Powered By Blogger

quarta-feira, 26 de junho de 2013

USO DE ANTIDEPRESSIVOS NA GRAVIDEZ 'PODE TRAZER RISCOS PARA FETOS.



David Wilson
Quando nasceu, David, hoje com oito meses, passou cinco semanas no hospital
Grávidas com depressão leve ou moderada deveriam evitar tomar antidepressivos. Essa é a nova orientação que será adotada pelo órgão que dá diretrizes aos médicos britânicos, que antes alertava para o risco de um só tipo desse medicamento.
A mudança foi tomada após evidências mostrarem que Inibidores Seletivos da Recaptação da Serotonina (SSRIs, na sigla em inglês) podem dobrar os riscos de que bebês nasçam com malformações no coração, de acordo com Stephen Pilling, do National Insittute for Health and Care Escellence (Nice).

Pilling disse que a orientação em relação a esse grupo de medicamentos vai ser alterada.Até o momento, a orientação oferecida pelo Nice advertia médicos contra o uso de apenas um tipo de SSRI no início da gravidez - a droga paroxetina.
"As evidências disponíveis sugerem que existe um risco associado às SSRIs. Nos esforçamos bastante para dissuadir mulheres de fumar ou beber, mesmo pequenas quantidades de álcool, durante a gravidez, mas não estamos dizendo o mesmo em relação à medicação antidepressiva, que implica riscos similares - senão maiores".
Uma entre seis mulheres em idade reprodutiva usa esse tipo de medicamento na Grã-Bretanha.

Ansiedade

Oito mulheres entrevistadas pela BBC que tomaram SSRIs durante a gravidez tiveram bebês com malformações cardíacas sérias.
Entre elas está Anna Wilson, do condado de Ayrshire, na Escócia. Quando ela fez um ultrasom na vigésima semana de gravidez, os médicos descobriram que seu bebê tinha um problema sério no coração e precisaria de uma cirurgia imediatamente após o parto.
Durante as cinco primeiras semanas de vida, David, hoje com oito meses, precisou ficar no hospital auxiliado por máquinas. Antes de começar a ir à escola, terá de passar por outra operação e, segundo os médicos, é possível que ele não viva além dos 40 anos.
David Wilson
O garoto terá de passar por uma nova cirurgia e, segundo os médicos, é possível que ele não viva além dos 40 anos
"Existe muito sofrimento no caminho dele", disse sua mãe. "E essa é uma certeza terrível."
Quatro anos antes de ficar grávida, Anna estava sofrendo de ansiedade. O clínico geral receitou-lhe a droga Citalopram. Quando ela decidiu tentar engravidar, o médico disse que ela poderia continuar usando o medicamento.
Mas após o nascimento de David, Anna quis saber o que poderia ter causado o problema no coração do bebê.
"Consultamos um cardiologista quando fizemos um dos exames de ultrasom e ele explicou que, pelo que sabia, não havia fatores ambientais e (o problema no coração do bebê) não era consequência de nada que tínhamos feito. Ele disse que essas coisas eram assim mesmo, não havia como prever", disse a mãe.

QUE LIÇÕES OS PARTIDOS BRASILEIROS PODEM TIRAR DOS PROTESTOS?.


Da BBC Brasil em São Paulo
Protesto / AFP
Para especialistas, protestos vão criar novas formas de representação política
A descrença nos partidos, traço comum nos protestos que se espalharam pelo país nas últimas semanas, expõe os problemas do atual modelo político brasileiro, mas também pode servir de estímulo para que surjam novas formas de representatividade, na avaliação de especialistas ouvidos pela BBC Brasil.
Segundo sociólogos e cientistas políticos, as legendas continuarão a ser a base do sistema democrático brasileiro, mas agora têm também uma oportunidade de se renovar e reorientar suas agendas para fazer frente aos novos anseios da população.
Os pesquisadores avaliam que as manifestações podem abrir caminho para mudanças no sistema político, com o surgimento de mecanismos que permitam, por exemplo, as candidaturas avulsas - sem filiação partidária, os chamados candidatos 'independentes' - assim como a convocação de plebiscitos e o fortalecimento de entidades civis nas diferentes instâncias do poder público.
Em meio à recente onda de protestos no Brasil, a insatisfação com os partidos políticos têm sido recorrente nas redes sociais. Em São Paulo, integrantes de partidos políticos presentes em uma das manifestações chegaram a ser vítimas de agressões verbais e físicas. Muitos acabaram expulsos do protesto e tiveram material de campanha rasgado e até queimado.
"Pelas manifestações, ficou claro que a sociedade quer maior diálogo com seus representantes, e não a extinção dos partidos políticos", diz à BBC Brasil o cientista político Ricardo Ismael, da PUC-Rio.
"O movimento é apartidário, mas não antipartidário. Há uma necessidade urgente de que os partidos interajam mais com a sociedade, reorientando e renovando suas agendas e práticas", acrescentou.

DEPUTADOS ARQUIVAM PEC 37 E APROVAM NOVA DISTRIBUIÇÃO DO FPE; ROYALTIES VÃO PARA O SENADO.

  • Joel Rodrigues/Frame/Estadão Conteúdo
    Promotores e outras pessoas contrárias à PEC 37 comemoram na Câmara Federal a derrubada da medida
    Promotores e outras pessoas contrárias à PEC 37 comemoram na Câmara Federal a derrubada da medida
Os deputados federais derrubaram na noite desta terça-feira (25), em decisão quase unânime, o Projeto de Emenda Constitucional número 37/2011, conhecido como PEC 37, de autoria do deputado federal e delegado Lourival Mendes (PT do B-MA). A matéria era uma das propostas polêmicas em tramitação no Congresso Nacional que estavam na mira de protestos na onda de manifestações pelo Brasil. Ao todo, foram 430 votos pela derrubada da PEC, nove favoráveis à proposta e duas abstenções. Com a derrubada, o texto da proposta será arquivado.
Os deputados também aprovaram projeto de lei complementar 288/2013 que estabelece novas regras para a distribuição dos recursos do FPE (Fundo de Participação dos Estados) a partir de 2016. Composto por 21,5% da arrecadação do Imposto de Renda e do IPI (Imposto sobre Produto Industrializado), este fundo transfere cerca de R$ 62 bilhões anuais. Pelos critérios atuais, Norte, Nordeste e Centro-Oeste ficam com 85% do dinheiro. Os outros 15% são repassados às demais regiões.Na mesma sessão, já de madrugada, aCâmara aprovou o projeto de lei 5.500/2013 que destina 75% dos royalties do petróleo para a educação e os 25% restantes para a área da saúde O projeto foi aprovado por consenso, após negociação entre as lideranças, e segue para o Senado após uma revisão final na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara. Originalmente, o PL destinava 100% dos royalties para educação.

Comemoração

Logo após a rejeição da PEC 37, as centenas de pessoas que acompanharam a sessão das galerias da Câmara cantaram um trecho do Hino Nacional. Os manifestantes, em sua maioria representantes do Ministério Público e agentes da Polícia Federal, aplaudiram todos os encaminhamentos favoráveis à rejeição da proposta. Das galerias, eles gritavam "rejeita!" aos parlamentares.

VOZ CEARENSE AO LADO DA 'SELEÇÃO BRASILEIRA PAI-D´ÉGUA'.


Equipe da Verdinha AM segue acompanhando o time verde-amarelo no desenrolar da Copa das Confederações 2013
A Seleção Brasileira disputa hoje as semifinais da Copa das Confederações, diante do Uruguai, às 16h, no estádio Mineirão. E a Rádio Verdes Mares já está em Belo Horizonte, lado a lado com o time de Luiz Felipe Scolari.

O locutor Gomes Farias e o comentarista Paulo César Norões estão em Belo Horizonte para transmitir a semifinal da Copa das Confederações. No domingo, a equipe da Verdinha transmite a final, diretamente do Rio de Janeiro fotoS: JL ROSA

A partir do meio-dia, o programa Atualidades Esportivas já será apresentado direto do Mineirão. A Verdinha é a única emissora cearense, entre as 22 espalhadas pelo País, a ter os direitos de transmissão da Copa das Confederações deste ano.

O narrador e coordenador de esportes da Verdinha, Gomes Farias; o comentarista Paulo Cesar Norões; o repórter Kaio César e o operador Mossoró desembarcaram ontem, à noite, em Belo Horizonte, a fim de descrever, nos mínimos detalhes, o duelo entre Brasil e Uruguai.

No domingo, a Verdinha transmite a grande final da Copa das Confederações.

Avaliação

"Como a Copa das Confederações é um evento-teste para a Copa do Mundo de 2014, a nossa transmissão da Copa das Confederações é também um teste para a nossa cobertura do Mundial de 2014", diz PC, que fará os comentários do jogo entre brasileiros e uruguaios.

"Além da equipe em BH, os analistas Wilton Bezerra e Sérgio Pinheiro estarão a postos no estúdio da Verdinha, em Fortaleza, enquanto o repórter, Edson Ferreira estará nas ruas da Capital", acrescenta PC.

MEC PRORROGA PRAZO DE DE INSCRIÇÕES DO PROUNI DE 2013.

As inscrições poderão ser realizadas até a próxima quinta-feira (27)

O prazo de inscrições do ProUni (Programa Universidade para Todos), que encerraria na última terça-feira (25), foi prorrogado até as 23h59 desta quinta-feira.
De acordo com o MEC (Ministério da Educação), os candidatos a bolsas integrais ou parciais em instituições privadas devem fazer a inscrição on-line e consultar número de vagas na página do programa na internet.
Segundo o MEC, até as 18h de ontem o programa registrou 336.748 inscritos. No total, foram registradas 648.807 inscrições, já que cada candidato pode fazer até duas opções de curso e de instituição de ensino.
No processo seletivo deste segundo semestre, o programa oferece 90.045 bolsas -55.693 integrais- em instituições particulares de educação superior. Para se candidatar, o estudante deve ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e obter no mínimo 450 pontos na média das notas e tirar nota acima de zero na redação.

BRASIL VENCE URUGUAI POR 2 A 1 E ESTÁ NA FINAL DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES DE 2013.


Gols da seleção foram feitos por Fred e Paulinho

Apesar do gramado ruim no estádio Mineirão ruim, e de um primeiro tempo pouco produtivo, o Brasil venceu o Uruguai por 2x1, e se classificou para a final da Copa das Confederações, com gols de Fred e Paulinho.











Primeiro tempo pouco produtivo
Apesar do gol ter saido aos 40 min, a Seleção Brasileira criou pouco na primeira etapa. No começo do jogo, o Uruguai marcou muito bem a saída de bola do Brasil e teve sua defesa bem postada. Aos 12min, David Luiz fez falta em Lugano dentro da área e o juiz marcou pênalti, mas Forlán não aproveitou a chance de abrir o placar. O uruguaio bateu do lado esquerdo de Julio César, que defendeu.

POLÍCIA ESCLARECE CRIME DA GAROTA QUE FOI DECAPITADA E TEVE CORPO OCULTADO.




Acusada
A garota de 15 anos foi decapitada e o corpo ocultado. Duas irmãs, uma menor e outra de 18 anos, confessaram.

"A participação da população foi fundamental". A declaração partiu de um soldado do Ronda do Quarteirão logo após a Polícia esclarecer um crime de morte que chocou os moradores da comunidade do Alto da Paz, uma favela localizada no bairro Vicente Pinzón, na zona Leste de Fortaleza. Uma adolescente de 15 anos, identificada como Yara de Oliveira Gonçalves, foi morta a golpes de faca e tesoura, decapitada e o corpo ocultado em uma cova rasa.

DURANTE ABORDAGEM, PM FOI FERIDO NA CABEÇA POR GOLPES DE FACÃO E TEVE DEDOS DECEPADOS.(VÍDEO).


Um policial militar foi ferido na cabeça por golpes de facão na cidade de Cuitegi (PB), na tarde de domingo (23), durante uma abordagem em um bar. Ele teve dois dedos decepados pelos golpes.
De acordo com informações do Portal Mídia, de Guarabira, a guarnição foi acionada para conter uma confusão no estabelecimento comercial. 

Quando os PMs chegaram, foram recebido com violência pelos envolvidos na briga.