Powered By Blogger

terça-feira, 28 de outubro de 2014

BORBOREMA-SP VIVE LUTO PELA MORTE DE 11 PESSOAS EM ACIDENTE DE ÔNIBUS.

Prefeitura da cidade decretou luto oficial de três dias. 

Vinte e quatro ficaram feridas; 9 permanecem internadas em hospitais.

Do G1 Bauru e Marília/CBM
Borborema, cidade com 15 mil habitantes, vive clima de luto e comoção pela morte de 11 moradores da cidade em um grave acidente na Rodovia Leônidas Pacheco Ferreira (SP-304) em Ibitinga (SP) na noite de segunda-feira (27). O ônibus levava estudantes e professores da Escola Estadual "Dom Gastão Liberal Pinto", em Borborema (SP). Eles voltavam de uma excursão em São Paulo e seguiam para a cidade de origem pela rodovia quando houve uma colisão contra uma carreta. “É muita tristeza, muitas vítimas eram de famílias conhecidas, amigos nossos”, afirma emocionado o prefeito de Borborema, Virgílio do Amaral Filho.
Na escola estadual onde estudava a maioria das vítimas, o dia foi de silêncio. Os alunos foram para as ruas e para porta da igreja. Cíntia perdeu a prima Thainá Brenda Ferreira, de 17 anos. A aluna estava feliz por ter passado no vestibular de biomedicina. “Tinha acabado de comprar o vestido de formatura. Ela queria estudar, ser alguém por meio do estudos e estava muito feliz com isso”, conta.

NÍVEL DE RESERVATÓRIOS ATINGE 24% DA CAPACIDADE NO CEARÁ.

ESTIAGEM PROLONGADA
fonte:diário regional/cbm

Com os reservatórios comportando pouca água, espera-se que a próxima quadra chuvosa seja melhor

Image-0-Artigo-1729052-1
O açude Castanhão encontra-se atualmente em situação crítica
FOTO: ELLEN FREITAS
Image-0-Artigo-1729071-1
A moradora de Lagoa do Mato, Elinice Ferreira, diz que há dias está sem água
FOTO: EDUARDO SOUSA
Sobral. Nesse segundo semestre, o nível dos açudes no Estado já caiu mais 4%. No mês de Agosto, a média geral do Ceará era de 28%, contra os 24% atuais. Dos 114 açudes monitorados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), mais de 60 estão abaixo de 10% de sua capacidade, sendo que as piores situações se encontram no Sertão de Crateús e Sertão Central, com alguns dos reservatórios já completamente vazios, ou abaixo de 0,5%. Apenas o Açude Gavião, no Município de Pacatuba, apresenta mais de 90% de sua capacidade.
É possível que o volume médio dos açudes em dezembro chegue a 20% em decorrência da perda por evaporação e consumo, que é mais intenso nesse período do ano. No início de junho passado, o acumulado era de 32%. Após o fim da quadra chuvosa (fevereiro a maio) houve uma redução de 9% na média geral dos reservatórios. O Ceará enfrenta três anos seguidos de seca e 113 açudes estão com volume inferior a 30%.
No fim da estação chuvosa de 2013, o volume médio acumulado no Estado era de 42%. No início deste ano estava em 31,20%. Isso significa que houve uma redução em torno de 11%, ao longo do segundo semestre de 2013. São dados comparativos que servem de projeção para este ano. No fim da quadra chuvosa deste ano, o nível médio dos açudes era de 32%. Decorridos cinco meses, o índice caiu para 24%.
O Estado vivenciou baixo volume acumulado nos açudes em 1992 e 1993, mas naquela época não havia o Açude Castanhão e o reservatório Orós, que era o maior do Estado, chegou a ter volume inferior a 5%. A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) faz monitoramento e simulações periódicas para definir, juntamente com outros órgãos, medidas a serem adotadas, como a implantação de adutoras, transferência e controle de liberação de água.
Das 12 bacias monitoradas pela Cogerh as situações mais críticas se encontram em Crateús, com 2,8%; Curu com 5,9% e Baixo Jaguaribe, com 7,6%. Já a que está em melhores condições de abastecimento é a Bacia da Serra da Ibiapaba, com 40,1% de sua capacidade.

ELEITO PROVEDOR DA SANTA CASA NO RIO DE JANEIRO,HORTA PROMETE 650 LEITOS ATÉ JANEIRO DE 2015.

