Powered By Blogger

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

VISUALIZAÇÕES DE PÁGINA POR PAÍS.

Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog

EntradaVisualizações de página
Brasil
1799
Estados Unidos
1084
Alemanha
232
França
48
Portugal
25
Índia
23

ENERGIA: CONTA DE LUZ DEVE TER REAJUSTE DE ATÉ 10% PARA COBRIR ROMBO.

Os consumidores de energia, principalmente os residenciais, vão ter que cobrir um novo rombo nas contas do sistema elétrico e poderão ter aumentos de até 10% em suas contas até 2016. A decisão foi anunciada, ontem, pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

O rombo é decorrente de uma decisão liminar da Justiça que permitiu a um grupo de cerca de 50 grandes empresas não pagar parte dos custos que bancam subsídios ao setor elétrico, a chamada CDE (Conta de Desenvolvimento Energético). Eles foram representados pela Abrace (Associação Brasileira de Grandes Consumidores de Industriais de Energia e de Consumidores Livres).

Em julho, após saber da decisão judicial, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, afirmou que não haveria repasse para o consumidor, o que acabou não ocorrendo.

Parte do dinheiro da CDE, que arrecada R$ 26 bilhões/ano, foi usado pelo governo para baixar as contas de energia entre 2012/2013, com injeção de recursos do Tesouro na conta. Mas os recursos do Tesouro não foram suficientes para manter esse benefício neste ano.

O governo, então, repassou custos para serem divididos entre todos os consumidores de energia, o que gerou a reação dos grandes consumidores.

Legislação

NOVO EXAME DETECTA O RETORNO DO CÂNCER DE MAMA 08 MESES ANTES.

Um novo exame de sangue, ainda em fase de estudos, conseguiu detectar a reincidência do câncer de mama oito meses antes das primeiras evidências aparecerem em exames convencionais. O teste usa uma tecnologia que rastreia o DNA alterado e procura por traços dessa mutação no sangue antes que as células se transformem no tumor. O estudo foi realizado por pesquisadores do Instituto para Pesquisa do Câncer, na Grã-Bretanha e publicado recentemente na revista científica Science Translational Medicine.
A grande vantagem de se detectar a reincidência com antecedência é iniciar antes tratamentos como a quimioterapia, aumentando a chance de sobrevida. No estudo, os cientistas acompanharam 55 mulheres que já tinham tido câncer de mama e haviam sido tratadas com cirurgia e quimioterapia. Após o fim do tratamento elas se submeteram ao novo exame de sangue a cada seis meses para rastrear possíveis vestígios do tumor.
Algumas mulheres tiveram o DNA cancerígeno detectados logo após o tratamento, mostrando que a doença ainda estava em algum lugar em seu corpo. Em outros casos, os traços apareceram com o passar do tempo. A recidiva acontece quando a cirurgia e a quimioterapia não conseguem retirar todo o tumor ou se ele já tiver se espalhado para outras partes do corpo.
Em geral, as pacientes com exames de sangue positivo para o DNA mutante do câncer tinham 12 vezes mais probabilidade de ter uma reincidência metastática, quando comparado àquelas que apresentaram resultados negativos. O teste também previu a volta do tumor cerca de oito meses antes dele conseguir ser rastreado por meio de exames convencionais.

CENTENAS DE PESSOAS ACOMPANHARAM PALESTRA DO CEARÁ SEM DROGAS NO CUCA DA BARRA.

Centenas de estudantes, educadores e moradores da Barra do Ceará, em Fortaleza, participaram, nesta quinta-feira (27/08), do sexto encontro da campanha Ceará sem Drogas, realizado no Cuca da Barra do Ceará.

O encontro contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e do ex-jogador de futebol e comentarista esportivo Walter Casagrande.
O deputado Zezinho Albuquerque, idealizador do projeto, disse que, para a campanha obter os resultados esperados, é necessário a parceria com prefeitos, vereadores, lideranças políticas e a sociedade em geral para mobilizar os jovens e esclarecer sobre as consequências do uso de drogas.
O parlamentar também ressaltou projeto de lei, de autoria dele, aprovado na Assembleia Legislativa criando o Fundo Especial de Combate às Drogas. "Essa lei vai permitir que mais recursos sejam aplicados no combate às drogas", explicou.Zezinho Albuquerque também destacou a criação da Secretaria Especial de Políticas sobre às Drogas e do Batalhão de Fronteiras como importante medidas para enfrentar o problema do tráfico de drogas. 

CNBB DEFENDE COMBATE À CORRUPÇÃO E CONDENA DESCRIMINALIZAÇÃO DO USO DE DROGAS.

Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil
O secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, o presidente da CNBB, dom Sérgio da Rocha, e o vice-presidente, dom Murilo Krieger, falam sobre a situação do Brasil e drogas (Elza Fiuza /Agência Brasil)
Ao lado do presidente e do vice-presidente da CNBB, dom Sérgio da Rocha e dom Murilo Krieger, o secretário-geral da  entidade,  dom  Leonardo  Steiner (E),  diz que não há elementos para impeachment  Elza  Fiuza/Agência  Brasil
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou hoje (27) nota defendendo o diálogo e a luta contra a corrupção como meios de preservar e promover a democracia. Denominado Carta da CNBB a Favor do Brasil, o documento diz ser inaceitável que interesses públicos e coletivos se submetam aos interesses individuais, corporativos e partidários.
"Pagamos um alto preço pela falta de vontade política de fazer as reformas urgentes e necessárias, capazes de colocar o Brasil na rota do desenvolvimento com justiça social", destacou o comunicado, citando as reformas política, tributária, agrária, urbana, previdenciária e do Judiciário.
De acordo com a CNBB, o gasto com a dívida pública e o ajuste fiscal, entre outras medidas para retomada do crescimento, "colocam a saúde pública na UTI [unidade de terapia intensiva], comprometem a qualidade da educação, inviabilizam a segurança pública e inibem importantes conquistas sociais".

UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS PREPARAM PROPOSTA PARA SUBSTITUIR A CPMF.

Aline Leal - Repórter da Agência Brasil
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, apresenta um balanço das ações executadas até agora pela pasta (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse acreditar que a negociação em torno de nova contribuição para financiar a saúde será facilitada no Congresso devido à boa aceitação por parte de prefeitos e governadoresArquivo/Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

























O governo articula no Congresso Nacional a instituição de um novo imposto específico para a saúde. A proposta está em discussão entre o governo federal, os estados e os municípios e não tem nome, definição de alíquota, nem como será implementada.

Em entrevista hoje (27), o ministro da Saúde, Arthur Chioro, defendeu que o novo imposto tenha uma alíquota de 0,38%, o que poderia injetar anualmente para a saúde cerca de R$ 80 bilhões, divididos entre União, estados e municípios. “O SUS precisa de recursos. […]. Se dependesse de mim 0,38% seria um bom patamar, mas não depende só de mim”, disse o ministro em conversa com jornalistas.

Segundo Chioro, embora a alíquota possa ser a mesma da antiga Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF), extinta em 2007, a taxação sugerida agora, desde o início, terá destinação exclusiva para a saúde e terá distribuição dividida entre União, estados e municípios. A proposta de como será a divisão ainda não foi exposta pelo governo.

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA COMEMORA 50 ANOS DO CURSO DE ARQUITETURA DA UFC. EM FORTALEZA-CE.


Fotografias retratam Fortaleza nos anos de 1970.
Livro com as fotografias da exposição será lançado nesta quinta-feira (27).

Do G1 CE
Livro com as fotografias da exposição também será lançado (Foto: Nelson Bezerra)Livro com as fotografias da exposição também será lançado (Foto: Nelson Bezerra)
Como parte das comemorações dos 50 anos da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), será aberta nesta quinta-feira (27) a exposição de fotografias “Cidade Saudade – Fortaleza Anos 70”, do fotógrafo cearense Nelson Bezerra. A abertura da exposição ocorre às 17 horas no Museu de Arte da UFC, localizado na Avenida da Universidade, 2854, no Bairro Benfica, em Fortaleza. A exposição ficará aberta ao público de segunda a sábado das 8 às 12h e das 14 às 18h, com entrada gratuita.
Durante a abertura da exposição, será relançado o livro “Cidade Saudade - Fortaleza Anos 70”, de fotografias de Nelson Bezerra, com apresentação do arquiteto e urbanista Ricardo Bezerra. A publicação, autografada pelo autor, será oferecida gratuitamente aos dez primeiros convidados que comparecerem ao evento.

EM EVENTUAL SEGUNDO TURNO, AÉCIO NEVES VENCERIA LULA COM 50% DOS VOTOS, DIZ IBOPE.

A nova pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira (27) pelo jornal 'O Estado de S. Paulo' e mostra o possível resultado das eleições, caso elas ocorressem hoje


Entre os candidatos tucanos citados na pesquisa, Aécio obteria o melhor resultado contra o ex-presidente Lula ( Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil )
Uma nova pesquisa do Ibope divulgada nesta quinta-feira (27) pelo jornal 'O Estado de S. Paulo' mostrou um possível cenário para as eleições presidenciais de 2018: se elas ocorressem nesse momento, os candidatos do PSDB teria vantagem sobre o ex-presidente Lula.
A pesquisa em questão é chamada de "Bus", e é realizada mensalmente pelo Ibope, com pergutas avulsas de diversos clientes. Ao todo, 2.002 pessoas foram entrevistadas entre o período de 15 e 19 de agosto, em 142 municípios do Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Tucanos ficam à frente
Em uma disputa contra o senador Aécio Neves (PMDB-MG), Lula teria 19 pontos de desvantagem. Se a eleição ocorresse hoje, por exemplo, o ex-presidente ficaria com 31% dos votos, enquanto o senador venceria com 50% dos mesmos. 15% dos entrevistados votariam em branco ou nulo, e outros 4% ficaram indecisos. Em junho deste ano, a diferença entre os dois era de quatro pontos: Aécio com 48% e Lula com 33%.

JUSTIÇA DETERMINA QUE A VICE ASSUMA O CARGO DE PREFEITA FORAGIDA NO MARANHÃO.


Malrinete Gralhada (PMDB) aguarda ser empossada pela Câmara Municipal.
Lidiane Leite está foragida da PF desde a semana passada.

Do G1 MA
Vice-prefeita de Bom Jardim (MA) é impedida de ter acesso à prefeitura (Foto: Reprodução / TV Mirante)Decisão determina que vice assuma cargo
imediatamente (Foto: Reprodução / TV Mirante)
O juiz Cristóvão Sousa Barros, titular da 2ª Vara da Comarca de Bom Jardim (MA), concedeu, nesta quinta-feira (27), mandado de segurança determinando que a vice, Malrinete Gralhada (PMDB), assuma imediatamente a prefeitura da cidade, que está sem gestordesde que a prefeita Lidiane Leite da Silva, de 25 anos, fugiu após ter a prisão decretadapela "Operação Éden", da Polícia Federal. O Ministério Público já pediu a indisponibilidade dos bens e o afastamento de Lidiane por meio de duas ações civis públicas por improbidade administrativa.
Na decisão, o juiz Cristóvão Sousa Barros afirma que a medida visa a "proteção do interesse público diante da situação de insegurança social e política que vive a Comunidade de Bom Jardim". A determinação vale "enquanto perdurar o impedimento da prefeita", observa o magistrado.
Procurado pelo G1o advogado da prefeitaCarlos Sérgio de Carvalho disse que ainda não tinha conhecimento da decisão e informou que Lidiane está estudando pedir o próprio afastamento da prefeitura em breve.
A vice Malrinete Gralhada (PMDB) disse ao G1que vai aguardar ser empossada pela Câmara Municipal. "Eu tenho prazo de 24 horas para a câmara me dar posse, mas o presidente, vereador Arão Silva, está em São Luís. Eu já falei com o vice [vereador Cinego], que está aguardando a documentação da Justica", informou.