvi aqueles estrondos, acordei pensando que era um terremoto, disse ainda em pânico um morador da cidade.


Estado em que ficou o caixa eletrônico

Após as explosões, o bando fez de reféns cerca de 08 pessoas que estavam em uma praça e usaram como escudo humano diante de uma possível ação da Polícia. Enquanto isso, outros elementos recolhiam o dinheiro e posteriormente fugiram todos do local em direção a cidade de Massapê. Na fuga, a quadrilha abandonou e ateou fogo no Siena, há uma distância de mais ou menos 05 Km da cidade de Senador Sá.