Powered By Blogger

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

FESTA DE SANTA LUZIA NA FLAMENGA DOS VITORIANOS EM CAMOCIM-CE.








TEMA:COM OS OLHOS DA FÉ QUEREMOS VER JESUS



DE 3 A 13 DE DEZEMBRO DE 2012
NA FLAMENGA DOS VITORIANOS
CAMOCIM-CE

PROGRAMAÇÃO DA FESTA


 DIA 10/12 (Segunda) 
18:00h - Terço Mariano Polo São José
18:30h - Sétima Novena
19:00h  - Celebração eucarística 
Convidados:Polo São José e Terço dos Homens
Liturgia:Polo São José
Música:Polo São José  

DIA 11/12 (Terça)
18:00h - Terço Mariano São Pedro
18:30h - Oitava Novena 
19:00h  - Celebração eucarística 
Convidados:Ministros da Eucaristia e Ministros da Palavra
Liturgia:Polo São Pedro
Música:Polo São Pedro

 DIA 12/12 (Quarta) 
18:00h - Terço Mariano São Francisco
18:30h - Nona Novena
19:00h - Celebração eucarística
Convidados: Renovação Carismática e Encontro de casais com Cristo
Liturgia:ECC
Música:Ministério de música RCC

DIA 13/12 (Quinta)ENCERRAMENTO DA FESTA
17:00h - Caminhada de encerramento 
18:00h - Celebração eucarística 
Convidados:Devotos de Santa Luzia e Toda comunidade católica
Liturgia:Polo Cruzeiro
Música:Polo Cruzeiro

BATIZADOS
DIA 12/12/12 - quarta-feira,ás 17:00 hs.
PARTE SOCIAL
 DIA 13/12/12 - Sorteio dos Envelopes
 DIA 12/12/12 - Leilão de Prendas Tradicional
PARÓQUIA DO SENHOR BOM JESUS
DOS NAVEGANTES
DIOCESE DE TIANGUÁ
PÁROCO: PADRE FRANCISCO EVALDO CARVALHO CARNEIRO
VIGÁRIO:PADRE SEBASTIÃO LIMA. fonte:capela de santa luzia,da paroquia senhor bom jesus dos navegantes de camocim-ce/camocim bel

OSSO DA PERNA ENXERTADO EM ESPINHA SALVA MENINA EM CIRURGIA PIONEIRA.




Rosie Davies
Antes da operação, Rosie Davies corria o risco de morrer por compressão dos órgãos internos
Uma menina britânica de 5 anos que corria o risco de morrer a qualquer momento por compressão dos órgãos internos foi salva graças a uma cirurgia pioneira que corrigiu um buraco em sua espinha com ossos retirados de suas pernas.
Segundo sua família, antes da operação, Rosie Davies era "basicamente uma bomba-relógio". Com ossos faltando na parte inferior de sua espinha, o peso de seu corpo não tinha apoio e seus órgãos internos estavam sendo comprimidos.
Para a cirurgia que salvou sua vida, ela teve amputadas as partes inferiores de suas duas pernas, que ela não era capaz de mover.
Rosie nasceu com um problema raro chamado disgenesia vertebral segmentar. Cinco ossos que fariam parte de sua espinha estavam faltando, deixando um vazio de 10 centímetros em sua coluna vertebral.
Ela também tinha pouca sensação nas pernas, que eram contorcidas em direção à barriga.
A menina estava gradualmente ficando com pouco espaço em seu torso, o que eventualmente levaria à falência dos órgãos internos comprimidos.
Em seu último exame antes da operação havia evidências de que seus rins estavam sendo comprimidos.

Suporte adicional

Raio-x mostra falha na espinha de Rosie antes da operação
Rosie nasceu sem os ossos da parte inferior da espinha
As pernas de Rosie foram amputadas do joelho para baixo e um pedaço do osso foi retirado para cobrir o espaço que faltava em sua espinha.
Duas varetas de metal foram então parafusadas à parte superior de sua espinha e aos quadris para prover um suporte adicional.
A operação, no hospital infantil de Birmingham, na Inglaterra, levou 13 horas.
"Antes da operação ela era basicamente uma bomba-relógio - não sabíamos o quanto tempo levaria, não sabíamos quanto tempo teríamos com ela", afirma Scott Davies, pai de Rosie.
"Desde a operação, ela teve sua expectativa de vida aumentada para a de uma criança normal", diz.
Após a cirurgia, também há sinais de que ela está voltando a ter sensação nas pernas, o que significa que ela poderá um dia ser capaz de andar com próteses.
"A Rosie tem uma personalidade forte. É só dar a ela um equipamento para usar e ela usará, seja muletas ou pernas artificiais ou suas mãos. Ela dará um jeito de andar", afirma a mãe da menina, Mandy.
"Tudo o que ela sempre quis foi ser como sua irmã. Tudo o que ela quis fazer era andar de bicicleta como a irmã, correr como a irmã", afirma.
Os pais de Rosie afirmam que agora ela está mais confiante.

'Caso complicado'

Rosie Davies com a família
Para os pais de Rosie, a menina ganhou confiança após a operação na espinha
Uma operação nesta escala havia sido tentada uma única vez no passado, há dez anos na Nova Zelândia.
"Estamos muito felizes com os resultados da operação", afirma Guirish Solanki, um dos neurocirurgiões que operaram Rosie.
"Esta é apenas a segunda vez no mundo que uma equipe cirúrgica tentam fixar a espinha toráxica à lateral do quadril para um problema tão raro quanto o de Rosie", diz o médico.
"Esse caso era muito complicado, porque normalmente as crianças com essa condição não têm uma medula ou nervos que funcionem, mas a Rosie tinha. Então, ao fazer essa operação, tínhamos que ser extremamente cautelosos para não danificar seus nervos", afirma Solanki.fonte:BBC News/camocim belo mar blog

STF FICA EMPATADO SOBRE CASSAÇÃO DE DEPUTADOS;DECISÃO SAIRÁ NA QUARTA-FEIRA.


Brasília – A questão da perda de mandato de parlamentares condenados na Ação Penal 470, o processo do mensalão, será definida apenas na próxima quarta-feira (12). O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator da ação, ministro Joaquim Barbosa, suspendeu a sessão de hoje (10) quando o placar estava em 4 a 4, restando apenas as considerações do ministro Celso de Mello.
Mesmo sem o voto computado oficialmente, Mello já sinalizou nas últimas duas sessões que deverá acompanhar o entendimento de Barbosa. Para o relator, a perda do mandato deve ser decretada judicialmente pelo STF, e ao Congresso Nacional cabe apenas ratificar a determinação.
A Corte analisa a situação dos deputados federais João Paulo Cunha (PT-SP), Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT). Recentemente, o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, disse que o STF não poderia interferir na questão política do mandato, e que caso isso ocorresse, a Casa iria estudar qual decisão tomar.
A questão é polêmica porque a Constituição Federal tem dois comandos sobre o assunto. O primeiro diz que a condenação em ação criminal é hipótese para suspensão de direitos políticos. O segundo abre exceção no caso de parlamentares, atestando que somente as respectivas Casas Legislativas podem decretar a perda de mandato após processo interno específico.
A discussão começou no STF na última quinta-feira (6), com os votos de Joaquim Barbosa, e do revisor da ação penal, ministro Ricardo Lewandowski. Eles apresentaram votos opostos: enquanto Barbosa defende a perda de mandato imediata por condenação criminal, Lewandowski argumentou que a intervenção política não cabe ao STF.
Até agora, votaram com Barbosa os ministros Luiz Fux, Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello. Para o grupo, não é possível que um réu preso possa exercer mandato parlamentar normalmente. Também foi lançado o argumento de que a decisão do STF tem eficácia imediata e não pode ser submetida à análise política do Legislativo.
Já Lewandowski foi seguido pelos ministros Rosa Weber, Antonio Dias Toffoli e Cármen Lúcia. Para eles, o mandato foi concedido ao parlamentar pelo povo, e que somente os representantes eleitos podem tomá-lo. Também dizem que não defendem a impunidade, mas apenas que é o Congresso Nacional quem deve dar a palavra final sobre o assunto.
Em relação a João Paulo Cunha, o placar pela perda de mandato ainda ganhou a adesão do ministro Cezar Peluso. Ele se aposentou no final de agosto ao completar 70 anos e deixou o voto por escrito somente para o parlamentar, pois não teve tempo de julgar os outros dois na mesma situação. O sentido do voto foi colocado em dúvida por Lewandowski, para quem não está claro que a adesão é imediata à corrente de Barbosa.fonte:agência brasil/camocim belo mar blog

NÚMERO DE DENÚNCIAS DE VIOLAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS AUMENTA 77%.



Denúncia de violação contra idosos foi a que mais aumentou: 199%.
Negros são os mais agredidos em todas as categorias pesquisadas.


Balanço divulgado nesta segunda-feira (10) pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República mostra que denúncias de violações aos direitos humanos aumentaram 77% em 2012 em relação ao mesmo período de 2011.
22 comentários
Dados do Disque 100 mostram que de janeiro a novembro deste ano foram feitas 155.336 denúncias contra  87.764 realizadas em 2011.
Segundo o balanço, as denúncias de violações contra idosos foram as que mais aumentaram: 199%: de 7.160, em 2011, para 21.404, em 2012. No entanto, as denúncias contra violação a crianças e adolescentes ainda é a maior: 120.344.
Em 2012, foram realizadas 7.527 denúncias contra gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais; 7.257 denúncias sobre pessoas com deficiência, 489 sobre população de rua e 2.742 denúncias sobre outras categorias, como população carcerária.
Maria do Rosário com atendentes do Disque 100, que recebe denúncias de violações aos direitos humanos (Foto: Brenda Brandão/ G1)Maria do Rosário com atendentes do Disque 100, que recebe denúncias de violações aos direitos humanos (Foto: Brenda Brandão/ G1)
A pesquisa mostra que os negros são os mais agredidos em todas as categorias pesquisadas. Crianças e adolescentes negros, por exemplo, lideram com 61% dos casos. Já entre os idosos, os negros ficam na frente com 36,2% e entre pessoas com deficiência, 59,3%.
A ministra da secretaria, Maria do Rosário, afirmou que o aumento de denúncias não significa aumento da violência.
O estado que está no topo do número de aumento de denúncias é o Amapá, com 153% (428), contra 169 ano passado. O que registrou o menor crescimento em denúncias foi o Piauí, com 48% (2976), contra 2012 no ano anterior.“Há violência, mas que agora ela não está mais invisível”, disse Rosário.
Considerando o número de denúncias por habitante, o Distrito Federal está na frente registrando 4.729 em 2012, o que equivale a 92 denúncias para cada 50 mil habitantes. “Isso mostra que o Distrito Federal aderiu ao Disque 100, o que nos deixa feliz”, disse a ministra.
O disque denúncia foi lançado em 2003 pelo governo federal e até novembro deste ano já recebeu e encaminhou 396.693 denúncias em todo o país. As denúncias de violações de direitos humanos são examinadas e encaminhadas para os órgãos responsáveis para apuração e providências cabíveis, considerando as especificidades das vítimas.
O serviço do Disque 100 funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive aos domingos e feriados. A ligação é gratuita, podendo ser realizada de qualquer terminal telefônico e atende ligações de todo o território nacional.
2013
O governo afirmou que para 2013 o Disque 100 terá um canal para atendimento de denúncias contra torturas sofridas por presidiários e também vão equipar 500 Conselhos Tutelares com carros, computadores, internet, telefones e geladeiras, para que possam fazer tanto o acolhimento das denúncias, como prestar o correto atendimento dos casos.fonte:G1 DF/camocim belo mar blog

CHUVA ALAGA RUAS DESTRÓI CASAS E DEIXA FAMÍLIAS DESABRIGADAS EM GOIÁS .



Tempestade em Ceres destruiu aproximadamente 30 casas, no domingo (9).
Cerca de 20 pessoas tiveram de pedir abrigo para amigos e familiares.

Segundo o Corpo de Bombeiros, aproximadamente de 20 pessoas tiveram de procurar abrigo em casa de amigos e parentes após chuva em Ceres, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Segundo o Corpo de Bombeiros, aproximadamente de 20 pessoas tiveram de procurar abrigo em casa de amigos e parentes após chuva em Ceres, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Segundo o Corpo de Bombeiros, aproximadamente 20 pessoas tiveram de procurar abrigo em casa de amigos e parentes após chuva em Ceres, GO (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Chuva durou pouco mais de uma hora e deixou ruas cheias de lama e casas alagadas em Ceres, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Chuva durou pouco mais de uma hora no domingo (9) e alagou casas (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Cerca de 30 famílias tiveram de deixar suas casas após chuva forte em Ceres, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Ruas de Ceres ficaram completamente alagadas (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Chuva forte destruiu casas e deixou famílias desabrigadas em Ceres, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Chuva forte destruiu cerca de 30 casas e deixou famílias desabrigadas (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Ruas ficaram alagadas e cheias de lama e, em alguns bairros, moradores ficaram com água até o joelho em Ceres, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Ruas ficaram alagadas e cheias de lama e, em alguns bairros, moradores ficaram com água até o joelho (Foto: Reprodução/TV Anhanguera).fonte:g1 go/camocim belo mar blog

NÃO DEU PARA MARCIO ATALLA E TIME DE RONALDO VENCE PARTIDA DO MEDIDA CERTA.


O jogo final do Medida Certa não teve descanso para os times Vermelho e Azul na Arena Barueri,  em São Paulo. Ronaldo Fenômeno mostrou que está em forma e venceu por 5×4 para o Azul!
O Vermelho abriu o placar com Ronald, filho do Fenômeno. Mas Ronaldo não deixou barato e empatou para o Azul.
Marcio Atalla saiu de campo ainda no primeiro tempo e Marcos Marinheiro entrou para aumentar o placar para o time Vermelho.
No segundo tempo, Cacá Ferrari disparou e marcou 3×1 para o Vermelho. O time do Ronaldo não deixou barato e Djalminha chegou perto com o 3×2. Mas, Roger aumentou para o Vermelho e fez o seu gol na partida.
O time Azul não se confirmou com o placar e Ronaldo fez o passe para Victor Barroso diminuir. Logo depois, o Fenômeno mostrou a que veio e empatou para o Azul.
E o jogo que parecia ganho para o Vermelho não aconteceu! O time de Ronaldo venceu a partida final do Medida Certa! Confira no vídeo os gols que saíram na partida!fonte:fantástico/camocim belo mar blo
g

MENINA DE 5 ANOS DEIXA HOSPITAL APÓS 4 ANOS DE INTERNAÇÃO EM FORTALEZA-CE.



Menina Tainara Sousa Marques tem atrofia espinhal tipo II.
Paciente ganhou um quarto todo cor de rosa em uma nova casa.

Depois de viver quatro anos na enfermaria, a paciente Tainara Sousa Marques, de 5 anos, deixou o Hospital Albert Sabin, emFortaleza, na manhã desta segunda-feira (10). A menina é portadora de atrofia espinhal tipo II, uma doença genética progressiva que compromete toda a musculatura, afetando o aparelho respiratório. Na hora de ir para nova casa, o clima de emoção tomou conta de todos do hospital. Todos queriam se despedir e levar a menina até a ambulância.
A doença de Tainara não tem cura, mas hoje ela, que depende de ventilação mecânica, tem condições de ser cuidada em casa. “Ela está estável clinicamente e foi providenciado toda uma condição para que ela pudesse ir pra casa”, afirma a pediatra Cristiane Rodrigues. Tainara é do município de Crateús, mas ganhou uma casa em Fortaleza.

“Desde as pessoas mais humildes até o médico de 'Tata', ajudou a fazer essa casa. Cada pedaço dessa casa foi feita com muito amor, com muito carinho”, diz o coordenador da campanha Amigos da Alegria, João Mapurunga. Mesmo em casa, Tainara terá o acompanhamento de uma equipe multiprofissional do hospital.
No novo lar feito com doações de voluntários, ela ganhou um quarto cor-de-rosa e com todos os aparelhos e materiais médico-hospitalares necessários para garantir a segurança da menina. O Programa de Assistência Ventilatória Domiciliar (PAVD) do hospital e o grupo de voluntários Amigos da Alegria alugou e mobiliou a casa para mãe Ednaiana Sousa e filha morarem.
Na maior parte do tempo, Tainara vai ser assistida pela mãe, que foi capacitada no hospital para cuidar da filha. “Eu ter minha casa, está em casa, ter a privacidade. Não tem explicação”, diz emociona a mãe Ednaiana Sousa.fonte:g1 ce/camocim belo mar blog

MORTE DA CANTORA MEXICANA JENNI RIVERA EM ACIDENTE É CONFIRMADA.



Avião desapareceu na manhã do domingo no norte do México.
Artista de música regional mexicana vendeu mais de 15 milhões de discos.

A cantora mexicana Jenni Rivera, em foto de março de 2012 (Foto: Reed Saxon/AP)
A cantora mexicana Jenni Rivera, em foto de março
de 2012 (Foto: Reed Saxon/AP)
A cantora mexicana-americana Jenni Rivera morreu em um acidente de avião, depois que o jatinho em que viajava caiu no norte do México. O avião em que ela viajava foi encontrado no domingo (9), “totalmente destruído”. Um porta-voz do governo do Estado de Nuevo Leon disse que equipes de resgate encontraram os restos do avião, a 100 quilômetros da cidade de Monterrey.
O pai da cantora, Pedro Rivera, falando depois que os destroços foram localizados, disse ao canal de TV Telemundo que as sete pessoas a bordo do avião, incluindo os dois pilotos, morreram. "Todos foram perdidos", contou Rivera, acompanhado pelos dois filhos.
Jenni Rivera canta no Billboard Latin Music Awards em Miami no dia 23 de abril de 2009  (Foto: Reuters/Carlos Barria)Jenni Rivera canta no Billboard Latin Music Awards em Miami em abril de 2009 (Foto: Reuters/Carlos Barria)
Investigadores ainda estão vasculhando o local do acidente, no município de Iturbide, ao sul de Monterrey. Os Ministérios de Transporte e de Comunicação disseram que os destroços foram encontrados tão longe e dispersos que estava difícil reconhecer qualquer coisa. Não ficou claro o que causou o acidente.
Jenni, de 43 anos, estava indo para a cidade de Toluca, na região central do México,depois de um show em Monterrey no sábado à noite. Filha de imigrantes mexicanos, Jenni nasceu em Long Beach, Califórnia, e vendeu mais de 15 milhões de álbuns, ganhou diversos prêmios e recebeu indicações para o Grammy, segundo o site da cantora. Mãe de cinco filhos, Jenni era famosa pelos estilos musicais Nortena e Banda.
Mulher homenageia Jenni Rivera em shopping center em Lynwood, na Califórnia, nesta segunda-feira (10) (Foto: AP/Patrick T. Fallon)Mulher homenageia Jenni Rivera em shopping center em Lynwood, na Califórnia, nesta segunda-feira (10) (Foto: AP/Patrick T. Fallon)
A mexicana vendeu mais de 15 milhões de discos em todo mundo. "Já passei por muita coisa, mas eu não sou uma vítima", Rivera disse à revista americana "Billboard" em uma entrevista de 2010. "Se eu me senti como uma vítima, eu não seria capaz de ter sucesso e de estar onde eu estou agora. Tenho um espírito guerreiro", completou.
A atuação de Jenni ia além da música. Ela já deve dois discos ao mesmo tempo na parada de álbuns latinos nos EUA. Também foi a estrela de programas de TV, incluindo um reality show sobre sua vida, chamado "I love Jenni". Ela tinha assinado contrato para estrelar uma comédia na rede ABC que se chamaria "Jenni".
A cantora fazia sucesso também com um programa de rádio semanal, e linhas de roupas e cosméticos. Era jurada do programa "The Voice México". Jenni lançou sua própria fundação para ajudar as vítimas de violência doméstica.
Para ler mais notícias do G1 Música, clique em g1.globo.com/musica. Siga também o G1 Música por Facebook RSS.
Cantora Jenni Rivera, que morreu em acidente de avião, é homenageada na frente de sua casa em Los Angeles (Foto: AP/Mark J. Terrill)Cantora Jenni Rivera, que morreu em acidente de avião, é homenageada na frente de sua casa em Los Angeles (Foto: AP/Mark J. Terrill).fonte:g1 com agencia internacional/camocim belo mar blog

COREAUENSE PERDE A VIDA NO TRÂNSITO DE SOBRAL-CE.


Um acidente de trânsito ocorrido na tarde de hoje (10) na Avenida John Sanford, bairro do Junco tirou a vida do coreauense, Francisco de Assis Fontenele(46 anos). De acordo com as informações a vítima pilotava uma motocicleta Honda, quando perdeu ao controle após o pneu dianteiro engatar entre um dos trilhos do VLT.
O motoqueiro teria tentando equibrar o transporte quando veio ao solo sendo atropelado por caminhão compactador de lixo que presta serviço a secretaria de limpeza de Sobral. O motorista que dirigia o caminhão fugiu sem ser identificado.
Informações colhidas no local dão conta que Francisco de Assis, prestava serviço também ao vereador eleito no município de Sobral, Carlos do Calisto. O corpo de Francisco de Assis Fontenele permaneceu no local até a chegada do rabecão do IML. O caso será investigado pela Polícia Civil.
O laudo sobre as causas do acidente deverá sair num prazo de 30 dias.
(Com Informações do Blog do Wilson Gomes)./via,sobral de prima/camocim belo mar blog

O JOVEM DE R$ 2,9 MIL POR MÊS.


Cada adolescente interno em centros educacionais custa R$ 2,9 mil por mês ao Estado. O montante é suficiente para sustentar nove famílias beneficiadas pelo Bolsa Família
O rangido da grade de ferro, seguido do estalo seco do cadeado, descarta enganos e crava o lembrete: não importa se centro educacional ou penitenciária, se dormitório ou cela, o sol que todos os dias nasce quadrado aos 17.508 presos comuns no Ceará é o mesmo que amanhece para 973 adolescentes infratores internos em centros educacionais.













As diferenças entre os dois cenários, entretanto, são superiores às semelhanças. A começar pelo custo de cada preso comum e jovem infrator para o Estado. Por mês, o Ceará gasta até R$ 1,5 mil com um prisioneiro, segundo dados da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus). Um adolescente em conflito com a lei, interno de um centro educacional, custa o dobro: R$ 2,9 mil. O valor equivale a mais de quatro salários mínimos, seria suficiente para beneficiar pelo menos nove famílias pelo Bolsa Família e sustenta, hoje, dois milhões de domicílios cearenses (IBGE, 2010).

Se fosse possível suprir toda a demanda de um só jovem com esse valor, não existiriam situações como a de um adolescente do Interior do Estado, interno do Centro Educacional Patativa do Assaré (Cepa), no bairro Ancuri: “Sinto muita falta da minha família. Aqui, o chato é ter que lavar os banheiros. Se a gente não limpa, não tem quem limpe”. Apreendido aos 15 anos por matar outro jovem com um tiro no peito, o garoto serpenteia entre centros educacionais há um ano e dez meses. Hoje, aos 17, trabalha na fábrica de metal mecânica da Cepa. Ele divide com outros dois jovens um dos 40 dormitórios do lugar. Com capacidade para 60 adolescentes de 17 anos, o Cepa assiste hoje 160.

O POVO conversou com o rapaz e a mãe no horário de visita da família. “Ninguém entende por que ele fez isso. Desde os seis anos, trabalhava com o pai na feira. No dia (do assassinato), eu tinha ido para uma reunião da escola e o pai estava trabalhando. Quando cheguei em casa, a vizinha me contou”, disse a mãe, chorando. Segundo ela, certa vez, a vítima havia batido no rosto do filho, mas o conselho dado a ele foi: “Deixe isso para lá”. A vontade de vingança, porém, superou a súplica da mãe.

O sentimento de raiva (des)norteou também outros dois rapazes, apreendidos por homicídio e internos do Centro Educacional Cardeal Aloísio Lorscheider (Cecal), no Planalto Ayrton Senna, que atende jovens entre 18 e 21 anos. Um deles executou a vítima com dois disparos. “Ele ficava me ameaçando, dizia que ia me matar”, justificou. O outro adolescente, que já está no sexto centro educacional, matou a vítima a machadadas. “O cara destelhou a minha casa e pegou R$ 150 da minha mãe. Era meu vizinho”. Os dois comandam a rádio Geração Livre, implantada há quase dois anos na Cecal. “O microfone é uma ferramenta ótima de persuadir que o crime não compensa”, explica o professor de arte e ofício da unidade, Aírton Lopes.
 
Prevenção
Não apenas o microfone, mas outras práticas artísticas como a dança, o cinema e a música, além dos esportes, são utilizadas - fora dos centros de cumprimento de medidas socioeducativas - como formas de prevenção à criminalidade em Fortaleza (veja quadro ao lado).

É o caso do Centro Educacional da Juventude Padre João Piamarta, que atende três mil crianças e adolescente entre 6 e 18 anos. Cada jovem interno custa R$ 349, valor oito vezes inferior ao que o Estado gasta com adolescentes em conflito com a lei. “A gente previne para que o jovem não chegue lá”, explica a assistente social do Piamarta, Emília Vasconcelos
.

CEARÁ ACERTA COM "GOLEIRO-ARTILHEIRO"TIAGO,EX-VASCO DA GAMA.



Tiago tem passe ligado ao Vasco da Gama (Foto: Vipcomm)
Tiago tem passe ligado ao Vasco da Gama (Foto: Vipcomm)
O Ceará está bem perto de anunciar o 5° reforço para 2013. E trata-se do goleiro Tiago, que tem seus direitos federativos ligados ao Vasco da Gama e jogou esse ano pelo Grêmio Barueri. 

A informação foi revelada pelo jornalista e colunista Alan Neto, do O POVO, apurada junto à uma fonte da diretoria alvinegra. 

Revelado pelo Juventus, Tiago ganhou, ao longo da carreira, a fama de 'goleiro-artilheiro'. Não à toa. Foram cerca de 20 gols nos últimos seis anos. Só na Portuguesa, onde jogou entre 2006 e 2007, foram 13. No Vasco, em 2008, marcou outros cinco. A maioria de pênalti. Outros em cobranças de falta. 

Tiago Antônio Campagnaro tem 29 anos e passou também pelo Corinthians, fazendo parte do elenco que foi Campeão Brasileiro em 2005, e Bahia. 

REFORÇOS OFICIALIZADOS

Até aqui, o Ceará já oficializou quatro contratações: o lateral-direito Eric (ex-Criciúma), o zagueiro Cleiton (ex-Coritiba), o meia Geovane (ex-CRB) e o atacante Cléo (ex-Fortaleza).fonte:o povo online/camocim belo mar blog

TENTATIVA DE ROUBAR ARMA DE POLICIAL TERMINA EM TIROTEIO EM FRENTE À ASSEMBLEIA DO CEARÁ.


Três homens, num carro preto, abordaram um policial militar que estava na guarita da Assembleia. O PM reagiu e trocou tiros com os criminosos. Não houve feridos
Uma tentativa de roubar uma arma de policialterminou em tiroteio em frente à AssembleiaLegislativa (AL), no bairro Dionísio Torres, na manhã desta segunda-feira, 10, por volta das 10 horas.



Uma tentativa de roubar uma arma de policialterminou em tiroteio em frente à AssembleiaLegislativa (AL), no bairro Dionísio Torres, na manhã desta segunda-feira, 10, por volta das 10 horas.

Segundo a assessoria do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), três homens, num carro preto, abordaram um policial militar que estava na guarita da Assembleia. O grupo tentou roubar a arma do PM, mas o policial reagiu e trocou  tiros com os criminosos. Não houve feridos. 

Ainda de acordo com o Ciops, os acusados fugiram no sentido do bairro Lagamar. Neste momento, os policiais realizam diligências pelo bairro à procura dos suspeitos.
Redação O POVO Online

150 CICLISTAS FAZEM ROMARIA A CANINDÉ-CE.




Canindé
 Vencendo obstáculos por meio da fé, aventura, emoção e com muita solidariedade. Foi neste clima que 150 ciclistas enfrentaram 126 quilômetros de Fortaleza a Canindé, para agradecer ao santo dos pobres todas as graças alcançadas durante o ano e renovar a esperança de um ano de 2013 cheio de alegrias e conquistas.

A IV edição do passeio mobilizou pessoas de diferentes idades e até famílias inteiras que se uniram no objetivo de praticar o esporte, em consonância com a expressão da fé e o respeito à natureza FOTO: ANTÔNIO CARLOS ALVES

A IV edição do Passeio Ciclístico saiu da Capital às 20h30 do sábado e chegou à "capital da fé" as 5h30 de ontem, conforme o que foi planejado pela organização da romaria.

De acordo com o organizador do evento, Luiz Castro Júnior, tudo começou com uma promessa de um comerciante e depois foi aumentando o número de adeptos. "Na nossa organização são quatro anos, mas a ciclo romaria para a terra de São Francisco já dura 17 anos´´, disse ele.

Saindo de Fortaleza, a maratona passou por Maranguape e Caridade, até chegar a Canindé. "Graças a Deus, tudo correu dentro de nossas expectativas. Fizemos uma viagem de fé e segurança´´, destacou Luiz. "Foi um trajeto de muita tranquilidade e consciência, porque ninguém deixou de cumprir as regras definidas pela organização. Espero que, no ano que vem, aumente o número de participantes. É importante as pessoas observarem que pedalar ajuda a melhorar a saúde e preserva o meio ambiente´´.

Infraestrutura completa foi montada para o evento. Carros de apoio, ambulância, batedores e um grande número de voluntários. Todos contribuíram para o sucesso do passeio.

"É, sem dúvida, uma grande experiência. Esse passeio que venho pela primeira vez, dá para sentir a fortaleza que existe dentro de cada um de nós. Estou muito feliz por estar aqui em Canindé´´, disse Marcelo Arrais, um dos ciclistas participantes.

Quem também não escondia a sua emoção era Karina Veras. "É cansativo, mas a força dos colegas nos ajuda a superar tudo. No próximo ano, estarei presente novamente, porque essa viagem fortalece a nossa fé, e purifica a alma´´, disse.

Para muitos, não importa o cansaço. O que vale mesmo é participar e fortalecer a ideia de pedalar, respirando ar puro e sem provocar poluição ao meio ambiente.

Além do passeio, os componentes da aventura ainda proporcionam alegria aos mais simples. O major da Polícia Militar, Carlos Augusto Cavalcante Cunha, um amante do ciclismo, presenteou o porteiro do AABB de Canindé, Reginaldo Bezerra, com uma bicicleta nova. No clube, eles foram recepcionados com um café da manhã reforçado e muito banho de piscina.

"Era tudo que eu queria ganhar nesse Natal. O major Carlos Augusto não é Papai Noel, mas me deu o presente dos meus sonhos´´, disse o porteiro, sem conter as lágrimas.

"É muito bom fazer a alegria das pessoas. Sempre procurei lembrar aqueles que no seu dia a dia usam de honestidade para a sobrevivência. Essa bicicleta está sendo dada de coração. Espero que outros possam agir dessa forma e ajudar sempre ao próximo´´, disse Carlos Augusto.

Por onde os ciclistas passavam, eram saudados. "É muito bonito encontrar pessoas com toda essa energia. A viagem rumo a Canindé é algo sensacional, seja de qualquer forma, imagine de bicicleta´´, frisou a professora Maria das Graças, do Bairro da Boa Vista, que acordou cedo para acompanhar a passagem dos romeiros ciclistas.

Entre os participantes, havia famílias inteiras. Foi o caso do ciclista Magno Bastos, que participou do evento junto com sua mulher, Trycia Bastos e o filho adolescente Thiago. Para Canindé, é a segunda vez que eles vem reverenciar São Francisco.

Para Trycia, foi cansativo. Porém, disse que, com o apoio do marido e do filho, deu para recompor as energias. "Estou muito emocionada e feliz. No próximo ano, vou convidar amigos para essa viagem de fé e aventura´´, garantiu.

O retorno de todo o grupo foi feito em ônibus especial. As bicicletas foram acomodadas em veículos adaptados para o tipo de transporte.

Roteiro

126 quilômetros formaram o percurso dos ciclistas que saíram de Fortaleza e passaram por Maranguape e Caridade, até chegarem em Canindé.fonte:DN.R/camocim belo mar blo
g

EDIÇÃO ESPECIAL REPERCUTE NO ESTADO DO CEARÁ.




Secretário Nelson Martins tem audiência hoje com o governador Cid Gomes para avaliar a situação da seca no CE

Fortaleza O Ceará enfrenta uma das piores secas dos últimos 50 anos. Dos 184 municípios cearenses, 174 decretaram situação de emergência. Falta água para atividades básicas do cotidiano, como tomar banho, cozinhar alimentos, lavar a louça, as roupas e até para matar a sede. Para agravar a situação, a falta de chuva gerou perda de safra generalizada em alguns municípios.

Em distrito do município de Independência, população faz fila à espera do carro-pipa. A água é transportada no chamado "mané mago" Fotos: Waleska Santiago

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), o agricultor cearense perdeu neste ano, em média 83% da safra. Em Solonópole e São João do Jaguaribe o prejuízo foi total.

Para mostrar ao leitor o desafio que é viver no sertão com as adversidades de um período de estiagem o Diário do Nordeste percorreu nove municípios do semiárido cearense. O mesmo percurso havia sido feito em abril deste ano, quando a situação já era desesperadora. Publicada ontem Edição Especial do Caderno Regional, "Estiagem no Ceará II", gerou repercussão em todo o Estado. Gestores e a sociedade civil organizada se mostraram sensibilizados com a situação do sertanejo, que sofre com a falta de água.

Fac-símile com a Edição Especial do Caderno Regional, que trouxe reportagens com a situação da estiagem em diferentes regiões do Estado

Nelson Martins, titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), disse que o caderno presta grande contribuição, pois, uma vez que a situação é mostrada, faz com que haja maior sensibilização do poder público no sentido de atender às demandas. "Nós, gestores, achamos bom quando a imprensa divulga a realidade. É uma forma de a gente agilizar as alternativas e soluções para o problema. O caderno publicado ontem, pelo Diário do Nordeste, dá uma visão bem geral da situação que o Estado enfrenta", elogiou o secretário.

O gestor comenta que a questão da seca vem se agravando muito no Ceará. Ele cita que já tem sede de município e de distrito de grande porte que está com dificuldade no abastecimento de água no Interior. Para debater a problemática foi criado o Comitê da Seca, que se reúne todas as segundas-feiras. Canindé, Russas e Vale do Jaguaribe são municípios que já sediaram o encontro.

No próximo dia 12, o Comitê estará em Crateús, município com menor índice de reserva hídrica do Estado. Martins informa que hoje, às 14h, está marcada uma audiência com o governador Cid Gomes, no Palácio da Abolição, quando será repassado o quadro da situação de todos os municípios cearenses. "Pedimos aos prefeitos e entidades que encaminhem para o Comitê as demandas de seus municípios, para que possamos buscar atendê-las", apela.

Para o titular da SDA, as duas maiores preocupações do governo são: ampliar o atendimento com carro-pipa e disseminar o plantio de palma forrageira como reserva para o rebanho. "Chegamos à conclusão de que a melhor alternativa é ter reserva alimentar para o rebanho", frisou. Ele acrescenta que um hectare de palma forrageira dá para alimentar 120 ovinos ou caprinos por até seis meses. Para implantar um hectare de palma forrageira, o investimento é de cerca de R$ 3 mil.

O meteorologista Paulo José dos Santos, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) diz que o órgão está sensibilizado com a situação do sertanejo, mas explica que a Funceme só poderá divulgar a previsão sobre a quadra chuvosa de 2013, na segunda quinzena de janeiro. Santos esclarece que as condições termodinâmicas do oceano equatorial ainda não estão bem definidas e que o pacífico está em neutralidade. "Por enquanto, não sabemos se será o El Niño ou La Niña (que determinam a chuva no Ceará) que irá predominar", esclarece.

Paulo Henrique Lustosa, presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) parabeniza o Diário do Nordeste pela elaboração do caderno e comenta que as matérias são bem completas, abordando as várias dimensões da problemática da seca no Ceará. "Dá uma noção dos desafios de viver em uma região que sofre com a escassez da oferta hídrica", resume.

Mesmo reconhecendo que muito ainda precisa ser feito, o gestor salienta que, em comparação com a seca de 20 anos atrás, hoje o Ceará possui condições melhores de gerir o problema. "Os recursos de proteção ao agricultor minimizam o fenômeno devastador da seca e possibilitam que o desaquecimento da economia local seja menor", observa. O presidente do Conpam acrescenta que a situação só não é extremamente grave, porque o inverno de 2009 foi muito bom. "Foi tão bom que foi ruim". O gestor parabeniza toda a equipe e complementa que o caderno traz matérias bastante elucidativas sobre a situação.

Internet
O caderno especial ganhou repercussão também nas redes sociais. No Facebook do portal Diário do Nordeste, mais de 150 pessoas haviam compartilhado o caderno até o fechamento desta edição. Sensibilizados com a crítica situação do sertanejo, muitos declararam apoio, despojaram sua indignação e parabenizaram a iniciativa de realização do caderno. José Gabriel Maia destaca que, apesar do fato ser triste, "o caderno está muito bem feito, as fotos lindas e as matérias super humanas".

Comentários de internautas esperançosos de que dias melhores virão também predominaram. Mário Soares acredita que a fé do povo nordestino é maior que essa situação de estiagem. "Se Deus quiser vamos logo ter aquela boa chuva", afirma, esperançoso. Outros criticaram a falta de prioridade por parte do governo. Regina Cláudia Santos dispara que a atenção é para a Copa do Mundo e o Aquário.fonte:DN.R/camocim belo mar blo
g