Segundo o ex-presidente do Fluminense, medida é prioridade, assim como chegar à 'corrupção zero'

FRANCISCO EDSON ALVES/cbm
Rio - Em um pleito histórico — em 70 anos, foi a primeira vez que três pessoas disputaram o posto de provedor da Santa Casa de Misericórdia do Rio —, o ex-presidente do Fluminense e juiz aposentado, Francisco Horta, de 80 anos, foi eleito ontem para o cargo. Ele obteve 83 votos, contra dois do engenheiro Marcelo Suzini e um do advogado e procurador aposentado, Jorge Vacite.
Em seu discurso após ser eleito, Horta, prometeu a abertura de 650 leitos até janeiro de 2015. Desse total, 150 serão entregues pelo governo do estado, até dezembro, e 500 pela própria casa, até janeiro. Ele prometeu ainda colocar salários dos funcionários em dia e empenho no combate à corrupção.
Juiz aposentado, Francisco Horta recebeu 82 votos para ser provedor da Santa Casa
Foto:  Reprodução Internet
"Cento e cinquenta leitos, que serão bancados pelo governo do estado, vão ser liberados até o final de dezembro. Outros 550 começarão a operar em janeiro. A abertura desses leitos é uma prioridade nossa. Assim como chegar ao nível de corrupção zero. Só peço a Deus que me abençoe", declarou o novo provedor da instituição. 

Também em seu discurso, Horta garantiu que a instituição sanará as dívidas trabalhistas dos funcionários da casa, que já chegam a R$ 10 milhões: "Há casos de salários atrasados há oito meses. Temos uma saída para fazer isso. Temos muitos bens para permurtar com empresas. E a Santa Casa pode ficar com 24% do que for contratado, como lojas e vagas para garagens", avaliou. 
Críticas à decisão da Justiça do Trabalho
Participaram da votação, desembargadores, médicos e militares de alta patente. Também concorreram ao cargo o engenheiro Marcelo Suzini, que recebeu dois votos, e o advogado Jorge Vacite Filho, que recebeu um.  Horta fez duras críticas ao juiz do trabalho, Edson Dias de Souza, que nomeou ontem um novo interventor para a Santa Casa: "Esse juiz não lê jornais. É um desinformado. Essa intervenção nos humilha. É desnecessária e inconveniente", disse. 

SERVIDORES DO IFCE TÊM PARALISAÇÕES MARCADAS EM CINCO CIDADES DO CEARÁ.

Servidores de Ubajara, Canindé, Caucaia, Crateús e Camocim integram mobilização em defesa de 30 horas semanaisimagens da internetApartir desta quarta-feira, 29, servidores de cinco campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), fazem paralisações pedindo revogação de portaria assinada pela Reitoria da instituição modificando a jornada de trabalho de 30 para 40 horas semanais. Além da ação nas cinco unidades, o campus de Limoeiro do Norte segue em estado de greve com o dia 6 de novembro como prazo para negociação. 

Quem paralisa os serviços na mobilização são, em maior parte, técnicos administrativos, conforme explica o professor Marcelo Marques, integrante da diretoria colegiada do Sindicato dos Servidores do IFCE (SINDSICE). A categoria dos docentes também é representada pelo sindicato, mas não adere às paralisações neste momento. Amanhã, o campus de Ubajara inicia paralisação de dois dias. 

Canindé, Caucaia, Crateús e Camocim também resolveram reivindicar a inclusão de mais técnicos à jornada de 30 horas semanais. Segundo Marques, a jornada agora defendida havia sido uma conquista de greve realizada em 2012 para servidores de todo o Estado. Com a portaria assinada pela Reitoria, são poucos os técnicos com acesso a esta jornada.

FOGUETE DA NASSA ESPACIAL EXPLODE DURANTE LANÇAMENTO.

As causas da explosão ainda não estão claras. Orbital Science estava sem tripulação e reabasteceria uma estação espacial
Este foi o primeiro lançamento noturno do foguete Antares
Um foguete não tripulado da companhia Orbital Science explodiu, nesta terça-feira, seis segundos após o lançamento da missão de reabastecimento da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), informou a Nasa.
"O foguete Antares sofreu um acidente logo após a decolagem", reportou o centro de controle da missão da Nasa, em Houston, no Texas.
Chamas foram vistas na plataforma de lançamento costeira, depois que o foguete decolou na Ilha Wallops, Virgínia, no pôr-do-sol, às 18h22 locais (20h22 de Brasília). As causas da explosão ainda não estão claras. "Neste momento, parece que os danos estão limitados à instalação" de lançamento, informou um comentarista da Nasa.

PETROBRAS AVALIA PROJETO DE CONSTRUÇÃO DA REFINARIA PREMIUM II NO ESTADO DO CEARÁ.

MERCADO EM BAIXA
Redação/Reuters | CBM

Fonte ressaltou que, nos últimos dois anos, o mercado de combustíveis no Brasil não vem mais crescendo no mesmo ritmo de antes

as
Lei orçamentária havia previsto quase R$ 1 bilhão para a refinaria Premium II em 2015
DIÁRIO DO NORDESTE/ARQUIVO
A Petrobras avalia adiar o projeto de construção das refinarias Premium I e II, no Maranhão e no Ceará, em meio a uma desaceleração no crescimento da demanda por combustíveis no país, disse à Reuters uma fonte com conhecimento direto do assunto.
As duas novas unidades constam no Plano de Negócios e Gestão 2014-2018 da estatal, que prevê investimentos totais de 220,6 bilhões de dólares para o período. A Premium I, no Maranhão, e a Premium II, no Ceará, aparecem na carteira de projetos em licitação, que deveriam ter processos "conduzidos em 2014", segundo o plano.
"Não quer dizer que não será feito. Essas refinarias continuam sendo necessárias, mas não na velocidade inicial... A decisão ainda não foi tomada, mas há um sentimento nesse sentido (de prorrogar o início do projeto)", disse a fonte, sob condição de anonimato.
A fonte ressaltou que, nos últimos dois anos, o mercado de combustíveis no Brasil não vem mais crescendo no mesmo ritmo de antes, o que altera os indicadores econômicos que vão definir o ritmo de construção de novas unidades de refino.
No Ceará, a expectativa era de que as obras da refinaria fossem iniciadas no primeiro trimestre de 2015, segundo já havia informado o titular da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), Adail Fontenele.
O titular da pasta também já havia dito que o Termo de Compromisso com a Petrobras para a instalação da Refinaria Premuim II  seria assinado ainda no mês de outubro, após o período eleitoral. 
As obras da Reserva Taba dos Anacés foram inciadas no dia 15 de setembro. A criação da reserva foi uma exigência da Fundação Nacional do Índio (Funai) para que ela pudesse dar seu parecer favorável à instalação da refinaria Premium II no Ceará. 

GOL ANUNCIA VOO DIRETO ENTRE SÃO PAULO E JUAZEIRO DO NORTE NO CEARÁ.

Esse será o primeiro direto da empresa para o destino com origem na região sudeste do País
A GOL Linhas Aéreas Inteligentes inicia, a partir de 15 de novembro, as operações do novo trecho, que ligará o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo ao aeroporto de Juazeiro do Norte. Esse será o primeiro direto da empresa para o destino com origem na região sudeste do País.

O trecho terá, diariamente, um voo saindo de Guarulhos às 00h30min, com chegada em Juazeiro do Norte prevista para às 2h20min, e a volta às 2h50min, com chegada em São Paulo para às 6h45min.

MARCOS COELHO ANALISA O RESULTADO DAS ELEIÇÕES E DIZ QUE EM CAMOCIM "NINGUÉM VENCEU, TODOS PERDERAM".


O Advogado Marcos Coelho, em postagem no Facebook, analisando sinteticamente o resultado das eleições para presidente da República, ressaltou o "principio inquestionável" da Democracia que é a "vontade da maioria" expressada nas urnas, porém questionou: 

"Brasil-ainda temos muito que aprender votando; pois manter no poder da República, comprovadamente, uma "quadrilha criminosa" é quase inacreditável"

Já nas eleições do Ceará,  disse que "a perpetuação de um grupo só no comando de nossos destinos não é saudável; são as "mesmas pessoas, com as mesmas ideias. Seria tempo de mudar"

PUBLICADA PORTARIA QUE AUTORIZA AQUISIÇÃO DE ARMA DE FOGO DE CALIBRE RESTRITO PARA AGENTES PENITENCIÁRIOS.


O Comando do Exército autorizou para os Agentes de Segurança Penitenciária a aquisição de armas para uso restrito para o uso particular. Porém, falta a normatização do Comando Logístico do Exército para realizar edição de normas reguladoras para a aquisição de armas de uso restrito para fins particular, conforme previsto no art 2º da Portaria nº 1.286, de 21 de outubro de 2014. Veja portaria descrita abaixo:
PORTARIA Nº 1.286, DE 21 DE OUTUBRO DE 2014.
Autoriza a aquisição de arma de fogo de uso restrito, na indústria nacional, para uso particular, por integrantes do quadro efetivo de agentes e guardas prisionais e dá outras providências.
O COMANDANTE DO EXÉRCITO, no uso das atribuições que lhe conferem o art. 4o da Lei Complementar nº 97, de 9 de junho de 1999, alterada pela Lei Complementar nº 136, de 25 de agosto de 2010, e o inciso VI do art. 3º combinado com o inciso I do art. 20 da Estrutura Regimental do Comando do Exército, aprovada pelo Decreto nº 5.751, de 12 de abril de 2006, considerando o disposto no art. 6º e no art. 27 da Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003, e no art. 18 do Decreto nº 5.123, de 1º de julho de 2004, e de acordo com o estabelecido nos arts. 189 e 190 do Decreto nº 3.665, de 20 de novembro de 2000, e, ainda, de acordo com o que propõe o Comando Logístico, resolve: