Powered By Blogger

sexta-feira, 1 de maio de 2015

MENSAGEM DO BLOG CAMOCIM BELO MAR, AO DIA DO TRABALHADOR .


O trabalho é a busca do alento, do conforto, da sobrevivência.
Vencer obstáculos, buscar o pão, trabalhar com alegria na divina tarefa diária.
Conforta, alegra e possibilita a conquista de seu espaço. Abre portas e realiza.
Trabalhar não é sacrifício, não é tortura. Pode ser algo prazeroso. Permite toda uma estrutura profissional, te fazendo brilhar. Ser um vencedor competente e alegre.
Feliz Dia do Trabalho!
com carinho a todos os amigos e amigas que, precisam do sustento da sua família.

HOSPITAIS DE FORTALEZA-CE TÊM 342 PACIENTE NOS CORREDORES.

NESTA SEXTA-FEIRA
Ranniery Melo | 

A maior parte dos atendidos fora do espaço adequado está nas nove Unidades de Pronto-Atendimento da Capital.

corredores
Os números diminuíram em relação a esta quinta-feira, quando 359 pacientes aguardavam leitos nos corredores.
NATINHO RODRIGUES
O Sindicato dos Médicos do Ceará (Simec)divulgou nesta tarde os números de pacientes que se encontram internados em corredores dos hospitais de emergência de Fortaleza neste dia 1º. De acordo com os dados apresentados, 342 pessoas estão sendo atendidas fora de leitos hospitalares adequados
As 9 Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) da capital estão, nesse momento, com 119 pacientes aguardando transferência, 12 dos quais estão entubados. O Instituto Dr. José Frota (IJF), mantém 80 pacientes nos corredores. O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), possui 50 pessoas na mesma situação, enquanto o Hospital de Messejana (HM), possui 45  e o Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), 40. Completando a lista, o Hospital São José (HSJ) aparece com 8 pacientes nos corredores. 

BODE IOIÔ, ILUSTRE RETIRANTE DA SECA DE 1915, COMPLETA UM SÉCULO DA CHEGADA A FORTALEZA-CE.

Em 1931, Fortaleza chorou. Morria o Bode Ioiô, animal que perambulava pela cidade e chegou a ser “eleito” vereador. Empalhado, ele é até hoje destaque do Museu do CearáBode Ioiô tem história excêntrica e famosa no Ceará (FOTO: Hayanne Narlla/ Tribuna do Ceará)

Bode Ioiô tem história excêntrica e famosa no Ceará (FOTO: Hayanne Narlla/ Tribuna do Ceará)
Pelas ruas e becos de Fortaleza, um herói cearense costumava passear nos meados da Belle Époque alencarina, no início do século passado. Boêmio, não dispensava uma boa cachaça. Acompanhava aqueles que flanavam a cidade nos antigos cafés da Praça do Ferreira, no Centro. Era um cidadão como qualquer humano. Tanta fama garantiu ao Bode Ioiô ser lembrado para a posteridade.
Com seu percurso ritualístico de ir e vir, o animal percorria da antiga Praia dos Peixes ao Centro pelas mesmas vias. Não se cansava, pois todo dia é dia. Fez tanto sucesso que chegou a ser eleito vereador. Essa é a história do bode, protagonista do Museu do Ceará, no Centro. Em 2015, ele completa o centenário de sua chegada a Fortaleza.
Localizado na sala vermelha do museu, Bode Ioiô chegou a Fortaleza como retirante, fugido da famosa seca de 1915, tema de livro da cearense Rachel de Queiroz. A família com a qual chegou não teve condições de criá-lo e o vendeu para uma empresa de americanos. Mas com espírito de liberdade, o animal não se contentou em ficar parado. Andava pela cidade, como outros animais que ficavam soltos.

COM HOMENAGENS, MORTE DE AYRTON SENNA COMPLETA 21 ANOS.

O Brasil chora nesta sexta-feira mais um aniversário da morte de Ayrton Senna. Neste 1º de maio, completam-se 21 anos do falecimento de um dos maiores ídolos da história do esporte brasileiro. 

Como é de praxe, a data não passará em branco mais uma vez. As homenagens ao tricampeão da Fórmula 1 continuam, mesmo muito tempo depois que o piloto faleceu. A tragédia fatídica, como não sai da memória dos fãs, aconteceu durante o GP de San Marino da Fórmula 1, após Senna bater com sua Williams na curva Tamburello.
E MAIS:
>Vazam informações sobre o calendário da temporada de 2016 da F-1
>Rali Dacar 2016 divulga roteiro com o lendário Lago Titicaca

Em São Paulo, o palco da celebração a Senna será no Parque do Ibirapuera. Durante o mês de maio, a fonte multimídia  do local servirá como telão para apresentações em vídeo da carreira de Senna. A inauguração será nesta sexta-feira, às 20h. A ação é uma parceria do Instituto Ayrton Senna com a Divina Comédia, empresa responsável pelos eventos na fonte. 

CASAL É PRESO POR ESTELIONATO EM FORTALEZA-CE.

Dupla faz parte de quadrilha interestadual que atuava no Ceará, Maranhão e Pernambuco, além do Distrito Federal
Material apreendido pela Polícia
Um casal deestelionatários foi preso nesta semana, que atuava em estados como Ceará, Pernambuco e Maranhão, e no Distrito Federal, pela ação em conjunto do Serviço Reservado da 1ª Companhia do 15º Batalhão da Polícia Militar (BPM), no Eusébio, e do 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM), em Fortaleza. Um vasto material usado pelos criminosos foi apreendido em um apartamento na Aldeota, nesta sexta-feira, 1º.

De acordo com o capitão Júlião Junior, comandante da 1ª Cia do 15º BPM, um homem, conhecido como 'Louro Chefe', foi preso na última terça-feira, 28, no bairro Praia do Futuro. Já a companheira dele envolvida no esquema foi presa nesta sexta-feira, 1º, em um apartamento localizado no entroncamento das avenidas Coronel Linhares e Desembargador Leite Albuquerque, na Aldeota. No mesmo local, os policiais encontraram o material usado pela dupla.

PESCADOR MORRE ANTES DE SER ATENDIDO EM POSTO DE SAÚDE EM JIJOCA DE JERICOACOARA-CE.

Familiares contaram que não havia médicos no posto e a massagem cardíaca foi feita por enfermeiras. O corpo só será liberado às 18 horas, quando algum profissional chegar
Francisco Albanito Pereira, 66, mostra retrato da família
Um homem de 42 anos morreu na manhã desta sexta-feira, 1°, antes de ser atendido no posto de saúde localizado em Jijoca de Jericoacoara, a 294 km de Fortaleza. Francisco Agemeu André Pereira, que era pescador, foi levado de casa em uma ambulância, mas não resistiu. A família relatou que o posto estava sem médicos e ninguém soube informar as causas da morte. Em abril, um turista morreu na unidade.

O caso ocorreu por volta das 10 horas, quando Francisco André foi levado de ambulância para o posto. "Eu só soube quando minha neta chegou na minha casa dizendo que ele tinha caído, não estava falando. Não sabemos se ele se sentiu mal. Depois, avisaram que tinha morrido", contou o aposentado Francisco Albanito Pereira, 66. 

De acordo com o aposentado, o filho foi pescar no início da manhã e ainda passou na casa dele, na rua Isabeli - entrada de Jericoacoara. "Amanheceu ele estava trabalhando. Veio aqui, tomou um café e pediu pra gente 'ajeitar' o almoço. Foi pra casa dele na rua das Dunas e não voltou", explicou Albanito. 

NEM DENGUE NEM CHIKUNGUNYA: OLHA A DOENÇA QUE TOMOU CONTA DO NORDESTE DO BRASIL.


Algo parecido tomou conta dos chapadinhenses, dias atrás - Foto: Infectado/Ilustração







Uma 
doença misteriosa conhecida por ‘Eritema Infeccioso’ afetou diversos santa-cruzenses nos últimos dias, e não só no município, mas em diversas cidades da região e do nordeste brasileiro como um todo.

Com sintomas que assemelham-se com os da dengue ou da febre chikungunya, a doença ainda não foi definitivamente identificada, o que acabou gerando diversos transtornos com a auto-medicação.

A boa notícia é que a doença não possui uma avaliação de risco, mas exige cuidados. Além de que, ao contrair a doença o infectado se torna imune ao vírus e não voltará a sofrer com a mesma outra vez. 

EX-PRESIDENTE LULA É INVESTIGADO POR TRÁFICO DE INFLUÊNCIA, DIZ REVISTA

http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/polopoly_fs/1.1247427!/image/image.JPG

Uma reportagem da revista “Época” divulgada em sua página na internet na noite desta quinta (30) diz que a Procuradoria da República em Brasília abriu uma investigação contra o ex-presidente Lula por tráfico de influência internacional e no Brasil.
Segundo a revista, Lula é suspeito de usar sua influência para facilitar negócios da empreiteira Odebrecht com governos estrangeiros onde faz obras financiadas pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
Um trecho reproduzido da peça da Procuradoria fala em “supostas vantagens econômicas obtidas, direta ou indiretamente, da empreiteira Odebrecht pelo ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, entre os anos de 2011 a 2014, com pretexto de influir em atos praticados por agentes públicos estrangeiros, notadamente os governos da República Dominicana e Cuba, este último contendo obras custeadas, direta ou indiretamente, pelo BNDES”.

FRUSTRAÇÃO E DERROTA: BASE DO GOVERNO NA ASSEMBLEIA REJEITA A MAIORIA ESMAGADORA DAS EMENDAS À LEI DE PROMOÇÕES NA PM E BOMBEIROS DO CEARÁ.

Apenas oito das 100 emendas apresentadas ao projeto de lei do governador Camilo Santana (PT), que modifica os critérios de promoções na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros Militar, foram aceitas pela base governista da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Após quase nove horas de análise e votação das emendas, o sentimento da maioria dos deputados e de todos os militares que se fizeram presentes na AL nesta quinta-feira foi de muita frustração e a certeza de que as injustiças na tropa vão continuar. A reunião de hoje foi realizadas por três comissões da AL, entre elas, a de Finanças Públicas e Tributária. O objetivo do governo foi impedir que as mudanças no sistema de promoções que ele mesmo apresentou ao Parlamento, através do projeto de lei, não resultasse em impacto financeiro aos cofres do Estado. Por conta dessa orientação governista, os votantes na comissão mista, fizeram prevalecer os pareceres da Procuradoria Geral do Estado (PGE) contra as emendas que o Governo entendeu como prejudiciais ao Erário.
Para os deputados oposicionistas e, principalmente para os representantes da classe militar cearense, as injustiças permanecerão atingindo várias patentes. O deputado estadual Capitão Wagner, autor da maioria das emendas, citou como exemplo o caso dos atuais alunos do Curso de Formação de Oficiais (CFO), que passarão 12 anos em serviço para chegar ao posto de capitão.

CEARÁ FOI O ESTADO QUE MAIS CONTEVE FRAUDES, DIZ TCU.

TERMO DE COOPERAÇÃO
fonte:dn/cbm

MPT, MPE, Sine-IDT estão entre os órgãos que reduziram a vazão de dinheiro desviado no seguro do pescador

