Powered By Blogger

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

O PREFEITO CHICO VAULINO HOMENAGEIA EDUCADORES COM A "COMANDA SUZANA SABÓIA"NUMA GRANDE FESTA PARA OS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE CAMOCIM-CE



A Comenda Suzana Sabóia foi instituída pelo Prefeito Chico Vaulino como uma forma de agradecimento e reconhecimento pelos trabalhos prestados por educadores que fizeram e ainda fazem parte da história do município. A solenidade acontecerá hoje à noite no Hotel Boa Vista Resort a partir das 18h30min.  O Prefeito Chico Vaulino entregará brindes para os professores como tablets e notebooks e ainda haverá show de MPB ao vivo e de música eletrônica que ficará por conta de DJs.
Onze professoras receberão a Comenda: Araniza Pereira Araújo de Lima, Maria José de Sousa do Nascimento, Maria Fontenele de Melo, Maria Fabiula Aragão Alves, Adjanira Paulino de Sousa, Jandira Pinto Veras Barros, Maria do Socorro Coutinho Teixeira Rocha, Maria Antonieta Fernandes Rocha, Teresinha de Araújo Braga, Maria do Socorro Soares de Lima e Cecília Monsão Monteiro dos Santos.
Veja a biografia dos homenageados AQUI   .
fonte:camocim é do povo/camocim belo mar blog

EMOCIONADO,PELÉ RECEBE ALTA DO HOSPITAL APÓS CIRURGIA



Pelé não conteve as lágrimas ao deixar o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, nesta quinta-feira (15), após se submeter a uma cirurgia no quadril. O Rei do futebol se emocionou ao comentar as mensagens de apoio recebidas dos fãs enquanto esteve internado.
"Eu não imaginava que o povo brasileiro tivesse toda essa preocupação comigo. Graças a Deus estou bem, agradeço a todos que oraram por mim e gostaria de dizer que vou me preparar para a Copa", declarou Pelé, logo após ter alta, ainda na saída do hospital.
Operação não divulgada
Pelé passou por uma operação no quadril, no sábado. O procedimento, porém, só foi divulgado na terça, a pedido da família. Segundo informações do hospital, o Rei foi submetido a uma "cirurgia de artroplastia total de quadril direito", por conta do desgaste sofrido na extremidade superior do fêmur. Esta extremidade foi substituída por uma prótese de cerâmica.
De acordo com boletim médico, a cirurgia durou cerca de 1h30min e foi bem-sucedida. Na quarta-feira, Pelé deu as primeiras declarações após a operação e afirmou estar bem. Aos 72 anos, ele teve alta nesta quinta e deve ficar em repouso nos próximos dois meses, período em que precisará de auxílio para caminhar.fonte:g1 sp/camocim belo mar blog

TOM DE DESPEDIDA DO PAREDÃO ADILSON DO CEARÁ.




Com proposta para deixar o Ceará, Adílson ainda pensa em jogar em 2013, e diretoria cogita despedida
O goleiro Adílson pode adiar a aposentadoria mais uma vez. Mas o destino dele para o ano que vem pode não ser o Ceará, diferentemente do que o goleiro desejava, que seria encerrar a carreira com um título cearense pelo clube.


Ídolo da torcida, Adilson falhou feio durante a Série B e, desde então, não atuou FOTO: KID JUNIOR
Sem contrato para o ano que vem e com proposta do futebol paraibano, Adílson já cogita jogar por mais dois anos e seguir sua carreira fora do clube, já que é público o interesse do Souza/PB em contar com o goleiro no ano que vem.

A mudança de planos do experiente jogador de 38 anos pode levar a diretoria a promover a despedida do "Paredão" já neste sábado, 17, contra o Bragantino às 15h30 (de Fortaleza), no PV, último jogo do ano em casa do Vovô e penúltimo pela Série B.

O presidente Evandro Leitão baixou o preço dos ingressos para dez reais a arquibancada e chama a torcida no último jogo do ano em casa, admitindo que a possibilidade de uma despedida para o goleiro existe. "Baixamos o preço dos ingressos e queremos chamar a torcida para uma bonita festa no último jogo do ano. Teremos sorteio de camisas oficiais do clube. Sobre o Adílson, não sabemos qual a ideia dele, mas vamos conversar com ele para que a despedida dele também faça parte", declarou o presidente do clube.

A despedida para Adílson no sábado ganhou força pelo treino de ontem pela manhã, comandado pelo técnico interino Anderson Silva, que testou o goleiro entre os titulares no decorrer da atividade, sacando Diónantan, que falhou no jogo anterior.

Sobre a possibilidade do "Paredão" jogar por mais dois anos, o destino de Adílson não deve ser o Ceará.

"Ainda iremos conversar com o Ricardinho (o novo técnico para 2013). Eu tenho minha opinião, mas prefiro não dizer para vocês. A partir disso, tomaremos uma decisão", despista Evandro, deixando no ar a probabilidade de a diretoria não ter interesse na permanência de Adílson para a próxima temporada.

A possibilidade de Adílson ir parar no Souza surgiu depois que o time paraibano perdeu seu goleiro e ídolo Genivaldo, que foi para o Botafogo/PB.

O clube jogará o Nordestão no ano que vem e sondou o goleiro do Ceará, que, assim, recebeu o sinal verde para um prolongamento da carreira.

Reviravolta

Adílson tinha o desejo de encerrar a carreira no Ceará após o Estadual, se possível conquistando o título. A conquista veio, mas o goleiro - que atuou em três jogos - foi convencido pelo então técnico PC Gusmão a continuar para a disputa da Série B.

Com as falhas do titular Fernando Henrique, Adílson teve a chance de ser titular entre a 13ªa 15ª rodada da competição, mas também falhou em alguns gols.

Ele só voltou ao time na 21ª rodada, com a suspensão de Fernando Henrique, mas uma nova falha, no último minuto, contra o Guaratinguetá, o fez deixar o campo chorando. A diretoria tentou preservá-lo, mas ele não entrou em campo desde então.

SAIBA MAIS

História
Adílson chegou ao Ceará em 2004 e já soma 234 jogos com a camisa alvinegra. Em março deste ano completou oito anos de clube e dois meses depois, sagrou-se campeão cearense, seu terceiro pelo Vovô. Ele já havia conquistado os Estaduais de 2006 - saindo consagrado na decisão ao defender pênalti de Rinaldo, do Fortaleza - e 2011. Além dos títulos, o goleiro conquistou um acesso à Série A em 2009, após o 3ºlugar na Série B daquele ano

Ingressos
Começou ontem, nas Lojas Oficiais do clube, a venda dos ingressos para a partida de sábado contra o Bragantino, no Presidente Vargas. O setor de arquibancada custa R$ 10,00, e a cadeira social, R$ 40,00. O jogo com o Massa Bruta será apitado por Wilton Pereira Sampaio (DF) e terá como assistentes Cristhian Passos Sorence e João Patricio de Araujo, ambos de Goiás.fonte:diario do nordeste/camocim belo mar blog

LUTAR PRA QUÊ?.




Aos 37 anos, Anderson Silva já é considerado uma lenda do MMA mundial. Só que as lutas, que foram as responsáveis pelo sucesso do Spider, não são mais a prioridade do campeão. Agora, ele pensa em outros projetos. O brasileiro falou sobre isso nesta semana em entrevista para um canal de televisão. "Estou de férias das lutas, acho que volto só no fim do ano que vem. Estou com projetos pessoais". Anderson vai participar das gravações de um filme com Steven Seagal, para quem já havia dito que tem interesse pela 7ª arte. Além disso, está envolvido com a instalação de academia em Los Angeles. "Se o UFC quiser fazer uma disputa de cinturão interino enquanto eu estiver fora, é com eles", afirmou.

Boa. Os brasileiros estão associando suas imagens a iniciativas positivas. Depois de Anderson Silva e Júnior dos Santos participarem de campanha pela paz, foi a vez de Lyoto Machida aderir ao "movember". Ele publicou foto no twitter com bigode e aderiu à campanha de combate ao câncer de próstata.

A reviravolta I

Após oito anos de problemas na Justiça para resolver querelas políticas, a Federação Cearense de Judô volta a viver bom momento. Segundo o presidente da Fecju, Átila Cardoso, a meta é colocar pelo menos um cearense nas Olimpíadas do Rio. Talento tem para isso.

A Reviralvolta II

Para comemorar a boa fase, a Fecju, com apoio da Confederação Brasileira de Judô, abre hoje a I Copa Internacional Cidade de Fortaleza. Quase mil atletas nacionais e do exterior estão inscritos. O campeonato vai até domingo, na Unifor.

"Respeito muito as qualidades do Overeem, mas já enfrentei atletas do mesmo nível e sei que posso vencê-lo"
ANTONIO PEZÃO SILVA
Lutador do UFC

Lutas pela cidade

Novembro está sendo o mês dos eventos das artes marciais em Fortaleza. Nos próximos dias 22 e 23 de novembro, o público local terá oportunidade de conhecer mais de perto o Wrestling e a Luta Olímpica, também chamada de Greco Romana. O evento chamado de I Campeonato Brasileiro de Luta Olímpica da 1ª Região, que engloba as unidades da Federação localizadas no Norte e Nordeste, ocorrerá no Ginásio Poliesportivo da Parangaba/ O Muay Thai está em alta na Capital cearense. No próximo dia 22 será realizado o Meteoros Combat de Muay Thai, no bairro João XXIII.fonte:DN Online/camocim belo mar blog

AUTOR E DIRETOR DE TEATRO ALCIONE ARAÚJO MORRE EM BELO HORIZONTE.

Aos 67 anos, mineiro sofreu uma parada cardíaca, segundo a família.
Ele morava no Rio de Janeiro e estava em Minas Gerais desde segunda (12).


Morreu, na madrugada desta quinta-feira (15), o autor e diretor teatral Alcione Araújo. Aos 67 anos, ele estava hospedado em um hotel da Região Centro-Sul de Belo Horizonte, quando sofreu uma parada cardíaca, segundo a família.

De acordo com a mulher do autor, Dulce Lobo, ele não apresentava problemas de saúde. Alcione Araújo morava no Rio de Janeiro e estava em Minas Gerais desde segunda-feira (12), onde visitou a cidade histórica de Ouro Preto e o Instituto Inhotim, em Brumadinho.

O mineiro assinou peças teatrais como “Há vagas para moças de fino trato” e “A caravana da ilusão”. Alcione Araújo era cronista do jornal “Estado de Minas”, no qual escrevia às segundas-feiras. Segundo a publicação, na década de 1980, ele dirigiu o espetáculo “Doce deleite”, encenado pela dupla Marília Pêra e Marco Nanini.

O corpo de Alcione Araújo será levado para o Rio de Janeiro. O velório será realizado, a partir das 11h desta sexta-feira (16), no Memorial do Carmo, no Caju, na capital fluminense. O autor deixa uma filha e dois netos.fonte:G1 MG/camocim belo mar blog

CRIADORES DE ALAGOAS ESTÃO PERDENDO OS ANIMAIS POR CAUSA DA SECA NO NORDESTE.

Falta de chuva tem prejudicado a plantação e deixado os pastos vazios.
Muitas famílias estão sobrevivendo com ajuda do Bolsa Estiagem.


Em Monteirópolis, o pasto está acabando e alguns animais não resistem ao calor e à falta d´água e de comida. Manoel Amorim já perdeu quase a metade do rebanho de 10 cabeças. A produção de leite também caiu.
Sem dinheiro para comprar ração para os bezerros de criação, Lucileide Santos não sabe quanto tempo eles vão aguentar em pé.
Para não deixar os bichos morrerem de sede, Paulo Domingos foi pegar água em um barreiro que está secando.
Em uma propriedade na zona rural de Pariconha, no sertão de Alagoas, o gado encontra mais areia do que pasto, consequência da estiagem que já dura quase seis meses.
As lavouras de milho não resistiram ao forte calor. Maria do Carmo ainda conseguiu colher 10% do feijão que plantou. Água, ela só tem graças aos carros-pipa.
Mais de 400 famílias de Pariconha estão inscritas no Bolsa Estiagem, benefício que paga R$ 80 durante cinco meses para quem perdeu as lavouras em consequência da seca.
Um casal de agricultores ainda não foi cadastrado no programa e sem renda fixa, Maria Aparecida e José Alexandre enfrentam dificuldades para comprar comida. A dispensa deles está vazia.
  fonte:globo rural/camocim belo mar blog

POLÍCIA RESGATA IMAGEM SACRA DO SÉCULO 18 EM SÃO PAULO.

 
Uma imagem do século 18 de Nossa Senhora do Rosário, furtada há 31 anos de uma capela em Pedro Leopoldo (região metropolitana de Belo Horizonte), foi recuperada pela Justiça com um colecionador de São Paulo.
O Ministério Público de Minas Gerais e o Iepha (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico) tentavam na Justiça conseguir reaver a peça, que estava com o colecionador Renato de Almeida Whitaker.
A peça sacra, cuja criação já foi atribuída a Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1730-1814), tem autoria desconhecida. Whitaker é um dos maiores colecionadores privados de obras de Aleijadinho do país.
Foi em um catálogo de exposição de peças atribuídas a Aleijadinho, em 2003, que o Iepha descobriu a imagem no acervo do colecionador. Whitaker alegou ter a peça desde agosto de 1988.
Ao saber do alerta dado pelo Iepha, Whitaker entrou em contato com o órgão. Houve promessa de devolver a peça, segundo o Iepha, mas isso acabou não ocorrendo.

Izabel Chumbinho/Divulgação/Iepha-MG
Imagem de Nossa Senhora do Rosário furtada há 31 anos de uma capela de Minas Gerais
Imagem de Nossa Senhora do Rosário furtada há 31 anos de uma capela de Minas Gerais
As três partes chegaram a negociar na Justiça mineira, nos autos de ação civil pública ajuizada em março de 2004, mas nunca houve acordo para a devolução.
Além da busca e apreensão, a Justiça determinou que Whitaker pague mil salários mínimos (R$ 622 mil) a título de dano moral coletivo. A Folha não localizou Whitaker nem seus advogados.fonte:Folha de sp/camocim belo mar blog

MORADOR DIRIGE ÔNIBUS EM CHAMAS PARA SALVAR CASA EM SC;ATAQUES CHEGAM A 12.





Dois homens em uma moto incendiaram um ônibus lotado em uma área residencial de Itajaí (100 km de Florianópolis), na manhã desta quinta-feira (15). Para evitar que as chamas atingissem a casa da família, um morador entrou no ônibus em chamas e dirigiu até um terreno baldio. Com este caso, aumentou para 12 os ataques de criminosos contra bases da polícia, ônibus e outros alvos registrados pela Policia Militar de Santa Catarina desde as 20h de quarta-feira (14).
O ataque desta manhã ocorreu no bairro Salseiro por volta das 9h30. Armados, os criminosos obrigaram o motorista a parar, ordenaram o desembarque dos quase 50 passageiros e incendiaram o veículo. Não houve feridos.
As  chamas altas ameçavam queimar casas. Foi quando o mecânico Marcelo Leite, 29 anos, desafiou o fogo, entrou no ônibus e dirigiu até um terreno baldio para evitar que a casa de sua mãe fosse atingida pelo fogo.
Mais cedo, a PM informou a prisão em flagrante de cinco pessoas em dois incidentes de ataques a ônibus. Dos presos, dois são menores e três adultos. Agora já são 29 os suspeitos detidos por causa da onda de violência.
Em um dos ataques, um ônibus foi incendiado na praia dos Ingleses, no norte de Florianópolis, por volta das 20 horas. Dois menores mandaram os passageiros descerem e jogaram garrafas pet com gasolina no veículo. Eles fugiram de táxi e foram presos minutos depois pela PM. Foi o terceiro veículo da mesma empresa (Transportes Canasvieiras) a ser atacada desde segunda-feira.
Este ataque se deu na mesma área onde a violência começou, que teve o policiamento reforçado desde o início da onda de violência.
O sistema de transporte coletivo da capital ficou prejudicado na manhã deste feriado. O terminal central amanheceu lotado por passageiros desorientados. Eles esperavam desde às 5h40, mas o primeiro ônibus circulou só às 8h.
Muitos eram turistas que chegaram à capital catarinense pela rodoviária nos ônibus noturnos e que não conseguiram prosseguir viagens para outros destinos. A PM está escoltando apenas as linhas mais visadas da zona norte. Motoristas das outras viações estão com medo de trafegar.

Repercussão internacional

Uma das maiores preocupações do governo catarinense era com a repercussão negativa dos ataques no início da temporada turística. E aconteceu. A imprensa argentina noticiou em manchete a insegurança em Florianópolis - a praia dos Ingleses, epicentro dos ataques, recebe um grande número de turistas argentinos no verão.
 
  Segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Aldo D'Ávila, alguns ataques são comandados por facções criminosas dentro de presídios. Outros, isolados, por obra de oportunistas e imitadores. Ele não soube precisar quantos de cada. Nenhum mandante foi identificado até agora.
A PM também prendeu em flagrante três incendiários de ônibus, suspeitos de pertencerem à facção criminosa PGC (Primeiro Grupo Catarinense). Eles foram identificados pelas vítimas de um ataque ocorrido às 23h40 em Palhoça, na Grande Florianópolis. No incidente, o motorista sofreu queimaduras leves porque teve dificuldades para livrar-se do cinto de segurança. O passageiro sofreu uma torção do tornozelo na fuga do ônibus incendiado.
Também por volta das 23h, outro ônibus foi incendiado em Gaspar, no Vale do Itajaí. Segundo a PM, um grupo de quatro pessoas em duas motos pediu parada ao motorista no ponto final do ônibus, na altura da rua Ernesto Ceci. Armados, os criminosos obrigaram motorista, cobrador e passageiros a descerem do veículo e atearam fogo. Ninguém foi preso.
Nos 11 ataques da noite, sete ônibus, dois carros e uma creche foram incendiados, e uma base da Polícia Militar foi alvejada pelos criminosos. Este tipo de violência urbana é inédito em Santa Catarina.
Uma força-tarefa policial está nas ruas tentando prevenir os ataques. A polícia acredita que os mandantes da violência são bandidos presos na penitenciária São Pedro de Alcântara que estão agindo em represália pelas más condições carcerárias.
Na tarde desta quarta-feira (14), o governo do Estado anunciou a troca de comando da cadeia, numa tentativa de inibir a violência. A saída do diretor do presídio, Carlos Alves, foi um sinalização de trégua entre governo com os lideres da facção criminosa PGC (Primeiro Grupo Catarinense), que exigiam sua demissão.
Na Cachoeira do Bom Jesus, próximo à praia dos Ingleses, uma escola abandonada foi incendiada por volta das 21h30. Em Tijucas, 40 km ao norte de Florianópolis, dois ônibus foram atacados. Um deles era da Secretaria de Educação de cidade de Porto Belo. O outro era de transporte coletivo. Em São José, na Grande Florianópolis, dois homens numa motocicleta atiraram na base da PM dentro do shopping Itaguaçu, quebrando vidraças.

Mulher de diretor de presídio foi morta

Os atentados começaram em 26 de outubro, com o assassinato da mulher de Carlos Alves, Deise. Ela foi morta quando chegava em casa com um tiro pelas costas. Na ocasião, a versão oficial foi de incidente isolado.

Santa Catarina tem madrugada violenta

Por alguns dias, Alves ficou afastado, mas reassumiu o cargo no início do mês.
Valter Mendes, da Associação dos Advogados Criminalistas de SC, criticou a recondução de Alves ao posto logo depois do assassinato da mulher, quando tudo já indicava que existia o confronto dele com as facções.
Desde então, Alves já enfrentou duas acusações de torturas e maus-tratos, que supostamente seriam excessos cometidos na investigação da morte de sua mulher.
O diretor do Deap (Departamento de Administração Prisional), Leandro Lima, defendeu o subordinado Alves e negou que aconteçam torturas na cadeia.
A cadeia tem 1.200 presos. O sistema prisional catarinense tem 17 mil condenados, mas capacidade para apenas 11 mil.
Para piorar, existem 10 mil mandados de prisão em aberto - muitos deles, de criminosos que estão nas ruas e agem comandados por chefes presos.fonte:uol florianóples/camocim belo mar blog

CAMPEÃO CEARENSE EM 2007 PELO O FORTALEZA,O LATERAL-ESQUERDO ALDIVAN MORRE AOS 36 ANOS.




Aldivan jogou pelo Fortaleza em 2007 (Foto: Banco de Dados do O POVO ) 
O futebol amanheceu de luto pelo 2º dia seguido. Um dia após a perda do ex-atacante Alex Alves, vítima de leucemia, o mundo da bola agora lamenta a partida do lateral-esquerdo Aldivan, que faleceu na madrugada desta quinta-feira (15), em Belém.

Ex-jogador de Ceará e Fortaleza, o atleta lutava contra um turmo maligno no cérebro diagnosticado este ano. Aldivan estava internado no Hospital Beneficente Portuguesa, na capital paraense, há quase um mês. O quadro clínico já estava delicado nos últimos dias, já estava bastante delicada nos últimos dias, quando entrou em coma e passou a respirar com a ajuda de aparelhos.

De Belém, o corpo de Aldivan será levado para o Maranhão, seu estado natal e de seus familiares. Lá, será velado e enterrado.

A CARREIRA


Aldivan Alves Soares nasceu em Penalva, interior do Maranhão, tinha 36 anos e era lateral-esquerdo. Jogou por último no Clube do Remo, disputando o Campeonato Paraense e a Série D de 2012. Na carreira, também acumulou passagens por clubes como Paysandu, Náutico, Sampaio Corrêa e São Raimundo.

No futebol cearense, Aldivan jogou no Uniclinic, em 2003. No ano seguinte, defendeu as cores do Ceará, em uma passagem meteórica. Três anos depois, retornou ao Estado para defender o Fortaleza. No Tricolor do Pici, ajudou o time a conquistar o título de campeão cearense de 2007.fonte:O povo Online/camocim belo mar blog

MORRE HOMEM OBESO QUE FOI RESGATADO POR GUINHO NA BAHIA.

Welllington sofreu queda em casa e foi socorrido por Corpo de Bombeiros.
Ele tinha 33 anos e sofria de diabetes e obesidade mórbida.


obeso amélia rodrigues; bahia; hospital geral do estado (Foto: Egi Santana/G1)Obeso é transferido de hospital em Salvador
(Foto: Egi Santana/G1)
Morreu na madrugada desta quinta-feira (15), em Salvador, Wellington Cortes Conceição, de 33 anos. Ele tinha obesidade mórbida e precisou ser resgatado de dentro de casa com auxílio de um guincho na sexta-feira (9), na cidade de Amélia Rodrigues, a cerca de 80 km de Salvador. Segundo a irmã Débora Cortes Souza, Wellngton foi transferido para a UTI do Hospital Roberto Santos na manhã de quarta-feira (14) e o quadro de saúde dele se complicou.
Na tarde de terça-feira (13), o paciente  tinha sido transferido do Hospital Geral do Estado (HGE) para o Hospital Geral Roberto Santos, também na capital baiana. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), ele receberia tratamento contra obesidade.
Segundo a família, Wellington começou a engordar aos 28 anos. Há pelo menos dois anos, parou de trabalhar porque já não conseguia nem andar. Uma irmã de Wellington também sofre de obesidade.
Entenda o caso
O rapaz foi hospitalizado na sexta-feira após sofrer uma entorse na perna, decorrente de uma queda no banheiro de casa. Após o atendimento no HGE, familiares demonstraram o interesse de que Wellington iniciasse um tratamento específico contra a obesidade.

Uma amiga da família, Valdete Alves da Paixão, contou que devido à dificuldade de locomoção, Wellington passava o tempo todo dentro de casa, em Amélia Rodrigues.
Acidente
Solange Santos, esposa de Wellington, informou que após a queda, ela conseguiu tirar o marido do banheiro com ajuda de outras pessoas, mas não foi possível tirá-lo de casa para uma unidade de saúde devido à dificuldade de locomoção. A família acionou o Corpo de Bombeiros local e um guincho para que fosse possível fazer o resgate de Wellington, que durou quatro horas e meia.
Cerca de dez pessoas auxiliaram o trabalho de retirada do morador e uma parede precisou ser derrubada. Uma ambulância da concessionária Via Bahia foi cedida para transportar o paciente até o HGE.
No HGE, oito homens participaram da remoção do paciente da ambulância para uma maca.
  •  
Resgate (Foto: Imagem/TV Subaé)Resgate durou cerca de quatro horas e meia em Amélia Rodrigues (Foto: Imagem/TV Subaé).fonte:G1 BA/camocim belo mar blog

DECISÕES DO STF SÃO UMA VIRADA DE PÁGINA PARA O PAÍS,DIZ AYRES BRITTO.

Ex-presidente do Supremo Tribunal Federal escolhe a plenitude da liberdade de imprensa como o caso mais importante que presidiu.

O ministro Carlos Ayres Britto, que se aposenta compulsoriamente por completar 70 anos no próximo domingo (18), elegeu, em entrevista exclusiva à Globo News, o momento mais difícil do julgamento do mensalão, após presidir nesta quarta (14) a sua última sessão à frente do Supremo Tribunal Federal (STF). "Logo no começo, na primeira sessão, houve uma resistência conhecida à metodologia de julgamento do relator. Eu tive de dizer então que cada ministro votasse por sua própria metodologia. Aí o ministro revisor, horas depois, anunciou que se submeteria à metodologia. O que fez acertadamente", lembra ele.
O ex-presidente do STF acredita que esse julgamento ficará marcado na história: "Essas decisões do Supremo na ação penal 470 sinalizam uma virada de página na direção de um Brasil com melhor qualidade na vida política. Quando a decisão do STF coincide com o pensar coletivo mais profundo, mais legítimo, é a glória".
Sem lamentar não concluir o julgamento, Ayres Britto também analisa a forma que os integrantes do STF estão conduzindo a ação penal 470, já que muitos críticos duvidavam das condenações dos réus por conta de a maioria dos ministros ter sido indicada no governo Lula. "Cargo de ministro do Supremo não é cargo de comissão nem função de confiança. Gratidão no plano pessoal é uma coisa. Mas não se pode ser grato com a toga", garante ele.
Ayres Britto escolhe a plenitude da liberdade de imprensa como o caso mais importante que presidiu. "Eu diria que a mais importante de todas as decisões, a mais importante de todas, foi a que deu plenitude à liberdade de imprensa. Porque pela liberdade de imprensa ocorre no pais o que há de mais importante, mais essencial: quem quer que seja pode dizer o que quer que seja".

Assista à integra da entrevista do ministro Carlos Ayres Britto.
fonte:g1 sp/camocim belo mar blog

O GOVERNO DO CEARÁ ANUNCIA AUMENTO E BENEFÍCIOS PARA PROFESSORES.

Segundo o governo, professores iniciais terão aumento de 40%.
Reajuste aumenta salário de R$ 1.310,77 para R$ 1.872,59.


Apeoc (Foto: Apeoc/Divulgação)Apeoc se reuniu com a secretária de educação na
quarta-feira (14) (Foto: Apeoc/Divulgação)
O governo do Ceará anunciou nesta quarta-feira (14) aumento e benefícios para o salário de professores da rede estadual de ensino. Segundo a Secretaria de Educação, o maior aumento será dado aos professores no início de carreira, que será de 40%; especialistas terão aumento de 12% e os temporários, de 10%.
Com o ajuste, o salário de professores iniciais passa de R$ 1.310,77 para R$ 1.872,59. Ainda de acordo com o governo do estado, em dezembro de 2012, haverá pagamento de 8% referente à diferença dos 25% de hora atividade implantada.
Para o presidente do Sindicato dos Professores do Estado do Ceará, Anízio Melo, a proposta deve evitar greves da categoria neste ano. "No ano passado houve greve porque teve demora nas negociações, mas com essa antecipação, a categoria fica mais tranquila", diz.

Concurso
Em 2 de novembro, o governo do estado havia anunciado que iria lançar edital ainda em 2012 para contratação de professores de ensino médio. De acordo com a secretária de Educação do Ceará, Izolda Cela, serão 3 mil vagas para professores efetivos. Os aprovados no concurso devem ser chamados no primeiro semestre de 2013.
A secretária diz que ainda não há confirmação da data de exames ou remuneração, mas o edital deve ser publicado em novembro.
Os professores contratados por meio deste concurso, segundo Izolda Cela, devem substituir os docentes temporários da rede pública de ensino do governo do estado.fonte:g1 ce/camocim belo mar blog

NÚMERO DE CASOS SE AIDS AUMENTA ENTRE HETEROSSEXUAIS DO CEARÁ,DIZ SESA.

Casos de aids entre heterossexuais subiu 28% entre 2009 e 2011.
Campanhas educativas devem ser retomadas, diz médico especialista.

Do G1 CE
1 comentário
O número de casos de aids diagnosticados em heterossexuais teve um crescimento de 28% nos últimos dois anos, segundo dados do boletim epidemiológico divulgado na sexta-feira (9) pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. Em 2009, foram registrados 313 casos entre a população que se identifica como heterossexual, número que subiu para 401 em 2011. Os números de 2012 ainda não foram divulgados mas, de acordo com o médico infectologista Anastácio Queiroz, diretor do Hospital São José, a tendência é de que supere o do ano passado.
Ano Número total
de casos
2000 548
2001 581
2002 592
2003 662
2004 745
2005 644
2006 594
2007 692
2008 663
2009 722
2010 779
2011 815
2012 760
 Para o médico, é necessário que o poder público e as organizações não governamentais (ONGs) retomem as campanhas educativas. "É como se ao deixar de falar na doença, ela deixe de existir e as pessoas relaxam nos cuidados, passam a não usar preservativos".
Além disso, segundo Anastácio Queiroz, o diagnóstico costuma ser tardio, o que possibilita que mais pessoas sejam contaminadas. "Se o homem não sabe que é HIV positivo ele contamina o parceiro ou a parceira sem perceber e isso é preocupante, pois apesar do tratamento ter se tornado mais eficaz, o número de pessoas infectadas não para de crescer".
População geral
Apesar do aumento ser mais acentuado entre as pessoas que se dizem heterossexual, a incidência de aids aumentou em todos os grupos no Ceará, segundo a Secretaria de Saúde do estado.
Em 2011, segundo boletim divulgado pela secretaria, o número anual foi recorde, quando foram confirmados 815 casos de aids. Em 2012, até outubro, 760 casos foram confirmados.
Crianças
Outro dado que chama a atenção no boletim epidemiológico é a transmissão do vírus de mãe para o filho durante a gestação. Em 13% dos casos de mães soropositivas, o bebê nasce HIV positivo. "É uma taxa extremamente alta e é preciso que se verifique o que está acontecendo com essa mãe: deixou de tomar o medicamento? Está tomando de forma inadequada?". Para o infectologista, se a mãe diagnosticada no início da gravidez como soropositiva fizer o tratamento adequado, o índice de contaminação do filho é muito baixo, menos de 2%.fonte:G1 CE/camocim belo mar blog