Powered By Blogger

sábado, 25 de maio de 2013

A SANTA MISSA DESTE DOMINGO DIA 26 DE MAIO DE 2013.


— São Filipe Néri
O “santo da alegria” nasceu em Florença, Itália, no ano de 1515.
Depois de ficar órfão, recebeu um convite de seu tio para que se dedicasse aos negócios. Mas, tendo vida de oração e discernimento, ele percebeu que Deus o chamava a um outro negócio: expressar com a vida a caridade de Cristo.
Néri foi estudar em Roma. Estudou Filosofia e Teologia, deixando-se conduzir e formar pelo Espírito Santo e, mesmo antes de ser padre, visitava os lugares mais pobres de Roma. Formou uma associação para cuidar dos doentes pobres.
São Filipe disse sim para a glória de Deus e iniciou a bela obra do Oratório do Divino Amor, dedicando-se aos jovens e testemunhando sua alegria. Vivia da Divina Providência, indo aos lares dos ricos pedir pelos pobres.
Homem de oração, penitência e adoração, São Filipe Néri partiu para o céu com 80 anos, deixando para nós esse testemunho: renunciar a si mesmo, tomar a cruz a cada dia e seguir Jesus é uma alegria.
São Filipe Néri, rogai por nós!

26.05.2013
Solenidade da Santíssima Trindade — ANO C
(BRANCO, GLÓRIA, CREIO, PREFÁCIO PRÓPRIO – IV SEMANA DO SALTÉRIO)

__ "Comunidade divina: modelo para a comunidade humana. Deus sempre se dá a conhecer aos homens." __
EVANGELHO DOMINICAL EM DESTAQUE
APRESENTAÇÃO ESPECIAL DA LITURGIA DESTE DOMINGO
FEITA PELA NOSSA IRMÃ MARINEVES JESUS DE LIMA
VÍDEO NO YOUTUBE
APRESENTAÇÃO POWERPOINT

NOTA ESPECIAL: VEJA NO FINAL DA LITURGIA OS COMENTÁRIOS DO EVANGLEHO COM SUGESTÕES PARA A HOMILIA DESTE DOMINGO. VEJA TAMBÉM NAS PÁGINAS "HOMILIAS E SERMÕES" E "ROTEIRO HOMILÉTICO" OUTRAS SUGESTÕES DE HOMILIAS E COMENTÁRIO EXEGÉTICO COM ESTUDOS COMPLETOS DA LITURGIA DESTE DOMINGO.
Ambientação:
Sejam bem-vindos amados irmãos e irmãs!
INTRODUÇÃO DO FOLHETO DOMINICAL PULSANDINHO: Celebramos hoje o mistério da Santíssima Trindade. A fé em Deus Trindade nos leva reconhecer a beleza e a profundidade da realidade humana. Deus é UM em três pessoas, mistério de amor e comunhão, perfeita unidade na diversidade. Por isso, a comunidade humana encontrará a sua verdadeira realização à medida que buscar conviver numa relação de igualdade entre todos os seus membros, respeitando as diferenças. Pela fé tivemos acesso a essa revelação e, pela fé, conhecemos a Deus e entramos na sua intimidade. Portanto, no contexto do ano da fé, vamos celebrar este Mistério como gente que crê e peregrina ao encontro de Deus para participar de sua vida.
INTRODUÇÃO DO FOLHETO DOMINICAL O POVO DE DEUS: A festa da Santíssima Trindade celebra mistério que é o cume da nossa relação com Deus. De Deus viemos e para Deus estamos voltando a cada dia. Se Deus é amor, aí está a nossa fonte e o nosso desejo que se torna o maior impulso desta vida. O sacramento mais pleno para celebrarmos o amor de Deus é a Eucaristia. Por isso, celebraremos na próxima quinta-feira a festa de Corpus Christi, para a qual toda a Igreja de São Paulo está se mobilizando, a fim de prestar homenagem a Cristo, pelo sacrifício da entrega do seu Corpo e do seu Sangue na Eucaristia e na Cruz. Faremos isso com missa solene e uma procissão da Igreja de Santa Ifigênia até a Catedral da Sé.
INTRODUÇÃO DO WEBMASTER: Quando ouvimos falar de alguém como de grande personalidade, temos o desejo de conhecê-lo. A festa da SSma. Trindade desperta em nós este desejo e a ele responde, porque Deus dá sempre o primeiro passo em direção à nós. Nesta data, é acentuado particularmente o fato de que Deus se manifesta, se revela, se nos dá a conhecer e nos oferece um conhecimento "pessoal", quer um face a face com cada um de nós, para que nos abramos todos ao grande face a face de Deus. A "Sabedoria de Deus" é alegria de amar aos homens!
Sintamos em nossos corações a alegria da Ressurreição e entoemos alegres cânticos ao Senhor!

JUAZEIRO DO NORTE PERDE DOIS ÍCONES DA HISTÓRIA DO MUNICÍPIO CEARENSE.



Mulheres tinham identificação com a arte e a religiosidade manifestadas no polo de romarias do Cariri

Juazeiro do Norte. A história deste município perde dois grandes nomes, durante o último fim de semana. Com 78 anos, morreu a irmã Therezinha Stella Guimarães, doutora em Psicologia da Religião e membro da Pastoral da Romaria, e dona Maria Assunção Gonçalves, educadora e artista plástica, contemporânea do Padre Cícero e uma de suas últimas afilhadas ainda vivas, uma das responsáveis por reacender o legado histórico do sacerdote. Ela estava prestes a completar, em 1º de junho, 97 anos. A cidade ficou de luto para se despedir de duas mulheres que deixaram uma relevante contribuição relacionada à religiosidade, resgate histórico, educação e evangelização, junto aos romeiros que chegam à cidade.

Óleo sobre tela mostra os primeiros momentos da formação de Juazeiro do Norte, quando Padre Cícero profetizou o crescimento da cidade na região. A pintura era uma das características de dona Assunção, que faleceu aos 97 anos Fotos: Elizângela Santos

As mudanças rápidas do município, nos últimos anos, não era algo que agradava Assunção, a mulher que conseguiu resgatar, por meio de sua arte, os primeiros momentos em que se desenhava a história. Uma capela e três árvores de juazeiro, características principais da pequena Tabuleiro Grande.

Ela obteve de moradores mais antigos e sua família o testemunho de como era a pequena vila, em seu princípio. E foi traçando o que hoje desconhecia como a grande cidade. Em sua casa, ela preservava muito de um passado, que se foi junto com tantos nomes que puderam testemunhar o crescimento do que era previsto, em relação ao Juazeiro, pelo Padre Cícero.

Dona Assunção era uma devota da Mãe das Dores e conviveu com o Padre Cícero Romão Batista. Nos últimos anos, não gostava mais de dar entrevistas para falar da história local. A memória não ajudava, e tanto esforço a deixava aflita. Tinha na vaga lembrança momentos da história de uma cidade que iniciava o seu povoamento.

Memória
A memória dos antepassados estava sempre a povoar a mente de mais de nove décadas e que renderam homenagens e reconhecimentos, pela sua contribuição, principalmente no setor educacional. A pequena vila que nasce sob as orações de Nossa Senhora das Dores se torna um dos maiores centros de religiosidade do País. A imagem da santa que veio de Portugal é mantida na casa paroquial. Mas, dona Assunção guardava a foto da imagem barroca, estilo bizantino, com carinho. Foram 10 anos de convivência com o Padre Cícero.

A única remanescente foi testemunha do trabalho do sacerdote, também devoto da santa. Padre Cícero contribuiu para disseminar a devoção à Nossa Senhora das Dores, por todo o Nordeste brasileiro.

PRÊMIO À INDOLÊNCIA AO GESTOR INESCRUPULOSO.


São milhares de contas, da responsabilidade de ex-gestores, que ficarão sem o devido exame em razão da providência


Muitos ex-prefeitos e seus auxiliares nas administrações municipais passadas, algumas de mais de uma década, vão ficar impunes, se crime houverem cometidos, com a decisão do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), da última quinta-feira, de considerarem prescritos os ilícitos praticados por eles, na aplicação dos recursos municipais, nos cinco anos anteriores à entrega do processo de prestação de contas de suas gestões àquela Corte de Contas.

A emenda constitucional foi aprovada no mês de dezembro passado. Proposta por Tin Gomes, teve Heitor Férrer como principal opositor FOTO: JL ROSA

São muitos os infratores beneficiados com a tal providência, o suficiente para atentar contra a consciência cidadã de qualquer pessoa ciente das responsabilidades atribuídas, pela sociedade e as leis do País, aos integrantes daquele Tribunal e de outros congêneres.

A decisão tomada pelo TCM, a ser referendada pela Assembleia Legislativa - e não há dúvida, será -, está apoiada numa emenda à Constituição do Estado, aprovada no fim do ano passado, especialmente para salvar a pele de parentes, correligionários e amigos cujas contas jamais seriam aprovadas.

Interesse

Lamentavelmente, há quase seis meses da sua promulgação, a tal emenda, até agora não foi contestada por quem deveria fazê-lo para salvaguardar a moral, o respeito à coisa pública e o interesse maior da sociedade, ao fim, a mais prejudicada com o desvio ou a má aplicação dos recursos imprescindíveis à execução das obras e serviços reclamados por ricos e pobres.

Por conta dessa alteração na Constituição, o Tribunal de Contas do Estado (TCE), também poderá adotar o mesmo procedimento já seguido pelo TCM, pois o texto constitucional é igual para ambos ao dizer que "no exercício de suas competências, observará os institutos da prescrição e da decadência, no prazo de cinco anos, nos termos da legislação em vigor".

Antes da preocupação com a decretação da prescrição de crimes contra a administração pública, cinco anos após a entrega da prestação de contas ao TCM, não julgadas, talvez até por desídia, os deputados poderiam exigir, como faz o Conselho Nacional de Justiça, um relatório de produção do Tribunal de Contas, não o do tipo fajuto encaminhado anualmente por aquela Corte à Assembleia para ficar jogado no arquivo morto do Legislativo, mas um documento retratando o que fazem os conselheiros, para se realmente saber se estão cumprindo com suas obrigações. Os magistrados fazem relatórios.

CAIXA ANTECIPOU SAQUE DO BOLSA FAMÍLIA UM DIA ANTES DE BOATOS.



Banco, que havia negado antecipação, liberou benefício com antecedência.
Segundo a Caixa, antecipação ocorreu por diversas melhorias em cadastro.

Do G1, em Brasília
A Caixa Econômica Federal, responsável pela gestão do Bolsa Família, informou neste sábado (25) que antecipou o saque do benefício na sexta-feira (17), um dia antes dos boatos sobre o fim do programa que levaram milhares às agências em ao menos 12 estados do país no sábado (18). Durante a semana, o governo havia negado a antecipação de saques.
Na Etiópia, Dilma afirmou neste sábado que "pode ter tido falhas". “Nós temos que esperar o resultado da investigação para dizer, foi isso, ou foi aquilo”, afirmou a presidente.
Reportagem publicada na edição deste sábado do jornal “Folha de S.Paulo” afirma que a Caixa Econômica Federal confirmou ter alterado, sem aviso prévio, todo o calendário de pagamento do Bolsa Família um dia antes dos boatos.
Neste sábado, o órgão prestou esclarecimentos por meio de uma nota enviada à imprensa. A Caixa afirmou que a antecipação dos saques de todos os 13,8 milhões de benefícios fora da data prevista no calendário individual pode “ocorrer em situações específicas como casos de calamidade ou necessidade de melhorias de sistemas”. Nesse caso específico, havia em andamento "desde março, diversas melhorias no Cadastro de Informações Sociais, conforme já divulgado".A descoberta da mudança no calendário ocorreu porque uma dona de casa da região metropolitana de Fortaleza, apresentou comprovante da antecipação do pagamento em 12 dias. Confrontada pelo jornal, a Caixa mudou a versão.
"Em consequência desse procedimento, na sexta-feira (17), primeiro dia do calendário de pagamentos de benefícios do Bolsa Família do mês de maio, o banco disponibilizou o saque independentemente do calendário individual", diz a nota.

DEVIDO A COPA DAS CONFEDERAÇÕES HEMOCE FUNCIONARÁ AOS DOMINGOS.


 

Objetivo é reforçar estoque durante o período da Copa das Confederações.
Hemoce precisa diariamente de 250 doações somente na capital.

Do G1 CE
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) funcionará nos próximos três domingos, dias 26 de maio, 2 e 9 de junho, das 8 às 13 horas, para facilitar e aumentar as doações e, assim, reforçar o estoque de sangue durante o período da Copa das Confederações, que será realizada no Brasil de 15 a 30 de junho. A Secretaria Especial da Copa (Secopa) estima a chegada de 300 mil torcedores para acompanhar em Fortaleza dois jogos na primeira etapa e um jogo na segunda etapa da competição. Com o horário adicional de funcionamento, o Hemoce se prepara para possível aumento da demanda transfusional nos hospitais e nos demais serviços da Rede de Atenção à Urgência.

GOVERNADOR SE REÚNE COM REPRESENTATES DA ASSOCIAÇÃO DAS ESPOSAS DOS POLICIAIS MILITARES.


Reunido nesta tarde de sexta-feira no Palácio da Abolição com representantes das esposas de policiais militares, o governador Cid Gomes (PSB) decidiu rever as expulsões e transferências adotadas pelo Coando da PM contra membros da Corporação. Cid ouviu atentamente as lideres, num encontro sem imprensa, e prometeu empenho em favor da categoria. Segundo a assessoria de imprensa do Palácio, mais duas audiências ocorrerão e já foram marcadas para os dias 8 e 22 do próximo mês.

SELEÇÃO DE CHAVAL VENCE CAMOCIM E SE CLASSIFICA.




Cesar comemorando seu golaço
A Seleção Chavalense venceu a Seleção de Camocim em um jogo decisivo disputado no Estádio Carneirão na tarde desse sábado. A vitoria de hoje tirou o gostinho amargo de ter perdido a partida de estréia por 2 a 1 de virada mesmo jogando bem em Camocim. Chaval venceu pelo placar de 2 a 0, com destaque para o golaço "de primeira "do nosso amigo Cesar que acertou um chute lá onde a coruja dorme, comemorou muito como mostra imagem ao lado e selou a vitoria Chavalense. No final da partida falamos com o goleirão Junior 30, que comentou um pouco sobre a partida, confira aqui em breve o vídeo com o comentário do nosso goleiro.
A Seleção Chavalense vinha com uma grande