Powered By Blogger

domingo, 16 de junho de 2013

CONCURSO SEDUC-GEOGRAFIA.







DISCIPLINA 6: GEOGRAFIA: 1 Concepções do pensamento geográfico e sua influência no ensino da
Geografia. 1.1 Sociedade, lugar e paisagem no ensino da Geografia. 1.2 Currículo: cultura e territorialidade
no ensino da Geografia. 1.3 Novas abordagens teórica e metodológicas no ensino da Geografia. 1.4 Novas
tecnologias de comunicação e informação no ensino da Geografia. 1.5 Aspectos avaliativos no Ensino da
Geografia. 2 Geopolítica e Econômica. 2.1 O espaço como produto do homem. 2.2 Capitalismo; 2.3
Desenvolvimento e subdesenvolvimento. 2.4 Economia do pós-guerra. 2.5 O Brasil, a nova ordem mundial e
a globalização. 2.6 O comércio internacional. 2.7 O MERCOSUL. 2.8 A economia mundial e do Brasil. 2.9 O
problema da dívida externa. 2.10 Energia e transporte. 2.11 A agropecuária. 2.12 O comércio. 2.13 A

LEV VYGOTSKY-TEORIAS DA EDUCAÇÃO.




Vygotsky é o grande fundador da escola soviética de psicologia histórico-cultural. Era necessário, na época, a construção de uma ponte que ligasse a psicologia "natural", mais quantitativa, à psicologia "mental", mais subjetiva. Retornou a Moscou em 1924, envolvido em vários projetos.
Apesar da vida breve, foi autor de uma obra muito importante, junto com seus colaboradores Alexander Luria e Alexei Leontiev - eles foram responsáveis pela disseminação dos textos de Vygotsky, muitos deles destruídos com a ascensão de Stálin ao Kremlin. Devido à censura soviética, seus trabalhos ganharam dimensão há pouco tempo, inclusive dentro da Rússia. No ocidente, a primeira tradução de um livro seu, Pensamento e Linguagem, foi lançada em 1962 nos Estados Unidos.
Os seus primeiros estudos foram voltados para a psicologia da arte. Extremamente culto, tinha entre seus amigos o grande cineastaSergei Eisenstein, admirador de seu trabalho. Suas proposições para análise da obra de arte fazem um contraponto com a teoria psicanalítica e estudos da mitologia (fábulas), linguística e poética dos formalistas russos (1915-1920), sendo considerado pioneiro no que se refere ao moderno estudo da arte literária. É possível que as restrições à suas obras, pelo governo stalinista estejam associadas à censura da psicanálise naquele país, a exemplo da perseguição e fechamento, em 1926, da clínica psicanalítica para crianças de Sabina Spielrein (1885-1942), uma psicanalista formada por C. G. Jung.
Para Rego (2007) a proibição da edição das suas obras na União Soviética entre 1936 e 1956, iniciou-se com a identificação deste como idealista, a partir das suas críticas a utilização das teoria de Pavlov quanto às potencialidades de condicionamento ambiental. Vigotski, apesar de concordar com a ideia da plasticidade do homem face a cultura, argumentava com a cúpula do regime stalinista sobre a capacidade humana de criar seu ambiente dando origem a novas formas de consciência e/ou organização. Somente com o fim da censura do totalitário regime stalinista que começou a ser redescoberto iniciando-se pela publicação de seu clássico Pensamento e linguagem.
O contexto em que viveu Vygotsky ajuda a explicar o rumo que seu trabalho iria tomar. As suas ideias foram desenvolvidas na União Soviética criada pela Revolução Russa de 1917 e reflectem o desejo de reescrever a psicologia, com base no materialismo marxista. O projeto ambicioso e a constante ameaça da morte (a tuberculose manifestou-se desde os 19 anos de idade e foi responsável por sua morte prematura) deram ao seu trabalho, abrangente e profundo, um caráter de urgência.

POLÍCIA FEDERAL PRENDE TRAFICANTES QUE ATUAVAM COM MILICIA HA 24 ANOS EM TERESINA-PI.

A Polícia Federal confirmou em coletiva nesta sexta-feira (10) que os 28 mandados de prisões nos Estados do Piauí, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás, foram todos cumpridos na operação "Pioneiros". A TV Cidade Verde publica a relação dos nomes e as ruas e locais onde a quadrilha comercializa as drogas. Em coletiva, a PF confirmou que o bando armado atuava como uma espécie de “milícia” em Teresina. Foi descoberta uma mansão do tráfico no Lourival Parente, zona Sul de Teresina.
1- Edson Carlos Rodrigues
2- João Alves
3- Welington de Olivera Silva
4- Antonia Cristiane Gomes de Almeida
5- Cícero, em Altos
6- Daniela Araujo de Amorim Sousa
7- Erinaldo Rocha de Araújo Soares
8- Marinalva Lima de Sousa
9- Merilany Neres Siqueira
10-Adriana Neres Siqueira
11-Francisco Rosendo Soares
12-Paulinho
13-Paulo Barros
14-Rivaldo
15-Neinha
16-Aldair
17-Camila Ribeiro Coelho
18-Nailson, irmão de Paulo Barros
19-Antonio Pereira de Sousa
20-Gostavo Alberto Sousa Lima
21-Francisco Ivanildo de Sousa Silva
22-Flávio Neguinho
23-Edinildo Alves da Silva
24-Edinando Silva dos Santos
25-Enoche Pires de Sousa Neto
26-Carlos Alexandre Rodrigues Oliveira
27-Cleberson, ou Clebinho

ADVOGADO ALERTA QUE USUÁRIOS DA INTERNET ESTÃO SUJEITOS ÀS LEIS DOS ESTADOS UNIDOS.

Brasileiros cedem parte da privacidade ao assinar termos de uso

No universo da internet, estamos todos sujeitos às leis dos Estados Unidos. Essa é a conclusão do perito forense e advogado especializado em tecnologia da informação José Antônio Milagre sobre as denúncias de que órgãos de segurança norte-americanos têm acesso aos servidores de empresas de telefonia e de internet sediadas no país.
Empresas sediadas no território americano utilizam a legislação vigente no País. FOTO: Kid Júnior.
Para o especialista, se as denúncias forem confirmadas, a quebra da privacidade dos internautas pode configurar “uma absurda agressão a um direito humano internacionalmente reconhecido”.
A extensão dos grampos ainda é desconhecida. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, já admitiu que o Congresso autorizou a execução do programa de vigilância das comunicações chamado Prism (em português, Métodos Sustentáveis de Integração de Projetos), mas alegou que “ninguém ouve” as chamadas telefônicas dos cidadãos norte-americanos.
“Sempre imaginamos a internet como um patrimônio mundial. Só que ela necessita de servidores que armazenem e suportem os serviços e as interações proporcionadas pela rede mundial de computadores. E basta mapearmos a estrutura física [da web] para constatarmos a grande dependência da infraestrutura norte-americana”, disse o advogado.
Ministro propõe a construção de centros de processamentos no Brasil
Na quarta-feira (12), ao revelar que o governo está preocupado com o tema, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, defendeu a necessidade de mudanças na legislação brasileira e a construção de centros de processamentos de dados (data centers) no país. Para o ministro, isso permitiria que as informações dos internautas brasileiros fossem armazenadas no país e ficassem submetidas à legislação brasileira.

SELEÇÃO BRASILEIRA DESEMBARCA EM FORTALEZA-CE.

 Copa das Confederações, Seleção Brasileira


aviaoselecao620x300
Seleção Brasileira de Futebol já está em Fortaleza. O time comandado por Luiz Felipe Scolari desembarcou na Base Aérea de Fortaleza por volta das 17h10 deste domingo (16) e seguiu direto para o Marina Park Hotel, onde ficará hospedada durante a passagem pela capital Cearense.
A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) montou um esquema especial para o deslocamento da Seleção Brasileira em Fortaleza. O suporte contará com o auxílio de escolta Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar, ao controle dos semáforos centralizados, que possibilitarão maior fluidez do tráfego durante os percursos.

PM E MANIFESTANTES TÊM CONFRONTO NA QUINTA DA BOA VISTA,NO RJ.


Depois de sair do Maracanã, protesto seguiu para São Cristóvão.
Para liberar via, PMs atacaram manifestantes até mesmo dentro do parque.

Do G1 Rio

Manifestante é atingida por gás lacrimogênio na região do Maracanã (Foto: Jadson Marques/Estadão Conteúdo)Manifestante é atingida por gás lacrimogênio na região do Maracanã (Foto: Jadson Marques/Estadão Conteúdo)
Depois de o Batalhão de Choque dispersar os cerca de 300 manifestantes do entorno do Estádio do Maracanã com bombas de efeito moral e balas de borracha, os integrantes do protesto seguiram para a Rua Almirante Baltazar, em São Cristóvão, na Zona Norte, que chegou a ficar interditada na tarde deste domingo (16). O local é próximo à estação de São Cristóvão, um dos acessos para quem vai ao Maracanã. Até as 17h, segundo a polícia, sete manifestantes foram detidos.

RESERVAS DA SELEÇÃO BRASILEIRA FAZEM JOGO-TREINO CONTRA O SUB-20 DO CEARÁ.

Partida será nesta segunda-feira, no estádio Presidente Vargas, sem acesso ao público. Atletas do Vovô utilizarão uniformes de treino do clube
Os jogadores da equipe Sub-20 do Ceará terão uma oportunidade única com a presença da Seleção Brasileira na capital cearense para a Copa das Confederações. O diretor de comunicação do clube, Marcos Medina, anunciou, na tarde deste domingo, que os atletas alvinegros farão um jogo-treino no estádio Presidente Vargas, na tarde desta segunda-feira (17), contra os reservas do Brasil que não atuaram no último sábado contra o Japão.
  •  
Sub-20 do Ceará (Foto: Divulgação/Cearasc.com)Sub-20 do Ceará fará jogo-treino contra reservas da
Seleção (Foto: Divulgação/Cearasc.com)
Segundo Medina, a solicitação foi feita pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o jogo-treino deve ocorrer por volta das 16 horas (de Brasília). O time de Luiz Felipe Scolari que entrou em campo na abertura da Copa das Confederações também treina no estádio localizado no bairro Benfica, nesta segunda, a partir das 15 horas.
O diretor de comunicação do Ceará explicou ainda que os atletas do Vovô devem chegar ao PV às 14h30m e que o jogo não será aberto ao público. Os alvinegros vão utilizar os uniformes de treino do clube contra os reservas da Seleção.
- Se a equipe profissional tivesse aqui, a gente ia oferecer para o jogo-treino, mas eles estão de folga - declarou.

APLICATIVOS PARA CELULAR ORIENTAM TURISTAS NA COPA DAS CONFEDERAÇÕES DE 2013.


Competição começa neste sábado (15) em seis cidades brasileiras.
Programas sugerem roteiros e dão dicas de pontos para visitar.

Do G1, em São Paulo
A Copa das Confederações, que começa neste sábado (15), vai atrair turistas dos sete países participantes, além do Brasil, às cidades-sede de Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. Até mesmo para os turistas “domésticos”, que pretendem viajar para outro estado para assistir aos jogos, aplicativos podem ajudar no planejamento de roteiros em cada um dos locais.
G1 selecionou alguns aplicativos que orientam os turistas nas visitas às cidades-sede. Disponíveis para os sistemas iOS, da Apple, e Android, do Google, os programas dão dicas de pontos turísticos para visitar, informações sobre a história de cada cidade, além de aplicativos que "traduzem" as expressões de um estado e que mostram as redes Wi-Fi abertas mais próximas.
Confira 10 aplicativos para turismo:
Tripwolf (Foto: Reprodução)Tripwolf (Foto: Reprodução)
Tripwolf
O aplicativo transforma o celular em um guia completo de papel. Em algumas cidades, o usuário tem a opção de fazer o download da prévia gratuitamente, ou acessar o guia completo por US$ 5. Ao optar apenas pela prévia, algumas informações não aparecem completas. Os guias de Recife, Brasília e Fortaleza permitem ver todas as informações gratuitamente.

Na introdução do guia de cada cidade, o aplicativo conta a sua história e dá informações básicas como o fuso horário e a população. O guia conta ainda com um ranking com as principais atrações para se visitar, onde comer e fazer compras, dicas de baladas e acomodações, além de opções de turismo na natureza.

Entre outras informações, o guia vem com um mapa e traz dicas de transporte, como se locomover na cidade e locais perigosos. O aplicativo não tem tradução para o português. Está disponível em inglês, alemão, francês, italiano e espanhol. Outro recurso é um "planejador de viagem", que permite adicionar os locais que o usuário quer visitar e dá dicas de trajetos.
Sistemas: iOS (acesse aqui) e Android (acesse aqui)
Cidades: Brasília, Salvador, Rio de Janeiro, Recife e Fortaleza.