Powered By Blogger

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

NAVIO-ESCOLA ESPANHOL CHEGA AO RIO DE JANEIRO EM NOVA VIAGEM DE INSTRUÇÃO.

BRASIL ESPANHA

EFE | RIO DE JANEIRO
O navio-escola da marinha espanhola, Juan Sebastián de Elcano, chegou nesta quinta-feira ao porto do Rio de Janeiro, primeiro destino internacional de sua 86ª viagem de instrução para 77 novos guarda-marinhas.
O bergantim, que navega desde 1927, foi recebido no píer Mauá pelo embaixador da Espanha no Brasil, Manuel de la Cámara, e pelo cônsul espanhol no Rio, Alfonso Palazón.
Navio-escola espanhol Juan Sebastián de Elcano chegou ao Rio nesta quinta-feira. EFE/Antonio Lacerda
Navio-escola espanhol Juan Sebastián de Elcano chegou ao Rio nesta quinta-feira. EFE/Antonio Lacerda
A nova viagem da embarcação começou em 10 de janeiro em Cádiz e teve escalas em Ceuta e Las Palmas de Gran Canaria antes de iniciar uma travessia de 27 dias pelo oceano Atlântico até chegar ao Rio de Janeiro, cidade que não visitava desde 2010.
Do porto carioca, no qual ficará aberto ao público até o próximo dia 24, o navio zarpará rumo a Montevidéu, e depois atravessará o estreito de Magalhães e seguirá rumo aos portos chilenos de Punta Arenas e Valparaíso e o peruano de El Callao, antes de atravessar o Canal do Panamá.
De volta ao Atlântico, o navio-escola prosseguirá em direção à cidade mexicana de Veracruz, onde atracará antes de chegar aos portos de Pensacola e Boston, ambos nos Estados Unidos, e de atravessar novamente o oceano para retornar ao porto espanhol de Marín em 13 de julho.
"Cada viagem é diferente, e os portos e a rota atendem a diferentes razões, inclusive convites. Em função disso, a cada ano variam os percursos e os portos. Tentamos não repetir portos por algum tempo. Por isso, a última vez em que passamos pelo Brasil foi há cinco anos", explicou à Agência Efe o comandante da embarcação, o comandante do navio, Enrique Torres Piñeyro.

IDOSA DE 63 ANOS É PRESA POR NÃO PAGAR PENSÃO DE R$ 4,4 MIL DOS NETOS NA BA.


Mulher está detida há oito dias na delegacia do distrito de Posto da Mata.
Ela assinou documento em que se comprometia com pagamento de dívida.

Do G1 BA, com informaçõe da TV Santa Cruz 
Bahia (Foto: Reprodução / TV Santa Cruz)Benedita Conceição dos Santos está presa desde terça-feira (17) em Posto da Mata (Foto: Reprodução / TV Santa Cruz)
Uma idosa de 63 anos está presa na delegacia de Posto da Mata, distrito de Nova Viçosa, sul da Bahia, por não pagar a pensão alimentícia dos dois netos. De acordo com o delegado Samuel Neto, Benedita Conceição dos Santos está detida desde quarta-feira (11) após a polícia receber um mandado expedido pela Justiça em que determinava a prisão da mulher por 60 dias, até que a dívida de R$ 4.440,36 fosse quitada.
"Como o filho dela estava desempregado, há alguns anos ela assinou no fórum um documento em que se comprometia a pagar a dívida", disse o delegado. "Assinei o papel, mas falei para eles que estava saindo do serviço e não ia ter como pagar pensão", questiona Benedita.

AERONAVE CAI EM MATA E 4 PESSOAS MORREM EM BRUNO BRANDÃO EM MG.


Monomotor caiu na região do bairro da Torre no início da tarde desta quinta.
Corpo de Bombeiros confirmou a morte de quatro ocupantes.

Do G1 Sul de Minas

 Quatro pessoas morreram depois que um avião monomotor Cessna com prefixo PTKBV caiu na zona rural de Bueno Brandão (MG) no início da tarde desta quinta-feira (19). Segundo o Corpo de Bombeiros, a aeronave caiu em meio a uma mata de difícil acesso no bairro da Torre. Ainda conforme os bombeiros, a aeronave bateu nas árvores e se despedaçou.
Conforme apurou a reportagem do G1 no local, testemunhas disseram que o avião perdeu altitude até bater nas árvores. Segundo os bombeiros, foram encontrados dentro do avião documentos do piloto Eduardo Laurentiz de Caiado Castro, de 31 anos; Talita Mariana Fornel, de 28 anos e Júlia de Salles Caiado Castro, de 25 anos, além de um quarto ocupante, identificado como Eduardo Martinelli.
Segundo Corpo de Bombeiros, aeronave caiu entre árvores em Bueno Brandão (Foto: Polícia Militar)Segundo Corpo de Bombeiros, aeronave caiu entre árvores em Bueno Brandão (Foto: Polícia Militar)
Documentos pessoais e talões de cheques de um dos donos do avião, Denilton Gubolin de Salles, de 54 anos, foram encontrados dentro da aeronave, o que levou as autoridades a acreditarem que ele seria a quarta vítima. No entanto, ele não estava no aparelho.
"Foi um estrondo muito grande. Era meio-dia, a gente estava na lavoura de batata aqui perto quando a gente ouviu o barulho do avião caindo e o estrondo. A gente não viu o avião, só ouviu o barulho", disse o lavrador Salvador José Mariano, de 60 anos, que chamou a polícia.

JUÍZES SÃO PROMOVIDOS PELO ÓRGÃO ESPECIAL DO TJCE.

Outros 16 juízes também tiveram remoção aprovada
Sessão foi presidida pela chefe do Poder Judiciário, desembargadora Maria Iracema Martins do Vale
Quatro juízes foram promovidos pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), nesta quinta-feira, 19, durante sessão presidida pela chefe do Poder Judiciário, desembargadora Maria Iracema Martins do Vale. Dois foram por antiguidade e dois por merecimento.

O juiz José Mauro Lima Feitosa foi promovido por merecimento e saiu do Juizado da Mulher de Juazeiro do Norte para o 15ª Vara de Família de Fortaleza. José Coutinho Tomaz Filho, magistrado da 3ª Cível de Caucaia, foi para 10ª Vara Cível da Capital.

Por antiguidade, os dois juízes promovidos foram: Sérgio Girão Abreu, da 2ª Vara da Comarca de Baturité, que foi para a 5ª Vara de Sucessões de Fortaleza e José Ari Cisne Júnior, do Juizado Especial de Crateús, que foi para o 18ª unidade do Juizado Especial da Capital.

USINA AGRA 1, NA COSTA VERDE, É DESLIGADA APÓS FOLHA EM EQUIPAMENTO.


Problema é em condensador que resfria vapor usado para mover gerador.
Evento não apresenta nenhum risco, diz Eletrobras Eletronuclear.

Do G1 Sul do Rio e Costa Verde
Angra 1, localizada no sul do RJ (Foto: Reprodução/ TV Globo)Angra 1, localizada em Angra dos Reis
(Foto: Reprodução/ TV Globo)
A usina nuclear Angra 1, na Costa Verde do Rio de Janeiro, foi desconectada do Sistema Interligado Nacional (SIN) na madrugada desta quinta-feira (19). O desligamento foi provocado por uma falha em um condensador, que resfria o vapor usado para mover o gerador elétrico da usina, explica nota da assessoria da Eletrobras Eletronuclear.
"A medida visa preservar a integridade de outros equipamentos da usina como, por exemplo, os geradores de vapor", diz ainda o comunicado. "O condensador não faz parte dos equipamentos situados na área nuclear e da usina e o evento não apresentou nenhum risco aos trabalhadores da Eletronuclear, à população ou ao meio ambiente".
No início da tarde, equipes trabalhavam na solução do problema. Até a publicação desta reportagem não havia previsão de quando a usina seria religada.

PROMOTOR DENUNCIA SITUAÇÃO "CALAMITOSA" EM ABRIGO DE IDOSOS.

De acordo com o promotor, após visita, a responsável pelo abrigo e sua sobrinha foram conduzidas para o 3º Distrito Policial
Além da falta de higiene encontrada no local, idosos do abrigo relataram que estavam com fome
Ao realizar umavisita ordinária, o promotor da 17ª Promotoria do Idoso do Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE), Alexandre Alcântara, encontrou o que ele classifica de situação "calamitosa" na Casa de Idosos Caminhos de Emaús, localizada no Parque Axará, em Fortaleza. 

Segundo o promotor, durante a visita realizada nesta quinta-feira, 19, além de encontrar idosos com fome, foi constatada a presença de ratos, baratas, comida estragada na geladeira e fraldas entulhadas.
Ainda de acordo com o promotor, a delegada Lindalva Lima, titular do 3º Distrito Policial, foi até o local e a responsável pelo abrigo, bem como sua sobrinha foram conduzidas à delegacia para prestarem depoimentos.
Ele também afirmou que vai solicitar a remoção dos 24 idosos, dentre homens e mulheres, que atualmente ocupam as dependências da Casa de Acolhimento chamada Emaús. 

POLÍCIA SEGUE EM BUSCA DE 17 HOMENS QUE FUGIRAM DA DECAP.

CENTRO
fonte:dn

Durante a madrugada de ontem, os detentos serraram as grades da cela e fugiram pelo telhado da unidade

Image-0-Artigo-1800104-1
Na manhã de ontem, parentes dos presos compareceram à Decap para saber se o familiar era um dos foragidos ou se ainda estava na unidade
FOTO: HELENE SANTOS
Image-1-Artigo-1800104-1
A grade que dá acesso ao corredor das celas também foi serrada pelos detentos
FOTO: VC REPÓRTER
A Polícia ainda não recapturou nenhum dos presos que fugiram na madrugada de ontem da carceragem da Delegacia de Capturas e Polinter (Decap), localizada no Centro de Fortaleza. Os detentos organizaram uma fuga bem sucedida. Dos 128 presos que estavam no local, 17 conseguiram escapar serrando as grades de uma das celas. A arma do inspetor que estava de plantão sozinho foi encontrada em um xadrez, em posse dos detentos, segundo informações de outro agente da Decap, que pediu para ser identificado.
De acordo com o servidor da Polícia Civil, a arma do policial que estava na permanência foi achada durante a varredura feita, ainda durante a madrugada de ontem, por militares do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque). Segundo o inspetor da Decap, o policial civil que presenciou a fuga "ainda estava atordoado" e não revelou detalhes do que aconteceu.
"Já tentamos conversar com ele, mas as informações são desencontradas. Dá para ver que ele ainda não está em seu sentido normal. Depois de passar pelo que ele passou, é normal que a pessoa leve um tempo para organizar as ideias", afirmou.
Serras
De acordo com informações da Polícia Militar (PM), três serras foram encontradas no interior da Delegacia. A Polícia não informou com quem elas estavam, nem como entraram lá. O agente que conversou com a reportagem disse que também não se sabe como os detentos deixaram a Decap. "Ainda não sabemos como eles saíram, depois que abriram as celas. Somente o permanente poderá dar essas informações", relatou.
Uma fonte ligada à Polícia Civil disse que a fuga ocorre em circunstâncias misteriosas e que o policial que estava de plantão dormia quando a PM chegou ao local. "Quem acionou a Coordenadoria de Operações Integradas (Ciops) foram os moradores da área, que escutaram o barulho e deram conta que estava acontecendo uma fuga. Não temos notícia que ele tenha sido rendido, porque, sequer, estava acordado", disse.

ANA MARIA CONFIRMA RENUNCIA DO CARGO DE SECRETÁRIA DA CULTURA DE CAMOCIM CEARÁ.


"Não consigo ser secretária de Janela", destacou.

A Secretária da Cultura de Camocim, Ana Maria Veras, confirmou na noite de ontem ao Revista Camocim que renunciou ao cargo de Secretária da Cultura. Função que passou a exercer no Governo Monica em fevereiro de 2013.
"Decidi sair, não faço mais parte da administração. O resto o tempo dirá", disse Ana Maria, que na sexta-feira passada (13), um dia antes de inciar o carnaval, apos alguns conflitos internos, abandonou os trabalhos preparativos para a festa popular e fez alguns desabafos nas redes sociais mostrando insatisfação em algumas situações no âmbito da administração, pontuando de forma irônica que  já  "engoliu muitos sapos" devido ao amor que tem por Camocim.

"Não consigo ser secretaria de janela, preciso e gosto de ser útil, e para isso é preciso o envolvimento do poder público, gosto de trabalhar,  não tem tempo ruim com condição", disse a então ex-gestora da Cultura.

Ana Maria, que também já foi prefeita e Primeira Dama de Camocim, carrega um legado de ações públicas voltadas para a cultura da cidade quando esteve no comando da prefeitura junto com seu esposo Antônio Manoel.

EM CAMOCIM-CE, BOMBEIROS CIVIS AVALIAM COMO POSITIVO ATUAÇÃO NO CARNAVAL


O carnaval de Camocim contou com a presença de 10 Bombeiros Civis de Camocim atuando diretamente nas áreas de risco,  em conjunto com os Bombeiros Militares.
"Conseguimos fazer um positivo trabalho de prevenção. Graças a Deus não houve nenhuma ocorrência grave, devido a resposta imediata de nossos bombeiros civis e militares", avalia o Bombeiro Civil, Dário Rodrigues, que liderou a equipe durante a operação de Carnaval.
Os bombeiros civis foram contratados pela prefeitura para atuarem no Carnaval, período em que a cidade torna-se vulnerável a elevar o número de acidentes e afogamentos nas praias devido ao aumento do fluxo de veículos e de banhistas.