Powered By Blogger

domingo, 13 de abril de 2014

STF MARCA JULGAMENTO DA AÇÃO PENAL CONTRA O EX-PRESIDENTE DA REPUBLICA FERNANDO COLLOR DE MELO.

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para o dia 24 de abril o julgamento da ação penal que envolve o senador Fernando Collor (PTB-AL), acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) dos crimes de peculato e corrupção passiva. As acusações referem-se ao período em que Collor foi presidente da República, entre 1991 e 1992, ano do impeachment que marcou o final do seu governo.
A denúncia contra o ex-presidente foi recebida pela Justiça de primeira instância em 2000 e chegou ao STF, em 2007. O processo foi distribuído para o ministro Menezes Direito, mas com a morte do magistrado, em 2008, o processo passou para relatoria da ministra Cármen Lúcia.
Fernando Collor
Acusado por crimes praticados durante o mandato presidencial, Collor vai a julgamento 22 anos depois do impeachmentMarcello Casal Jr/Agência Brasil
Em novembro do ano passado, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao STF rapidez no julgamento da ação penal. Devido à demora do Judiciário para julgar o caso, a acusação por falsidade ideológica já prescreveu. "Para os crimes de peculato e de corrupção passiva, o prazo prescricional pela pena mínima já foi superado, de modo que, no entender do Ministério Público, é preciso conferir prioridade ao caso em tela", afirmou Janot.
De acordo com denúncia apresentada pelo MPF, foi instaurado no governo do ex-presidente Collor “um esquema de corrupção e distribuição de benesses com dinheiro público” em contratos de publicidade. Segundo o órgão, o esquema envolvia o ex-presidente, o secretário particular da Presidência e empresários.
Os procuradores relatam que o esquema consistia no pagamento de propina de empresários aos agentes públicos para que eles saíssem vencedores em licitações de contratos de publicidade e propaganda com o governo. De acordo com o MPF, valores eram depositados em contas bancárias em nome de laranjas.
Na defesa apresentada no processo, os advogados de Collor negaram as acusações e afirmaram que a denúncia do Ministério Público apresenta falhas. Segundo a defesa, o órgão fez a acusação sem apontar os atos que teriam sido praticados pelo ex-presidente.

FALTANDO 60 DIAS PARA A COPA DO MUNDO NO BRASIL,POLICIAIS FEDERAIS PROMETEM PARAR DURANTE O EVENTO.

Policiais federais fazem marcha contra a corrupção na praia de Copacabana, zona sul da capital fluminense. O ato pede por reforma na segurança pública (Tomaz Silva/ Agência Brasil)

Cerca de 300 policiais e familiares marcharam pela Avenida Atlântica com cinco elefantes brancos infláveis, para reivindicar melhores condições de trabalho, reajuste salarial e reestruturação da carreira.Tomaz Silva/ Agência Brasil
Exatos 60 dias para o início da Copa do Mundo, policiais federais fizeram um protesto na Praia de Copacabana na manhã de hoje (13) e prometem fazer greve durante o evento esportivo. Cerca de 300 policiais e parentes marcharam pela Avenida Atlântica com cinco elefantes brancos infláveis, para reivindicar melhores condições de trabalho, reajuste salarial e reestruturação da carreira.
O presidente do Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal do Estado do Rio de Janeiro, André Vaz de Mello, explica que a Marcha dos Elefantes, junto com uma paralisação de um dia, é para mostrar para a sociedade as condições precárias de trabalho dos policias e a ineficiência do atual modelo de segurança pública.
“A gente pede a reestruturação das carreiras, com as atribuições dos cargos de papiloscopista, agente e escrivão definidas por lei, porque não tem isto até agora, e no mínimo uma reposição inflacionária para a gente poder sentar e conversar. O elefante branco é a ineficiência do nosso modelo de segurança pública, no qual 96% dos inquéritos não dão em nada, só 2% apontam realmente e punem os culpados. Em nenhum lugar do mundo isso existe”,disse. 

POLÍCIA ENCONTRA SETE BEBÊS MORTOS EM RESIDÊNCIA AMERICANA.

 

Mulher de 39 anos é suspeita de matar recém-nascidos logo após partos.
Corpos foram achados em caixas de papelão, diz 'Salt Lake Tribune'.

Da AFP/CBM

Megan Huntsman, acusada de matar bebês recém-nascidos nos EUA (Foto: AP Photo/Utah County Jail)Megan Huntsman, 39 anos, acusada de matar sete
bebês  nos EUA (Foto: AP Photo/Utah County Jail)
A polícia do estado americano de Utah encontrou sete bebês mortos na casa de sua mãe, que foi presa, anunciaram autoridades neste domingo (13).
Uma mulher, identificada pela imprensa local como Megan Huntsman, 39, foi conduzida hoje cedo à prisão do condado de Utah, acusada de assassinato.
A polícia de Pleasant Grove entrou neste sábado na casa seguindo uma pista, "e avistou o corpo de um recém-nascido, que aparecia em primeiro plano", segundo um comunicado.
"Com uma ordem de busca, os agentes entraram na casa e encontraram os corpos de outros seis bebês", em locais diferentes.
Segundo a investigação, Megan deu à luz os bebês em um intervalo de 10 anos, e os matava logo após o parto.

OAB DIVULGA O GABARITO DA 1ª- FASE DO XIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO.


Prova foi aplicada neste domingo (13) para bacharéis de todo o país.
Foram 80 questões objetivas; segunda fase acontece em 1º de junho.

Do G1, em São Paulo/CBM

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou, na noite deste domingo (13), o gabarito ofical da primeira fase do XIII Exame de Ordem Unificado (veja o link ao lado). A prova teve início às 13h (horário de Brasília) e cinco horas de duração. No total, os bacharéis em direito tiveram que responder a 80 questões objetivas. Para ser aprovado na primeira fase, é preciso acertar 50% das questões.
O conteúdo da prova abordou temas de disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de direito, como questões sobre direitos humanos, código do consumidor, estatuto da criança e do adolescente, direito ambiental, direito internacional, filosofia do direito. Além disso, fazem parte do currículo o estatuto da advocacia e da OAB, seu regulamento geral e código de ética e disciplina da OAB.

PESQUISADORES DO CEARÁ CRIAM CLONE TRANSGÊNICO DE CABRA.


É o 1º clone transgênico de cabra da América Latina, segundo pesquisador.
Animal pode ajudar no tratamento de doença.

Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares

clone cluca (Foto: TV verdes mares)A expectativa é de que Gluca possa produzir no leite uma proteína que falta no organismo de quem tem a doença de Gaucher (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)
Portadora de genes humano e caprino, uma cabra transgênica desenvolvida na Universidade de Fortaleza (Unifor) pode trazer ajuda aos portadores de um distúbio metabólico. “Gluca”, como foi batizada, nasceu no dia 27 de março deste ano e é o primeiro clone transgênico de cabra da América Latina, segundo os pesquisadores. "Para nós, é um marco muito importante. É o primeiro clone transgênico de caprino da América Latina. Ela recebe um acompanhamento clínico diário. Podemos dizer que está completamente saudável e ativo", afirma o doutor em fisiologia, Marcelo Bertolini.

TUBARÃO MARTELO SE ENROSCA EM REDE DE PESCA NA BARRA DO CEARÁ EM FORTALEZA.

 

Peixe com mais de 2 metros foi encontrado no mar na quinta-feira, 10.
De acordo com Ibama, espécie é ameaçada de extinção.

Do G1 CE

Tubarão martelo se enroscou na rede dos pescadores. Eles afirmam que presença de tubarões é comum no local. (Foto: Rui Lima/Arquivo Pessoal)Tubarão martelo se enroscou na rede dos pescadores (Foto: Rui Lima/Arquivo Pessoal)
Um grupo de seis pescadores foi surpreendido com um tubarão-martelo de mais dois metros na praia da Barra do Ceará, em Fortaleza, por volta de 9h de quinta-feira (10). Segundo um dos pescadores do grupo, Mardoqueu Santos Lima, de 50 anos, o tubarão se enroscou na rede de pesca próxima a faixa de praia. "Isso acontece muito, eu mesma já peguei mais de 20 do mesmo jeito", disse Lima, que trabalha como pescador há 35 anos.
De acordo com o coordenador Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama-CE), Rolfran Ribeiro, a presença da espécie não é incomum no litoral cearense.

LIVRO DE RECEITAS COM CAJU VALORIZA O FRUTO NA ALTA GASTRONOMIA REGIONAL DO CEARÁ.

INTERCAJU GOURMET'

A obra visa desenvolver a cajucultura em Amontada, Tururu, Trairi, Itarema, Itapipoca e Barreira


Iguatu. O Estado do Ceará é o maior produtor de caju do Brasil, mas a cultura vem nos últimos anos enfrentando dificuldades na produção. No entanto, com a finalidade de contribuir para a valorização do fruto, dos produtores rurais e também agregar valor ao produto, mais um passo foi dado pelo governo estadual, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).
O esforço agora é no área da gastronomia. Na semana que passou foi lançado em Fortaleza o livro 'Intercaju Gourmet'. A publicação, coordenada pela chef, Liliane Pereira, apresenta 12 receitas exclusivas de 10 chefs que utilizam o caju como principal ingrediente do prato e coloca o fruto no circuito da alta gastronomia regional.
A obra faz parte das ações do projeto Intercaju para desenvolver a cajucultura nos municípios de Amontada, Tururu, Trairi, Itarema, Itapipoca e Barreira. A expectativa é que a publicação possa ser um estímulo para o consumo e a valorização da produção do caju no Estado.
"A ideia é movimentar a cajucultura cearense, beneficiando diretamente os produtores do fruto, promovendo a inclusão social e produtiva das organizações coletivas", explica o coordenador de Ciência e Tecnologia da Secitece, Francisco Carvalho.
Existem ações no campo, de inovação tecnológica e agora na área da cultura literária e gastronômica para conquistar paladares, mentes e coração. A publicação é resultado do primeiro 'Encontro Gastronômico Intercaju', promovido pelo projeto Intercaju ainda em outubro de 2013.
Na época, o evento reuniu os principais chefs do Estado do Ceará na preparação de receitas com o fruto. Os renomados profissionais da cozinha demonstraram, através dos pratos, toda a versatilidade do caju, que pode ser utilizado em sua totalidade: o pedúnculo, falso fruto, (polpa) e também a castanha.
As receitas estão no livro e comprovam, em pratos simples e refinados, doces e salgados. Na publicação há dicas de harmonização dos pratos com vinhos brasileiros.
No lançamento do 'Intercaju Gourmet', na última segunda, no restaurante O Banquete, em Fortaleza, houve degustação das receitas exclusivas com o fruto. Os convidados para o lançamento degustaram alguns dos 12 pratos que estão no livro, dentre eles o "Caju Pirá" - receita idealizada pela chef organizadora do livro, Liliane Pereira.
O prato "Caju Pirá" é preparado com filé do peixe Beijupirá em crosta de castanha, acompanhado por um arroz negro cozido no suco de caju. Na apresentação, o filé de peixe vai por cima do arroz e é coberto com a crosta da castanha. O "Caju Pirá" leva na decoração mel de caju.
O menu contou ainda com uma "Salada Verde Tartar de Caju e Camarão Crocante" de entrada, além do "Medalhão Suíno com mel de caju" para prato principal. De sobremesas foram servidas aos presentes "Explosão de Caju" e "Torta de Castanha com Sorbet de Caju".
O especialista italiano, Marco Ferrari, fez a harmonização dos pratos com vinhos brasileiros, seguindo a tendência de valorização dos produtos nacionais. Autoridades e representantes de instituições do setor de gastronomia participaram do evento. Francisco Carvalho explica que a publicação é mais um incentivo à cajucultura. "Queremos agregar valor ao caju e mostrar toda a versatilidade do fruto, que pode fazer parte da mesa dos brasileiros", completa.
O titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, René Barreira, disse que a publicação tem por objetivo a consolidação de uma identidade cultural gastronômica, ao inserir um fruto regional como insumo principal dentro das receitas. "O incentivo ao consumo e a valorização da produção do caju é uma meta que esperamos alcançar com a publicação", afirmou.
Estão no livro Intercaju Gourmet com receitas, os seguintes chefs: Karliano Pereira, Luciano Ferreira, Neiva Terceiro, Liliane Pereira, Leo Gondim, Marie Anne Bauer, Vladia Gomes, Faustino Paiva, Edilson Araújo e Cícero Disney.

CAMINHADA E BÊNÇÃO DE RAMOS MARCAM O INÍCIO À SEMANA SANTA EM FORTALEZA-CE.

Redação Web | CBM

Cerca de quatro mil católicos andaram pelas ruas da Capital e assistiram à missa


Procissão de Ramos
Em procissão, fiéis seguiram da Igreja de Cristo Rei, na Aldeota, até a Catedral Metropolitana de Fortaleza
TUNO VIEIRA
Jovens na procissão
Neste domingo, a Igreja Católica também celebra o Dia Mundial da Juventude
TUNO VIEIRA
Os ramos estavam nas mãos e os cânticos eram de louvor para celebrar o início da Semana Santa. Na manhã deste domingo (13), cerca de quatro mil católicos participaram da  Caminhada dos Ramos pelas ruas da Capital. Em procissão, eles seguiram da Igreja de Cristo Rei, na Aldeota, até a Catedral Metropolitana de Fortaleza, no Centro, onde o arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Tosi, presidiu a missa que abre as atividades da Páscoa neste ano.

CEARÁ GOLEIA GUARANY DE SOBRAL E VAI ENFRENTAR O FORTALEZA NA FINAL DO CAMPEONATO CEARENSE DE 2014.

cEARENSE 2014
Redação Web  |CBM
Vovô fez 5 a 2 no Cacique do Vale, no jogo de volta da fase semifinal

Ceará x Guarany de Sobral
Bill fechou a goleada do Ceará na tarde deste domingo (13), no Castelão
BRUNO GOMES

Deu a lógica. Vai ter Clássico-Rei na decisão do Cearense 2014. A definição saiu na tarde deste domingo (13), quando o Ceará goleou o Guarany de Sobral por 5 a 2, na Arena Castelão.
Magno Alves (três vezes), Souza e Billmarcaram os gols do Vozão. O Guarany de Sobral descontou com Zé William e Thiago Furlan. O resultado também garantiu o Vovô na Copa do Nordeste de 2015.
O Ceará agora encara o Fortaleza que venceu o Icasa por 3 a 1 no PV, no último sábado (12). A primeira partida da final acontece na próxima quarta-feira (16). A segunda partida ocorre uma semana depois, dia 23 de Abril. Os jogos acontecem na Arena Castelão.