sábado, 30 de junho de 2012

A TERRA TREME E ASSUSTA EM BAIÃO,MOCAJUBA E TUCURUÍ.

Terra treme e assusta em Baião, Mocajuba e Tucuruí (Foto: JR Avelar)



(Foto: JR Avelar)
Susto e medo. Estes foram os primeiros sentimentos de milhares de pessoas dos municípios de Baião e Mocajuba e Tucuruí, no Baixo Tocantins, quando a terra tremeu por oito segundos na manhã de ontem. Quando o DIÁRIO chegou à cidade de Baião, onde o abalo foi maior, encontrou uma cidade ainda se refazendo do grande susto. Muitos moradores ainda estavam na praça principal da cidade, comentando o acontecimento.
O ajudante de pedreiro Waldecir de Lima estava ajudando na construção de uma casa no bairro Novo quando a estrutura do andaime começou a balançar. “Uma carreira de tijolos com massa ainda fresca caiu”, disse Waldecir.
Na Prefeitura de Baião, o expediente terminou mais cedo. Na hora do abalo, dezenas de funcionários estavam em suas salas quando cadeiras e mesas começaram a balançar. “Eu estava em frente à prefeitura quando vi meus colegas saindo apavorados muitos caindo pela escada”, disse o funcionário público Wendell Dias da Silva. Os distritos de Umarizal e Araquembaua também foram abalados pelo tremor. blog
Quem mais sofreu com os abalos foram as comunidades rurais. Em Taperuçu, a meia hora de “voadeira” do centro de Baião, dona Maria Aneide de Sousa, de 68 anos, desmaiou na hora do tremor. “Eu estava fazendo mingau para meu netinho quando a panela no fogão começou a tremer. Como sofro do coração, me deu um passamento”, disse a moradora. Na mesma comunidade, o pescador Gerci Dias informou que estava navegando pelo rio Tocantins quando escutou um barulho como se fosse uma forte chuva caindo.
“De repente, apareceu uma onda do nada, rapidamente, e quase me coloca a embarcação no fundo”, disse o pescador. O prefeito, que na hora do abalo estava despachando, informou que estava aguardando a presença de autoridades para explicar o fenômeno.
Segundo José Raimundo Abreu, coordenador do 2º Distrito de Meteorologia (Disme), o único sismógrafo do Pará está quebrado e por isso o tremor não foi registrado pela Universidade Federal do Pará. Ainda segundo Abreu, os sismógrafos de Brasília e de São Paulo captaram um tremor de magnitude acima de 4 graus na escala Richter. Abreu acredita que o epicêntro do abalo, que no Pará teria sido apenas um “rescaldo”, tenha sido em países como Colômbia, Chile ou Venezuela, que constantemente apresentam abalos semelhantes, devido a formação das placas tectônicas em seus teritórios.fonte: Com o DOL/camocim belo mar

CEARÁ É O SEGUNDO ESTADO MAIS CATÓLICO DO PAÍS.


População evangélica dobrou em dez anos, mesmo assim, Estado possui a terceira menor proporção do Brasil

Apesar da redução no percentual de católicos nos últimos dez anos, o Ceará ainda é o segundo Estado brasileiro com maior proporção de seguidores desta religião em relação ao total da população. Dos 8,4 milhões habitantes, 78% declararam-se católicos no último Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou seja, 6,6 milhões de pessoas.

O Estado ficou atrás apenas do Piauí, que teve 85% dos cidadãos declarados católicos. Porém, ficou à frente da Paraíba (76,9%) e Sergipe (76,3%).

A redução detectada no estudo mostrou uma queda de oito pontos percentuais em relação ao ano 2000. Na época, a população existente no Ceará era de 7,4 milhões, e os seguidores do catolicismo somavam-se 6,4 milhões de pessoas, ou seja, 86,5%.

Já os evangélicos no Ceará seguiram a tendência nacional e apresentaram variação significativa em dez anos. De acordo com números do IBGE, o crescimento foi de 51%. Passaram de 612 mil, em 2000, para 1,2 milhões em 2010.

Mesmo com este crescimento, o Estado possui a terceira menor proporção de evangélicos do País em relação à população.

Segundo o estudo do IBGE, há dois anos, 14,63% dos habitantes do Ceará declaram-se evangélicos. Já em 2000, esse percentual era de 8,24%.

Cultura
O técnico responsável pelo Censo 2010, Cláudio Crespo, explicou que os dados do estudo mostram uma solidez no trabalho da Igreja Católica na região, significando um cenário propício à manutenção desta religião.

Ele atribuiu a figura do Padre Cícero um dos fatores que reforçam a renovação do credo. "Esses mitos reforçam a tradição religiosa do Estado. Isso explica a diferença do Ceará e o do Piauí na proporção de católicos na população e as menores quedas de seguidores", pontuou.

De acordo com Crespo, de um modo geral, a região Nordeste não apresentou tanta redução nesta religião, como aconteceu no restante do País, como, por exemplo, no Norte.

Esta redução no percentual de católicos ocorreu em todas as regiões, mantendo-se mais elevada no Nordeste (de 79,9% para 72,2% entre 2000 e 2010) e no Sul (de 77,4% para 70,1%). Ao passo que os evangélicos, na região nordestina, aumentaram sua representatividade de 19,8% para 28,5%.

O técnico responsável pelo Censo explicou, ainda, que o crescimento dos evangélicos é um fenômeno das periferias dos grandes centros urbanos. "Porque é onde temos pessoas desapegadas das tradições. O contrário acontece nas regiões Nordeste e Sul, onde as religiões mais tradicionais predominam", completou Crespo.

Dos que se declaram sem religião, no Ceará, em 2010, somaram-se 361 mil, enquanto os espíritas estavam em 46.7 mil.

Âmbito nacional
Nacionalmente, os católicos passaram de 73,6% em 2000 para 64,6% em 2010. Embora o perfil religioso da população mantenha, em 2010, a histórica maioria católica, esta religião vem perdendo adeptos desde o primeiro Censo, realizado em 1872.

Até 1970, a proporção de católicos variou 7,9 pontos percentuais, reduzindo de 99,7%, em 1872, para 91,8%. Entre os Estados, o menor percentual de católicos foi encontrado no Rio de Janeiro, 45,8% em 2010.fonte:DN oline/camocim belo mar blo
g

LANÇAMANTO DO PROGRAMA FUTEBOL PELO A SAÚDE.




A dois anos do início da Copa do Mundo, em 12 de junho de 2014, a Fifa, federação … [...].fonte: rede de notícia/camocim belo mar blog

CIÊNCIA A SERVIÇO DA PATERNIDADE.


article image
Exames de DNA feitos durante a gestação põem fim às dúvidas (Reprodução/Internet)
TESTE DE DNA

Novos testes conseguem revelar a paternidade muito antes do nascimento

No mundo atual, existe uma pergunta desconfortável a se fazer quando mulheres que esperam um filho tiveram mais de um parceiro no momento em que engravidaram: quem é o pai?Com mais da metade dos nascimentos vindo de  mulheres  solteiras e com menos de 30 anos, a pergunta tornou-se ainda mais comum.
Agora já é possível determinar a paternidade durante a oitava ou nona semana de gestação, através de exames de sangue feitos de forma não invasiva e sem o risco de causar aborto
Além de pôr fim à ansiedade, os resultados dão à mulher a opção de interromper a gravidez se o pai não for o homem ideal, ou então continuar caso ele seja.
Homens com a certeza da paternidade estão mais dispostos a dar apoio financeiro e emocional durante a gravidez, o que, de acordo com alguns estudos, levam ao nascimento de um bebê saudável.
Alguns advogados garantem que se os testes passarem a ser aceitos legalmente, 
as mulheres e o Estado poderão exigir pagamento de pensão para os filhos antes mesmo da criança nascer. Na lei norte-americana atual, “até e a não ser que a gravidez produza uma criança, qualquer custo é considerado um problema pessoal da mulher”, diz Shari Motro, professora de Direito da Universidade de Richmond.
Contudo, o teste em si pode ser constrangedor, pois requer uma amostra de sangue de no mínimo um dos possíveis pais.
Fontes: The New York Times-Before Birth, Dad’s ID/camocim belo mar blog

JARDEL ANUNCIA SUA APOSENTADORIA ,POR QUE JARDEL RESOLVEU PARAR?DE JOGAR.


               Jardel nasceu no dia dezoito de setembro de setenta e três. Aos trinta e oito anos, resolveu abandonar o futebol e fica no ar a pergunta: Por que Jardel resolveu encerrar a carreira ? Eles nos respondeu que a parte física já não é a mesma, ele tem frequentado uma academia todos os dias, mas tem tendência para engordar e, ao mesmo tempo, a missão dele no futebol, como jogador foi cumprida. Onze vezes convocado para a Seleção, Campeão do mundial sub vinte na Austrália com o jovem selecionado Brasileiro, passou por mais de vinte clubes, de países, como Portugal, Inglaterra, Espanha, Itália, Chipre entre outros.
           Jardel parou por causa da idade, dos problemas físicos e do tratamento espiritual que o faz frequentar uma igreja evangélica, para fugir de tentações, vícios.
           Conheci bastante o seu César, já falecido e pai de Jardel. A mãe dele, dona Fátima, com quem tive um bom contato quando ele estava jogando no exterior, passa por problemas de saúde, mas está fazendo tratamento. O irmão dele, George, que conheci ainda menino, e que chegou a jogar no time profissional do Vasco da Gama, teve que abandonar o futebol por causa de problemas cardíacos e hoje trabalha numa rede de supermercados em Lisboa. Já César Júnior, que é conhecido no mundo do futebol como Júnior Jardel, acabou de chegar de Portugal e me falou que a crise financeira européia começa a afetar os campeonatos nacionais do velho continente. Júnior Jardel está em Fortaleza e nestes dias deve assinar contrato com um clube aqui da capital Cearense.
           Confira agora a relação de títulos conquistados por Mário Jardel, em mais de vinte anos de carreira.



Títulos

Vasco
Grêmio
Porto
Galatasaray
Sporting
Newell's Old Boys
Goiás
Anorthosis Famagusta

[editar]Prêmios

(Fonte - Wikipédia, a enciclopédia livre)via/victor hannover/camocim belo mar blog

RELÓGIOS DA TERRA GANHAM 1 SEGUNDO À MEIA-NOITE DESTE SÁBADO (30).



Medida serve para sincronizar o horário com o período de rotação da Terra.
Esta é a 25ª vez que ajuste ocorre; a última foi em 31 de dezembro de 2008.


À meia-noite deste sábado (30), os relógios de todo o mundo vão ganhar um segundo a mais. O mês de julho, portanto, só vai começar após as 23 horas, 59 minutos e 60 segundos.
Esta é a 25ª vez que esse acréscimo acontece. A última foi há três anos e meio, em 31 de dezembro de 2008.A medida foi determinada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em janeiro e serve para ajustar o horário universal com o período de rotação da Terra.
Isso acontece porque um giro do nosso planeta em torno de si mesmo leva um dia, mas essa duração astronômica de 24 horas não é fixa, ou seja, pode ser um pouco mais rápida ou lenta dependendo de uma série de fatores.
Imagem divulgada nesta terça-feira (19) pela Nasa mostra a Terra vista de sobre o Oceano Ártico, capturada a partir do recentemente lançado pelo satelite S-NPP. O satélite, lançado em 28 de outubro de 2011, circulou a Terra 15 vezes para capturar informaç (Foto: NASA/GSFC/Suomi NPP)Relógios da Terra vão ganhar um segundo à meia-noite deste sábado (30) (Foto: NASA/GSFC/Suomi NPP)
Por causa da força gravitacional que o Sol e principalmente a Lua exercem sobre a Terra, os relógios atômicos – que são os mais precisos do mundo, responsáveis por determinar o horário oficial de Greenwich – precisam ser atualizados de tempos em tempos.
Esse ajuste serve para evitar uma diferença significativa ao longo de centenas de anos e impedir que o nosso horário marque meio-dia quando, na verdade, seriam apenas 10h da manhã.
A proposta da ONU foi apresentada em Genebra, na Suíça, por pesquisadores do Serviço Internacional de Sistemas de Referência sobre a Rotação da Terra, que verifica se os relógios humanos estão em sincronia com o planeta.
Além de ganhar um segundo neste sábado, 2012 é um ano bissexto, com um dia extra (29 de fevereiro) adicionado ao calendário.fonte:G1,sp/camocim belo mar blog

ITÁLIA VENCE A ALEMANHA POR 2 A 1 E VAI PRA FINAL DA EUROCOPA.


O atacante Mario Balotelli foi decisivo para a classificação italiana à final da Eurocopa, que será no próximo domingo (1º) contra a Espanha. Ele marcou os dois gols da vitória sobre a Alemanha nesta quinta-feira (28) e, segundo as palavras do próprio, teve a melhor atuação de sua carreira. E não foi só isso.
O jogo teve um sabor ainda mais especial para o atacante pelo fato de sua mãe adotiva, Silvia, ter acompanhado tudo de perto.
- Essa foi a maior noite da minha carreira, mas espero que domingo seja ainda melhor. Eu dedico meus gols à minha mãe. Ela é idosa e estava no estádio nesta noite. Estou feliz porque gostaria de ter feito um gol para ela. No domingo, meu pai estará aqui também e eu gostaria de marcar novamente - disse o atacante, em entrevista ao canal italiano RAI.
Mesmo com a atuação de gala, Balotelli não recebeu o prêmio de melhor do jogo, que ficou nas mãos de Pirlo. Outro consolo poderia ser a artilharia da Eurocopa. Afinal, ele divide atualmente o posto de goleador com Cristiano Ronaldo (Portugal), Alan Dzagoev (Rússia), Mario Mandzukic (Croácia) e Mario Gómez (Alemanha) - todos com três gols marcados. Mas nada disso impressiona Balo, que está obcecado no título europeu.
- Artilharia? Vamos ver. Gostaria mesmo era de marcar na final. Mas não ligo como vai ser minha atuação no domingo. O que eu quero é vencer - disse o atacante.
Para levantar a taça da Euro, Balotelli e companhia terão que passar pela Espanha na final deste domingo. As duas seleções já se enfrentaram na primeira fase – no empate por 1 a 1 – e os italianos esperam tirar proveito disso.
- Não temos medo da Espanha. Sabemos como eles jogam e sabemos como batê-los. Nós temos que ter paciência e esperá-los. Eles trocam muitos passes nas sabemos como vencer - acrescentou Balotelli.
Sonho italiano
Já o lateral-esquerdo Giorgio Chiellini, que era dúvida para o duelo desta quinta, disse que a classificação para a final representa um sonho.
- Há dez dias, jogar esta partida era apenas um sonho. Tenho que agradecer ao departamento médico e ao técnico por me ajudarem a me recuperar. Estamos vivendo um sonho junto com milhões de italianos - disse Chiellini.fonte:Globoesporte/camocim belo mar blog