Powered By Blogger

terça-feira, 16 de julho de 2013

SUS AMPLIA ACESSO À VACINA CONTRA HEPATITE B.

A partir de agora, pessoas com até 49 anos podem receber a vacina gratuitamente em qualquer posto da rede pública. A medida deve beneficiar cerca 150 milhões de brasileiros

Sobre a doença
As hepatites são doenças que atacam o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Estimativas apontam que 2,3 milhões de brasileiros são portadores das hepatites, sendo (800 mil) do tipo B e (1,5 milhão) do tipo C. Toda a produção da vacina de hepatite B é feita pelo Instituto Butantan. O laboratório público abastece o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde desde 1996.
A hepatite B é uma doença sexualmente transmissível, mas também pode ser transmitida pelo contato com sangue e por materiais cortantes contaminados, como alicate de unha. Por isso, o Ministério da Saúde alerta que, além do uso da camisinha em todas as relações sexuais, não se deve compartilhar escova de dente, alicates de unha, lâminas de barbear ou depilar. É importante também sempre usar materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e piercing, serviços de saúde, acupuntura, procedimentos médicos, odontológicos e hemodiálise.

IMIGRANTES RUMO AOS EUA FICAM NO MÉXICO E CRIAM DESAFIO PARA O PAÍS.


Da BBC Mundo, na Cidade do México/ camocim belo mar blog

Imigrantes no México
Os EUA eram o destino final de Angel e Joel, mas eles decidiram ficar no México
Como muitos imigrantes latino-americanos, Ángel Daniel Martínez e Joel decidiram abandonar seu país natal, Honduras, em busca de uma vida melhor nos Estados Unidos. Mas, ao chegarem ao México, ouviram falar dos sequestros e agressões frequentemente sofridos por quem tenta cruzar a fronteira.
Por isso, decidiram permanecer em território mexicano. Agora, esperam em Huehuetoca, um povoado vizinho à capital do país, Cidade do México, a oportunidade de encontrar um emprego.

Eles não são os únicos. Há vários meses, cresce a quantidade de imigrantes da América Central que, em vez de cruzar a fronteira com os EUA, decidem viver no país.Eles mantêm o otimismo, disse Joel à BBC Mundo. "Nós queremos ficar aqui, não pelos papéis (vistos). Queria encontrar um trabalho e conhecer o México", acrescentou.
Até agora, não há estatísticas oficiais sobre o tema, embora organizações civis e autoridades reconheçam que a maioria permanece no México de forma irregular.
Estimativas do Centro de Estudos Migratórios do Instituto Nacional de Migração (INM) indicam que a cada ano 120 mil imigrantes centro-americanos entram no México pela fronteira sul do país.
Jorge Andrade
Para Jorge Andrade, México ainda não tem a dimensão do impacto do aumento do fluxo migratório
Mas apenas uma parte decide se regularizar. Em 2012, por exemplo, o INM entregou menos de 10 mil documentos migratórios a centro-americanos.

Guadalajara

A presença de tais imigrantes começa a ser notada em comunidades onde poucas vezes estes haviam chegado ou em cidades nas quais estavam apenas de passagem.
É o caso de Guadalajara, capital da província de Jalisco (oeste). Há vários meses, organizações civis fazem um levantamento das dezenas de hondurenhos e guatemaltecos que dormem nas ruas da cidade.
Eles costumam chegar ao México de trem e ficam, em vez de cruzar a fronteira com os Estados Unidos. Muitos são abrigados em albergues, explicou o diretor do Centro de Atenção e Desenvolvimento Integral para Pessoas em situação de Indigência (CADIPSI), Jorge Ramón López Ramírez.

SOBE PARA TRÊS O NÚMERO DE MORTOS EM EXPLOSÃO DE AVIÃO, EM MANAUS-AM


Cinco passageiros e um piloto estavam a bordo da aeronave, diz Infraero.
Três vítimas em estado grave passam por cirurgia em hospital.

Do G1 AM
Fumaça preta surge na região do Aeroporto Eduardo Gomes após a explosão de aeronave (Foto: Divulgação)Fumaça preta surge na região do Aeroporto
Eduardo Gomes após a explosão de aeronave
(Foto: Evandro Freitas/Arquivo pessoal)
A Infraero elevou para três mortos as vítimas do acidente com um avião de pequeno porte na manhã desta terça-feira (16). Após a decolagem, a aeronave caiu e incendiou-se próximo ao Terminal 2, do Aeroporto Eduardo Gomes, Zona Oeste de Manaus. Segundo o setor de comunicação do órgão, informações fornecidas pela empresa proprietária do avião, a Contrape Construtora e Transportadora Pioneira Ltda, repassaram que seis tripulantes, sendo cinco passageiros e um piloto, estavam a bordo no momento do acidente.
As outras três vítimas estão internadas em estado grave no Hospital 28 de Agosto, Zona Centro-Sul de Manaus, onde passam por procedimentos cirúrgicos. Segundo o setor de comunicação da unidade de saúde, dos dois homens e uma mulher que estavam a bordo do bimotor apresentam queimaduras de 1º,  2º e 3º graus. Eles deram entrada na unidade por volta das 7h e foram encaminhados ao centro cirúrgico, onde passam por procedimentos de limpeza e raspagens dos ferimentos.
O acidente

HGF CONFIRMA MORTE DE CANTORA DE FORRÓ.

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF) confirmou, ontem, a morte da cantora Val Santos na manhã desta segunda-feira. A vocalista da banda Forró Balada faleceu por volta das 5h.

A vocalista da banda Forró Balada sofreu um AVC e teve morte cerebral na terça-feira passada
Internada há pouco mais de uma semana após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), a cantora teve morte cerebral decretada pelos médicos na terça-feira (9).

COVARDIA! IDOSO DE 74 ANOS LEVA 40 PONTOS NO ROSTO APÓS ESPANCAMENTO NA BAHIA.


Um idoso de 74 anos foi espancado e teve o rosto desfigurado por criminosos que invadiram a casa dele na noite de sábado (13), na cidade de Tremedal, no interior da Bahia, segundo relatos de uma sobrinha da vitima. Aline Almeida conta que o aposentado mora sozinho em uma fazenda que fica próxima do centro da cidade e abriu a porta da residência depois que alguém teria se apresentado com o nome de um neto dele.