Powered By Blogger

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

FESTIVAL DA TAINHA-PRAIA DO MARA MAR -LUIS CORREIA-PI.

O Festival da Tainha é uma iniciativa da comunidade local representada pela AMMA (Associação de Moradores do Maramar) em parceria com a Prefeitura de Luís Correia e SEBRAE. O Festival tem como objetivo promover a integração das atividades produtivas e turísticas da comunidade Maramar, visando dar maior visibilidade à mesma por meio da exposição e comercialização de produtos e serviços da comunidade. O Festival acontecerá na Praia do Maramar entre os dias 26 e 27 de Setembro.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

26/09/2014 – SEXTA-FEIRA

18h00 – Abertura Oficial do Festival
19h00 – Abertura da Feira
Exposição e Venda de Produtos Artesanais
Comercialização de Pratos Regionais
Apresentação Musical
20h00 – Concurso Gastronômico – Pratos a base da Tainha.
21h00 – Comercialização dos Pratos Apresentados no Concurso Gastronômico
Show Musical – Banda Xote de Primeira

URGENTE! CRIANÇA PRECISA DE TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA EM TERESINA-PI.

Em sete anos de dor e muito sofrimento, Clayton, parece estar no limiar da vida e da morte. O jovem sofre de uma doença rara que afeta a pele, causa coceira e em possivelmente tenha  hemorragia brevemente, o que pode ser fatal.
A doença de Clayton é raríssima, a cada mil crianças que nascem, uma tem esse problema. “Se ele tiver uma hemorragia pode ser fatal porque ele pode botar muito sangue pelo nariz boca e ouvidos.” 

Ele está internado no Hospital Infantil, em Teresina, e precisa de um transplante de medula óssea urgentemente, caso contrário, poderá morrer.
“Ele não podia completar sete anos sem esse transplante. Desde que ele nasceu a gente vem correndo atrás de um doador. Eu não quero dinheiro, eu quero um doador!”, disse uma tia do menino.
Para ajudar a criança, basta ir ao banco de sangue e dizer que é um doador de medula óssea. “Tendo condições de doar, a pessoa passa a ter um ficha.

ACIDENTE ENTRE ÔNIBUS DA GUANABARA E MOTOCICLISTA DEIXA DOIS MORTOS NO PI.

VÍTIMA ESTARIA NA CONTRAMÃO QUANDO INVADIU A PISTA; motorista não teve reação
Um grave acidente ocorrido por volta das 0:05h desta segunda-feira (22/09), vitimou Gilmar Moreira de Sá, de 32 anos e Cezarino Lima. As vítimas seguiam em uma motocicleta quando foram atingidas pelo ônibus da empresa Guanabara.

VÍDEO PUBLICADO NA WEB MOSTRA PERSEGUIÇÃO A SUCURI EM RIO DE MS.

Imagens foram feitas de dentro de barco no rio Santa Maria, em Maracaju.

Polícia Militar Ambiental autuou duas pessoas por crime de maus-tratos.

Do G1 MS/CBM
Vídeo que mostra perseguição a sucuri em rio tem 4 mi visualizações (Foto: Reprodução/ Youtube/ ViralVidsTV)Vídeo na web mostra perseguição a sucuri em rio de MS (Foto: Reprodução/ Youtube/ ViralVidsTV)
Um vídeo, que mostra uma sucuri sendo perseguida e manipulada por tripulantes de uma embarcação em um rio de Mato Grosso do Sul, ganhou repercussão na internet e cerca de 5 milhões de visualizações em três dias. A gravação foi feita por uma pessoa que estava dentro de barco no rio Santa Maria, em Maracaju, a 157 km de Campo Grande.
As imagens mostram o momento em que o homem avista a sucuri às margens do rio. Ele pede para que o barco seja aproximado do animal e usa uma das pás de remo para cutucar a cobra. A mulher, que está na embarcação pede para o homem parar de mexer com o bicho. Em seguida, a sucuri se afasta da margem e tenta fugir do barco, que a persegue.
Em outro momento, um dos homens da embarcação incentiva que o outro ocupante do barco pegue no rabo do animal e o puxe. A cobra tenta fugir antes de ser solta na água e nadar na direção oposta ao barco.
Crime ambiental
O vídeo foi postado na internet pelo casal que participou da gravação. Conforme a Polícia Militar Ambiental (PMA), o homem e a mulher moram na cidade. Após a publicação da gravação, a PMA recebeu uma denúncia sobre o vídeo e conseguiu identificar, na última quinta-feira (18), as três pessoas que presenciaram o crime.
O major da PMA, Edmilson Queiroz, disse aoG1 que o homem e a mulher foram autuados e receberam multa de R$ 1,5 mil cada um, com base no decreto nº 6.514/2008, que dispõe sobre infraçãos ao meio ambiente.

