Powered By Blogger

domingo, 13 de abril de 2014

LIVRO DE RECEITAS COM CAJU VALORIZA O FRUTO NA ALTA GASTRONOMIA REGIONAL DO CEARÁ.

INTERCAJU GOURMET'

A obra visa desenvolver a cajucultura em Amontada, Tururu, Trairi, Itarema, Itapipoca e Barreira


Iguatu. O Estado do Ceará é o maior produtor de caju do Brasil, mas a cultura vem nos últimos anos enfrentando dificuldades na produção. No entanto, com a finalidade de contribuir para a valorização do fruto, dos produtores rurais e também agregar valor ao produto, mais um passo foi dado pelo governo estadual, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).
O esforço agora é no área da gastronomia. Na semana que passou foi lançado em Fortaleza o livro 'Intercaju Gourmet'. A publicação, coordenada pela chef, Liliane Pereira, apresenta 12 receitas exclusivas de 10 chefs que utilizam o caju como principal ingrediente do prato e coloca o fruto no circuito da alta gastronomia regional.
A obra faz parte das ações do projeto Intercaju para desenvolver a cajucultura nos municípios de Amontada, Tururu, Trairi, Itarema, Itapipoca e Barreira. A expectativa é que a publicação possa ser um estímulo para o consumo e a valorização da produção do caju no Estado.
"A ideia é movimentar a cajucultura cearense, beneficiando diretamente os produtores do fruto, promovendo a inclusão social e produtiva das organizações coletivas", explica o coordenador de Ciência e Tecnologia da Secitece, Francisco Carvalho.
Existem ações no campo, de inovação tecnológica e agora na área da cultura literária e gastronômica para conquistar paladares, mentes e coração. A publicação é resultado do primeiro 'Encontro Gastronômico Intercaju', promovido pelo projeto Intercaju ainda em outubro de 2013.
Na época, o evento reuniu os principais chefs do Estado do Ceará na preparação de receitas com o fruto. Os renomados profissionais da cozinha demonstraram, através dos pratos, toda a versatilidade do caju, que pode ser utilizado em sua totalidade: o pedúnculo, falso fruto, (polpa) e também a castanha.
As receitas estão no livro e comprovam, em pratos simples e refinados, doces e salgados. Na publicação há dicas de harmonização dos pratos com vinhos brasileiros.
No lançamento do 'Intercaju Gourmet', na última segunda, no restaurante O Banquete, em Fortaleza, houve degustação das receitas exclusivas com o fruto. Os convidados para o lançamento degustaram alguns dos 12 pratos que estão no livro, dentre eles o "Caju Pirá" - receita idealizada pela chef organizadora do livro, Liliane Pereira.
O prato "Caju Pirá" é preparado com filé do peixe Beijupirá em crosta de castanha, acompanhado por um arroz negro cozido no suco de caju. Na apresentação, o filé de peixe vai por cima do arroz e é coberto com a crosta da castanha. O "Caju Pirá" leva na decoração mel de caju.
O menu contou ainda com uma "Salada Verde Tartar de Caju e Camarão Crocante" de entrada, além do "Medalhão Suíno com mel de caju" para prato principal. De sobremesas foram servidas aos presentes "Explosão de Caju" e "Torta de Castanha com Sorbet de Caju".
O especialista italiano, Marco Ferrari, fez a harmonização dos pratos com vinhos brasileiros, seguindo a tendência de valorização dos produtos nacionais. Autoridades e representantes de instituições do setor de gastronomia participaram do evento. Francisco Carvalho explica que a publicação é mais um incentivo à cajucultura. "Queremos agregar valor ao caju e mostrar toda a versatilidade do fruto, que pode fazer parte da mesa dos brasileiros", completa.
O titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, René Barreira, disse que a publicação tem por objetivo a consolidação de uma identidade cultural gastronômica, ao inserir um fruto regional como insumo principal dentro das receitas. "O incentivo ao consumo e a valorização da produção do caju é uma meta que esperamos alcançar com a publicação", afirmou.
Estão no livro Intercaju Gourmet com receitas, os seguintes chefs: Karliano Pereira, Luciano Ferreira, Neiva Terceiro, Liliane Pereira, Leo Gondim, Marie Anne Bauer, Vladia Gomes, Faustino Paiva, Edilson Araújo e Cícero Disney.

Por meio do projeto Intercaju, os pequenos produtores já dispõem de minifábricas para o beneficiamento da castanha de caju e motosserras para a correta substituição da copa do cajueiro.
O corte adequado evita praga e contribui para aumentar a produção do fruto. As comunidades participam de cursos para melhorar sua organização e para a inserção, dentro da cadeia produtiva, de tecnologias que garantam o crescimento na produtividade.
Além do desenvolvimento da cajucultura, o projeto está transformando as condições de trabalho e melhorando a vida dos produtores cearenses. A publicação será distribuída gratuitamente em todo o País, nas principais redes de supermercados, faculdades, cursos de Gastronomia e em eventos nacionais e internacionais que envolvam a cadeia produtiva do caju. A publicação com as receitas em formato digital para download está disponível no site da Secitece.
Honório Barbosa
Repórter
Mais informações:

Secitece
Av.Dr.José Martins Rodrigues,
150 Edson Queiroz
Telefone: (85)853101.6466
 
 
www.facebook.com/Secitecer1
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=25568644327139443r126#editor/target=post;postID=8802508009889100173

Nenhum comentário: