Powered By Blogger

sexta-feira, 20 de abril de 2012

EVANGELHO DE SÁBADO.


Evangelho (João 6,16-21)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!
6 16 Chegada a tarde, os seus discípulos desceram à margem do lago.
17 Subindo a uma barca, atravessaram o lago rumo a Cafarnaum. Era já escuro, e Jesus ainda não se tinha reunido a eles.
18 O mar, entretanto, se agitava, porque soprava um vento rijo.
19 Tendo eles remado uns vinte e cinco ou trinta estádios, viram Jesus que se aproximava da barca, andando sobre as águas, e ficaram atemorizados.
20 Mas ele lhes disse: "Sou eu, não temais".
21 Quiseram recebê-lo na barca, mas pouco depois a barca chegou ao seu destino.
- Palavra da Salvação.
- Glória a Vo´s, Senhor!
Sobre as oferendas
Dignai-vos, ó Deus, santificar estes dons e, aceitando este sacrifício espiritual, fazei de nós mesmos uma oferenda eterna para vós. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da comunhão: Pai, aqueles que me deste, quero que estejam comigo onde eu estiver, para que contemplem a glória que me deste, aleluia! (Jo 17,24).
Depois da comunhão
Tendo participado do sacramento do Corpo e do Sangue do vosso Filho, nós vos suplicamos, ó Deus, que nos faça crescer em caridade a eucaristia que ele nos mandou realizar em sua memória. Por Cristo, nosso Senhor.

MEMÓRIA FACULTATIVA - SANTO ANSELMO
(BRANCO – OFÍCIO DA MEMÓRIA)
Oração do dia: Ó Deus, que concedestes ao bispo santo Anselmo investigar e ensinar as profundezas de vossa sabedoria, fazei que a fé venha em auxílio de nossa inteligência, tornando suaves ao nosso coração as verdades que devemos crer. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Sobre as oferendas: Olhai com bondade, ó Deus, o sacrifício que vamos oferecer em vosso altar na festa de santo Anselmo, para que, alcançando-nos o perdão, glorifique o vosso nome. Por Cristo, nosso Senhor.
Depois da comunhão: Alimentados pela eucaristia, nós vos pedimos, ó Deus, que, seguindo o exemplo de santo Anselmo, procuremos proclamar a fé que abraçou e praticar a doutrina que ensinou. Por Cristo, nosso Senhor.
Santo do Dia / Comemoração (SANTO ANSELMO):
Anselmo fugiu de casa para poder tornar-se um religioso. Para ele o significado do ato ia além de abandonar a proteção paterna, significava esquecer toda a fortuna e influência que sua família possuía. Anselmo nasceu em Aosta, no norte da Itália, em 1033, e seu pai freqüentava as rodas da nobreza reinante. Por isso projetou para o filho uma carreira que manteria e até aumentaria a fortuna do clã, razão pela qual se opunha rigidamente à vontade do filho de tornar-se sacerdote. Como Anselmo perdera a mãe muito cedo, e tinha um coração doce e manso, como registram os escritos, fez a vontade do pai até os vinte anos. Mas, dentro de si, a tristeza crescia.
Anselmo queria dedicar-se de corpo e alma à sua fé, contrária à vida mundana de festas em meio ao luxo e à riqueza. Estudava com os beneditinos e sua vocação o chamava a todo instante. Assim, um dia não agüentou mais e fugiu de casa. Vagou pela Borgonha e pela França até chegar à Normandia, onde, então, se entregou aos estudos religiosos, sob a orientação do monge Lanfranco. Em pouco tempo, ordenou-se e formou-se teólogo. Tão rapidamente quanto sua alma desejava, viu-se eleito abade do mosteiro e professor.
Passou, então, a pregar pelas redondezas e, como o cargo o permitia, a liderar a implantação de uma grande reforma monástica. Como seu trabalho lhe trouxe renome, passou a influenciar intelectualmente na sua época, tanto espiritual quanto materialmente, por meio do que escrevia. Foram tantos os escritos deixados por ele que é considerado o fundador da ciência teológica no Ocidente. Chegou a arcebispo-primaz da Inglaterra.
Conta-se que enfrentou duras perseguições do rei Guilherme, o Vermelho, e de Henrique I. Mas tinha a fala tão mansa e argumentos tão pacíficos que com eles desarmava seus inimigos e virava o jogo a seu favor.
Anselmo morreu em Canterbury, com setenta e seis anos, no dia 21 de abril de 1109, e foi declarado "doutor da Igreja" pelo papa Clemente XI em 1720.

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO
1. "O medo de um novo fracasso"
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)
O evangelho tem como contexto a situação das comunidades no primeiro século do cristianismo e que refletem também os primeiros tempos dos discípulos após a ascensão do Senhor. O medo e a insegurança deles era por causa do acontecimento que desencadeou toda aquela caminhada, a vida de Jesus de Nazaré, seus ensinamentos, suas obras prodigiosas, mas que no final resultaram em fracasso com a morte na cruz. Se antes, caminhando com ele, a história acabou tão mal, agora o risco de um novo fracasso era ainda maior, pois Jesus não estava mais com eles...
Os cristãos do primeiro século olhavam á sua volta e não viam nenhuma perspectiva de que o cristianismo fosse dar certo, de um lado o Império Romano, a cultura grega que exaltava o conhecimento, de outro o Judaísmo e suas raízes. Que futuro teria a comunidade dos seguidores de Jesus de Nazaré?
Hoje se sabe que o cristianismo está entre as maiores religiões do mundo, mas a sociedade não reflete essa realidade, ao contrário, parece que tudo contraria o evangelho e os cristãos veem as forças do mal se fazerem presentes até nas comunidades. Divisões, discórdias, escândalos, cristãos que desistem de viver a Fé e fracassam em sua caminhada. A impressão é que as forças do mal imperam na humanidade e querem engolir a Igreja.
O que pode um frágil barquinho a mercê de ventos fortes e ondas gigantes? O que pode a Igreja de Cristo fazer para mudar os rumos da humanidade? O Evangelho terá poder e força suficiente para reverter esse quadro de tenebrosa escuridão que nossos olhos contemplam?
São inquietações que afligem o coração de todos os discípulos. Entretanto, quando parece que a barca vai à deriva, os homens e mulheres de Fé vislumbram, nos momentos mais críticos, algo que supera todo mal, Jesus acompanha a barca, e tem sob os pés as Forças do Mal, isso é, há bem lá na frente um porto seguro onde a Barca vai chegar. Quando pensamos nessa realidade nova, perceptível à luz da Fé, sentimos medo, mas o Senhor nos tranquiliza "Coragem, sou eu, não temais".
Jesus é o Senhor da História, não é alguém que influenciou a história no passado e que agora deve ser sempre lembrado por seu exemplo, como fazemos com nossos homens ilustres. Jesus está vivo, está vivendo com a Igreja cada momento de sua história, está atento e atuante nas comunidades cristãs, aponta novos rumos e direção a ser seguido, para se chegar à outra margem...
E as comunidades de João, com sua Fé e testemunho de Vida, passaram incólume pelas Forças Tenebrosas do Mal e chegaram até nós, com o mesmo evangelho, o mesmo anúncio. Essa é a prova inequívoca da presença de Jesus em nossa Igreja, são dois milênios de caminhada. O mar não é sereno, nem nunca será, mas as ondas revoltas e a ventania nada podem contra a Igreja, porque Jesus navega conosco...
2. Jesus traz paz
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)
Após a partilha dos pães, Jesus retirou-se sozinho para a montanha. Ele o faz para evitar a euforia do povo que queria fazê-lo rei. Ao anoitecer, os discípulos, por sua vez, descem para a beira-mar. Entram no barco e vão para a direção de Cafarnaum, atravessando de novo o mar.
A barca com os discípulos, no escuro e no mar agitado pelo vento, simboliza a insegurança deles em face da ausência de Jesus. Estão de volta às trevas e à agitação do sistema opressor do qual Jesus procura libertá-los. Até então "Jesus não tinha vindo a eles". Mas Jesus não os abandona no perigo.
Andando sobre as águas, aproxima-se. Jesus vem como o Espírito de Deus que pairava sobre as águas, na criação. Os discípulos, sem entender, temem diante da visão. A identificação de Jesus lhes traz paz. "Sou eu. Não tenhais medo!" Agora, confiantes, querem receber Jesus no barco. Mas, com a simples aproximação de Jesus, eles estão libertados da agitação e do medo, pois o barco atinge a terra firme.
Esta narrativa, em sua simbologia, revela-nos Jesus como aquele que traz a paz e a segurança na comunidade e na missão.
Oração
Pai, em meio às tempestades, faze-me compreender que o Ressuscitado caminha comigo, incentivando-me a não temer e a permanecer firme no rumo traçado por ele.
3. RECONHECENDO O SENHOR(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).
O processo de reconhecimento de Jesus Ressuscitado foi acontecendo em meio a fadigas e dificuldades que a comunidade encontrava em seu caminho de fé. Ao professar a fé no Ressuscitado, os cristãos viam-se questionados de várias formas. O fato mesmo de fazer a salvação depender de quem fora crucificado deixara-os em crise.
Segundo a mentalidade da época, quem morria na cruz, era tido como um amaldiçoado por Deus. Com Jesus teria sido diferente? Ou será que, de fato, Deus o resgatara da morte, restituindo-lhe a vida, de modo a estar sempre junto dos seus? Essas e outras dúvidas persistiam na comunidade de fé, exigindo uma resposta.
A experiência no lago, por ocasião de uma travessia, revela a situação da comunidade. A escuridão da noite, a força do vento e a agitação do mar impediam os discípulos de perceber Jesus se aproximando. Sua figura perdia-se na nebulosidade. Os discípulos tiveram certa dificuldade para superar a situação. Por sua vez, o Mestre os exortou a não temer, pois ele mesmo estava ali, junto deles. "Sou eu; não tenham medo!"- assegurou-lhes, chamando-os à realidade. A certeza desta presença descortinou-lhes um novo horizonte de segurança e de tranqüilidade.
A comunidade de fé reconhece o Ressuscitado, em meio às adversidades da vida. Importa não se deixar abater, pois ele está no meio de nós.
Oração
Espírito de lucidez dissipa as trevas que me impedem de reconhecer a presença do Ressuscitado, junto de mim e da comunidade.fonte NPDBRASIL/camocim belo mar blog


EVANGELHO PARA SÁBADO.




— Santo Anselmo
Bispo e Doutor da Igreja. É dele a frase: “Não quero compreender para crer, mas crer para compreender, pois bem sei que sem a fé eu não compreenderia nada de nada.” O santo de hoje é chamado de teólogo-filósofo.

Nasceu em Piamonte no ano de 1033. Seu pai era Conde e devido ao mau relacionamento com ele, saiu de casa, apenas com um burrinho e um servo.

Foi em busca da ciência, mas também se entregando aos prazeres. Era cristão, mas não de vivência. Devido aos estudos, 'bateu' no Mosteiro de Bec e conheceu Lanfranc, um religioso e mestre beneditino. Através dessa amizade edificante, descobriu um tesouro maior: Jesus Cristo.

Nesse processo de conversão, abriu-se ao chamado à vida religiosa e entrou para a família beneditina. Seu mestre amigo foi escolhido para ser bispo em Cantuária e Anselmo ocupou o lugar do Mestre, chegando a ser também Superior. Um homem sábio, humilde, um formador para as autoridades, um pai. Um verdadeiro Abade.

Por obediência à Mãe Igreja, foi substituir seu amigo, que havia falecido, no Arcebispado de Cantuária. Viveu grandes desafios lá, retornando a Piamonte, onde faleceu, com esta fama de santidade e testemunho de fidelidade e amor à Cristo e à verdade.

Santo Anselmo, rogai por nós!

II SEMANA DA PÁSCOA *
(BRANCO – OFÍCIO DO DIA)
Antífona da entrada: Povo resgatado por Deus, proclamai suas maravilhas: ele vos chamou das trevas á sua luz admirável, aleluia! (1Pd 2,9).
Oração do dia
Ó Deus, por quem fomos remidos e adotados como filhos, velai sobre nós em vosso amor de Pai e concedei aos que crêem no Cristo a liberdade verdadeira e a herança eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura (Atos 6,1-7)
Leitura do livro dos Atos dos Apóstolos.
6 1 Naqueles dias, como crescesse o número dos discípulos, houve queixas dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas teriam sido negligenciadas na distribuição diária.
2 Por isso, os Doze convocaram uma reunião dos discípulos e disseram: "Não é razoável que abandonemos a palavra de Deus, para administrar.
3 Portanto, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais encarregaremos este ofício.
4 Nós atenderemos sem cessar à oração e ao ministério da palavra".
5 Este parecer agradou a toda a reunião. Escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo; Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia.
6 Apresentaram-nos aos apóstolos, e estes, orando, impuseram-lhes as mãos.
7 Divulgou-se sempre mais a palavra de Deus. Multiplicava-se consideravelmente o número dos discípulos em Jerusalém. Também grande número de sacerdotes aderia à fé.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmo responsorial 32/33
Sobre nós, Senhor, a vossa graça,
da mesma forma que em vós nós esperamos!
Ó justos, alegrai-vos no Senhor!
Aos retos fica bem glorificá-lo.
Daí graças ao Senhor ao som da harpa,
na lira de dez cordas celebrai-o!
Pois reta é a palavra do Senhor,
e tudo o que ele faz merece fé.
Deus ama o direito e a justiça,
transborda em toda a terra a sua graça.
O Senhor pousa o olhar sobre os que o temem
e que confiam, esperando em seu amor,
para da morte libertar as suas vidas
e alimentá-los quando é tempo de penúria.
Aclamação do Evangelho
Aleluia, aleluia, aleluia.
Ressurgiu Cristo, o Senhor, que criou tudo; ele teve compaixão da humanidade.fonte NPDBRASIL/camocim belo mar blog

CONHEÇA O DISQUE DENÚNCIA DE CAMOCIM-CE.




Infelizmente como toda cidade a violência começou a trazer insegurança também para Camocim. Gangues, traficantes, roubos e prostituição, hoje estão em níveis controlados e a nossa intenção com este serviço é manter estes índices.
O Disque Denúncia de Camocim é uma lição de cidadania do povo camocinense. Contamos com o apoio de lideranças estudantis, empresários e de todo e qualquer cidadão que de forma anônima queira ajudar a livrar nossa cidade daqueles que trazem desordem, violência e insegurança aos nossos filhos.

Conheça mais sobre o Disque Denúncia Camocim, um projeto idealizado pelo camocinense Carlos Erasmo da ABRAPAM.

AVIÃO DE PEQUENO PORTE CAI PERTO DE AEROPORTO E JUNDIAÍ, SP.

Aeronave caiu quando tentava voltar para a pista.
Quatro pessoas estariam a bordo.


Um avião de pequeno porte caiu perto do aeroporto Comandante Rolim Adolfo Amaro, em Jundiaí, por volta das 14h30 desta sexta-feira (20). As primeiras informações são de que a aeronave havia acabado de decolar e o piloto tentava voltar para a pista.
O avião caiu a cerca de 300m do aeroporto. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, quatro pessoas estariam a bordo. Ainda não há informação sobre mo estado das vítimas.
Avião caiu a 300m da cabeceira da pista (Foto: Reprodução/TV Globo)Avião caiu a 300m da cabeceira da pista (Foto: Reprodução/TV Globo)

Movimento é grande próximo ao aeroporto de Jundiaí (Foto: Reprodução/TV Globo)Movimento é grande próximo ao aeroporto de Jundiaí (Foto: Reprodução/TV Globo).fonte G1 Sorocaba e jundiaí/Camocim belo mar blog

MONOMOTOR CAI EM MACAPÁ E MATA DEPUTADO ESTADUAL DO AMAPÁ.

Dalto Martins e tripulante que estavam a bordo morreram, diz assessoria.
Aeronave caiu em mata fechada logo após decolagem, diz Força Aérea.


Um monomotor C 206 caiu, nesta sexta-feira (20), em Macapá, no Amapá, causando a morte do deputado estadual Dalto Martins, que pilotava a aeronave, e de outra pessoa que estava a bordo, confirmou a Força Aérea Brasileira (FAB).
Segundo a FAB, a aeronave partiu às 5h48 do aeroporto internacional do Amapá com destino a Santarém, no Pará. Às 5h52, o piloto comunicou que "estava com problema". Após cair, a aeronave pegou fogo e ficou totalmente destruída, matando os dois tripulantes, informa.
O deputado estadual Dalto Martins, do PMDB, pilotava o avião, informa a assessoria do parlamentar. O nome do outro tripulante não foi divulgado.
(O G1 informou inicialmente que o monomotor era de modelo C 216, mas, na verdade, é um C 206. A informação foi corrigida)
De acordo com o superintendente da Infraero do Amapá, David Oliveira, a torre perdeu o contato após a comunicação.
Segundo ele, uma equipe de agentes da Infraero foi deslocada para o local. "É uma área de mata fechada, com população no entorno, que fica a cerca de 7 km do aeroporto", afirmou.
Agentes do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa I) devem chegar ao local no começo da tarde, segundo a FAB, para investigar as causas do acidente.fonte  G1 SP/camocim belo mar blog

APÓS CIRURGIA, FILHO DE LEONARDO É TRASFERIDO DE ITUMBIARA PARAGOIÂNIA.

Pedro sofreu um acidente de carro na manhã desta sexta-feira, na BR-452.
Ele foi submetido a operação para conter hemorragia abdominal.

 

Pedro, filho do cantor sertanejo Leonardo, da dupla Pedro e Thiago (Foto: Zuhair Mohamad/O Popular)Pedro sofreu acidente na manhã desta sexta-feira
(Foto: Zuhair Mohamad/O Popular)
O filho do cantor sertanejo Leonardo, Pedro, de 24 anos, que faz dupla com o primo Thiago, deixou o Hospital Municipal de Itumbiara (GO), onde foi operado na manhã desta sexta-feira (20), e segue para Goiânia em uma UTI aérea. Pedro sofreu um acidente de carro na BR-452, na divisa entre Goiás e Minas Gerais, por volta das 7 horas.
O diretor do hospital, Ernande Oliveira Rodrigues, informou ao G1 que ele virá em um jato e deverá chegar ao Aeroporto Santa Genoveva, na capital, por volta das 15h30. Segundo ele, a família decidiu interná-lo em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no Instituto Ortopédico de Goiânia (IOG), no Setor Bueno.
Rodrigues disse que a cirurgia para conter uma hemorragia abdominal foi realizada com sucesso. Ele afirmou que Pedro continua em coma induzido e seu estado de saúde era considerado estável, às 14h40.
Segundo o diretor do hospital, o cantor teve politraumatismo na cabeça, que resultou em um pequeno edema cerebral. "Além disso, ele teve uma lesão no abdômen. Por isso, precisamos fazer uma cirurgia para reconstituir o órgão. Evitamos assim a necessidade de retirá-lo", explicou.
O acidenteSegundo informações do Samu da cidade de Itumbiara (GO), que atendeu a ocorrência, o cantor dirigia sozinho o veículo, quando capotou próximo à cidade de Tupaciguara (MG). Ele retornava de um show que havia feito, na noite de quinta-feira (19), em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.
Leonardo está em Goiânia aguardando a chegada do filho, segundo informações da assessoria de imprensa do cantor.
Pedro está sendo acompanhado pela tia Mariana, irmã de Leonardo, e pela mulher, a arquiteta Thaís Gebelin, com quem ele tem uma filha de 11 meses.

EUA: DISCOVERY É RECEBIDO EM MUSEU.



Ônibus espacial encerra três décadas de voos tripulados com honras militares e ex-tripulantes
Ex-tripulantes do Discovery também estiveram presentes em Chantilly, na Virginia, para inaugurar exposição do ônibus espacial / Saul LOEB/ AFP PHOTO Ex-tripulantes do Discovery também estiveram presentes em Chantilly, na Virginia, para inaugurar exposição do ônibus espacialSaul LOEB/ AFP PHOTO
O ônibus espacial Discovery se tornou, nesta quinta-feira, o primeiro ônibus espacial da antiga frota da Nasa (agência espacial americana) a entrar em um museu. Uma festa com honras militares marcou o fim de um programa de três décadas de voos espaciais tripulados.

"O programa do ônibus espacial rendeu a este país muitas inovações e muitos momentos de orgulho", disse o chefe da Nasa, Charles Bolden, em uma cerimônia para comemorar a chegada do Discovery em um anexo do Museu Nacional Aeroespacial do Instituto Smithsonian, nos arredores de Washington DC.

"Agora estamos felizes por compartilhar este legado com milhões de visitantes", acrescentou.

Milhares de turistas ansiosos para ver a famosa nave de perto chegaram ao Centro Steven F. Udvar-Hazy em Chantilly, Virgínia (leste), onde voluntários distribuíam bandeiras americanas em miniatura, enquanto se ouviam os acordes de uma banda de Infantaria da Marinha.

"Eu me sinto como uma criança hoje", disse o engenheiro aeroespacial Kelly Scroggs, de 24 anos, ao passar perto de crianças vestidas de astronautas.

Mais tarde, 15 dos 31 comandantes do Discovery e outros astronautas que viajaram ao espaço na nave, escoltaram o célebre ônibus espacial enquanto era rebocado para a pista externa para descansar frente a frente com o protótipo Enterprise, que está no museu há anos.

Entre os astronautas veteranos presentes estavam Eileen Collins, que se tornou a primeira piloto e primeira comandante de uma nave espacial a bordo do Discovery, e Steve Lindsey, que comandou o último voo espacial desta nave, em março de 2011.

"É um dia feliz, mas também muito triste", disse Fred Gregory, comandante do Discovery em 1989.

"O Discovery representa mais ou menos uma frota da que todos fizemos parte por muito tempo", disse Gregory.

"E visto que não há nada no horizonte imediato, é triste porque talvez seja um legado que terminou. A liderança que os Estados Unidos tiveram no passado pode não ser tão forte agora", acrescentou.

Com o encerramento do programa do ônibus espacial, em julho de 2011, a Rússia ficou como único país capaz de enviar astronautas ao espaço.

O senador e astronauta aposentado John Glenn, o primeiro americano a voar na órbita da Terra em 1962 e que retornou ao espaço em 1998 a bordo do Discovery, lamentou a "infeliz decisão" de por fim ao programa dos ônibus espaciais, tomada há mais de oito anos, mas disse confiar em que o Discovery inspire as futuras gerações.

Várias empresas particulares dos Estados Unidos competem agora para preencher o vácuo deixado pelos ônibus espaciais aposentados. A SpaceX será a primeira empresa a efetuar o primeiro voo privado de teste de uma cápsula de carga para a ISS, previsto a princípio para 30 de abril, e espera em seguida transportar astronautas.

O Discovery, que realizou uma espetacular despedida na terça-feira, durante sobrevoo da capital americana carregado por um Boeing 747, procedente da Flórida, é o primeiro dos três ônibus espaciais que voavam ao espaço a virar peça de museu. Nos próximos meses será a vez do Endeavour e do Atlantis.

No fim deste ano, o Endeavour será levado do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, para o Centro de Ciências da Califórnia, em Los Angeles. O Atlantis, que também está na Flórida, será levado ao Complexo para Visitantes do Centro Kennedy.

O Entreprise, um protótipo do ônibus espacial que nunca foi ao espaço, será levado em 23 de abril a Nova York, onde ficará em exposição no Intrepid Sea, Air and Space Museum.

Os outros dois ônibus espaciais da frota, o Challenger e o Columbia, foram destruídos em acidentes. O Challenger explodiu pouco depois do lançamento, em 1986, e o Columbia se desintegrou durante a reentrada na atmosfera, em 2003. Os dois desastres mataram todos os tripulantes a bordo.fonte AFP/camocim belo mar blog

FÃS DE QUADRINHOS PRODUZEM MANGÁ INSPIRADO EM PADRE CICERO, NO CEARÁ.



Mangá de 56 páginas foi criado por cinco jovens de Juazeiro do Norte.
Lançamento ocorre no próximo dia 29, em evento gratuito.


Do 
Mangá apresenta traços no estilo shoujo, ou seja, estilo usado em mangás para meninas. (Foto: Katsu / Divulgação)Mangá apresenta traços no estilo shoujo, ou seja, estilo usado em mangás para meninas. (Foto: Katsu/Divulgação)
Os fãs do quadrinhos e desenho japoneses, os otakus, estão em várias partes do mundo, inclusive nas cidades do Cariri, interior do Ceará. E a paixão dos fãs criou um mangá bem regional. No próximo dia 29, nove jovens que integram o grupo denominado Katsu (“Vencer” em japonês) lançam o primeiro mangá inspirado na trajetória do Padre Cícero Romão Batista, em Juazeiro do Norte.
Segundo o vice-presidente do grupo, Edson Gonçalves, o grupo existe há dois anos e promove atividades no Cariri voltadas para divulgação dos quadrinhos e desenhos japoneses. Há um ano e meio, pouco antes das festas de comemoração do centenário do Padre Cícero, o grupo decidiu produzir o mangá em homenagem ao padroeiro, aproveitando a oportunidade para reforçar o trabalho desenvolvido pelo Katsu.
“É complicado querer divulgar cultura japonesa em uma cidade de cultura totalmente regional como Juazeiro do Norte”, disse Gonçalves, explicando que o mangá foi a forma encontrada de dar visibilidade aos otakus do Cariri. A produção intitulada “Joaseiro” levou aproximadamente um ano para ficar pronta, segundo Gonçalves. “Visitamos museus, fizemos pesquisa histórica, buscamos conhecer os pontos turísticos que envolvem a trajetória do Padre Cícero”, afirma.
Mangá intitulado "Joaseiro" será lançado dia 29 de abril. As 56 páginas retraram início da trajetória de Padre Cícero em Juazeiro do Norte (Foto: Katsu / Divulgação)Mangá intitulado "Joaseiro" será lançado dia 29 de abril. As 56 páginas retraram início da trajetória de Padre Cícero em Juazeiro do Norte (Foto: Katsu / Divulgação)
O resultado do ano de trabalho foram 56 páginas retratando o início da “missão” que, segundo os fieis, foi aceita por Padre Cícero quando ele ainda era jovem. “Nós falamos da chegada à Joazeiro [antigo nome da cidade] e dos problemas que ele [Padre Cícero] encontrou, como a da dependência com relação ao município do Crato. Este volume termina com a declaração de independência”, conta o vice-presidente do grupo.
Os criadores de “Joaseiro” afirmam ser influenciados por mangakas (desenhistas e roteiristas de mangás) especialistas no estilo shonen (mangás para meninos), como Takehiro Inoue autor de Vagabond; Akira Toriyama, autor da saga Dragon Ball; e Yoshihiro Togashi, autor de Yuyu Hakushô. Mas, escolheram o estilo shoujo (mangás para meninas) como traço oficial do quadrinho de Padre Cícero.
Cinco pessoas do grupo Katsu trabalharam diretamente na produção do quadrinho, outras quatro assumiram funções administrativa e de captação de recursos. “Agora que conseguimos apoio, a gente quer dar continuidade a história”. De acordo com Edson Gonçalves, a popularidade crescente e os preparativos para o lançamento do mangá Joazeiro, fez com que novas propostas surgissem para o grupo e, com elas a necessidade de agregar novos membros.
Mangá intitulado "Joaseiro" será lançado dia 29 de abril (Foto: Katsu / Divulgação)Mangá intitulado "Joaseiro" será lançado dia 29
de abril (Foto: Katsu / Divulgação)
Uma delas é a transformação de alguns cordéis em mangás, estendendo a popularidade do estilo ao tradicionalismo do cordel cearense. Os responsáveis pela produção de “Joaseiro” estarão no evento de lançamento do mangá, o Sertão Otaku que ocorre nos dias 28 e 29 de abril no Sesc Juazeiro. O evento é gratuito.
Conheça os autores do “Joaseiro”:
Allan Fefferson – desenho, tons e cores
Israel de Oliveira – desenho e storyboard e arte final
Jefferson de Lima – arte final
Hiroyto Sobreira – roteiro
Tony Paixão – tratamento digital
Edson Gonçalves – publicação
Luís Monteiro – coordenador do projeto
Leandro da Silva – tesoureiro
José Fábio Vieira – presidente.fonte G1 CE/camocim belo mar blog