GOVERNO DO MARANHÃO QUER ATUAÇÃO DA FORÇA NACIONAL NAS RUAS DE SÃO LUÍS.

Pedido foi encaminhado nesta segunda ao Ministério da Justiça.

Ofício traz na justificativa 'momentos de tensão e terror em São Luís'.

Do G1 MA/CBM
Ofício encaminhado ao Ministério da Justiça pelo governo do Maranhão (Foto: Lenno Edroaldo/G1)Ofício encaminhado ao Ministério da Justiça pelo
governo do Maranhão (Foto: G1)
O governo do Maranhão solicitou ao Ministério da Justiça o envio de reforço da Força Nacional  não apenas para atuar no sistema penitenciário, mas também nas ruas de São Luís e em outras áreas da região metropolitana.  O documento traz como justificativa para o pedido "momentos de tensão e  terror em face de atos de violência e vandalismo praticados por facções criminosas em São Luís".

O pedido de reforço policial federal ocorre após um fim de semana no qual foramregistrados 17 ataques a ônibus, microônibus, viaturas da polícia e carros particulares, entre sábado (20) e a madrugada desta segunda-feira (22). No sábado (20), foram quatro ônibus - dois na garagem de uma empresa no São Cristóvão, um no Alto do Pinho, outro na Santa Bárbara. Nesse dia, também foi incendiado um microônibus em São José de Ribamar, na Região Metropolitana de São Luís. No domingo (21), um ônibus que transportava integrantes de um grupo de bumba meu boi, no bairro Alemanha, foi incendiado. Nesta segunda-feira (22), foram mais três ônibus, desta vez, na garagem da empresa Gonçalves, no bairro Santa Cruz; além de dois carros particulares em uma concessionária, na Avenida dos Africanos; e seis veículos que estavam em uma garagem de carros usados da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP), no bairro do Radional.

INFORMAÇÃO DE INTERDIÇÃO NA BR 222.

A Polícia Rodoviária Federal informa que amanhã dia 23/09/2014 (TERÇA-FEIRA) às 13h, iniciará subida da Serra da Ibiapaba cargas indivisíveis e excedentes. Do km 298 ao 308 da BR 222 o trânsito ficará interditado por aproximadamente 1h40min, até o término total do deslocamento dos veículos superdimensionados, pois os referidos veículos ocupam toda a largura da via.

A PRF estará com viaturas no local fazendo a escolta das cargas fim controlar o tráfego e dar segurançaaos usuários da rodovia.

Solcitamos aos motoristas que evitem iniciar a viagem nesse horário para evitar transtornos.

Atenciosamente,

PRF/Sobral

MULHER É ENCONTRADA MORTA EM NITERÓI-RJ APÓS SAIR DE CASA PARA FAZER ABORTO.

Ela teria sido deixada ainda com vida em estrada no bairro de Ititioca. Motorista teria sido obrigado a levá-la ao Azevedo Lima

FRANCISCO EDSON ALVES/cbm
Elizângela foi encontrada agonizando na Estrada do Ititioca
Foto:  Reprodução
Rio - A Divisão de Homicídos de Niterói e São Gonçalo (DHNSG) investiga a morte  de Elisângela Barbosa, 32 anos. Grávida do quarto filho, ela deixou a casa em São Gonçalo onde morava, no último sábado de manhã, para fazer o aborto em uma clínica clandestina no bairro do Sapê, Niterói. A morte de Elisângela remete ao caso de Jandira Magdalena, desaparecida desde o último 26 quando procurou uma clínica em Campo Grande, Zona Oeste do Rio, para realizar uma cirurgia de aborto.
O delegado adjunto da DHNSG, Adilson Palácio, que investiga o caso, contou que um motorista de um Gol branco, que não teve o nome revelado, teria encontrado a mulher agonizando -- no domingo, na Estrada do Ititioca, em bairro de mesmo nome -- e sido obrigado a levá-la ao Hospital Estadual Azevedo Lima onde, ainda segundo o delegado, a mulher ainda teria chegado com vida. Por volta das 23h, o hospital ligou para o marido de Elisângela avisando que a mulher havia morrido.
O pintor industrial Anderson Santos da Silva, de 27 anos, marido de Elisângela, contou à reportagem do DIA que a mulher, com uma gestação de quatro meses,  não desejava mais um filho porque não teria condições de criar a criança. Há três meses, ela teria tomando remédios abortivos para interromper a gravidez. Ele levou à mulher ao local de encontro -- na Estrada da Tenda, em São Gonçalo -- com um homem que a levaria à clínica clandestina. Ela levava R$ 2.800 na bolsa para o pagamento da cirurgia.  "Eu falei para ela não fazer o aborto,  avisei dos riscos que ela iria correr, mas mesmo assim ela insitiu. Eu e a família estamos chocados com o que aconteceu", disse ele.
Anderson, o irmão de Elisângela e uma testemunha que não teve o nome revelado foram ouvidos nesta segunda-feira na Divisão de Homicídios. Outras testemunhas serão ouvidas esta semana para a elucidação do caso.

ROMARIAS MOBILIZAM MILHARES DE DEVOTOS EM CRATO E CANINDÉ-CE.

CALDEIRÃO E SÃO FRANCISCO

Movimento de José Lourenço foi recordado no Cariri, enquanto no Sertão Central a festa foi dos motociclistas

Image-0-Artigo-1704691-1
Visita ao Caldeirão atrai romeiros e pesquisadores, que relembram os ideais de trabalho, fé e abundância prezados na comunidade rural
FOTO: ROBERTO CRISPIM
Image-1-Artigo-1704691-1
Maioria dos participantes da Moto Romaria comparece ao evento para pagar promessa pela recuperação em acidentes de trânsito
FOTO: ANTÔNIO CARLOS ALVES
Crato/Canindé. O dia ontem foi de manifestação da fé romeira nestes dois municípios cearenses. Na cidade caririense, cerca de 3 mil fiéis participaram da 15ª edição da Romaria da Santa Cruz do Deserto, no Caldeirão do Beato Zé Lourenço. Enquanto isso, na "Capital do Sertão Central", a 28ª Moto Romaria de Canindé mobilizou 52 mil motociclistas, que partiram da Capital àquela cidade, num ato de confraternização e de fé.
Em Crato, por volta das 5h30, teve início enorme cortejo formado por veículos de passeio, ônibus, vans e motocicletas, dirigiu-se ao local onde, em meados da década de 1930, um povoado foi erguido por camponeses e devotos de Padre Cícero. Em regime de mutirão, a comunidade produzia suas lavouras, rezava e dividia o resultado da colheita, de forma a atender às necessidades das famílias que ali residiam.
O trabalho coletivo e a igualdade social desenvolvidos no Caldeirão foram relembrado pelos participantes da romaria, cujo tema deste ano debateu a necessidade da preservação da vida e da cultura nas comunidades. Segundo historiadores, pelo menos mil pessoas viveram no local, situado entre os distritos de Santa Fé e Dom Quintino.
Visitantes de diversos municípios da região, bem como de outras partes do Estado, tiveram a oportunidade de conhecer melhor o movimento iniciado pelo beato José Lourenço, além de exercitar a devoção e conferir apresentações de grupos artísticos tradicionais da localidade.
A romaria também fez parte do encerramento da semana do EcoCaldeirão, realizada desde o último dia 15, com palestras nas comunidades, além de amplo debate nas escolas e meios de comunicação.
Para o padre Vilecy Basílio Vidal, coordenador do evento, a romaria desenvolvida no Caldeirão auxilia a compreensão da história de luta dos camponeses no Cariri, transformados em sujeitos impulsionadores de inovação e mudanças nomeio em que viveram, tendo como fundamento a cultura de resistência. "Reviver o Caldeirão é cercar-se de substâncias valorativas, enriquecidas pelas experiências sociais. É identificar suas particularidades, relacionando os principais elementos, registrando-os e preservando-os. Todo o Caldeirão é um celeiro de memória viva que necessita ser defendida pela comunidade", observou o padre.
Em Canindé
Os motociclistas que partiram de Fortaleza em expedição à cidade do Sertão Central, com o objetivo de fazer preces e agradecer graças alcançadas a São Francisco das Chagas, tiveram tranquilidade durante a viagem. Entretanto, a cidade enfrentou dificuldade para atender à demanda por água, alimento e hospedagem. Os espaços de venda ficaram pequenos para tanta gente. Todas as ruas, praças, avenidas, lanchonetes, restaurantes, churrascarias e hotéis da sede ficaram tomados pelos visitantes.
A moto Romaria está se tornando referência nos festejos alusivos a São Francisco de Canindé. Já existe, inclusive, um movimento para que o evento deste ano seja colocado sob apreciação do Livro dos Recordes, edição publicada anualmente, contendo uma coleção de fatos superlativos reconhecidos internacionalmente.

