sábado, 30 de novembro de 2013

A ORIGEM DA CACHAÇA.

A economia açucareira promoveu a invenção dessa bebida tipicamente brasileira.
A economia açucareira promoveu a invenção dessa bebida tipicamente brasileira.
No começo da colonização do Brasil, a partir de 1530, a produção açucareira apareceu como primeiro grande empreendimento de exploração. Afinal, os portugueses já dominavam o processo de plantio e processamento da cana – já realizado nas ilhas atlânticas – e ainda contavam com as condições climáticas que favoreciam a instalação de grandes unidades produtoras pelas regiões litorâneas no território.
Para que todo esse trabalho fosse realizado, os portugueses acabaram optando pelo uso da mão de obra escrava dos africanos. Entre outras razões, os colonizadores notavam que os escravos africanos eram adaptados ao trabalho compulsório, apresentavam maiores dificuldades para empreender fugas e geravam lucro à Coroa por conta dos impostos cobrados sobre o tráfico negreiro.
No processo de fabricação do açúcar, os escravos realizavam a colheita da cana e, após ser feito o esmagamento dos caules, cozinhavam o caldo em enormes tachos até se transformarem em melado. Nesse processo de cozimento, era fabricado um caldo mais grosso, chamado de cagaça, que era comumente servido junto com as sobras da cana para os animais.
Tal hábito fazia com que a cagaça fermentasse com a ação do tempo e do clima, produzindo um liquido fermentado de alto teor alcoólico. Desse modo, podemos muito bem acreditar que foram os animais de carga e pasto a experimentarem primeiro da nossa cachaça. Certo dia, muito provavelmente, um escravo fez a descoberta experimentando daquele líquido que se acumulava no coxo dos animais.

TORTA SALGADA DE FORNO.



    Massa:
    • 3 copos de trigo com fermento
    • 3 ovos
    • 1/2 copo de óleo
    • 1 copo de leite
    • Sal a gosto
    Recheio:
    • 1 cebola grande picada
    • 1 tomates grande picado
    • 1 pimentão médio picado
    • 1/2 lata de milho verde
    • 1/2 lata de ervilha
    • 10 azeitonas verdes picadas










    MODO DE PREPARO

    PLANTA INVASORA DESTRÓI ÁRVORE SÍMBOLO DO CEARÁ.


    Crateús. A sobrevivência da árvore símbolo do Ceará, a carnaúba, está ameaçada pela planta invasora "unha-do-diabo". Pelo nome popular já se tem uma ideia de que bons frutos a espécie não produz. Nativa da ilha de Madagascar, na África, a espécie está reduzindo a carnaúba, árvore importante para o ciclo econômico dos Estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, e de fundamental importância para o bioma caatinga.

    A carnaúba só existe no Brasil, nos estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. A "unha-do-diabo" é uma espécie rasteira e também trepadeira. Ela sobe na árvore, matando-a. É resistente no semiárido e floresce mesmo em condições adversas
    Como forma de alerta contra este problema de desequilíbrio ambiental, será realizado o workshop "A unha-do-diabo como ameaça à sobrevivência da carnaúba e seu ecossistema: o problema e sua possível solução", nos dias 2 e 3 de dezembro, no auditório da Fiec, em Fortaleza. O evento levantará a problemática expondo estudos realizados e apontando soluções para o controle biológico da espécie. A realização é da Universidade Estadual do Ceará, a Universidade Federal de Viçosa e o Centro de Agricultura e Biociências Internacional.

    Será apresentado pelos pesquisadores da Uece um estudo sobre a contínua agressão que a carnaúba e sua cadeia produtiva vem sofrendo devido à espécie invasora, a um público composto por empresários que atuam no setor, trabalhadores, entidades ligadas às questões ambientais, pesquisadores, estudantes, secretários estaduais e municipais das pastas da Agricultura e Meio Ambiente, bem como possíveis entidades parceiras e demais interessados.

    A unha-do-diabo é uma trepadeira nativa de Madagascar e foi, provavelmente, importada para o Brasil há 40 anos como uma planta ornamental ou curiosidade botânica. Por ser muito cultivada em jardins devido às belas flores, escapou, naturalizou-se e tornou-se uma erva invasora agressiva em situações naturais do semiárido.

    Exótica e invasora, a unha do diabo floresce e cresce rapidamente, sufocando a carnaúba. É resistente à seca, tanto que nem perde as folhas, como é comum nas espécies da caatinga. Não é só rasteira, mas também trepadeira e chega a cobrir toda a copa das carnaubeiras, impedindo que se retire suas palhas, usadas tradicionalmente em vários municípios do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte como fonte de renda das comunidades.

    CONCURSO PARA GUARDA MUNICIPAL DE FORTALEZA-CE REABRE INSCRIÇÕES.


    http://jmunicipios.com/wp-content/uploads/2013/04/Guarda-de-Fortaleza.jpgO concurso para o cargo de guarda municipal reabriu as inscrições. As inscrições começaram nesta quinta-feira, 28, até o dia 10 de dezembro. A inscrição deve ser realizada pelo site da Universidade Estadual do Ceará (Uece) AQUI. O período para solicitação de isenção é de 28 de novembro a 1º de dezembro. A documentação pode ser entregue, no entanto, até segunda-feira, 02 de dezembro. Durante essa nova fase de inscrições, 5% das vagas foram reservadas para

    MOTORISTA MORTO E PASSAGEIRO GRAVEMENTE FERIDA EM TOMBAMENTO DE CAMINHÃO PRÓXIMO A LUÍS CORREIA-PI.

    Na noite desta sexta-feira (29/11), uma equipe do SAMU e uma equipe do corpo de bombeiros foram acionadas para prestarem socorro as vitimas de um grave acidente envolvendo um caminhão que deixou o saldo de um morto e um gravemente ferido, num trecho que compreende os povoados Caldeirão (zona rural de Cocal) e Brejinho (zona rural de Luis Correia), local popularmente conhecido como 'Ladeira do Caldeirão'.

    As vitimas tratam-se de um casal residente na localidade Carnaubal (zona rural de Luis Correia). Tendo como vitima fatal, o motorista Nilton Cezar Galeno, 36 anos. Valdenia Araujo Galeno, 32 anos, ficou gravemente ferida, com suspeita de varias fraturas. O veiculo envolvido no acidente é um caminhão Mercedes Benz/ L1113, cor vermelha, ano 1976, com placas de Sobral-CE.

    MISSA DE DOMINGO DIA 01 DE DEZEMBRO DE 2013.

     

    I SEMANA DO ADVENTO
    (Roxo, Creio, Prefácio do Advento I – I Semana do saltério)

    Antífona da entrada: A vós, meu Deus, elevo a minha alma. Confio em vós, que eu não seja envergonhado! Não se riam de mim meus inimigos, pois não será desiludido quem em vós espera (Sl 24,1ss).
    Oração do dia
    Ó Deus todo-poderoso, concedei a vossos fiéis o ardente desejo de possuir o reino celeste, para que, acorrendo com as nossas boas obras ao encontro do Cristo que vem, sejamos reunidos à sua direita na comunidade dos justos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
    Leitura (Isaías 2,1-5)
    Leitura do livro do profetas Isaías.
    2 1 Visão de Isaías, filho de Amós, acerca de Judá e Jerusalém.
    2 No fim dos tempos acontecerá que o monte da casa do Senhor estará colocado à frente das montanhas, e dominará as colinas. Para aí acorrerão todas as gentes,
    3 e os povos virão em multidão: "Vinde, dirão eles, subamos à montanha do Senhor, à casa do Deus de Jacó: ele nos ensinará seus caminhos, e nós trilharemos as suas veredas". Porque de Sião deve sair a lei, e de Jerusalém, a palavra do Senhor.
    4 Ele será o juiz das nações, o governador de muitos povos. De suas espadas forjarão relhas de arados, e de suas lanças, foices. Uma nação não levantará a espada contra outra, e não se arrastarão mais para a guerra.
    5 Casa de Jacó, vinde, caminhemos à luz do Senhor.
    Palavra do Senhor.

    FESTEJOS DE SANTA LUZIA-PROGRAMAÇÃO COMPLETA.


    TEMA:QUE  A EXEMPLO DE SANTA LUZIA A JUVENTUDE VIVENCIE SUA FÉ EM JESUS

    DE 3 A 13 DE DEZEMBRO DE 2013
    NA FLAMENGA DOS VITORIANOS
    CAMOCIM-CE

    PROGRAMAÇÃO DA FESTA

     DIA 03/12 (TERÇA) 
    05:00h -  Alvorada festiva
    06:00h - Terço Mariano
    19:00h  - Hasteamento da Bandeira e Celebração eucarística 
    Convidados:SSVA,JUFRA,PASTORAL CATEQUÉTICA.
    Liturgia:Vicentinos
    Música:Vicentinos

      DIA 04/12 (QUARTA)
    18:00h - Terço Mariano-Santa Luzia
    18:30h - Primeira Novena 
    19:00h  - Celebração eucarística 
    Convidados:Ministros da Eucaristia,Ministros da Palavra,Polo São José.
    Liturgia:Polo São José
    Música:Polo São José

     DIA 05/12 (QUINTA) 
    18:00h - Terço Mariano 
    18:30h - Segunda Novena
    19:00h - Celebração eucarística
    Convidados: Polo Nossa Senhora de Nazaré,ECC
    Liturgia:ECC
    Música:ECC

    CEARÁ É SURPREENDIDO PELO JOINVILLE NO CASTELÃO E DÁ ADEUS AO ACESSO A SÉRIE A.


    Brasileiro Série B 2013 Rodada 38 - 30/11 - 16h20 - Castelão

    Ceará  0
    X 
    3  Joinville

      • Marcelo Costa 17 ' (2T)
      • Marcelo Costa 24 ' (2T)
      • Francis 41 ' (2T)
      saiba maisO Ceará lutou até a última rodada da Série B pela promoção à primeira divisão, mas ficará mais um ano longe da elite. Neste sábado, no Castelão, a equipe cearense desperdiçou várias chances criadas e acabou derrotada por 3 a 0 pelo Joinville. O Figueirense, que empatou com o Bragantino, ficou com a última vaga.

      PRODUTOR MUSICAL JOÃO ARAÚJO É ENTERRADO NO RIO DE JANEIRO.

      Pai do cantor Cazuza morreu em casa, vítima de uma parada cardíaca.

      Criador da Som Livre, ele revelou Djavan, Xuxa e Barão Vermelho.


      Do G1 Rio/camocim belo mar blog

      O corpo do produtor musical João Araújo foi enterrado no Cemitério São João Batista, noRio de Janeiro, às 17h deste sábado (30). Araújo, que tinha 78 anos, sofreu uma parada cardíaca, em casa. Ele era pai do músico Cazuza e estava casado havia 56 anos com Lucinha Araújo.
      Ele foi enterrado com uma bandeira do Flamengo, no mesmo jazigo do filho Cazuza. O sepultamento aconteceu debaixo de chuva.
      Enterro de João Araújo aconteceu na tarde deste sabado (30) no Rio de Janeiro (Foto: Kathia Mello/G1)Enterro de João Araújo aconteceu na tarde
      deste sabado (30) (Foto: Kathia Mello/G1)
      João Araújo foi um dos executivos mais importantes da indústria fonográfica brasileira. Ele foi um dos fundadores da gravadora Som Livre, das Organizações Globo, e a dirigiu por cerca de 40 anos.
      Fora do meio musical, João Araújo é muitas vezes lembrado como o pai do Cazuza. O executivo preferiu não interferir nos rumos da carreira do filho poeta, mas ao longo de quase 50 anos foi responsável pelo lançamento de grandes nomes da música brasileira: Elis Regina, Caetano, Gal, os Novos Baianos.
      Na empresa Som Livre, ele também revelou muitos artistas, entre eles Xuxa, Djavan e Barão Vermelho. Antes, passou pelas gravadoras Odeon, que tinha entre suas estrelas na época Dorival Caymmi e João Gilberto, e Philips, onde apostou em Gal Costa e Caetano.

      CIENTISTAS IDENTIFICAM 'ARMA SECRETA' DE ATAQUE DOS CAVALOS MARINHOS.

      Cavalos marinhos não são tão lentos e estranhos como imaginávamos. Segundo uma pesquisa feita por cientistas americanos, esses animais são na verdade engenhosos e cruéis predadores.
      Essas belas criaturas são famosas por serem péssimas nadadoras, mas elas escondem uma arma secreta que as permite se aproximar bem devagar de suas presas, sem despertar atenção.

      UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ REALIZA VESTIBULAR NESTE DOMINGO DIA 01 DE DEZEMBRO DE 2013.



      8.607 candidatos estão inscritos para realizar a prova da UVA.

      Ao todo, são ofertadas 905 vagas.

      Do G1 CE/camocim belo mar blog
      O processo seletivo 2014.1 da Universidade Estadual Vale do Acaraú (Uva), em Sobral, no norte doCeará ocorre neste domingo (1º). A prova de conhecimentos gerais será aplicada das 8h às 12h, e as de conhecimentos específicos e redação, das 14h às 17h. Um total de 8.607 candidatos estão inscritos na disputa das 915 vagas ofertadas pela universidade. No ranking dos cursos mais procurados, destaque para os cursos de direito, com 27,18 candidatos por vaga; de administração (22,93); enfermagem (20,85) e de engenharia civil (20,78).

      COORDENAÇÃO DE CATEQUESE DO REGIONAL NORDESTE I DA CNBB SE REÚNE EM CAMOCIM CEARÁ.


      Representantes da Catequese do Regional Nordeste I da CNBB, composto pelas 09 dioceses do Estado do Ceará, estão reunidos em Camocim, no Centro Diocesano de Pastoral São Francisco, num encontro de avaliação das atividades pastorais e planejamento para o ano de 2014. Durante a manhã de hoje, o Bispo Tianguá, D. Javier, acompanhou os trabalhos do grupo