Powered By Blogger

sábado, 14 de janeiro de 2012

AGENTES ENCONTRAM TÚNEL DE DOIS METROS EM PRESIDIO DE CAMPO GRANDE.

14/01/2012 10h46 - Atualizado em 14/01/2012 10h46

Agentes encontram túnel de dois metros em presídio de Campo Grande

Tentativa de fuga foi descoberta após denúncia anônima, diz agência.
Nove presos que estavam na cela foram remanejados para isolamento.

Do G1 MS
Comente agora
Presídio de Segurança Máxima de Campo Grande (Foto: Edson Ferraz/TV Morena)Agepen informou que visitas não serão suspensas
(Foto: Edson Ferraz/TV Morena)
Agentes penitenciários encontraram um túnel de aproximadamente dois metros em uma das celas do Presídio de Segurança Máxima de Campo Grande no fim da tarde de sexta-feira (13). A tentativa de fuga foi descoberta após uma denúncia anônima.
Segundo informações do diretor presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen), Deusdete de Oliveira, havia nove detentos na cela. Eles foram remanejados para celas de isolamento.
Ainda segundo Oliveira, os agentes penitenciários fizeram uma vistoria nas celas de todos os pavilhões do presídio. Não foram encontrados outros túneis.

As circunstâncias da tentativa de fuga serão investigadas pelo setor de Gerenciamento de Inteligência do Sistema Penitenciário (Gisp).
Visitas
A Agepen informou que as visitas de familiares dos presos, que estão programadas para este sábado (14) serão feitas normalmente.fonte tv morena/g1,ms:postado por camocim belo mar blog

GÊMEAS DE MS GARANTEM VAGAS PARA FACULDADE DE MEDICINA NO PR.

4/01/2012 08h51 - Atualizado em 14/01/2012 09h01

Mariane e Andressa vão fazer curso na Universidade Estadual de Maringá.
Elas foram aprovadas no Programa de Avaliação Seriada (PAS).

Do G1 MS
4 comentários
Irmãs mudarão de cidade em busca do sonho de cursar Medicina (Foto: Aliny Mary Dias/G1 MS)Irmãs pintaram os rostos para comemorar a aprovação no curso de Medicina da UEM
(Foto: Aliny Mary Dias/G1 MS)
As gêmeas de 17 anos, Mariane e Andressa Higa Shinzato, de Campo Grande, vão realizar o sonho de infância e fazer medicina no melhor curso do país, segundo o Ministério da Educação. As duas, que sempre estudaram juntas, souberam nesta sexta-feira (13) que foram aprovadas no Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
“É muita felicidade, depois de tanto tempo estudando esse era o nosso maior sonho. Agora vamos morar juntas e vamos nos ajudar bastante durante os estudos”, disse Mariane ao G1. A jovem passou em 7º lugar no PAS, método em que o candidato realiza três provas durante o ensino médio e com a média das notas pode ser selecionado nos cursos.
A mãe das gêmeas, Vera Higa Shinzato, conta que o quarto das meninas é repleto de livros e a aprovação em Medicina é resultado de muitos anos de esforço. “A emoção é incontrolável, quando vimos os nomes delas na lista foi uma alegria. Elas estudaram muito para isso, e merecem essa aprovação”.
As meninas estudaram o ensino médio em uma escola particular de Campo Grande e ficaram vários dias até mais tarde para garantir a preparação. “Nossos professores e a nossa família também são responsáveis por essa vitória. Abrimos mão de muita coisa e agora conseguimos passar”, conta Andressa que foi aprovada em 9º lugar no processo seletivo e ficou em 1º lugar na lista de espera.
Gêmeas de MS garantem vaga em curso de Medicina (Foto: Aliny Mary Dias/G1MS)Primo das gêmeas também foi aprovado
(Foto: Aliny Mary Dias/G1MS)
Outra aprovada em 1º lugar no vestibular convencional da UEM é a jovem Brenda Souza Reis de 16 anos, colega de classe das gêmeas. Além do vestibular a jovem também foi aprovada em 1º lugar no PAS. Ela escolheu ingressar na universidade através da seleção convencional. Assim a gêmea Andressa que ficou em 9º lugar conseguiu ingressar na universidade que destinou 8 vagas para a seleção alternativa.
Como Brenda já fez a inscrição pelo sistema regular, a vaga pelo PAS será de Andressa, segundo a coordenação de vagas de vestibular da UEM. “Eu não acreditava que ia passar, quando vi fiquei muito feliz. É uma emoção muito grande ver nosso esforço recompensado", afirma Brenda.
Família médica
O primo das gêmeas, Carlos André Oshiro de 17 anos, conseguiu a aprovação em medicina e irá estudar junto com as primas. O jovem foi classificado em 2º lugar entre os concorrentes e além do pai outros cinco tios também atuam na profissão. “É um esforço muito grande, a gente tem que deixar muita coisa de lado. O futebol e as festas dão lugar aos estudos. Estou muito feliz por ter conseguido”, diz.
Gêmeas de MS garantem vaga em curso de Medicina (Foto: Aliny Mary Dias/G1MS)Aprovados encontraram-se para comemorar o resultado (Foto: Aliny Mary Dias/G1MS)

A mãe das gêmeas conta ainda que a irmã mais velha de 20 anos também cursa medicina em uma universidade particular de Campo Grande. “Vai ser mais uma médica na família, a alegria de ver as três fazendo o que gostam é muito grande”, conta Vera.fonte G1,MS:postado por camocim belo mar blog

PROUNI RECEBE INSCRIÇÕES A PARTIR DESTE SÁBADO.


14/01/2012 07h00 - Atualizado em 14/01/2012 09h29


São mais de 195 mil bolsas de estudo oferecidas nesta edição.
Prazo termina em 19 de janeiro.

Do G1, em São Paulo
5 comentários
Site do Prouni (Foto: Reprodução)Site do Prouni (Foto: Reprodução)
O processo de inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) começou neste sábado (14) e vai até o dia 19. O acesso ao sistema no site que permite a inscrição foi liberado pouco depois das 9h. O Prouni é indicado aos estudantes que querem fazer uma faculdade particular, mas precisam de auxílio para as despesas.
A oferta de bolsas de estudos em instituições privadas de ensino superior já foi divulgada no site do programa. O Ministério da Educação disponibiliza na página do Prouni o sistema de pesquisa por curso e por município das ofertas de bolsas de estudo de instituições privadas de ensino superior (universidades e centros universitários) participantes do programa.
Quase 200 mil vagas
O Prouni oferece para o primeiro semestre de 2012 um total de 195.030 bolsas – 98.728 integrais e 96.302 parciais, de 50% da mensalidade.
Participam 1.321 instituições privadas de ensino, entre universidades, centros universitários e faculdades. A relação completa das instituições e a distribuição de bolsas por curso superior estará disponível para consulta no portal do Prouni nos próximos dias.
No processo do Prouni, haverá uma única etapa de inscrição, com duas chamadas para convocação dos candidatos pré-selecionados. Ao se inscrever, o candidato poderá escolher até duas opções de curso e de instituição.
Calendário
A primeira chamada será divulgada em 22 de janeiro. A partir do dia seguinte, até 1º de fevereiro, o candidato pré-selecionado terá prazo para comparecer à instituição de ensino, apresentar a documentação e providenciar a matrícula. A segunda chamada está prevista para 7 de fevereiro, com prazo para matrícula e comprovação de informações até o dia 15.
Ao fim das duas chamadas, os candidatos não pré-selecionados, ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma, podem manifestar interesse em fazer parte da lista de espera, que será usada pelas instituições participantes do programa para a ocupação das bolsas eventualmente ainda não ocupadas.
O período para manifestação de interesse na lista irá de 22 a 24 de fevereiro. Ao fim desse prazo, serão feitas duas convocações dos integrantes. A primeira, em 27 de fevereiro, com prazo para comprovação de documentos e matrícula de 28 do mesmo mês até 2 de março. A segunda, em 9 de março, com prazo de 12 a 15 de março.

Critérios
Podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 933, a partir de 1º de janeiro). As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.866, em janeiro) por pessoa. Além de ter feito o Enem 2011, com um mínimo de 400 pontos na média das cinco notas do exame e pelo menos nota mínima na redação, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em caso de escola particular, na condição de bolsista integral.
Professores da rede pública de ensino básico que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, curso normal superior ou de pedagogia não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola na qual atuam.
Criado em 2004, o Prouni já concedeu 919 mil bolsas de estudos em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.fonte G1,SP:postado por camocim belo mar blog

CRUZEIRO QUE NAUFRAGOU NA COSTA DA ITÁLIA BRASILEIROS,DIZ ITAMARATY.

14/01/2012 10h24 - Atualizado em 14/01/2012 12h03


Informação, ainda não confirmada, é de que brasileiros seriam entre 50 e 60.
Acidente deixou 3 mortos e 70 desaparecidos, segundo autoridades locais.

Do G1, em Brasília
12 comentários
O Ministério das Relações Exteriores informou neste sábado (14) que relatos ainda não confirmados dão conta de que  havia entre 50 e 60 brasileiros entre os mais de 4.000 passageiros do barco de cruzeiro que naufragou na véspera no litoral da Itália.
De acordo com autoridades italianas, o acidente deixou três passageiros mortos, 14 feridos e pelo menos 70 desaparecidos.
O navio encalhou em um banco de areia próximo à ilha de Giglio, na Toscana, região central da Itália, teve seu casco quebrado, virou e ficou parcialmente submerso.
As vítimas morreram afogadas. Os desaparecidos podem ter procurado abrigo na ilha.
Segundo o Itamaraty, brasileiros que estavam entre os passageiros do navio da Costa Cruzeiros entraram em contato por telefone com o consulado do país em Roma e estimaram o grupo que estava no barco entre 50 e 60 pessoas.
Ainda não há informações sobre se haveria brasileiros entre os mortos, feridos ou desaparecidos, disse o Itamaraty.
A agência EFE afirmou que haveria 46 passageiros brasileiros, citando a Costa Cruzeiros, empresa genovesa dona do navio. A assessoria da empresa no Brasil diz que não tem informação.
Navio parcialmente submerso após o acidente é visto na manhã deste sábado (14) próximo á ilha de Giglio, na costa da Toscana (Foto: AP)Navio parcialmente submerso após o acidente é visto na manhã deste sábado (14) próximo á ilha de Giglio, na costa da Toscana (Foto: AP)
O consulado em Roma está em contato com as autoridades italianas e vai prestar toda a assistência necessária aos brasileiros, informou o Itamaraty.
Segundo a imprensa local, a retirada dos últimos passageiros e membros da tripulação do navio Costa Concordia apresentou complicações.
Muitos dos 3.200 passageiros e 1.023 tripulantes foram levados para o porto de Santo Stefano, no continente, onde estavam abrigados em escolas, igrejas e outros edifícios públicos.
Um dos passageiros do Costa Concordia disse à imprensa italiana que, por volta das 21h30 (18h30 no horário de Brasília), "todos estavam jantando quando a luz apagou, houve um tranco e os pratos caíram da mesa".
Quando a luz voltou, o comandante do navio anunciou uma avaria no gerador elétrico e garantiu um conserto rápido, mas um vazamento de água se abriu no navio, que ficou inclinado.
naufrágio italia 14/1/2012 (Foto: Arte G1)naufrágio italia 14/1/2012 (Foto: Arte G1)
A tripulação pediu que todos colocassem os coletes salva-vidas e logo veio a ordem para abandonar o navio, disse o passageiro.
Antes disso, muitos passageiros, apavorados, teriam se jogado na água, segundo testemunhas.
Outra passageira, a jornalista Mara Parmegiani, descreveu "cenas de pânico dignas do 'Titanic'", com empurrões entre os passageiros, gritos e choro.
Ela também denunciou o que considerou a falta de preparação da tripulação, afirmando que houve problemas quando os botes salva-vidas foram lançados ao mar e que alguns coletes salva-vidas não funcionaram.
Unidades da Guarda Costeira, navios mercantes e ferrys garantiram a evacuação dos passageiros e tripulantes.
No total, 12 navios e 9 helicópteros foram mobilizados para verificar se não há ninguém no mar, segundo o porta-voz da capitania de Livorno, Emilio Del Santos.
Mergulhadores iriam entrar no navio para procurar eventuais corpos que podem ter ficado presos.
Causas desconhecidas
A Costa Cruzeiros, dona do barco, se declarou "consternada" e expressou seus pêsames às famílias. Indicou que não é possível determinar de imediato as causas do acidente e assegurou que a retirada foi rápida, apesar de difícil, já que estava entrando muita água no barco.
O navio, que partiu na sexta de Civitavecchia, na região de Roma, faria um cruzeiro de uma semana pelo Mar Mediterrâneo com escalas programadas pelas cidades de Savona, Marselha, Barcelona, Palma de Mallorca, Cagliari e Palermo, informou a assessoria de imprensa da matriz da empresa.
O Costa Concordia, de 290 metros, tem 58 quartos com suíte e balcão, cinco restaurantes, 13 bares e quatro piscinas.
Ainda de acordo com a Costa Cruzeiros, cerca de 1.000 passageiros do Costa Concordia têm nacionalidade italiana, enquanto aproximadamente 500 são alemães e 160 franceses.
O site da operadora aparentemente entrou em colapso diante do volume de acessos, mas a empresa pôs à disposição uma linha telefônica para responder aos pedidos de informação.
A Costa informou que vai cooperar plenamente com as autoridades.
Passageiros resgatados do navio desembarcam neste sábado (14) em Porto Santo Stefano (Foto: AP)Passageiros resgatados do navio desembarcam neste sábado (14) em Porto Santo Stefano (Foto: AP)fonte G1,DF:postado por camocim belo mar