CÃO ADOTADO ACOMPANHA VELÓRIO DE IDOSA QUE RECUPERAVA PRESOS NO RS.

Maria Ribeiro da Silva Tavares morreu aos 102 anos em Porto Alegre.

Milke, de 5 anos, permaneceu a maior parte do tempo ao lado do caixão.


Da RBS TV/CBM
Cachorro acompanhou velório em Porto Alegre (Foto: Paulo Ledur/RBS TV)Cachorro adotado pela idosa acompanhou velório da dona em Porto Alegre (Foto: Paulo Ledur/RBS TV)
Não foi só a tristeza de amigos e familiares que chamou a atenção durante o velório da assistente social Maria Ribeiro da Silva Tavares, de 102 anos, que há mais de sete décadas prestava apoio para a ressocialização de detentos do regime semiaberto em Porto Alegre. No funeral, o cachorro adotado pela idosa, Milke, de 5 anos, permaneceu a maior parte do tempo ao lado do caixão, encolhido no carpete.
A voluntária morreu no domingo (21). Ela apresentava problemas respiratórios e estava internada há uma semana no Hospital Ernesto Dornelles.
O cão foi abandonado na porta da entidade quando era filhote. A predisposição inata em ajudar de Maria Tavares não falhou: ela acolheu o cãozinho. Ele passou a ser o companheiro inseparável da idosa nos últimos anos. Agora, o animal ficará sob os cuidados dos ex-detentos.

MÃE BRASILEIRA CONTA COMO SEU FILHO SE TORNOU RADICAL DO ESTADO ISLÂMICO.

Brian tem 21 anos e adotou o nome de Abu Qassem Brazili.

No fim de 2012, ele foi para a Síria se juntar aos extremistas.


Imgine ver seu filho se alistar no grupo extremista mais brutal do mundo. Um exército terrorista que grava vídeos com decapitações de prisioneiros e ameaça destruir todos que discordam dele.
O correspondente Roberto Kovalick conversou com a brasileira que tem um filho nas tropas do Estado Islâmico.
A vida da brasileira Rosana Rodrigues deu uma volta gigantesca. Ela busca respostas. O que levou o filho dela, um rapaz católico, esportista, alegre, a se tornar um radical do Estado Islâmico, um grupo em que matar ou morrer são coisas banais?
“Que meu filho não chegue ao ponto de decepar a cabeça de alguém ou de matar alguém. E no fundo do meu coração, eu sinto que meu filho jamais faria isso. Porque eu como mãe, eu jamais... Eu amo muito ele, mas eu jamais seria capaz de perdoar meu filho se ele fizesse uma coisa dessas”, conta a mãe de Brian.
A Bélgica é um país de 11 milhões de habitantes, com uma das melhores qualidades de vida do planeta e um dos celeiros de extremistas do Estado Islâmico na Europa.
O grupo se autoproclamou um califado, uma comunidade muçulmana radical em uma região entre a Síria e o Iraque.
O Estado Islâmico se tornou ainda mais conhecido depois dos vídeos em que dois jornalistas americanos e um voluntário britânico aparecem sendo decapitados por um extremista. Estima-se que mais de 2 mil ocidentais se juntaram ao grupo e 300 saíram da Bélgica.
Um deles é o filho da brasileira Rosana Rodrigues, que vive na Bélgica há 24 anos.
“Um dia ele foi. Um dia eu fui no quarto dele e ele já não estava mais lá. Ele só se despediu da minha filha mais nova. Deu um beijo no rosto dela e falou que essa era a última vez que ela ia ver ele”, ela conta.
O filho de Rosana, Brian, tem 21 anos. Tem cidadania belga, mas fala português. Foi várias vezes ao Brasil e, ao se juntar ao Estado Islâmico, adotou o nome de Abu Qassem Brazili, ou o Abu Qassem brasileiro.
Para entender o que provocou esta transformação, o Fantástico foi até a Antuérpia, a segunda maior cidade da Bélgica, famosa pelo comércio de diamantes e onde a família morava. Brian é filho de pai belga e estudava em uma das melhores escolas católicas da cidade. Praticava a religião.
“Ele era muito católico e, na maioria das fotos que ele tem no Brasil e aqui na Bélgica ou na Espanha, na Turquia, aonde ele esteve, ele sempre usava um crucifixo”, relata a mãe.
A transformação de Brian começou com uma grande decepção, o fim de um sonho. Ele queria ser jogador de futebol. Mas aos 17 anos, foi dispensado e entrou em depressão.
Foi nesse momento que os extremistas se aproximaram dele. Não é um caso isolado. Esta semana, uma revista belga publicou a entrevista com outro rapaz que está lutando na Síria. E ele declara: “Antes nossos ídolos eram Ronaldo e Messi. Hoje é Bin Laden.
“Para ele, foi uma desilusão muito grande”, lembra Rosana.
E ele encontrou apoio em um grupo de jovens muçulmanos do bairro.
“Esses rapazes aconselharam ele a procurar a força no Alá, que eles falam Alá, para nós é Deus. E em um profeta Mohamed, que disse que era para pedir ajuda para o Deus deles e o profeta deles, que o Deus ia ajudar ele a superar essas tristezas e tudo. Só que, infelizmente, foi a desgraça da vida do meu filho. E para minha vida também, para minha família, uma verdadeira desgraça”, diz Rosana.
Na mesquita que Brian frequentava, segundo a imprensa da Bélgica, ele encontrou extremistas de vários países: Afeganistão, Paquistão, Bangladesh. Em poucos meses, menos de dois anos, se tornou um deles.
Nós tentamos conversar com os líderes da mesquita. Eles não quiseram dar entrevista, mas asseguraram que não têm nenhuma ligação com os radicais islâmicos. Brian foi apresentado a um dos líderes dos extremistas na Bélgica, Fuad Belkacem, que agora está preso.
Rosana conta que o filho foi levado para outra mesquita que fica no meio da floresta das Ardenas, a maior da Bélgica.
“Eles se escondem nessa mesquita para ficar aprendendo a pular, atirar, aprender a passar fome, como você conseguiria ficar dias sem comer. Eles fazem um total treinamento nos meninos”, ela explica.
No fim de 2012, Brian foi para a Síria se juntar aos extremistas.
“Eu pedi ajuda à polícia, pedi assistência às pessoas, e ninguém quis me ajudar. E por conta própria, eu encontrei uma foto do meu filho e reconheci o meu filho. Ele estava com uma arma, com uma roupa de soldado. E desde aí já vai fazer dois anos que ele está na Síria. Nos últimos meses, eu não tenho mais notícias dele. Não sei se meu filho está vivo ou se ele está morto”, conta a mãe.
O prefeito da Antuérpia, Bart de Wever, conta que há recrutadores nas ruas do país em busca de jovens como Brian.
Um dos grandes medos na Europa é que esses jovens extremistas voltem para praticar atos terroristas nos países onde nasceram. E é exatamente isso que os belgas temem que Brian faça.
Em um vídeo atribuído a ele, o Estado Islâmico ameaça explodir um monumento chamado Atomium, um dos pontos turísticos mais visitados de Bruxelas, a capital da Bélgica. Um ataque no local destruiria um dos símbolos do país e provocaria centenas de vítimas.
O vídeo começa com imagens dos extremistas. Brian não aparece, mas a voz que entoa um cântico é atribuída a ele.

DEZ ANOS DEPOIS,MISSA LEMBRA ACIDENTE COM ÔNIBUS ESCOLAR NO RS.

Acidente provocou a morte de 16 alunos e uma monitora em Erechim.

Perícia apontou falhas na manutenção do veículo e negligência do motorista.

Do G1 RS/CBM
Dez anos após o acidente envolvendo um ônibus escolar que provocou a morte de 16 alunos e uma monitora, em Erechim, na Região Norte do Rio Grande do Sul, alguns familiares ainda buscam indenizações e os acusados aguardam julgamento. O acidente aconteceu em 2004, em uma estradinha de chão batido na pequena localidade de Argenta, zona rural da cidade.
Uma missa às 19h30 desta segunda-feira (22) será celebrada no local onde aconteceu o acidente. Na época, a perícia apontou falhas na manutenção do veículo e negligência do motorista que dirigia acima da velocidade.
O Tribunal de Justiça desqualificou o crime de homicídio doloso, quando tem intenção de matar, pra homicídio culposo de trânsito, quando não há intenção de matar e a pena máxima é de quatro anos. Em função da demora em julgar o caso, o crime pode prescrever, ou seja, deixar de ser julgado por já ter passado muito tempo.

JÚRI SIMULADO: CLONES

A novela “O Clone” pode ser o ponto de partida para discussões sobre esse tema.
A novela “O Clone” pode ser o ponto de partida para discussões sobre esse tema.

O júri simulado é uma ótima estratégia de ensino a ser adotada quando se trata de um assunto polêmico ou que, perceptivelmente, divide opiniões. Isso porque permite que sejam discutidos vários pontos de um mesmo tema, auxiliando no processo de construção e desconstrução de conceitos. Além disso, instiga o senso crítico, a participação e a reflexão; e convida outros professores a participarem da atividade, tal como o profissional da Língua Portuguesa.

ACIDENTE DE MOTO NA BR 222 DEIXA TRÊS PESSOAS GRAVEMENTE FERIDAS.

O fato aconteceu por volta das 11h: 20min no quilômetro 231 da BR 222. Segunda  as informações da PRF vinha um casal e uma criança de 10 anos em uma moto Fan de cor preta de placa NQX-8015 quando um pinéu traseiro estourou causando o acidente.  Com o impacto as vitimas vieram ao solo tendo lesões graves pelo corpo. Um cidadão que passava pelo local acionou o socorro.

Uma ambulância esteve no local juntamente com o corpo de bombeiros que ajudou no socorro. As vitimas foram socorridas para o hospital santa casa. 
Uma composição da policia rodoviária (PRF) realizando os procedimentos administrativos.  
O conduto da motocicleta foi identificado como Manoel Haroldo.

CARREATA DO CAPITÃO WAGNER EM CAMOCIM ATRAIU UMA MULTIDÃO.

Na tarde de ontem, domingo, dia 21, em Camocim, a carreata do candidato a deputado estadual capitão Wagner (PR) e do federal, Cabo Sabino (PR) rendeu uma impressionante participação de eleitores e de admiradores da dupla. 

" A onda azul chegou em Camocim", esta foi uma das frases bastante proferida e  postada nas redes sociais por internautas eleitores do Capitão ao falarem do evento. 

Em Camocim, a campanha dos candidatos está sendo organizada de forma voluntaria por policiais da ativa e da reserva, além de outros simpatizantes.  

A carreata teve como ponto de partida o Posto Tijuca, na entrada da cidade, e percorreu várias ruas finalizando na Praça de Eventos (Odus). 

EM GRANJA, HOMEM É ESFAQUEADO DURANTE BRIGA NO DISTRITO DE SANTA TEREZINHA.


Um homem foi transferido em estado crítico para a Santa Casa de Sobral após ser esfaqueado durante uma briga ocorrida durante a manhã de domingo, 21, na localidade de Santa Terezinha, zona rural do município de Granja.
Por volta das 08h45 da manhã, os policiais militares do destacamento de Granja receberam uma ligação de um funcionário do hospital local dando conta que um homem tinha dado entrada naquela unidade com algumas lesões a faca, sendo duas na região dorsal e uma no braço direito, ele foi identificado como Francisco Eudes dos Santos do Nascimento, de 33 anos, residente no distrito de Santa Terezinha.