Powered By Blogger

sábado, 30 de novembro de 2013

PRODUTOR MUSICAL JOÃO ARAÚJO É ENTERRADO NO RIO DE JANEIRO.

Pai do cantor Cazuza morreu em casa, vítima de uma parada cardíaca.

Criador da Som Livre, ele revelou Djavan, Xuxa e Barão Vermelho.


Do G1 Rio/camocim belo mar blog

O corpo do produtor musical João Araújo foi enterrado no Cemitério São João Batista, noRio de Janeiro, às 17h deste sábado (30). Araújo, que tinha 78 anos, sofreu uma parada cardíaca, em casa. Ele era pai do músico Cazuza e estava casado havia 56 anos com Lucinha Araújo.
Ele foi enterrado com uma bandeira do Flamengo, no mesmo jazigo do filho Cazuza. O sepultamento aconteceu debaixo de chuva.
Enterro de João Araújo aconteceu na tarde deste sabado (30) no Rio de Janeiro (Foto: Kathia Mello/G1)Enterro de João Araújo aconteceu na tarde
deste sabado (30) (Foto: Kathia Mello/G1)
João Araújo foi um dos executivos mais importantes da indústria fonográfica brasileira. Ele foi um dos fundadores da gravadora Som Livre, das Organizações Globo, e a dirigiu por cerca de 40 anos.
Fora do meio musical, João Araújo é muitas vezes lembrado como o pai do Cazuza. O executivo preferiu não interferir nos rumos da carreira do filho poeta, mas ao longo de quase 50 anos foi responsável pelo lançamento de grandes nomes da música brasileira: Elis Regina, Caetano, Gal, os Novos Baianos.
Na empresa Som Livre, ele também revelou muitos artistas, entre eles Xuxa, Djavan e Barão Vermelho. Antes, passou pelas gravadoras Odeon, que tinha entre suas estrelas na época Dorival Caymmi e João Gilberto, e Philips, onde apostou em Gal Costa e Caetano.

Lucinha Araújo, viúva de João Araújo, durante o enterro do produtor no Rio de Janeiro (Foto: Kathia Mello/G1)Lucinha Araújo, viúva de João Araújo
(Foto: Kathia Mello/G1)
Velório
Entre amigos e familiares, estiveram no velório as apresentadoras Xuxa e Ana Furtado, o produtor musical Luís Carlos Miele, o escritor Zuenir Ventura, a atriz Rosamaria Murtinho, o autor de novelas Gilberto Braga, os diretores da TV Globo Daniel Filho, Boninho, Ali Kamel e José Frejat, pai do músico Frejat, que foi parceiro de Cazuza no Barão Vermelho.
Familiares e amigos acompanharam o enterro de João Araújo na tarde deste sábado (30), no Rio de Janeiro (Foto: Kathia Mello/G1)Familiares e amigos acompanharam o enterro de
João Araújo (Foto: Kathia Mello/G1)
Os vice-presidentes das Organizações Globo, José Roberto Marinho e João Roberto Marinho, e o diretor de projetos esportivos especiais da TV Globo, Roberto Marinho Neto, também compareceram ao velório de Araújo.
"Ele é uma pessoa muito querida. Era um amigo pessoal muito querido e uma pessoa de uma importância enorme para a música. É uma perda muito grande", disse a autora Gloria Perez, que chegou por volta das 13h.
Caetano Veloso também esteve no velório de João Araújo. Segundo ele, o produtor foi o responsável pelo lançamento dele e de Gal Costa (Foto: Kathia Mello/G1)Caetano Veloso também esteve no velório de João
Araújo.  (Foto: Kathia Mello/G1)
"João vai deixar um legado para a música brasileira. Ele fez história", afirmou a cantora Leiloca, ex-As Frenéticas.
Xuxa chegou ao velório por volta de 15h e deixou o cemitério após quase duas horas, chorando muito, ao lado do namorado.
Gilberto Braga, autor da novela Água Viva, que está sendo reprisada no canal Viva, recomendou que as pessoas assistam à telenovela porque a trilha é "a síntese do bom gosto do João".
Xuxa chegou ao velório de João Araújo às 14h50 com uma bota de imobilização na perna esquerda (Foto: Cristiane Cardoso/G1)Xuxa permaneceu por duas horas no velório
(Foto: Cristiane Cardoso/G1)
O cantor Caetano Veloso também foi ao velório de Araújo. Ele chegou ao local por volta de 16h30. Pouco depois, a atriz Glória Pires chegou ao velório, acompanhada pelo marido Orlando Morais.
"Ele era uma pessoa muito generosa e prestou muito serviço ao país e à música. Temos que reconhecer o trabalho dele. Eu o conhecia há quase tanto tempo quanto Cazuza conheceu Frejat", declarou José Frejat.
Na gravadora, ele foi quem abriu as portas da indústria do disco para Djavan, Xuxa e Barão Vermelho, o antigo grupo de Cazuza.

Araújo ainda teve seu talento reconhecido ao receber o prêmio Grammy Latino, concedido a pessoas com importantes contribuições em gravação e promoção musical.

Nenhum comentário: