Powered By Blogger

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

MINISTÉRIO PÚBLICO INVESTIGA SECRETARIA ESPECIAL DE GRANDES EVENTOS.

DEU NO BOM DIA BRASIL

Antiga Secopa foi mantida para implantar centro de formação olímpica até as Olimpíadas do Rio.



Reprodução TV Globo. 
O Ministério Público do Estado do Ceará, através da promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Público, abriu nesta semana uma investigação para apurar a prorrogação de funcionamento da Secretaria Especial da Copa, atualmente Secretaria Especial de Grandes Eventos Esportivos.

A secretaria tem funcionamento autorizado até o dia 31 de dezembro de 2015, com alegação da necessidade de implantar e operar um centro de formação olímpica até as Olimpíadas do Rio de Janeiro.

“Eu já fiz a relação durante a Copa do Mundo com vários países, exatamente, buscando já que eles, durante a Olimpíada do Rio 2016, já venham para Fortaleza para o período de aclimatação", afirma Ferrucio Feitosa (foto), secretário Especial de Grandes Eventos, em entrevista ao Bom Dia Brasil da TV Globo.

GAZETA DO RIO DE JANEIRO: HÁ 205 ANOS FOI IMPRESSO O PRIMEIRO JORNAL DO BRASIL.

Número 1 da Gazeta do Rio de Janeiro, de 10 de setembro de 1808 (Foto: Reprodução/Internet)
A Gazeta do Rio de Janeiro, fundada em 10 de setembro de 1808, foi o primeiro jornal impresso no Brasil, nas máquinas da Imprensa Régia, no Rio de Janeiro. Seu lançamento marca o início da imprensa no país.

A Gazeta do Rio de Janeiro, inicialmente era uma edição semanal com publicações oficiais da nobreza. Mas aos poucos o jornal impresso serviu para abrir as portas para o desenvolvimento do Brasil com apresentação de novas tecnologias e novas idéias que implicaram na política do país.

Uma semana depois do lançamento, o periódico passou a ser publicado duas vezes por semana, era um jornal oficial e consistia, basicamente, de comunicados do governo. Seu editor era o Frei Tibúrcio José da Rocha.

Também publicava informes sobre a política internacional, em especial, à realidade europeia e a instabilidade das colônias americanas da Espanha.

A partir de 29 de dezembro de 1821 passou a se denominar simplesmente Gazeta do Rio. Com a independência, a Gazeta deixou de circular.

Com seu fim, foi sucedido pelo Diário Fluminense, de Pedro I e o Diário do Governo, de Pedro II, como órgãos oficiais de imprensa.

Com informações da Agência Brasil

NATUREZA HUMANA E TECNOLOGIA.

A relação entre Natureza Humana e Tecnologia aponta questões cruciais para o Homem e seu futuro.

O progresso da ciência alterou profundamente a compreensão que tínhamos de natureza humana 
O progresso da ciência alterou profundamente a compreensão que tínhamos de natureza humana

Da segunda metade do século XX para cá, com o grande desenvolvimento das pesquisas relacionadas àdecodificação do mapa genético dos seres humanose o consequente uso da tecnologia de manipulação genética que daí decorre, algumas perguntas começaram a se impor à humanidade: Quais são os limites éticos da relação entre natureza humana e tecnologia? Existe mesmo uma “natureza humana” que não pode ser alterada? Podemos ter um futuro “pós-humano”, isto é: podemos alterar de tal modo nossa natureza, por meio dabiotecnologia, a ponto de nos emanciparmos totalmente de nossas limitações naturais, como as doenças e a velhice? Por fim, o que há de perigoso nisso tudo? E por que esse tema interessa à História? Comecemos, primeiramente, pela indagação a respeito do que vem a ser a “natureza humana”.
Os sábios da antiguidade, como os poetas trágicos e os filósofos gregos ou os profetas e apóstolos da tradição judaico cristã (para ficarmos com o pensamento que formou a tradição ocidental), sempre procuraram definir o Homem (ou o gênero humano) como um ser que se dividia entre a animalidade e a racionalidade. Sendo assim, o Homem tinha como principal encargo a busca de um equilíbrio entre essas duas instâncias. Isso pressupunha o equilíbrio entre paixões e ação racional, bem como entre instintos e virtudes, ou seja, era necessário equacionar nossas características meramente naturais (do ponto de vista estritamente biológico) com nossas características que se diferenciavam da mera natureza. Por “natureza humana” entendia-se esse equilíbrio.
Essa compreensão da natureza humana vinha da vasta experiência que as sociedades antigas acumularam durante séculos, sobretudo a experiência de sofrimento com catástrofes naturais, epidemias, guerras etc. Tudo isso tornava evidente o caráter vulnerável do ser humano e era necessário, portanto, guiar-se por virtudes como a prudência, a coragem e a temperança.
A partir da Idade Moderna, com o advento da ciência e tecnologia, muitos problemas relacionados à experiência do sofrimento, citada anteriormente, puderam ser progressivamente solucionados. O progresso científico e tecnológico, que possibilitou ao Homem a compreensão dos fenômenos naturais e, consequentemente, o domínio da natureza, trouxe conforto e segurança às civilizações que se desenvolviam; assim, doenças foram erradicadas, cidades foram planejadas com vistas à proteção de intempéries e catástrofes naturais etc. Entretanto, todo esse progresso trouxe ao Homem também uma perspectiva nova sobre natureza humana.

PESQUISA ASSOCIA USO DE REMÉDIOS PARA DORMIR E ANSIEDADE À DEMÊNCIA.

Editora de Saúde da BBC News Online/CBM

Comprimidos (Getty)
Todos os participantes do estudo tinham sido receitados para uso de comprimidos
Usar comprimidos contra anxiedade e distúrbios do sono durante períodos prolongados pode aumentar em até 51% o risco de desenvolver o Mal de Alzheimer.
Uma pesquisa franco-canadense publicada na revista médica BMJcomparou 2 mil pacientes com a doença com 7 mil pessoas saudáveis em Quebec, no Canadá.
Aqueles que usaram os medicamentos por pelo menos três meses apresentaram maiores chances de sofrer de demência.Todos tinham mais de 66 anos e tomavam remédios à base de benzodiazepina.
Os pesquisadores dizem, entretanto, que o estudo não deve ser considerado como prova definitiva deste vínculo, mas que serve de alerta.

'Saúde pública'

"O uso prolongado e injustificado dessas drogas (benzodiazepinas) deve ser considerado um preocupação de saúde pública", escreveu Sophie Billioti de Gage, da Universidade de Bordeaux, na França, que coordenou a pesquisa.

'QUERO DEVOLVER ALGO À MINHA COMUNIDADE',DIZ JOVEM ÍNDIO QUE VIROU ADVOGADO.

Luiz Eloy

Luiz Henrique, que concilia as tradições indígenas (à esq) com seu trabalho como advogado de questões como demarcação de terras
Luiz Henrique Eloy Amado tem 25 anos e é um dos poucos advogados no Brasil dedicados exclusivamente à demarcação e à reintegração de terras indígenas. Em depoimento à BBC Brasil, o índio terena - que se formou em Direito, fez mestrado na Universidade Católica Dom Bosco (MS) e se prepara para fazer doutorado em Antropologia - relata a resistência enfrentada por lideranças jovens dentro e fora de suas comunidades.
Confira aqui os principais trechos do depoimento à repórter Paula Adamo Idoeta.

"Deixei a aldeia Ipegui, de Aquidauana (MS), para cursar o ensino superior já pensando em devolver algo à minha comunidade. Fiz parte das primeiras levas de indígenas que tiveram acesso à universidade entre 2005 e 2006.
Ali eu convivia com vários indígenas, e vi que o problema deixou de ser o acesso à universidade, passou a ser a permanência - os índios têm dificuldades financeiras, (se comunicam em sua) língua materna, ficam longe da comunidade, sofrem preconceito.
Nos cinco anos do curso de Direito, em nenhum momento, os direitos dos povos indígenas foram abordados. Então fizemos um grupo de estudo sobre o tema, com acadêmicos e índios.
Depois de me formar, comecei a atuar exclusivamente na área de questões coletivas e na demarcação de terras, porque as comunidades indígenas têm uma carência muito grande (de advogados).
Faço oficinas nas comunidades sobre os direitos do povo indígena e atuo em processos de demarcação de terra e reintegração de posse. Na esfera criminal, defendo lideranças criminalizadas pela luta pela terra. Não atuo em casos de crime comum, apenas de índios que respondem processos por seu ativismo.

NOVO ESTÁDIO DO SAN LORENZO SE CHAMARÁ DE PAPA FRANCISCO.

FUTEBOL ARGENTINA
EFE | BUENOS AIRES
Torcedor mais ilustre do San Lorenzo, o papa Francisco será homenageado dando nome ao novo estádio do clube, segundo anúncio feito pelo 'Ciclón' em sua conta no Twitter nesta quarta-feira.
"Foi aprovado o nome do futuro estádio na Avenida La Plata. Será chamado: Papa Francisco", escreveu o clube de Buenos Aires em seu perfil oficial, que atualizava os seguidores em tempo real sobre as informações da reunião da diretoria realizada nesta quarta.
Torcedor do San Lorenzo, papa Francisco recebeu os campeões da Libertadores no mês passado no Vaticano. EFE/L'Osservatore Romano
Torcedor do San Lorenzo, papa Francisco recebeu os campeões da Libertadores no mês passado no Vaticano. EFE/L'Osservatore Romano
O Viejo Gasómetro, estádio do San Lorenzo no bairro de Boedo, foi fechado em 2 de dezembro de 1979 e demolido quatro anos depois, após um leilão devido a dificuldades econômicas que a instituição atravessava. O clube inaugurou o Nuevo Gasómetro em 1993, mas sempre alimentou o sonho de voltar a Boedo.
O atual campeão da Taça Libertadores começará a construir o novo estádio em 2018 e a previsão é que as obras sejam concluídas dois anos depois.

MAIS UMA BOMBA EXPLODE NO CHILE E DEIXA 2 PESSOAS FERIDAS.

CHILE TERRORISMO



Mais um



EFE | SANTIAGO DO CHILE
Uma bomba explodiu na tarde desta quarta-feira em um centro comercial da cidade litorânea de Viña del Mar, no Chile, e deixou duas pessoas com trauma acústico, que serão transferidas para um hospital, informou a imprensa local.
Segundo a polícia, a explosão aconteceu logo depois das 17h locais (mesmo horário de Brasília) em um banheiro do supermercado da rede Tottus, no bairro de Gómez Carreño, a 125 quilômetros da capital Santiago.

Explosão de ontem ocorreu em um restaurante da estação de metrô Escuela Militar, em Santiago. EFE/Arquivo

Explosão de ontem ocorreu em um restaurante da estação de metrô Escuela Militar, em Santiago. EFE/Arquivo
A polícia afirmou que se trata de uma bomba de características similares com a que explodiu ontem no centro comercial Open Plaza, nessa mesma cidade.
A detonação de ontem, que aconteceu depois das 21h, deixou uma pessoa ferida, que foi identificada como Edith Mardones Gamboa, de 43 anos, que fazia parte do pessoal de limpeza.
Essas explosões se somam ao atentado da última segunda-feira, que deixou 14 pessoas feridas em uma praça de alimentação anexa a uma estação do metrô de Santiago, cuja autoria até agora não foi descoberta, mas as investigações apontam para grupos anarquistas.