Powered By Blogger

domingo, 4 de maio de 2014

11 ERROS QUE FACILITAM A CLONAGEM DO SEU CARTÃO NA INTERNET.


Getty Images
Cuidados para se proteger na internet são diferentes das compras presenciais
O risco de ter o cartão clonado na internet é maior do que em lojas físicas. Tanto que casos suspeitos atingiram em torno de 3,6% das operações de compras virtuais no ano passado, de acordo com um levantamento da ClearSale, especializada em detectar fraudes.
“A fraude exige menos tecnologia, pois não é preciso copiar o cartão físico. Basta obter as informações básicas para cloná-lo”, explica na o coordenador de inteligência estatística da empresa, Omar Jarouche.
Os cuidados para proteger-se no ambiente virtual também são diferentes das compras presenciais. Recomenda-se evitar que o vendedor leve o cartão para longe da presença do consumidor, por exemplo. Mas, pela internet, os detalhes são mais complexos e nem é preciso ter a senha do cartão para efetuar compras ilícitas.
Para o especialista em direito digital do escritório Patrícia Peck Pinheiro Advogados, Leandro Bissoli, o usuário dificilmente percebe o risco que corre no meio virtual. “Geralmente ele só vai identificar o dano quando chegar a fatura do cartão”.
Quando isso acontecer, o consumidor precisa imediatamente entrar em contato com a emissora do cartão e comunicar que não reconhece os gastos na fatura. Também é recomendável registrar um boletim de ocorrência, segundo o advogado.
“O banco é obrigado por lei a ressarcir o consumidor quando comprovada a fraude”, explica Bissoli. O maior prejudicado nestes casos, contudo, é o lojista “Se a loja permitiu a compra com um cartão roubado e entregou o produto, é ela que arcará com o prejuízo da operação”, completa.
Três especialistas consultados pelo iG apontaram as principais erros que o internauta comete, sem perceber, que aumentam potencialmente as chances de ter seu cartão clonado no ambiente virtual. Confira abaixo e previna-se:
1. Digitar a senha do cartão de crédito – Não importa se você está em um site confiável ou fazendo compras em uma loja conhecida ou recomendada por amigos. “Os sites nunca pedem a senha do cartão para efetivar uma compra”, lembra Aline Rebelo, coordenadora do Investmania. No comércio eletrônico, os sites costumam pedir o número do cartão, a data de expiração e o código de segurança. A senha só é solicitada nos caixas de lojas físicas.
2. Acessar o internet banking em outros aparelhos – Se vocês está em um computador público ou em uma lan house, o risco de tornar-se vítima de um golpe é potencializado. O mesmo vale para conexões de wifi (internet sem fio) abertas, que permitem que invvasores acompanhem toda sua navegação, alerta o advogado Bissoli. “É preciso verificar se o anti-vírus do aparelho está atualizado, assim como a segurança do sistema operacional”, recomenda.
3. Ignorar os produtos mais visados por fraudadores – Segundo Omar, da ClearSale, as compras mais atacadas por golpistas que clonam cartões são as de itens com grande liquidez. Isto é, produtos fáceis de serem revendidos. O especialista cita o exemplo de uma geladeira e um notebook, que embora tenham preços semelhantes, a preferência é pelo último, devido à facilidade de passar o produto à frente.
4. Deixar de verificar o cadeado de segurança – Ao fazer uma compra em qualquer site, o consumidor deve atentar para o pequeno cadeado que aparece no canto da tela. É ele que garante ao internauta a navegação por um ambiente seguro, de acordo com Bissoli. “O cadeado assegura que a conexão com o servidor é segura e que ninguém pode ter acesso a estas informações no seu computador", explica o especialista em direito digital.
5. Desconhecer a credibilidade do site – Se a loja virtual for pequena ou desconhecida, o cuidado é redobrado. “É preciso verificar se a empresa possui endereço comercial, telefone e CNPJ, para ter certeza de que não se trata de um endereço fantasma”, afirma Aline, da Investmania. Outra recomendação é consultar listas do Procon e sites de reclamações e redes sociais para verificar a autenticidade do site.

A BELEZA PARNAIBANA.


Fotos Luana Masullo
 Lindas e Maravilhosas.

Um sessão de fotos da fotógrafa Luana Masullo, que vem se destacando em Parnaíba com seus diversos trabalhos. Ela é estudante de Informatica, e tem apenas 17 anos, adquiriu o gosto pela a fotografia e jornalismo. Veja um de seus trabalhos logo abaixo:
 Modelo Amanda Costa
 Kaah Nascimento
 Brenda Costa
 Thays Araújo

ESCOLAS EM ITABUNA-BA ADOTAM AULAS DE CAMPO PARA MELHORAR O DESEMPENHO DOS ALUNOS.

Cyntia - Anglo
Nova prática pedagógica prevê melhora no desempenho dos alunos dentro e fora da escola.

Cada vez mais, a preocupante situação educacional no país faz com que diretores, coordenadores e professores se vejam diante da necessidade de renovar e reforçar suas práticas metodológicas, dentro e fora das salas de aula, no intuito de trazer melhores resultados de conhecimento aos seus alunos, sempre se preocupando com o desempenho de cada um.
Nesse caso, para trazer essa mudança e tirar o aluno daquele ambiente costumeiro, muitas escolas aplicam as chamadas aulas de campo, que é uma prática de grande importância para o estudante na compreensão e leitura do espaço geográfico, possibilitando a unificação da teoria e da prática, e sempre se baseia em propostas interdisciplinares.
São lições praticadas fora da sala de aula, de forma que favoreçam essa interação disciplinar por meio do uso de temas socioculturais que são relevantes para a compreensão crítica e reflexiva da realidade. Essas aulas permitem aos alunos relacionar diversos conceitos, valores, procedimentos e atitudes às suas práticas cotidianas. As aulas de campo são bem diferentes, já que valorizam a interatividade, de maneira criativa e prazerosa, permitindo que professores e alunos estreitem laços de confiança e amizade, permitindo trazer esses sentimentos de volta para a sala de aula e até para fora da escola.

FAMILIARES E AMIGOS DESPEDEM-SE DO JORNALISTA GERMANO TORLLES LEITE.


Foto: Leandro Carvalho
Familiares e amigos despedem-se do jornalista Germano Toralles Leite
Sepultamento ocorreu no sábado (3). Dia Mundial da Liberdade de Imprensa
    Com muita comoção, centenas de pessoas acompanharam o cortejo fúnebre do jornalista e empresário Germano Toralles Leite, na tarde de sábado (3), no Cemitério Católico do Rio Grande. Germano foi fundador do semanário O Peixeiro em dezembro de 1962 e, mais tarde, em 20 de setembro de 1975, publicou a primeira edição do Jornal Agora. O jornalista tinha 82 anos e administrou as publicações até os seus últimos dias de vida. Ele faleceu na tarde de sexta-feira (2), em Porto Alegre, onde encontrava-se hospitalizado, tratando de uma leucemia aguda recentemente descoberta.
    “Vejo nele uma pessoa que sonhou, lutou para realizar esses sonhos, sempre perseverou diante dos obstáculos e, mesmo depois de realizar os sonhos, continuou sonhando novos projetos para a comunidade em que ele atuava. Esse é o seu grande legado”, disse emocionado o administrador e advogado, Germano dos Santos Leite, filho do jornalista, minutos após o enterro do pai.
    "Ele foi muito mais que um pai presente. Muito mais que um patrão padrão. Foi um visionário, amigo de todos e bem à frente de seu tempo. Meu pai, que eu dividia diariamente com meus colegas. Assim ele se sentia, como um pai de todos. E fazia por onde, sempre. Fica seu enorme legado profissional e, principalmente, pessoal. Fará muita falta em nossa cidade", resumiu, com muita tristeza, o publicitário Alessandro Germano dos Santos Leite, sobre o pai.

    VAI COMEÇAR O XVIII SEMINÁRIO NORDESTINO DE PECUÁRIA DE 2014 (PCNORDESTE).

    PEC -IMAGEMNo período de 6 a 8 de maio, será realizado o XVIII Seminário Nordestino de Pecuária 2014 (Pecnordeste), no Centro de Eventos do Ceará – Pavilhão Leste, Em Fortaleza. O evento é considerado o maior do setor na Região Nordeste. Neste ano, tem como tema central “Pecuária: Segurança Alimentar Animal”. A expectativa dos organizadores é de atrair mais de 30 mil visitantes, cerca de 200 expositores e gerar R$ 40 milhões em negócios.
    O Pecnordeste é responsável por movimentar a cadeia produtiva de dez segmentos da pecuária: bovinocultura, ovinocaprinocultura, suinocultura, aquicultura, pesca, avicultura, apicultura, equinocultura, turismo rural e artesanato. A programação é ampla e variada, incluindo a realização de seminários, exposições de produtos e serviços, encontros de negócios e simpósios, abrangendo cada setor.

    FORTALEZA VENCE CUIABÁ POR 2 A 1 E SE TORNA LÍDER .

    SÉRIE C
    Redação Web | CBM

    O Leão é o único time do grupo A com 100% de aproveitamento


    Tiago Cametá faz gol
    Tiago Cametá abre o placar, e os companheiros o parabenizam pelos seus 22 anos, que ele completará na próxima segunda-feira (5)
    FOTO: TUNO VIEIRA

    O Fortaleza recebeu o Cuiabá/MT noPresidente Vargas sem público e venceu por 2 a 1, neste domingo (4), com gols de Tiago Cametá e Edinho. Com a segunda vitória na Série C nos 2 jogos que disputou, o Leão chegou à liderança do Grupo A. O time visitante descontou com Moisés e caiu para 4º lugar.
    Na próxima rodada, o Tricolor de Aço enfrenta o Águia de Marabá, também no PV, somente na segunda-feira dia 12. O Cuiabá volta à sua casa, a Arena Pantanal, para encarar o Treze da Paraíba no próximo domingo (11), às 17h.
    Primeiro tempo começa intenso
    O ataque do Cuiabá com menos de um minuto antecipava o que estava por vir. O time visitante empregava um ritmo mais forte e, aos 4 minutos, Tiago Chulapa desperdiçou chance de frente para o gol, em contra-ataque puxado por Washingtom.
    Se o Cuiabá continuou levando perigo pelo jogo aéreo em seguidos lances, o Fortaleza se aproveitou da lentidão do adversário para acionar os seus jogadores mais rápidos.
    Aos 7 minutos, Romarinho quase fez um golaço em jogada individual pelo lado esquerdo de ataque. Cinco minutos depois, Tiago Cametá penetrou na defesa adversária, acertou um chute rasante no canto direito do goleiro Willian e abriu o placar.

    TRE FARÁ PRIMEIRA REUNIÃO PARA DESCUTIR SEGURANÇA NAS ELEÇÕES DE 2014.

    JUSTIÇA ELEITORAL



    desembargadora Maria Iracema Martins, presidente do TRE/CE. 

    A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargadora Maria Iracema Martins do Vale, reúne-se na próxima segunda-feira (05), às 14 horas, em seu gabinete, com o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Servilho Silva de Paiva, para tratar do esquema de segurança nas próximas eleições.

    Da reunião, participarão ainda o juiz auxiliar da Corregedoria Regional Eleitoral, Eduardo Scorsafava, representando a CRE; o presidente da Comissão Permanente de Segurança da Justiça Eleitoral do Ceará, juiz Mauro Liberato, e o comandante geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Lauro Prado.

    JOVEM DE 19 ANOS É ENCONTRADA ESQUARTEJADA EM CASA DE JOINVILLE-SC


    Mara Tayana Decker estava desaparecida desde o dia 1º de maio.
    Suspeito é agente de segurança que teria confessado crime para mãe.

    Do G1 SC

    O corpo de uma jovem de 19 anos foi encontrado esquartejado dentro de uma residência em Joinville, no Norte de Santa Catarina. Mara Tayana Decker estava desaparecida desde a madrugada de quinta-feira (1º) e foi encontrada morta pela Polícia Militar neste sábado (3) em uma casa no bairro de Guanabara.
    Segundo os familiares, ela foi encontrar amigos em uma festa e permanceu com eles até as 3h. Depois disso, saiu para pegar um táxi e voltar para casa. Segundo informações preliminares da polícia, um suposto segurança é suspeito de ter cometido o crime.
    “A informação que temos é a de que um homem foi visto dividindo o táxi com a jovem e a levou para a casa dele, esquartejou e fugiu para Itajaí. Depois, foi para a casa da mãe dele em Navegantes, onde confessou o crime”, disse a PM.

    CAMPOS DO JORDÃO TEM EXPOSIÇÃO COM 500 CARROS CLÁSSICOS NO CAPIVARI-SP.


    Encontro Paulista de Autos Antigos acontece até domingo (4) na cidade.
    Segundo a organização, até 350 mil pessoas devem passar pelo evento.

    Do G1 Vale do Paraíba e Região
    Campos do Jordão recebe Encontro Paulista de carros antigos (Foto: Carlos Santos/ G1)Cerca de 500 colecionadores exibem seus carros antigos em Campos do Jordão. (Foto: Carlos Santos/ G1)
    As ruas da Vila Capivari, em Campos do Jordão, se tornaram um museu para apaixonados por veículos clássicos neste feriado prolongado do Dia do Trabalho. Até o domingo (4), os turistas que visitarem a cidade encontrarão exemplares raros e valiosos como Cadillacs, Dodges e Ferraris que estão expostos no Encontro Paulista de Autos Antigos.

    CARTÓRIOS ELEITORAIS FAZEM PLANTÃO EM 14 ESTADO DO BRASIL NESTE DOMINGO DIA 04 DE MAIO DE 2014.


    Horários de funcionamento dos cartórios são diferentes em cada estado.
    Prazo para regularização da situação eleitoral vai até a próxima quarta-feira.

    Do G1, em Brasília/CBM

    Cartórios eleitorais fazem plantão neste domingo (4) em 14 estados em razão do prazo, que termina na próxima quarta-feira (7), para pedido de transferência do titulo eleitoral, emissão do documento (no caso de jovens com mais de 16 anos) ou regularização (no caso de quem teve o título cancelado por ter deixado de votar nas últimas eleições).
    Neste ano, as eleições para presidente, governadores, deputados federais e deputados estaduais estão marcadas para 5 de outubro (primeiro turno) e 26 de outubro (segundo turno).
    Confira abaixo os horários de funcionamento dos cartórios eleitorais nos 14 estados onde haverá plantão neste domingo:

    A SANTA MISSA DESTE DOMINGO DIA 04 DE MAIO DE 2014.

     São Floriano, mártir da nossa Igreja
    Pertenceu a um grupo de militares que serviam ao império romano. O imperador era Diocleciano que, influenciado por um genro, passou a ter um grande preconceito e ódio ao Cristianismo, a ponto de estabelecer um edito onde dizia que a Palavra de Deus escrita devia ser queimada e os cristãos, quando identificados, precisavam oferecer sacrifícios aos ‘deuses’ em sinal de adoração.
    Muitos optavam por testemunhar Jesus até o último instante a renunciar sua fé no Cristo. Outros para salvar a própria pele, abandonavam a Igreja, Jesus e a comunidade. A opção de Floriano foi pelo amor a Cristo.
    A ordem do Imperador chegou até ele e em nome de 40 soldados cristãos, ele manifestou-se, denunciando toda aquela ignorância e injustiça. Aquilino, que devia defendê-los pois comandava o pelotão, ao contrário, entregou todos aqueles militares. E aqueles soldados tiveram que optar pelo imperador ou por Cristo. Para servir a Cristo, é preciso testemunhá-lo. E a perseguição não demora a vir.
    Floriano teve uma corda amarrada ao seu pescoço e foi lançado ao rio e morreu afogado. E todos os outros soldados também foram martirizados.
    São Floriano, rogai por nós!

    MULHER ADOTA CRIANÇA ABANDONADA DURANTE TRATAMENTO DE ANOMALIA


    Wanda Suano Carvalho acolheu menina deixada pelo pai há 22 anos.
    Flávia, hoje com 24 anos, passou por 19 cirurgias no Centrinho em Bauru.


    Do G1 Bauru e Marília

    Flávia e Wanda moram juntas na pousada, ao lado do Centrinho (Foto: Alan Schneider/G1)Flávia e Wanda moram na pousada, ao lado do Centrinho (Foto: Wanda Suano / Arquivo pessoal)













    A proprietária de uma pousada de Bauru (SP), Wanda Suano de Carvalho, de 63 anos, é uma mãe adotiva que teve um processo diferente para conseguir colocar o sobrenome na filha. Há 21 anos, ela e marido César receberam como hóspedes uma criança de dois anos e o pai dela. A menina Flávia havia iniciado um tratamento no Hospital Centrinho, referência em reabilitação de anomalias craniofaciais, mantido pela Universidade de São Paulo. Após ser abandonada pelo pai biológico durante o tratamento, Flávia enfrentou várias cirurgias e um processo de adoção que teve um final feliz.
    Flávia ainda na pré-escola  (Foto: Alan Schneider/G1)Flávia ainda na pré-escola em Bauru
    (Foto: Wanda Suano / Arquivo pessoal)
    Flávia Suano Carvalho, que até os onze anos se chamava Flávia Braga Barros, é natural deNiterói, no Rio de Janeiro. Hoje com 24 anos, ela é formada em administração de empresas, trabalha, fala duas línguas, fez balé clássico durante dez anos e passou por dezenove cirurgias. Para Flávia, Wanda e César são exemplos raros na vida de qualquer pessoa.
    “Meus pais adotivos representam muita coisa. São duas pessoas que tenho como exemplos, que tiveram uma responsabilidade de cuidar de uma criança indefesa. Tinha os lábios abertos, problema de fissura, problema de fala, depois a perda da audição. Então, foi uma infância díficil”, lembra.
    Antes de se tornar mãe adotiva, Wanda também enfrentou vários desafios. Ela saiu deManaus em 1981 após conhecer o marido bauruense na capital do estado de Amazonas. Dona da pousada que fica ao lado do Centrinho, ela já presenciou muitas histórias de mães, pais e filhos que encararam as dificuldades do tratamento. No entanto, quando Flávia apareceu na pousada pela primeira vez, Wanda afirma que foi diferente. “Ela se hospedou e foi ficando, ficando e fazendo o tratamento. Vieram ela e o irmão. E me prontifiquei em cuidar dela. E quando foi um belo dia o pai dela sumiu, foi embora. Deixou o filho no orfanato e, Flávia, comigo. Às vezes, ele ligava dando sinal de vida. A Flávia foi ficando e a gente tratando de filha, mamãe e papai”.