Image-0-Artigo-1844573-1
Relatórios técnicos realizados pelas entidades cooperadas no Ceará
FOTO: KLÉBER A. GONÇALVES
2
Procurador do Trabalho, Nicodemos Maia, aponta parceria com MPT, Sine-IDT e Defensoria Pública, entre outros, decisiva contra desvios
FOTO: LUCAS DE MENEZES
"Tomado como exemplo de boas práticas, o Ceará conseguiu um arranjo institucional capaz de potencializar as ações de combate a fraudes na concessão do benefício". O comentário é do Tribunal de Contas da União (TCU), em um acórdão gerado após auditoria que identificou rombo de R$ 19,5 milhões.
O que não estava previsto na legislação, entidades responsáveis por promover justiça tornaram prático. A palavra certa é cooperação, que se materializa quando o promotor de Justiça entrevista o autodeclarado pescador a pedido do Ministério Público do Trabalho e tendo a observação do Sistema Nacional de Emprego (Sine-IDT), que vai liberar ou não o benefício. A divisão de responsabilidades e o acompanhamento são a resposta para o Ceará ser apontado como o lugar com maior redução de fraudes.
Os pagamentos federais são divididos em antes e depois do termo de cooperação, firmado, em 2010, por Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Estadual do Ceará e com o Sine-IDT. Mais ainda quando se somaram a Defensoria Pública do Estado do Ceará e a Polícia Federal, que já recebeu o relatório ao qual a reportagem também teve acesso, com as comprovações de fraude.
Combate aos desvios
O primeiro passo da equipe é encontrar os pescadores reunidos nas colônias espalhadas pelo Estado e esclarecer sobre o direito ao seguro, quem pode solicitá-lo e como. E aos que não estão contemplados, alertam para evitarem o caminho sugerido pelos fraudadores.
Em iniciativa inédita, os promotores de Justiça Rafael Carvalho, em Aracati, Victor Montenegro, em Caucaia, ou Alberto Oliveira, em Lavras da Mangabeira, dentre muitos, passaram a conhecer a atividade pesqueira artesanal. "Quando estamos mais próximos, não só o pescador se sente valorizado como conseguimos passar a importância de se obedecer a Lei", diz Antônio Justino, promotor de Justiça.

16 PROPRIEDADES RURAIS SÃO AUTUADAS NO CARIRI CEARENSE.

aGROTÓXICOS
fonte:dr/cbm

Fiscalização também autuou 11 comércios; armazenamento inadequado foi uma das principais causas

Image-0-Artigo-1845465-1
De acordo com o coordenador dos trabalhos, o objetivo da fiscalização é identificar os problemas no uso do produto para encontrar as soluções
O Fórum Cearense de Combate aos Impactos do Uso de Agrotóxicos (FCCA) apresentou, na tarde desta quinta-feira (30), o resultado das fiscalizações, entre os dias 13 e 17 de abril, em sete municípios da região do Cariri. Ao todo, 18 comércios foram fiscalizados e 11 autuados. Vinte propriedades rurais foram vistoriadas, destas, 16 sofreram autuações.
Entre as principais infrações encontradas, estavam o armazenamento inadequado de agrotóxicos em uso e vencidos, falta de receituário agronômico, ausência de registro do empregado, falta de treinamento para aplicadores do produto e ausência de Equipamento de Proteção Individual (EPI).
Já nos comércios, os maiores problemas foi a ausência ou vencimento do registro da Semace, venda de agrotóxicos fora da validade, empregados sem registro e exames e depósitos inadequados para armazenamento das substâncias.

ESQUEMA ENVOLVE BARCOS CLONADOS NO CEARÁ.

fonte:DR

Documentos de embarcações eram alterados para supor que mais pescadores trabalhavam

1
Cais para lagosteiros às margens do rio Pirangi, entre Fortim e Beberibe
FOTO: KLÉBER A. GONÇALVES
A efetivação do Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal (SDPA), o seguro-defeso, ocorre após uma combinação perfeita de dados entre o registro geral do pescador e a permissão de pesca para uma embarcação devidamente inscrita na Marinha do Brasil. Em miúdos, as informações do pescador devem constar no documento que autoriza o barco a pescar lagosta, por exemplo. Nesse caso, um barco pode ter até cinco lagosteiros em sua tripulação. No Ceará, pagamentos foram feitos a pescadores cuja embarcação coincidia com a de outros 31 trabalhadores. Está aí um exemplo de fraude.
A embarcação Maísa, em Fortim, é apenas uma das dezenas de casos em que os documentos de permissão para o máximo de cinco pescadores eram estendidos, ilegalmente, para vários outros. O excedente era formado pelos pescadores fantasma, geralmente requerendo o benefício federal a partir de outros estados. No mercado paralelo, a compra de título de embarcação em nome de laranjas custa R$ 1.200, em média.

PM INICIA OCUPAÇÃO DE MAIS QUATRO COMUNIDADES DO COMPLEXO DA MARÉ NO RIO DE JANEIRO.

Acesso ao Parque União, Nova Holanda, Nova Maré e Rubens Vaz estão com patrulhamento reforçado para a saída do Exército

MARCELLO VICTOR E VANIA CUNHA
Rio - A Polícia Militar iniciou, na noite desta quinta-feira, a preparação para a ocupação de mais quatro comunidades do Complexo da Maré, em substituição a Força de Pacificação do Exército que atuava na área há um ano. O cinturão de segurança com policiais posicionados nas entradas das comunidades Parque União, Nova Holanda, Rubens Vaz e Nova Maré, na Avenida Brasil, com reforço nas linhas Vermelha e Amarela, foi parte da estratégia para a saída da Força Armada e a entrada dos PMs na manhã desta sexta-feira. Na primeira etapa do processo, há uma mês, a PM assumiu o patrulhamento nas comunidades Roquete Pinto e Praia de Ramos - antes controladas por milicianos - com previsão de instalação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) para julho.
Militares da Força de Pacificação no Complexo da Maré
Foto:  Carlos Moraes / Agência O Dia
Juntas, as quatro comunidades que vão receber os PMs abrigam mais de 40 mil moradores, que viviam subjugadas a atuação de três facções criminosas antes da ocupação da Força de Pacificação no território. Durante a madrugada, a movimentação de viaturas e de policiais do 22º BPM (Maré) baseados na entrada das comunidades na Avenida Brasil chamou a atenção de quem mora ou passava por uma das vias expressas mais importantes do Rio. O garçom Raimundo Tiago, de 26 anos, se surpreendeu ao descer do ônibus vindo do trabalho.

"Não esperava. Estou surpreso com essa grande movimentação. Com a presença do Exército a situação melhorou muito aqui na comunidade. Espero que a PM mantenha isso", sonha Raimundo. Ele espera que o poder público também atue no Parque União, onde mora há cinco anos, trazendo benefícios para os moradores. "A falta de saneamento básico é a principal carência aqui. Educação também é outro ponto importante,", ressaltou o garçom.
Comerciante no Parque União há 20 anos, João Bezerra, 53, espera que os órgão públicos tragam, além de segurança, mais saúde, trabalho e, principalmente, limpeza para o complexo da Maré. "A comunidade é muito boa. Não tenho o que reclamar de estar aqui há tanto tempo", elogiou.

PROFESSORES DE REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CAMOCIM-CE, ESTÃO RECLAMANDO DOS SÁBADOS LETIVOS

"Em Barroquinha não existem sábados letivos"


Professores e Servidores estão  reclamando dos famigerados sábados letivos. A chateação aumentou ainda mais depois que a Secretaria Municipal da Educação transformou, repentinamente, em letivo o próximo sábado (02/05). 

O Sindicato APEOC - Camocim já solicitou há tempos uma audiência com a Secretária Elizabete Magalhães para tratar do tema, porém, sem qualquer manifestação da gestora.

Nosso entendimento  é que, os antipatizados sábados letivos deveriam ser DE-FI-NI-TI-VA-MEN-TE sepultados. E não precisa ser Prêmio Nobel de Inteligência para resolver a questão. Ora, o ano tem 365 dias. A LDB exige apenas o cumprimento de 200 dias letivos que podem muito bem ser acomodados no calendário sem utilizar o 7º dia da semana. Qualquer dúvida, perguntem para a SME de Barroquinha como fazer. Lá eles extinguiram os Sábados Letivos.

Nossa orientação para você, Professor ou Servidor é a seguinte: