Powered By Blogger

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ FARÁ DIGITALIZAÇÃO DE 35 MIL DOCUMENTOS DO SÉCULO XIX.


imagens cedida pela a internet
O Arquivo Público do Estado do Ceará (APEC) está prestes a digitalizar 35 mil documentos do século XIX resguardados em seu acervo. O equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (Secult) já havia sido contemplado no Edital Prêmio Memorial Digital, da Petrobras e do Instituto Brasiliana (IB), em 2014, com o projeto "Digitalização dos Documentos Manuscritos da Chefatura de Polícia da Província do Ceará (1823-1889)", e agora dará início ao novo processo de conservação de seu acervo.

Com a assinatura do contrato no dia 30 de dezembro de 2014, o APEC receberá - até o mês de março -, em regime de comodato, um kit de equipamentos, contendo câmera digital, scanner, conjunto de iluminação e computador para a montagem de um laboratório de digitalização. Também participará, através de um de seus servidores, de um treinamento específico sobre digitalização de documentos históricos, no mês de abril.

Diretor do Arquivo Público, o historiador Márcio Porto destaca que a premiação é uma vitória para a preservação do patrimônio histórico e cultural do Estado, "pois vai proporcionar uma 'sobrevida' aos documentos, que não precisarão ser manuseados". O projeto de digitalização, elaborado por ele em parceria com o também historiador Fabiano Almeida Matos e com a estagiária de História Patrícia Marciano, será executado no prazo de dois anos.

SEINFRA APRESENTA ESTUDO COM PROPOSTA PARA DESENVOLVIMENTO DA INFRAESTRUTURA DE LOGÍSTICA DE TRANSPORTE DE CEARÁ.


Pelt01Um diagnóstico dos diversos modais de transporte no Ceará, acompanhado de recomendações dos investimentos, visando o desenvolvimento do setor nos próximos 25 anos, foi apresentado nesta quarta-feira (14) aos representantes da Secretaria da Infraestrutura - SEINFRA e suas vinculadas, do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico - CEDE, Secretaria do Planejamento e Gestão – SEPLAG, Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará – ADECE e outros órgãos estaduais e federais ligados à área. O estudo, reunido no Plano Estadual de Logística e Transporte - PELT, foi apresentado durante reunião no gabinete do secretário da infraestrutura do Estado, André Facó, no Centro administrativo do Governo do Estado (Cambeba), por consultores que realizaram a pesquisa.

MEC DIVULGA NOTAS DO ENEM 2014

http://www.enem2014.org/wp-content/uploads/2013/12/Resultado-do-Enem-2014.jpg

Veja as notas do Enem 2014 clicando AQUI
O Ministério da Educação (MEC) divulgou na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) as notas individuais nas provas objetivas e de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014, por volta das 19h desta terça-feira, 13. Os mais de 6 milhões de estudantes que participaram do exame já podem acessar os resultados individuais no site, inserindo apenas o número de inscrição ou do CPF e da senha criada no momento da inscrição.
Com a pontuação em mãos, os candidatos poderão concorrer a vagas em cursos de instituições públicas de educação superior na primeira edição de 2015 do Sistema único de Seleção Unificada (Sisu), cujas inscrições têm início na próxima segunda-feira, 19, e encerramento na quinta, 22.

EM GRANJA, SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ASSESSORIA CONTÁBIL DO MUNICÍPIO PRESTA CONTA DOS RECURSOS RECEBIDOS DO FUNDEB

materia 1

Na manhã dessa quarta-feira, 14, na 2ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Granja, o Secretário de Educação Neto Santos e o Contador Neto, fizeram uma prestação de contas de como foram aplicados os recursos do FUNDEB recebidos no ano de 2014. Em sua fala, o Secretário Neto Santos ressaltou todos os investimentos feitos com os 40% do FUNDEB tais como: Construçes, reformas e ampliações; compra de 15 mil carteiras escolares, dentre muitos outros investimentos que propiciaram um crescimento considerável na melhoria da qualidade de ensino público de Granja. Já o contador mostrou os valores recebidos do FUNDEB em 2014, em seguida mostrou todos os gatos com o pagamento dos profissionais da educação, onde se constatou que a Prefeitura de Granja investiu mais de 60% dos recursos destinados com pagamento de profissionais da educação. Como não há sobra não terá “rateio”. Disse também que a luta dos professores devem ser por melhoria de salário e não por ABONO.