Powered By Blogger

sábado, 6 de outubro de 2012

O TSE,ESTIMA QUE APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES ESTARÁ CONCLUÍDA ATÉ 22 HORAS DE DOMINGO.



Brasília – O resultado das eleições municipais do próximo domingo (7) deve ser conhecido até as 22h, horário de Brasília. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a exceção pode ocorrer nos municípios mais isolados, caso haja algum tipo de problema nas comunicações.
Na maior parte das cidades, a apuração dos votos vai começar às 17h, horário de Brasília. Mas nos municípios cujo fuso horário é uma hora a menos, pelo horário da capital federal, ela terá início às 18h.
Mas o resultado dos eleitos pode não ser definitivo porque, segundo o secretário-geral do TSE, Carlos Henrique Braga, o tribunal ainda não julgou todos os recursos sobre impugnação de candidaturas e negativa de registros. Por isso, processos que serão julgados depois de domingo podem alterar o resultado das eleições em alguns municípios.
“A impugnação é um processo, com uma ação penal por exemplo. Na ação penal o réu pode ser condenado ou absolvido ao fim do processo. No caso da impugnação, ao fim ela pode ser acolhida ou rejeitada. É preciso que o processo termine para saber o resultado”, explicou Braga.
Há ainda os casos que foram julgados pelo TSE, mas que ainda podem ter recursos apresentados ao Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o secretário-geral, casos como esses, os partidos podem optar por apresentar outro candidato até amanhã (6), ou por manter o candidato acreditando no recurso ao STF. Se optarem por manter o candidato cujo registro foi negado, o nome do concorrente aparecerá na urna eletrônica, mas os votos destinados a ele não serão inicialmente computados.
“Será considerado vencedor o candidato que tiver mais número de votos válidos. E os votos a esses candidatos, que foram impugnados, não são considerados válidos. Se eles recorrerem ao Supremo é preciso que apresentem uma medida liminar do STF que lhes garanta a diplomação e posse”, disse.
Para evitar maiores contratempos nas eleições deste ano, o TSE aprimorou as urnas eletrônicas colocando baterias com autonomia de 12 horas de funcionamento sem recarga para o caso de interrupção no fornecimento de energia em alguma localidade. No entanto, não será possível garantir a transmissão completa dos dados ao Tribunal Regional Eleitoral.
A presidenta do TSE, ministra Cármen Lúcia, entrou em contato com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) solicitando que elas ajam preventivamente para evitar cortes que atrapalhem as votações ou a transmissão dos dados.fonte:agencia brasil/camocim belo mar blog

EBC-MOBILIZARÁ MAIS DE 300 PROFISSIONAIS NA COBERTURA DAS ELEIÇÕES DE 2012.




Brasília – Eleitores de mais de 5,5 mil cidades brasileiras poderão acompanhar, durante todo o domingo (7), notícias sobre as eleições municipais deste ano. Mais de 300 profissionais da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) estarão mobilizados na cobertura, que começa às 7h e vai até a meia-noite, com equipes distribuídas em vários pontos do território nacional.
A EBC enviou equipes de reportagem para vários locais do país em busca de informações exclusivas e diferenciadas. O noticiário da empresa inclui o movimento de eleitores nas urnas, informações sobre os esquemas de segurança e dados oficiais fornecidos pelos órgãos da Justiça Eleitoral, atualizados pela equipe de reportagem. O clima eleitoral também é uma das preocupações da cobertura, mostrando o que representa este período na vida das pessoas.
No site da Agência Brasil, no qual há dois meses são veiculadas matérias sobre os preparativos, expectativas e regras do processo eleitoral, os leitores poderão acompanhar, em tempo real, detalhes sobre a votação em todo o país. A TV Brasil iniciará a cobertura das eleições às 8h, com entradas ao vivo e reportagens incluídas ao longo da programação.
Neste trabalho, o canal de televisão da EBC contará ainda com reportagens produzidas pelas equipes das 13 emissoras parceiras na Bahia, em Minas Gerais, no Rio Grande do Sul, em Goiás, em Mato Grosso, em Roraima e no Acre. Todo o material será reproduzido pelo site de notícias e pelas emissoras de rádio da empresa.
A Rádio Nacional de Brasília e a Rádio Nacional da Amazônia manterão os ouvintes atualizados sobre o que ocorre em todo o país, veiculando, de hora em hora, o Nacional Informa, programa que, no domingo, estará totalmente voltado para as eleições, além dos giros de reportagem. A Rádio Nacional do Rio de Janeiro voltará sua cobertura para as eleições no estado. A partir das 18h de domingo, as três emissoras de rádio da EBC entram em rede com um programa único que vai transmitir a apuração dos votos, até as 20h.
Na Agência Brasil a partir das 17h, será possível acompanhar, online, a apuração das urnas. Os dados serão atualizados a cada 30 segundos com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O material incluirá ainda dados sobre os 140 milhões de eleitores e os 480 mil candidatos que disputam os cargos de prefeito e vereador, em todo o país.
A TV Brasil começa, no mesmo horário, um programa especial em que comentaristas e convidados vão acompanhar a apuração das urnas até as 21h. A emissora vai exibir, ao longo do programa, um painel com atualização do número de votos em todas as cidades com mais de 200 mil eleitores, nas quais há possibilidade de a decisão ser levada ao segundo turno. E, durante as entrevistas, as informações continuarão sendo veiculadas e atualizadas na parte inferior da tela.
Este ano, o público da TV Brasil poderá sugerir perguntas e debates através das redes sociais. A participação interativa pode ser através do Twitter (#EBCnasEleicoes) ou na página do Repórter Brasil na rede social Facebook.
Todas as informações, entrevistas e reportagens serão veiculadas pelo portal da EBC, no link www.ebc.com.br. O portal, construído recentemente, disponibiliza o acesso ao conteúdo de todos os veículos da empresa e apresenta, de forma consolidada e multimídia, os conteúdos das reportagens diárias e das especiais.
*Colaboraram Renata Giraldi e Lilian Beraldo
Edição: Nádia Franco
fonte:agância brasil/camocim belo mar blog